Com a ajuda do scrapbooking você pode criar e projetar álbuns de fotos originais com suas próprias mãos. Essa técnica surgiu por volta do século XVI, quando cadernos para registrar receitas, dicas úteis e eventos importantes eram muito procurados.
No final do século XVII. Os livros começaram a ser publicados com páginas em branco adicionais para que notas pudessem ser adicionadas ou imagens coladas. É esse período que é considerado o nascimento do scrapbooking.
Materiais e ferramentas necessários
Depois de escolher o estilo de design e o tema do álbum, é recomendável preparar as ferramentas e materiais necessários. É permitido comprar um conjunto para decorar a composição na loja. No entanto, o produto será mais original e não muito caro se você usar meios improvisados.

Materiais e ferramentas necessários:
- papelão branco grosso com folhas de papel;
- anéis ou fitas para encadernação;
- tintas com lápis;
- tesoura pequena com furador;
- Fita adesiva com cola e régua;
- grampeador com estilete;
- material de capa e forro macio.
Ao decorar um álbum de fotos, é recomendável usar elementos decorativos adicionais na forma de cadeados, miçangas, correntes, detalhes em couro ou pele e renda. Cada detalhe deve combinar com o estilo em que a composição será projetada.
Estilo de design
Álbum scrapbooking feito com suas próprias mãos deve corresponder a um certo estilo de design. Além disso, esse estilo deve ser exibido em todas as páginas do produto.
estilo americano
O estilo americano é considerado uma forma clássica de decorar uma composição usando a técnica de scrapbooking. Cada página do produto deve ser feita em forma de colagem e conter fotos que correspondam ao tema do álbum.
Nesse caso, são indicadas inscrições, recortes de papel com ilustrações de relógios, prédios ou outros detalhes que combinem com o tema da composição.
Cada página do produto deve ter uma cor específica, refletindo o clima do evento descrito.
É permitido colocar adicionalmente ingressos no álbum, com a ajuda dos quais uma pessoa pode fazer uma viagem, da qual trouxe muitas impressões e emoções.

Vintage
O estilo de design vintage tem várias características com as quais você deve se familiarizar antes de criar seu álbum:
- As páginas precisam ser envelhecidas artificialmente para parecerem muito antigas. Para obter um efeito semelhante, é permitido pintar folhas de papel com chá ou café forte.
- Cada elemento decorativo deve combinar com o estilo escolhido.
- Para criar páginas, é aceitável usar papel de parede texturizado em tons de bege. As bordas do papel podem ser cortadas de forma irregular ao dobrar ou amassar os cantos. Neste caso, as bordas podem ser pintadas em um tom mais escuro que o campo principal.
- Para decoração, você pode usar bordados em papel, flores de papel ou tecido, rendas e laços.
- Ao criar um produto em estilo vintage, é aconselhável tirar fotos em preto e branco, criando bordas desgastadas.

estilo europeu
O estilo europeu, diferente do americano, será minimalista e mais rigoroso. Muitas vezes esse estilo é usado ao criar pequenas composições. Um pequeno número de detalhes decorativos é usado no planejamento de cada página.
No estilo europeu, muita atenção é dada às ilustrações feitas com caneta ou lápis. Desenhos gráficos precisam ser colados no álbum para dar volume visual à composição.
Seções individuais das páginas precisam ser decoradas com um furador ou um enfeite que precisa ser recortado ao longo da borda do papel.
Muitas vezes, o estilo europeu é usado na decoração de um presente de Ano Novo, onde você pode combinar acessórios decorativos com detalhes volumosos da natureza invernal.

Steampunk
Um álbum de recortes DIY pode ser criado no estilo steampunk se o produto for dado a um homem. Isso se explica pelo fato de que rendas com fitas, miçangas e flores não são utilizadas no desenho da composição.
O steampunk é caracterizado pelo design brutal, então desenhos, pequenos mecanismos de coisas antigas e peças em formato de engrenagens são usados para decoração.
A maioria dos enfeites deve ser colocada na capa. As páginas do álbum devem ser minimamente decoradas.
O álbum deve ser desenhado em tons amarronzados e acinzentados.

Chique gasto
Ao escolher esse estilo de decoração, é necessário usar uma variedade de detalhes decorativos com padrão de listras ou bolinhas.
Este estilo é caracterizado por um fundo de base simples com camadas, que podem ser padrões com miçangas, ilustrações e rendas de vários parâmetros.
Para criar um álbum, é necessário utilizar pigmentos leves.

Aparecer
O estilo Pop-up é muito procurado por artesãos que trabalham com técnicas de scrapbooking. A ideia desse estilo é criar uma composição tridimensional em cada página do álbum.
Para decorar um artesanato neste estilo, é aceitável usar uma variedade de pigmentos.

Com encadernação
Um álbum de scrapbooking faça você mesmo precisa ser projetado com uma encadernação. Neste caso, você precisará preparar uma folha grossa de papel com gaze e vivo. Além disso, você precisará usar uma tesoura com cola, páginas e uma capa pronta.
Para facilitar a montagem da composição, recomenda-se o uso de anéis, mas para isso será necessário preparar um furador com as peças adequadas. Se você não quiser fazer a base sozinho, pode comprar um conjunto pronto de parâmetros diferentes em uma loja.
Os anéis podem ser substituídos por uma fita de cetim ou usados para criar uma encadernação de livro. Neste caso, é necessário preparar papelão para cerveja, que servirá de base para as páginas.

Instruções passo a passo para encadernação permitirão que você crie um álbum denso, uniforme e bonito:
- Para criar a base, corte a folha de papel preparada no tamanho das páginas, por exemplo, 20x20 cm. Para conectar as bases de papel, faça 11 tiras de papel semelhante, com 3,5 cm de largura e 20 cm de comprimento.
- Crie um centro nas seções inferior e superior da tira, deixando 1,5 cm nas laterais. A área central deve ter 5 mm.
- Usando uma agulha de tricô ou uma agulha afiada, desenhe uma linha de dobra ao longo das marcas de lápis. Usando um objeto pontiagudo e uma régua, faça uma linha de corte ao longo das marcas de lápis.
- Corte as pontas das tiras na parte inferior e superior em um ângulo de 45° e dobre ao longo da borda delineada.
- Cubra a área lateral da parte interna da tira com cola e una-a à primeira página. Cole uma tira semelhante na segunda folha de papel.
- Cole a próxima tira em cima da segunda folha e prenda uma nova folha de papel a ela. Projete toda a composição de acordo com este esquema. Após a colagem, a estrutura deve secar completamente.
- Corte um pedaço de gaze, deixando uma margem de 1,5 cm em cada lado do material. Passe cola na encadernação, deixando 1 cm da parte inferior e superior. Cole um pedaço de gaze por cima.
- Corte 2 pedaços pequenos de tubulação. As seções inferior e superior do tecido que se estendem além da composição devem ser coladas para dentro. Para criar uma borda original, cubra a parte superior do material com vivo e processe a parte inferior da encadernação da mesma maneira.
- Ao criar uma lombada de papel, sua largura deve ser 3 cm maior que a encadernação e seu comprimento deve ser 0,5 cm. Faça marcas na parte superior e inferior do papel, deixando 1,5 cm, além de uma fenda para a dobra. Alinhe a parte central em 0,5 cm, pressionando cada linha para obter uma curva suave.
- Coloque a lombada finalizada sobre a capa e cubra-a com a capa. Passe cola em um pedaço de gaze e aplique sobre o produto. Realize manipulações semelhantes com a coluna, prendendo-a a um pedaço de gaze.
- Fixe a folha de papelão sobre a área da capa, pelo lado interno, onde o material fica visível. Trate a área das costas da mesma maneira.
Uma vez preparada a base, é permitido passar para a decoração das páginas.
Ideias e temas de design
É muito fácil criar um álbum de fotos incomum com uma ideia existente de decoração e a disponibilidade de materiais e ferramentas.
Um álbum de scrapbook DIY deve corresponder a um tema específico ou evento memorável, por exemplo:
- formatura da escola ou do jardim de infância;
- aniversário;
- férias;
- nascimento ou primeiro ano de uma criança;
- casamento.
O tópico pode ser qualquer coisa. O principal é que seja possível transmitir impressões ou eventos que possam ser lembrados por um longo período de tempo.
Álbum para recém-nascido
Para criar um álbum para um recém-nascido, é recomendável usar materiais macios com belos elementos decorativos. Para criar a capa, é aconselhável usar veludo ou material aveludado em tons pastéis.
Recomendações para criar uma composição:
- Para decoração, você pode usar qualquer técnica, desenhando padrões, cortando ou amassando cantos ou colando apliques. No entanto, é essencial incluir informações como peso do bebê, altura, data de nascimento, fotos da alta da maternidade, primeiros passos e também fotos com os pais. Além disso, é recomendável adicionar fotos do primeiro aniversário com a pegada e a impressão da palma da mão.
- Para preparar as páginas, é aconselhável escolher papelão fino ou folhas grossas. Recomenda-se usar guache para colori-las. No entanto, é preciso levar em conta que após a secagem o tom da tinta ficará mais claro. É permitido adicionar algumas gotas de cola PVA ao guache para que o pigmento não manche o papel após a secagem.
- É aceitável pintar as folhas de papel em um tom ou dividir os primeiros 12 meses de vida em etapas usando pigmentos diferentes.
- Se desejar, é permitido incluir na composição uma imagem de ultrassom com teste de gravidez com resultado positivo.
Fotos com desenhos devem ser assinadas e comentadas. Isso é algo que os pais devem fazer.

Álbum de casamento
É aconselhável que iniciantes se familiarizem com instruções simples para criar um álbum de fotos de casamento:
Detalhes | Características de design |
Design decorativo | Se apenas fotos não forem suficientes, é aceitável usar vários detalhes na forma de pedaços de véus, guardanapos, partes de decorações festivas com rendas, lantejoulas, miçangas e fitas. |
Nome | A capa deve incluir os nomes dos cônjuges e a data do evento do casamento. Também é aceitável usar citações famosas para criar o título. |
Cobrir | Para decoração, é aceitável usar qualquer elemento, por exemplo, borboletas com flores, pombas brancas ou alianças conectadas. Além disso, você pode adicionar fotos dos noivos. Com essas dicas você pode planejar o tema do seu álbum com antecedência. |
Legendas das fotos | Para legendar as fotos, você pode usar poemas, citações ou letras de músicas que combinem com o tema do casamento. |
Páginas | É melhor organizar as fotos em ordem cronológica. Também é aceitável ilustrar uma história detalhada e enredos de contos de fadas incomuns com ilustrações. No entanto, não deve haver muitas imagens pequenas em uma página, pois isso distrairá a atenção dos leitores. Uma página deve ficar em branco para que os convidados possam deixar desejos para o casal no dia da celebração. |
Ao criar uma composição de casamento, você não precisa usar muita decoração com elementos auxiliares, pois o destaque principal deve ficar nas fotos.

Álbum de família
Para criar um álbum você mesmo, não é necessário usar um evento específico; é aceitável contar sobre a vida familiar. Neste caso, várias seções serão adequadas:
- Conhecido. As fotografias podem ser usadas para contar onde e em que circunstâncias os noivos se conheceram, como o relacionamento se desenvolveu e como aconteceram os primeiros eventos conjuntos.
- Vida familiar. É permitido começar esta história a partir da data do casamento. Essas fotos geralmente devem contar sobre o casamento, os noivos e os convidados.
- Passatempo. Você pode criar uma seção separada para fotos de tradições familiares com feriados e viagens compartilhadas.
- Estágio da gravidez e filhos. É importante falar sobre crianças, seu nascimento, crescimento e desenvolvimento. A composição deve incluir muitas tomadas gerais.
- Coabitação. Com a ajuda de fotografias, é possível contar sobre o cotidiano familiar, como foram feitos os reparos ou os preparativos para um jantar festivo.

Para aniversário
Um álbum de fotos de scrapbooking é considerado um bom presente de aniversário. Neste caso, a decoração da capa e das páginas será baseada nos hobbies e interesses do aniversariante.
Além disso, deve-se prestar atenção à situação familiar e à profissão da pessoa. Ao fazer uma composição com suas próprias mãos, você deve fazer envelopes ou bolsos para fotos de tamanhos diferentes para que a pessoa possa adicionar fotos ao álbum.

Jornada
Depois de uma viagem ou férias, você fica com muitas fotos incríveis que podem ser usadas para criar uma colagem ou uma crônica de impressões sobre novos lugares que você explorou.
Para decorar o álbum, você pode usar pequenas lembranças planas, galhos de plantas incomuns, flores secas ou conchas que você trouxe de férias.

Escola
Um álbum com fotos da escola lhe dá a oportunidade de refrescar sua memória dos rostos de seus professores e colegas. Uma composição como essa deve incluir fotos clássicas gerais dos alunos todos juntos no salão de festas, no pátio da escola e na sala de aula.
O álbum pode conter fotos pessoais da criança. Para completar a versão escolar da composição, você pode adicionar fotos da cerimônia de formatura, indicando o ano da formatura com o número da escola e da turma na capa.

Para outros eventos
Álbuns temáticos de artesanato, receitas culinárias, estudantes, atletas ou sobre o fim do serviço militar podem ser atribuídos a outros eventos. Também é aceitável criar uma cronologia de Ano Novo de anos diferentes, para que haja uma chance de rastrear como uma pessoa mudou com a atmosfera de Ano Novo ao seu redor.
É aconselhável que iniciantes usem modelos de páginas prontos para decorar um álbum usando a técnica de scrapbooking. Nesse caso, esboços com uma amostra pronta do arranjo das ilustrações, dicas sobre design, material e sombra são adequados.
Com o domínio desta técnica e a aquisição de experiência, é permitido criar diversas composições com as próprias mãos, não agindo por sugestões, mas confiando no seu próprio estilo e gosto.
Vídeo sobre como fazer um álbum de scrapbook com suas próprias mãos
No vídeo, você aprenderá por onde começar, como iniciante, sobre a escolha do papel para scrapbook e cartolina. Sobre cola e ferramentas, além de algumas dicas de onde você pode comprar tudo isso.