Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Ponto meia Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um baktus com agulhas de tricô. O cachecol norueguês, como esse acessório de moda também é chamado, é muito popular no mundo moderno.

Os historiadores estabeleceram que os primeiros baktus faziam parte da vestimenta nacional dos povos do norte, e o material do qual os lenços eram feitos e como e com o que eles eram decorados indicavam o status de uma pessoa. O formato universal do acessório de pescoço permite que você o use não apenas em seu lugar habitual, mas também experimente usá-lo como um cinto ou formando um cocar incomum.

Ferramentas e materiais necessários

O Baktus era tricotado com agulhas de tricô usando o ponto meia por antigas artesãs para seus filhos e maridos. Se fosse necessário um acessório para a estação fria, ele era feito de lã quente, e se fosse decorativo, eram usados ​​fios finos e leves.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes
Agulhas de tricô Baktus com ponto meia

Nos países do norte, um baktus é um lenço de pescoço em formato triangular com laços longos e uma ponta romba. Pode ser de uma única cor ou multicolorido. Além disso, os acessórios clássicos de pescoço eram decorados com padrões geométricos ou florais.

O cachecol norueguês tem várias vantagens:

  1. Fácil de tricotar.
  2. Qualquer fio serve.
  3. Manterá você aquecido na estação fria.
  4. Pode ser usado como enfeite de cabeça ou cinto.
  5. Adequado para qualquer estilo de roupa.

Os primeiros baktuses entraram na moda europeia em 2013. As fashionistas gostaram dos lenços não apenas pela aparência, mas também porque são fáceis de fazer. Qualquer fio que você goste servirá para o baktus.

O acessório de pescoço vai aquecê-lo de forma confiável na estação fria e pode ser usado não apenas da maneira usual. Se necessário, o lenço pode ser facilmente transformado em um toucado ou cinto. Seu tamanho permite cobrir a cabeça e manter o pescoço aquecido. Sabe-se que o comprimento padrão de um cachecol é de 1,5 a 2 m, e alguns produtos exclusivos podem chegar a 5 a 6 m.

O cachecol norueguês combina com tudo. Fica ótimo com um cardigã ou uma jaqueta de inverno e complementa perfeitamente uma roupa de noite ou um vestido leve de verão. Baktus também combina bem com agasalhos e ternos formais.

Sabe-se que antigamente os baktus eram tricotados tanto com agulhas de crochê quanto com agulhas de tricô. Depois que um monge inventou uma máquina de tricô, cachecóis nórdicos começaram a ser feitos nela.

Para tricotar um xale norueguês quente, os fios a seguir são adequados:

  • alpacas;
  • Angoras;
  • bater;
  • cabras;
  • yaka.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

O primeiro tem uma série de vantagens e é feito de lã de lhamas das montanhas que vivem no Tibete, Peru e América do Sul. As alpacas têm pelos quentes que retêm bem o calor e, ao mesmo tempo, permitem que o corpo respire, permitindo a saída da umidade. Este fio é hipoalergênico e tem efeito repelente de sujeira.

Angorá é produzido a partir de penugem de coelhos chineses da mesma raça. O material é macio, arejado e tem um pelo fofo. É quente, macio e agradável ao corpo. A desvantagem do angorá é que, com o tempo, ele perde a maciez e se transforma em um fio quente comum.

A lã de ovelha Merino é usada para fazer fios macios que mantêm você aquecido no inverno e evitam o suor. Um produto feito com esse fio é confortável, quente e leve. Ao mesmo tempo, o material não pica nem irrita a pele.

Algumas raças de cabras têm pelos macios e quentes, que são usados ​​para produzir produtos bonitos e quentes, com um leve brilho. Especialistas incluem o fio de mohair, obtido da penugem de cabras turcas encontradas apenas na província de Angorá, entre esses tipos.

O fio feito de lã de iaque é leve, respirável e de secagem rápida. Os produtos feitos com ele absorvem bem a umidade e são fáceis de limpar da sujeira e, em termos de maciez, o fio é difícil de distinguir da caxemira.

Para escolher o fio certo para um cachecol norueguês, os especialistas recomendam:

  1. Segure o novelo em suas mãos.
  2. Aplique o fio no rosto.
  3. Leia os ingredientes no rótulo.
  4. Sinta o cheiro do novelo.
  5. Esfregue a ponta do fio entre os dedos.

Depois de escolher o fio que você gosta, costureiras experientes aconselham segurá-lo nas mãos por um tempo. Isso é necessário para a primeira sensação tátil que surge do contato do material com a pele.

Depois que o fio estiver em suas mãos, ele precisa ser aplicado na área exposta do rosto. Isso é necessário para verificar como as áreas sensíveis do corpo reagirão ao material. Se o fio for agradável, macio, suave e não picar o corpo, então é adequado para baktus.

Antes de comprar, é preciso ler a composição dos fios no rótulo. Isso é necessário para descobrir o quão natural o material é e determinar quanta dele é necessária para 1 produto.

Alguns mestres recomendam cheirar um novelo de linha que você gosta. Fios de alta qualidade não devem ter odor desagradável. Se ainda houver um “cheiro” alarmante quase imperceptível, é melhor não retirar os fios.

Para entender o quão bem e uniformemente o fio está torcido, você precisa esfregá-lo levemente, segurando a ponta livre entre o polegar e o indicador. Além disso, o teste mostrará o quão rápido um objeto feito com esse fio perde sua aparência e o quanto ele acumula voltagem eletrostática.

Para tricotar um baktus moderno você precisará de agulhas de tricô separadas. A espessura da ferramenta geralmente é indicada na embalagem do novelo. Você também pode verificar se as agulhas de tricô são adequadas para os fios comprados fazendo um furo no papel com a ponta da ferramenta e puxando o fio por ele. Se a rosca passar livremente pelo furo e não ceder, a ferramenta é a ideal.

Para aqueles que desejam decorar ainda mais seu cachecol norueguês com detalhes elegantes, você precisará de uma agulha de crochê e uma agulha de costura. Algumas costureiras gostam de decorar seus produtos com borlas, pompons e até apliques.

Você também pode achar útil ter marcadores de tricô de plástico coloridos, alfinetes e tesouras. Você também deve ter centímetros à mão para esclarecer os dados necessários, se necessário.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

Baktus pode ser tricotado com agulhas de tricô usando o ponto da superfície frontal, usando vários padrões.

Existem 3 tipos principais de cachecol norueguês:

  1. Clássico.
  2. Assimétrico.
  3. Com decoração.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Um clássico é um cachecol volumoso, cujo comprimento não excede 2 m. Ao criar dobras na área do pescoço e do peito, ele adiciona volume à parte superior do corpo. O acessório destaca vantagens e esconde desvantagens. O ângulo do cachecol norueguês clássico é de mais de 90 graus, e as outras duas pontas são muito alongadas.

Um baktus assimétrico é um cachecol cujo canto central é deslocado em direção a uma de suas extremidades. Com a ajuda deste item de guarda-roupa você pode criar um visual incomum e estiloso.

O cachecol norueguês é decorado com borlas de lã ou pompons. Às vezes, as artesãs acrescentam franjas ou rendas ao longo da borda externa. Baktus também é feito usando vários ornamentos e padrões.

Os seguintes modelos de baktus são populares entre as fashionistas modernas:

  1. "Obra aberta";
  2. "Quebra-mar";
  3. "Pequeno";
  4. "Norueguês";
  5. "Com folhas."

Cada um dos modelos fará com que a costureira se sinta única e inimitável. As tricoteiras adoram baktus porque podem usá-los para realizar todas as suas fantasias.

Os padrões de tricô para todos os xales noruegueses usam vários tipos de laçadas.

Nome Designação
facial "lp" ou "X"
purl "ip" ou "O"
borda kr.
laçada nak. ou "+"

O trabalho também envolve tricotar laços juntos ou mover um deles “para trás” ou “na frente” do tecido. Nuances detalhadas geralmente são indicadas na descrição do padrão.

Para iniciantes

Tricotar um baktus com ponto meia permitirá que uma costureira iniciante pratique antes de trabalhar em padrões mais complexos para cachecóis e outros itens. Além disso, um simples acessório norueguês criado de forma independente se tornará uma fonte de orgulho para seu dono.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para trabalhar você precisará de um novelo de linha e agulhas de tricô.

Para tricotar um cachecol norueguês, você precisa:

  1. Monte 4 pontos nas agulhas.
  2. Tricotar as carreiras 1, 2 e 3 em ponto meia, o que significa que todos os pontos serão em meia ou tricô. O ponto de borda é sempre removido no início do trabalho, e o último ponto é tricotado como ponto frontal.
  3. Comece a adicionar pontos na carreira 4. Para isso, faça uma laçada depois do ponto da borda.
  4. Na carreira 5, tricote todos os pontos em ponto meia e o ponto laçada da carreira anterior pela laçada de trás.
  5. Faça um aumento após o ponto de borda em cada 4ª carreira.
  6. Faça novas laçadas na parede traseira para que não fique nenhum buraco.
  7. Tricotar desta maneira até que a largura do tecido seja de 30 cm.
  8. Comece a diminuir os pontos e faça isso unindo 2 em tricô/tricô depois do ponto de borda no início de cada 4ª carreira.
  9. O trabalho está terminado quando restam 4 laçadas na agulha de tricô.

Os laços são fechados e o produto é experimentado. Depois disso, o baktus é lavado, seco e preparado para uso.

Obra aberta

Um xale norueguês tricotado usando a técnica vazada ficará arejado, quente e leve. Para isso, a costureira precisará de 0,4 kg de fio de melange, marcadores coloridos e agulhas de tricô de diâmetro adequado.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para tricotar um baktus vazado, você precisa:

  1. Monte 7 pontos.
  2. A carreira de baixo, após a montagem, é tricotada com pontos tricô, removendo o ponto de borda no início e tricotando com pontos tricô no final.
  3. O trabalho com as bordas continua durante todo o processo de tricô.
  4. Tricotar o tecido principal em ponto meia, adicionando 3 laçadas em cada 12ª carreira.
  5. Tricotar a carreira 1 em ponto meia, unindo 2 vezes pela laçada, 2 junto com a da frente.
  6. Na carreira 2, no meio do padrão de laçadas, tricote um ponto meia e um ponto meia. Antes de 2 laçadas no final, faça uma laçada frontal cruzada.
  7. Faça a carreira 6 da mesma forma que a carreira 2, mas crie 4 laçadas a partir das 2 laçadas das carreiras anteriores e faça uma laçada cruzada antes das últimas 3 laçadas.
  8. Na carreira 10, tricote 6 laçadas de 3 laçadas das carreiras anteriores da mesma forma que na carreira 2 e, antes das últimas 4, faça uma cruzada.
  9. Tricotar ½ do tecido dessa maneira e depois diminuir as laçadas.
  10. Reduza o número de voltas com o mesmo passo que você adicionou.

Quando restam 7 laçadas na agulha de tricô, o trabalho é enterrado.

Quebra-mar

O modelo de cachecol norueguês "Breakwater" permite criar volume na parte superior do corpo. Para trabalhar, você precisará de um novelo de lã de 0,1 kg, agulhas de tricô separadas de tamanho adequado e um alfinete.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para tricotar um cachecol moderno, você precisa:

  1. Monte 3 pontos nas agulhas.
  2. Tricotar as carreiras 1 a 5 em ponto meia.
  3. Faça uma laçada a cada 6 carreiras depois da borda, aumentando o tamanho do tecido.
  4. Tricotar da carreira 6 à carreira 12 em ponto meia.
  5. Repita o padrão das cinco primeiras carreiras das carreiras 13 a 18, ou seja, a superfície frontal com os pontos da frente.
  6. Tricotar as carreiras 19 a 25 em tricô da mesma maneira que as carreiras 6 a 12.
  7. Adicione pontos às agulhas até ter 37 pontos no seu trabalho.
  8. Adicione 1 laçada no final de cada 2ª carreira e diminua a mesma quantidade no início de cada uma.
  9. Tricotar 21 carreiras desta maneira.
  10. Diminua 1 ponto em cada carreira.
  11. Reduza o número de laçadas em cada 6ª carreira em 4 peças. no começo.

Quando restarem 3 laçadas nas agulhas, feche o trabalho. O formato do cachecol neste caso será semelhante ao de uma lua crescente.

norueguês

Você pode tricotar um baktus com o ponto de superfície frontal usando fios multicoloridos, onde a tonalidade muda através do fio em ondas transversais. Este acessório corrigirá visualmente sua silhueta.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para isso, a costureira precisará de 0,3 kg de fio e agulhas de tricô circulares do diâmetro necessário.

Para tricotar um cachecol norueguês, você precisa:

  1. Monte 3 pontos nas agulhas de tricô.
  2. Tricotar a primeira carreira depois de montar os pontos em tricô.
  3. Tricotar a carreira 1.
  4. Coloque um marcador colorido no meio da peça, perto do laço central.
  5. Tricotar 2, 4, 6 e as carreiras pares restantes em tricô.
  6. Adicione 1 laçada depois da 1ª laçada da borda e antes da última em cada carreira ímpar.
  7. Comece na carreira 19, tricote 2 laçadas perto da laçada central com uma inclinação para a esquerda, depois uma laçada, um tricô, uma laçada, 2 laçadas juntas com uma inclinação para a direita e todas as laçadas em tricô até a laçada antes da borda.
  8. Tricotar laçadas em laçadas de acordo com o padrão.
  9. Repita a carreira 19 até o tecido atingir 70 cm de comprimento.

No final do trabalho, os laços são fechados, o produto é experimentado e preparado para uso.

Com folhas

Você pode decorar um cachecol norueguês com folhas de tricô ao longo da borda.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para tricotar, você precisará de vários novelos de cores diferentes, 0,1 kg cada, e agulhas de tricô circulares em uma linha longa.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Para tricotar um acessório de pescoço com folhas, você precisa:

  1. Monte 3 pontos nas agulhas.
  2. Tricotar o tecido principal com a superfície frontal.
  3. Tricotar a carreira 1, trabalhando sobre os pontos da borda e criando 1-2 laçadas.
  4. Forme a carreira 2 tricotando 2 pontos juntos em meia, criando 1 - 2 laçadas.
  5. Alterne as carreiras 1 e 2 mais 5 vezes.
  6. Comece a trabalhar na decoração das folhas.
  7. Tricotar a carreira 1, alternando o tricô de 1 laçada 2, tricotar e de 1 a 2.
  8. Forme a carreira 2 e todas as outras listras pares, alternando 1 ponto meia e 4 pontos meia.
  9. Tricotar a carreira 3, tricotando todos os pontos da carreira como laçadas frontais e, antes do ponto de borda, fazer 1-2.
  10. Forme as carreiras 5 e 7 repetindo o padrão da carreira 3.
  11. Tricotar a carreira 8, alternando 1 tricô, 1 frente, tricotar de 2 a 1 frente e 4 frentes.
  12. Forme as carreiras 9, 11 e 13 com pontos tricô.
  13. Tricotar as carreiras 10, 12 e 14, alternando 1 ponto meia, 1 ponto meia, 2 pontos juntos em meia, 3 pontos meia.
  14. Remover este tópico.
  15. Tricotar o restante do cachecol e sua decoração de acordo com o padrão fornecido acima.

O produto final deve ter 33 cm de altura e 154 cm de comprimento.

Segredos para Iniciantes

Baktus tricotado em ponto meia é um modelo popular e simples para costureiras iniciantes. O cachecol norueguês chama a atenção porque pode ser feito até mesmo por alguém que está familiarizado com pontos tricô e tricô.

Existem vários segredos para tricotar este acessório moderno.

Artesãos experientes recomendam:

  1. Selecione as agulhas de tricô corretas de acordo com o diâmetro do fio.
  2. Não aperte demais os pontos ao tricotar.
  3. Não misture fios finos e grossos na mesma peça.
  4. Ao usar agulhas de tricô circulares, certifique-se de que a transição do metal para a linha não tenha transições ásperas.
  5. Os laçadas são sempre tricotados como pontos tricô.
  6. Não tenho medo de experimentar.

O formato do baktus e se suas alças ficarão bem ajustadas umas às outras ou se o frio começará a penetrar através delas dependem da seleção correta do diâmetro das agulhas de tricô e da linha. O clássico cachecol de inverno norueguês geralmente é tricotado de forma justa, mas sem apertar demais os pontos, para que o produto fique elástico e possa receber qualquer formato.

Os especialistas também não recomendam que tricoteiras iniciantes combinem padrões feitos de fios grossos e finos em uma única peça. Isso fará com que o cachecol se torne um simples pedaço de pano sem forma, que também rasgará rapidamente.

A linha entre as agulhas de tricô e a linha que as conecta não deve ser perceptível. Caso contrário, a linha ficará presa neste “limiar” durante o trabalho, o que levará à sua quebra, estiramento ou outras deformações.

Os especialistas recomendam sempre tricotar as laçadas da próxima carreira com pontos meia. Isso é feito para evitar o aparecimento de furos desnecessários na tela.

Baktus com agulhas de tricô com superfície frontal a partir do canto para iniciantes

Baktus é um cachecol para experimentos. Aqui você pode usar sua imaginação e dar vida a qualquer ideia ousada em padrões e estilos de tricô em tela. Você também pode decorar o cachecol norueguês com o que quiser.

Um baktus tricotado em ponto meia é um bom presente para pessoas queridas nas festas de Ano Novo. O acessório é adequado não apenas para adultos, mas também para crianças de diferentes idades. Ele também fica igualmente bem em mulheres e homens, e é uma daquelas coisas que não tem limite de idade para usar.

Vídeo sobre tricô baktus com agulhas de tricô

Aula magistral sobre como tricotar um lindo baktus com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho