Para o desenvolvimento integral bem-sucedido de uma criança, atividades que desenvolvam as habilidades motoras finas das mãos são de grande importância. Um dos tipos de atividades são os apliques de papel colorido, cujos modelos são desenvolvidos por metodologistas levando em consideração as características das faixas etárias dos pré-escolares.
É importante que a complexidade da tarefa corresponda à idade da criança, que as aulas sejam conduzidas de forma sistemática, tornando-se gradualmente mais difíceis, e que ocorram sob a supervisão e com a ajuda de adultos.
Quais são os benefícios dos aplicativos de modelo para desenvolvimento?
Aplicações em papel – um processo criativo por meio do qual as crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor e adquirem muitas habilidades. Além de desenvolver a coordenação motora fina das mãos, isso inclui coordenação de movimentos, estudo de cores e suas combinações, compreensão de composição, familiarização com diversos materiais e texturas, desenvolvimento de observação, imaginação e fantasia.
Trabalhar em uma aplicação em equipe ajuda a desenvolver organização, resistência e precisão. Também é necessário observar o desenvolvimento da imaginação espacial: ao fazer apliques, as crianças criam um todo a partir de vários componentes e, inversamente, aprendem a dividir o todo em partes.
Cientistas comprovaram que, no córtex cerebral, o centro responsável pelas habilidades motoras finas está localizado próximo ao centro da fala e contribui para o desenvolvimento das habilidades da fala.
Tipos de apliques por molde
Existem três tipos principais de apliques:
- assunto - as partes recortadas têm forma e proporções simples e claras, é criada uma imagem que não está associada a nenhum enredo;
- enredo-temático – correspondência com um enredo específico (retirado de um conto de fadas ou inventado independentemente);
- decorativo – decorar cartões postais e porta-retratos com padrões de formas geométricas.
Aplicações simples para crianças de 2 a 3 anos
Aplicações simples em papel colorido usando moldes podem ser feitas a partir dos 2 anos de idade. No entanto, alguns especialistas acreditam que crianças a partir de 1 ano de idade podem realizar tarefas dentro de suas capacidades.
As aulas iniciais envolvem colar pedaços de papel em qualquer formato em uma folha de papel. Nesta fase, a criança deve entender e lembrar das ações básicas: espalhar, virar, aplicar, alisar. Por enquanto, as crianças são atraídas pelo processo em si; eles se esforçarão para obter o resultado mais tarde.
No segundo nível de complexidade, são utilizados modelos. A criança também deve colocar os elementos de forma caótica, mas dentro do contorno, e uma determinada imagem surgirá.

Um modelo é uma imagem esquemática de uma imagem futura, desenhada ou impressa em uma impressora. Modelos simples para apliques de papel colorido podem ser, por exemplo, uma árvore de Natal com bolas, uma árvore com maçãs e outros.
Para esse trabalho, você precisa preparar elementos: bolas, maçãs, etc. A criança deve determinar como organizá-los nos moldes.


Para crianças pequenas, será interessante fazer um aplique simples e destacável. A criança observa um adulto rasgar o papel em longas tiras e depois rasgá-las em pedaços. Essas peças precisam preencher o contorno.
Se a criança quiser rasgar o papel sozinha, a partir dessas tiras irregulares e desajeitadas você também pode fazer um aplique, por exemplo, de grama. As formigas são desenhadas com tinta para dedos.
Então a tarefa se torna mais complicada: você precisa levar o elemento até um lugar específico no modelo ou contorno desenhado. Assim, utilizando círculos recortados, cria-se a imagem de uma lagarta. Nesta fase, as crianças estão interessadas não apenas no processo, mas também no resultado.
Ao fazer apliques de papel colorido usando moldes e contornos com crianças menores de 3 anos, são utilizados elementos recortados preparados.
Uma criança de três anos já pode aprender a trabalhar com tesouras de pontas arredondadas.
Ao mesmo tempo, é necessário explicar como segurar a tesoura e o papel corretamente para não se machucar. Você precisa começar com cortes retos e depois trabalhar nas curvas e arredondamentos.
Nessa idade, as crianças já são capazes de criar imagens de enredo simples. Elementos colados no modelo permitem que você crie uma imagem específica.
O fundo do aplique pode ser um contorno aplicado com elementos parcialmente desenhados. Por exemplo, as crianças podem povoar um aquário padrão com algas e pedras no fundo com habitantes: peixes, águas-vivas, etc.
Uma atividade interessante pode ser juntar e colar figuras recortadas. Se a criança consegue lidar facilmente com essa tarefa, é recomendável complicá-la: adicionar gotas de chuva ao guarda-chuva, colar janelas na casa com telhado anexo. Essas atividades desenvolvem a imaginação, a observação e o senso de proporção.
Inscrições para crianças de 4 a 5 anos
Nessa idade, os apliques de papel colorido e os moldes para eles se tornam mais complexos. Ao preparar elementos para uma futura imagem junto com um adulto, a criança demonstra mais independência: ela recorta, seleciona cores e, assim, ganha noção de composição.
Essas atividades desenvolvem o pensamento lógico e permitem expressar habilidades criativas.
Para crianças de 4 a 5 anos, uma atividade divertida é fazer cartões que elas depois dão aos pais e amigos.
A base é dobrada ao meio e elementos são colados dentro do cartão para formar uma imagem do enredo.
Os modelos desenvolvidos por especialistas são apenas exemplos que indicam a direção do trabalho.
Pais e educadores podem contribuir com suas ideias. Por exemplo, usar um recorte do contorno da palma da mão de um bebê em um aplique – essas imagens causam espanto e alegria nas crianças.

A técnica de aplicação utilizando apenas círculos revela à criança a relação entre as partes e o todo.
Para desenvolver a imaginação criativa de uma criança, você deve mostrar a ela várias técnicas para trabalhar com papel: por exemplo, dobrá-lo como uma sanfona. Para tal imagem você precisa preparar a base e aplicar os contornos. O processo de colagem também se torna mais complicado.
Aplicações complexas para crianças de 6 a 7 anos
Crianças em idade pré-escolar e no ensino fundamental já possuem certas habilidades.
Durante esse período, as aulas de aplicação de papel colorido utilizando moldes ajudam a desenvolver ainda mais a coordenação motora fina, o raciocínio, a memória e a concentração, além de desenvolver a capacidade de planejar as atividades.
Uma circunstância importante é que a criança preveja o resultado final do seu trabalho.
Nessa idade, as crianças desenvolvem a habilidade de recortar partes individuais e silhuetas inteiras, elementos simétricos de papel dobrado ao meio, bem como a capacidade de criar composições e organizar corretamente as partes individuais em uma base.
Nesta fase, as crianças estudam combinações de cores, analisam e comparam detalhes. A textura do material também se torna mais variada: além do papel colorido comum, são utilizados papéis crepados (“amassados”), farináceos (brilhantes), texturizados (gofrados ou que imitam veludo) e revestidos com papel alumínio.
Durante esse período, você pode passar para composições simétricas volumétricas.
Para completar esta tarefa, os moldes (nuvens, balões) são recortados da maneira usual. Em seguida, dois moldes idênticos são dobrados no centro e presos juntos (podem ser costurados). Os elementos preparados são colados na base.
Para fazer um pássaro tridimensional, o molde é dobrado ao meio e colado, exceto as asas, que são dobradas ao longo da linha pontilhada.
O produto resultante pode ser colado com uma das faces e uma asa na base (como um aplique) ou transformado em artesanato amarrando-o a um fio e pendurando-o em um galho.
Tendo dominado os princípios básicos da composição nos estágios anteriores, crianças de 6 a 7 anos são capazes de criar pinturas inteiras – paisagens, naturezas-mortas, usando modelos prontos para apliques de papel colorido ou fazendo-os com a ajuda de um professor ou dos pais.
Aplicações utilizando prato descartável
Pratos descartáveis são um material prático com o qual você pode criar composições originais e bonitas. Feitos de poliestireno ou papelão, em cores diferentes, com diferentes padrões de relevo, eles podem ser tanto a base de um aplique quanto seus elementos.
Desde pequenas, as crianças podem se envolver na criação de apliques de papel colorido em um prato descartável usando moldes. Sobre um fundo colorido preparado, as crianças colocam elementos simples na forma de um padrão.
Uma opção mais complexa é usar duas ou mais cores para o fundo e elementos mais complexos. Crianças de 6 a 7 anos já criam composições temáticas em pratos ou os utilizam como material para elementos individuais.
Exemplos de aplicações de placas cada vez mais complexas:
Aplicações combinadas
Ao fazer apliques de papel colorido, os moldes podem ser diversificados combinando diferentes materiais.
Aplicações de cereais
Esse tipo de aplique pode ser feito até com crianças pequenas. O algoritmo de trabalho é o seguinte: um adulto aplica cola no desenho preparado, a criança polvilha cereal sobre ele e pressiona levemente com o dedo.
Os grãos soltos restantes precisam ser sacudidos. Esta atividade ensina a criança a ser atenta e cuidadosa.
Crianças mais velhas podem usar diferentes tipos de cereais. Neste caso, a cola é aplicada uma a uma em seções individuais. Para deixar o desenho mais colorido, recomenda-se pré-colorir o cereal com guache em cores diferentes. Você pode usar o desenho do seu filho como modelo; isso irá estimulá-lo e inspirá-lo.
Apliques de botões
Para realizar tal aplicação, é necessária uma preparação preliminar. Após estudar o desenho e escolher as cores, a criança, com a ajuda dos adultos, seleciona botões que sejam adequados em cor e tamanho. Depois você deve colocá-los no desenho para imaginar o resultado desejado e começar a colar.
Para crianças menores que ainda não possuem as habilidades necessárias, você pode aplicar um padrão a uma camada de plasticina - a criança prenderá os botões pressionando. Essa técnica também é aplicável ao trabalhar com cereais.
Para aplicações combinadas, também são usados algodão, guardanapos, cascas de ovos, materiais naturais – folhas, pétalas, sementes e muito mais.
Aplicações multicamadas
Apliques multicamadas (overhead) feitos de papel colorido ou outros materiais são feitos usando modelos desenvolvidos ou feitos de forma independente.
Este tipo de trabalho desenvolve a imaginação espacial e cultiva o gosto estético. Eles são feitos de papel, tecido, couro, feltro - o principal é que as bordas do material não se desintegrem.
Apliques multicamadas, assim como outras variedades, apresentam diversos graus de complexidade. Para os pequenos, é só uma questão de colar as peças. Ao fixar elementos apenas em uma borda, você pode criar um efeito tridimensional.
Apliques mais complexos são caracterizados por um grande número de detalhes e exigem boas habilidades com tesoura, senso de proporção e cor para serem feitos.
Crianças mais velhas, com habilidades motoras finas desenvolvidas e capacidade de fazer peças complexas, criam verdadeiras obras de arte – composições incomuns e até retratos. Efeitos de luz e sombra lhes conferem um colorido especial.
A aplicação multicamadas é um processo verdadeiramente criativo no qual a imaginação e as habilidades artísticas da criança são reveladas. É necessário pensar na imagem, no esquema de cores, na sequência de ações, para que esse trabalho implique um certo nível de inteligência.
Aplicações de peças
Aplicações feitas com pedaços de papel colorido recortados ou rasgados, utilizando moldes, são bem simples e podem ser feitas até por crianças pequenas. Um desenho deve ser aplicado na folha base. Além de modelos prontos, você pode usar livros de colorir infantis ou criar seu próprio esboço.
A produção dos elementos de apliques é realizada em conjunto com a criança – as crianças pequenas se divertem rasgando papel em pedaços. Se você já tem habilidade com tesouras, pode deixá-los recortar esses elementos.
Um detalhe importante: quanto menor a criança, maiores devem ser os fragmentos.
Depois de selecionar as cores certas, você pode começar a colar. A cola não é aplicada em peças pequenas, mas no molde, em seções.
Ao trabalhar com crianças pequenas, esse processo é realizado por um adulto; crianças mais velhas aplicam a cola com um pincel. Ao colar pedaços de papel, a criança deve seguir precisamente o contorno.
Um tipo de aplique feito a partir de pedaços é o corte final. Essa técnica é bastante complicada, mas crianças de 6 a 7 anos podem fazê-la, especialmente quando trabalham juntas.
Para dominar a técnica de corte de fibra final, professores e pais recebem master classes sobre este tópico.
Apliques com tema de outono
As cores brilhantes do outono permitem criar imagens coloridas da natureza outonal. Para aplicações sobre este tema, são utilizados tanto papel colorido quanto materiais naturais: folhas multicoloridas, pétalas de flores tardias, sementes, espigas de milho, galhos e outros objetos.
Ao fazer apliques com tema de outono em papel colorido usando modelos e composição livre, os principais atributos são preservados: flores, cogumelos, frutas, bolotas e silhuetas de árvores são recortadas e pintadas. Um componente essencial são as folhas de outono.
Ao trabalhar com material natural, é preciso prepará-lo. As folhas coletadas devem primeiro ser esticadas e secas na prensa. Se for necessário dar algum formato à folha, utiliza-se uma folha fresca, que depois é seca.
Para colagens e pinturas em mosaico, você pode preparar moldes de papelão nos quais os elementos serão colados.
A natureza outonal é um terreno fértil para o voo da imaginação das crianças. Apliques de folhas colocados em uma moldura de foto decorarão qualquer interior.
Lanternas de outono também serão uma decoração impressionante. Para isso, o recipiente de vidro é colado externamente com folhas multicoloridas (de papel ou naturais) e uma pequena vela é colocada dentro.
Apliques com tema de inverno
Para criar apliques de inverno e, em especial, de Ano Novo, são utilizadas quaisquer das técnicas descritas, dependendo da idade das crianças.
O tipo mais comum de apliques de inverno são os flocos de neve – este é um subtipo de apliques de silhueta. Recomenda-se dobrar a folha corretamente, aparar as bordas e os cantos afiados e fazer cortes primeiro em papel comum - é assim que a habilidade é desenvolvida.
Além disso, pingentes feitos com esses flocos de neve são usados para decorar o ambiente. Flocos de neve finos e arejados podem ser colados em janelas e outras superfícies.
Para crianças pequenas, é melhor preparar moldes (círculos com contorno aplicado) e fazer um floco de neve destacável com pedaços. Para flocos de neve planos, volumosos e multicamadas, você precisa preparar moldes para corte.
Para fazer uma árvore de Natal tradicional, as crianças usam triângulos de papel verde, um boneco de neve é feito de círculos brancos e um professor ou pai ajuda a adicionar detalhes ao aplique.
Crianças mais velhas podem ser convidadas a fazer uma árvore de Natal com tiras de papel ou criar uma imagem de uma floresta de inverno usando moldes, usando pequenos pedaços de papel ou algodão.
Uma árvore de Natal feita de bolas de papel parece brilhante e volumosa. Para isso, são feitos um molde e elementos de papel crepom. A cor principal é verde escuro, e bolas multicoloridas são feitas para a guirlanda.
Após aplicar a cola no molde, recomenda-se primeiro posicionar a guirlanda, depois preencher o contorno com “agulhas” e finalizar o aplique com estrela e base.
Um aplique interessante com imagens de acessórios de inverno permite que as crianças mostrem sua imaginação criativa.
O chapéu e as luvas podem ser decorados com qualquer enfeite, figuras de animais, imagens de inverno, miçangas ou strass.
Algodão é usado para imitar pele.
Você pode fazer uma máscara de urso polar usando um prato descartável. São feitos furos no prato para os olhos, a superfície é coberta com pedaços de papel e um copo descartável é usado para o nariz.
Crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental são capazes, sob a orientação de adultos, de criar paisagens de inverno complexas usando técnicas mistas.
Apliques com tema de primavera
Flocos de neve e lírios do vale, estorninhos e árvores floridas – esses sinais da primavera são tradicionalmente usados em apliques infantis feitos de papel colorido usando moldes. As crianças mais novas realizam tarefas simples, colocando elementos preparados nos contornos. Essas mesmas imagens podem se tornar mais complexas adicionando fotos da natureza na primavera.
Composições mais complexas – volumosas, multicamadas, com um grande número de elementos – são criadas por crianças que têm habilidades em trabalhar com cola, tesoura, pincel e usar diferentes técnicas.
Lilases em um vaso de cereal, uma pintura de primavera usando técnicas de desenho e apliques – essas e muitas outras ideias são oferecidas por especialistas a pais e educadores para atividades de desenvolvimento com crianças.
A aplicação é uma atividade visual. Ao atingir o resultado desejado, a criança experimenta prazer estético, envolvendo-se assim no mundo da beleza, no mundo da arte. Uma maneira simples e acessível para as crianças criarem obras de arte faz do aplique um dos tipos favoritos de atividades educacionais entre as crianças.
Tipos de aplicações muito diversos, educacionais!!!
ótimo - obrigado por esse material maravilhoso
Ótimo - obrigado por um material tão maravilhoso - útil e acessível!!!!!!
Os aplicativos são exatamente o que você precisa! Obrigado ao autor!