Contas populares refere-se aos tipos de criatividade que permitem que você crie joias e itens de design de interiores com suas próprias mãos. Recomenda-se que, dentre as diversas opções para crianças, você selecione padrões de tecelagem de miçangas claros e simples, que elas possam usar de forma independente após receberem as instruções necessárias.
Tipos de contas
Antes de começar a aprender a tecer, você precisa decidir que tipo de contas comprar, pois existem diferentes tipos. Este material é classificado de acordo com vários indicadores.
Forma
É essencial prestar atenção ao formato das contas na hora de comprar, pois disso depende a estética do futuro produto.
Distinguem-se os seguintes tipos:
- redondo;
- picado;
- cilíndrico;
- semelhante a um donut;
- hexagonal;
- conta de vidro longa.
Tamanho
O tamanho das contas desempenha um papel importante. A configuração e decoração dos produtos e a velocidade do trabalho dependem deste indicador. Os fabricantes têm padrões diferentes, então preste atenção aos rótulos. Por exemplo, contas japonesas são marcadas como 15/0. Isso significa que um pedaço de cerca de 25 mm (1 polegada) de comprimento pode conter 15 contas de um tamanho específico.
Mesa. Tamanhos de contas japonesas, mm:
Marcação | 15/0 | 11/0 | 8/0 | 6/0 |
Tamanho, mm | 1,5 | 2,2 | 3.0 | 4.0 |
As contas podem ser de cerâmica, vidro, plástico. Os materiais japoneses e tchecos são considerados os mais precisos em termos de tamanho. O tipo mais acessível e popular continua sendo o chinês, mas na hora de comprá-lo é preciso levar em conta que mesmo em um pacote há contas de tamanhos diferentes.
Calibração
Se o produto exigir o uso de esferas de tamanho igual, será necessário investir tempo para calibrá-lo. Mais frequentemente, essa operação é necessária para material chinês.
Você pode amarrar as contas que está usando em uma linha de pesca e avaliar visualmente o tamanho delas. Há recomendações para verificar com uma régua. Algumas pessoas usam peneiras caseiras. Pegue latas e faça furos do diâmetro necessário no fundo. O uso desses dispositivos permitirá que você classifique rapidamente um grande volume de material.
Ferramentas para fazer contas
O bordado de miçangas para crianças, cujos moldes são fáceis de encontrar em diversas publicações, é baseado no uso de diversas ferramentas e dispositivos. Sua seleção depende do tipo de material de base.
Fio
Para enfiar contas, você precisa de um fio de poliéster fino e forte. Em alguns casos, eles usam linha de pesca, cuja espessura varia de 0,2 a 0,5 mm. Deve-se levar em consideração que esses tipos não são adequados se o trabalho for realizado com esferas ou recortes de vidro.
Essas variedades danificam rapidamente substratos frágeis. Nessa situação, recomenda-se utilizar uma linha de náilon ou seda. Um material conveniente que permite dar o formato desejado, geralmente necessário ao tecer flores ou brinquedos, é o fio fino de cobre ou latão (0,2-1 mm).
Agulha
Se trabalhar com miçangas envolve o uso de linhas, então escolher a agulha certa para isso se torna importante. Não deve haver espessamento na área da orelha.
O tamanho da agulha é selecionado de acordo com o diâmetro das contas.
É conveniente comprar um conjunto de agulhas especiais para bordados com miçangas para artesanato. Sua espessura tem uma designação específica e varia do nº 10 ao nº 16. A agulha mais fina corresponde ao maior número.
As agulhas também diferem em comprimento. Este indicador desempenha um papel na tecelagem de produtos específicos. Os mais longos (5-10 cm) são necessários se você for enfiar muitas contas durante o conjunto. Em termos de qualidade, é aconselhável dar preferência às agulhas australianas, inglesas e indianas, que são feitas de aço durável. As agulhas chinesas e japonesas são mais baratas, mas quebram com mais frequência.
Outras ferramentas
Ao trabalhar com miçangas, você também precisará de outras ferramentas, que deve estocar com antecedência:
- tesoura;
- acessórios (fechaduras, ganchos de orelha, alfinetes para joias);
- alicate de fixação de pinos;
- pinças, que são convenientes para pegar pequenos materiais;
- alicate de corte ao trabalhar com arame.
Técnicas básicas de tecelagem (diagramas)
Fazer contas para crianças, cujos padrões podem ser selecionados entre uma grande variedade, é uma atividade útil. Há uma variedade de técnicas.
Técnica de mosaico
Ao dominar as habilidades de tecer contas em mosaico, as crianças precisam receber os padrões mais acessíveis para percepção. Uma característica distintiva é o arranjo de contas em um padrão quadriculado claro. É necessário distinguir entre dois tipos de mosaico.
Até mesmo a tecelagem em mosaico
Ao montar a 1ª carreira, deve haver um número par de contas.
Você precisará de:
- contas redondas do mesmo tamanho;
- fio forte;
- uma agulha fina adequada ao diâmetro das contas.
Sequência de ações:
- É aconselhável enfiar primeiro 1 conta de parada no fio, afastando-a da ponta em cerca de 7-8 cm. A agulha é passada duas vezes por ele. Essa conta é então removida.
- Coloque um número preciso de contas. No exemplo, esse número é 10.
- Em seguida, uma conta é enfiada na agulha e passada pelo furo da segunda conta do conjunto. Repita isso, pulando uma peça de cada vez. Após essa ação, são formadas 3 fileiras de 5 contas cada.
- A conta de proteção é removida e as pontas são amarradas para prendê-la e continuar a enfiar uma conta de cada vez, passando a agulha por cada conta saliente.
Trama de mosaico estranha
Ao enfiar a 1ª fileira, você precisará de um número ímpar de contas. Você também precisará proteger um fecho de pressão para facilitar o trabalho.

Sequência de ações:
- Por exemplo, recomenda-se enfiar 7 contas.
- Em seguida, insira a agulha na 3ª conta a partir da borda, enfie 1 pedaço e continue realizando as ações de maneira semelhante até o final da carreira.
- Aqui eles se viram, enfiam uma conta e tecem através das contas salientes da fileira anterior.
Repita todas as ações, usando o diagrama como guia.
Tijolo
Outro tipo de tecido de mosaico denso é obtido usando a técnica de tecelagem de tijolos.
Você precisará de:
- as contas são uniformes e do mesmo tamanho;
- fio de náilon ou seda;
- agulha de miçangas.
Sequência de operações:
- Coloque 2 contas.
- Passe a agulha sequencialmente pelos furos dessas contas. Como resultado, ambas as extremidades apontarão para cima.
- Coloque 1 conta no fio de trabalho. Passe a agulha de baixo para cima através da 2ª conta (próxima). Em seguida, retorne a agulha de cima para baixo através do furo da 3ª conta.
- Repita até que a primeira fileira atinja o comprimento desejado. Por exemplo, há 6 peças na 1ª fileira.
- Para a 2ª carreira, coloque 2 contas na agulha e passe-as pela laçada da linha entre as duas contas externas da 1ª carreira. Em seguida, enfie uma conta de cada vez, continuando a tecer até o final.
- Nas carreiras seguintes, também no início, são recolhidas 2 contas de cada uma, e depois 1 de cada. Isso permitirá que você mantenha o mesmo número até o final da tecelagem.
Circular
O trabalho com miçangas usando a técnica francesa, muitas vezes chamada de circular, para crianças deve começar com o domínio de itens simples. Os mais acessíveis serão os esquemas para fazer pétalas ovais em um fio.
Algoritmo de ações:
- Corte 70 cm de fio com espessura de 0,3 mm.
- Faça um pequeno laço em uma das pontas.
- Por exemplo, eles enfiam 5 contas.
- Meça 15 cm do laço e dobre o fio. Dê um passo para trás 7 cm da dobra e torça ambas as pontas do fio. O comprimento da torção é feito em aproximadamente 2 cm.
- 8 contas são amarradas na extremidade de trabalho livre e dispostas ao longo da fileira central. No final, a rosca de trabalho deve ser posicionada em ângulo reto em relação ao eixo.
- Enrole a ponta ativa do fio, dando uma volta, ao redor do eixo.
- Ações semelhantes são executadas no outro lado.
Faça o número necessário de carreiras, adicionando contas suficientes em cada semi-oval subsequente para deixar o produto uniforme e organizado. Quando a última fileira estiver concluída, o fio superior é dobrado firmemente para o lado avesso e o excesso é cortado com um alicate.
O laço inferior é cortado. As pontas restantes, juntamente com o fio de trabalho, são torcidas várias vezes. Elas serão necessárias para a montagem posterior das flores. Se for necessária uma pétala pontiaguda, o fio é posicionado a 45° em relação ao eixo ao ser enrolado.
Paralelo
O movimento básico envolve passar uma linha de pesca ou arame por toda a fileira de contas, de ambos os lados, um em direção ao outro. A conexão é firme e tem uma superfície lisa. O formato do produto é criado alterando o número de contas coletadas.
Sequência de operações:
- Corte 25–30 cm do fio. Pegue uma conta e mova-a para o meio.
- Adicione 2 contas em um lado e passe a outra ponta do fio por elas. Aperte para alinhar a 2ª fileira.
- Então, por exemplo, 3 contas são retiradas de qualquer lado e a segunda ponta do fio é passada novamente por todos os furos. Puxe cuidadosamente de ambos os lados.
- Depois, para a folha, são coletadas 4 contas e, na próxima fileira, 5 contas.
- Nas carreiras subsequentes, de acordo com o padrão, o número de contas começa a diminuir. Quando resta apenas uma peça, as pontas são torcidas para fixá-las com segurança.
Pulseira
As meninas ficam felizes em se envolver em atividades criativas relacionadas à fabricação de diversas pulseiras de miçangas. Para artesãs iniciantes, podemos oferecer a seguinte versão de um produto vazado.
Materiais necessários:
- linha de pesca com 50 cm de comprimento;
- contas (você pode escolher um ou dois tons);
- fechos de pulseira.
Execução passo a passo:
- Coloque 4 contas na linha de pesca, movendo-as em direção ao centro.
- Passe uma ponta da linha de pesca transversalmente pela última conta.
- Coloque 1 conta na parte esquerda da linha de pesca e 2 contas na parte direita.
- A extremidade esquerda é passada através da conta superior do lado direito.
- Agora, coloque 2 contas na linha de pesca esquerda e 1 conta na linha de pesca direita.
- Passo a ponta direita pela conta superior esquerda.
Essas ações são repetidas até que a pulseira atinja o comprimento necessário. Suas bordas podem ser costuradas ou fixadores especiais podem ser fixados em ambas as extremidades.
Brincos
Depois de escolher o esquema de cores certo com a ajuda de membros adultos da família, as crianças podem tecer brincos exclusivos de miçangas sozinhas.
Materiais necessários:
- contas - azul, rosa, vermelha, amarela;
- contas de prata;
- fios de ouvido;
- linha de pesca de 45 cm de comprimento.
Execução passo a passo:
- Coloque 5 contas azuis em uma das pontas da linha de pesca.
- Passe a segunda ponta longa, que será a ponta de trabalho, transversalmente através do cordão externo, fechando o anel.
- Coloque uma conta e uma conta rosa. Depois, com um movimento inverso, passe a linha de pesca pela conta e pela segunda conta do anel. Novamente, enfie a miçanga na miçanga e repita o movimento. No total, você deve obter 5 dessas pétalas pequenas.
- Leve a ponta ativa da linha de pesca até a conta rosa. Coloque uma conta vermelha, uma conta pequena e uma conta vermelha. Passe a linha de pesca pela próxima conta rosa e repita o conjunto. Eles circulam todo o círculo.
- Direcione a linha de pesca da conta vermelha em direção à rosa. Pegue 3 contas amarelas e passe a linha de pesca pela próxima conta vermelha, assim como pela conta e por outra vermelha. Eles estão fazendo um conjunto amarelo novamente. Repita 4 vezes.
- No quinto espaço, coloque 2 contas amarelas, depois coloque um fio de orelha e 2 contas amarelas novamente.
Para dar estabilidade ao produto, a linha é passada novamente por toda a borda externa e, em seguida, é cortada e presa.
Flores
Flores de miçangas podem ser feitas usando uma variedade de técnicas de tecelagem. Crianças que dominam a tecelagem paralela podem ser convidadas a fazer um buquê de miosótis.
Materiais necessários:
- fio de cobre fino;
- grandes contas redondas de cores verde, azul e amarela.
Execução passo a passo:
- Elas começam o trabalho tecendo flores. Corte 10 cm do fio. Coloquei 1 conta amarela e 5 azuis. Mova-os para uma extremidade, deixando cerca de 3 cm de fio depois da conta amarela.
- A ponta ativa do fio, que sai da conta azul, deve ser passada pela 2ª, 3ª, 4ª e 1ª conta (amarela). Coloque cuidadosamente a conta amarela no centro da flor e torça as duas pontas do fio por baixo dela.
- Para a folha, corte mais 20 cm de arame e coloque 1 conta verde.
- Em seguida, duas peças são amarradas em uma extremidade, e a outra é passada através de ambos os furos, uma em direção à outra.
- Usando a técnica de tecelagem paralela, continue a formar a folha, pegando 3 contas na 3ª fileira e 4 pedaços na 4ª e 5ª.
- Na 6ª carreira, eles começam a diminuir a quantidade enfiando 3 pedaços.
- Na 7ª fileira final, há 2 contas, e as pontas do fio são torcidas.
- A folha é fixada ao caule de uma flor pré-fabricada.
Você pode prender várias flores e folhas em um caule ou formar um buquê de botões individuais. A criança será capaz de implementar uma variedade de opções.
Animais
O bordado com miçangas para crianças, cujos padrões surpreendem pela diversidade, permite criar figuras expressivas e brilhantes de animais. A tecelagem principal é feita usando uma técnica paralela. Com o tempo, uma criança apaixonada por essas atividades criativas será capaz de colecionar uma coleção inteira.
Sapo
Materiais necessários:
- contas redondas verdes, brancas e pretas;
- fio com cerca de 50 cm de comprimento.
Execução passo a passo:
- Coloque 3 contas (verde, branca e verde) no meio do fio.
- Com uma das pontas, faça todos os furos pela parte de trás, mas não aperte muito, formando uma 1ª carreira uniforme.
- Para a 2ª fileira, você precisará amarrar 5 pedaços em um lado do fio (2 verdes, 2 brancos e 2 verdes). A outra ponta passa por todos os furos e coloca as contas uniformemente, pressionando-as na 1ª fileira.
- Na 3ª fileira a ordem será a seguinte: preto, verde, 2 brancos, verde, preto. É importante entender que as contas pretas representam os olhos do sapo.
- 4ª fileira: 2 verdes, brancos, 2 verdes.
- 5ª fileira: 2 verdes, 2 brancos, 2 verdes.
- 6ª fileira: 2 verdes, 3 brancos, 2 verdes.
- Eles começam a fazer a parte superior das pernas. 11 contas verdes são amarradas no fio. Em seguida, passe a ponta externa, e passe a ponta do fio no sentido oposto pelas duas contas seguintes, obtendo o 1º “dedo”.
- Reúna 3 pedaços e passe novamente a conta de cima, passando o fio pelas 2 de baixo. Isso é repetido mais duas vezes para obter um total de 4 “dedos”.
- Depois passe o fio por 8 contas, retornando ao corpo.
- As mesmas ações são repetidas do outro lado.
- 7ª fileira: 2 verdes, 4 brancos, 2 verdes.
- 8ª fileira: 2 verdes, 5 brancos, 2 verdes.
- 9ª fileira: 2 verdes, 4 brancos, 2 verdes.
- 10ª fileira: 2 verdes, 3 brancos, 2 verdes.
- As pernas inferiores são formadas da mesma forma que a descrição dada para os membros superiores.
- 11ª fileira: 2 verdes, 2 brancos, 2 verdes.
As pontas do fio são cuidadosamente entrelaçadas no desenho geral, fixando-as com segurança. Graças à base flexível, o sapo pode ter qualquer formato.
Chaveiro
Uma criança pode fazer sozinha um lindo chaveiro que lembra uma fatia de melancia usando a tecnologia de tecelagem paralela.
Materiais necessários:
- fio flexível com cerca de 50 cm de comprimento;
- contas redondas em tons de preto, escarlate, verde, branco (se desejar, use uma cor diferente);
- anel de chaveiro.
Execução passo a passo:
- Aplique o fio dobrado ao meio no anel e passe as duas pontas livres pelo laço, fixando-as firmemente.
- Coloque uma conta escarlate em uma ponta do fio. A segunda extremidade é passada através do furo, prendendo a 1ª fileira.
- Depois, eles pegam as contas escarlate, preta e escarlate de um lado e, com a outra ponta do fio, passam por todas as contas da 2ª fileira.
- Para a 3ª carreira, você precisará de contas pretas e 4 escarlates.
- A próxima 4ª fileira é composta por contas escarlates, pretas e 5 contas escarlates.
- Para criar a 5ª fileira, você precisa enfiar contas pretas, 3 escarlates, pretas e 4 escarlates.
- Forme a 6ª carreira com 11 contas brancas.
- Para a última fileira, você precisará enfiar 13 miçangas verdes.
As pontas são fixadas entrelaçando-as entre as contas.
Corrente
As crianças são convidadas a tecer uma linda corrente em duas fileiras, usando um padrão simples e acessível.
Materiais necessários:
- fio de seda;
- contas redondas de cor dourada, madrepérola ou prata;
- agulha fina.
Execução passo a passo:
- Use uma agulha para pegar duas contas e aproxime-as do final do fio. As pontas são amarradas com um nó para que os furos fiquem localizados ao longo do fio.
- Passe a agulha de baixo para cima através do furo da conta esquerda.
- Enfie 2 pedaços e passe a agulha de cima pela conta direita e depois de baixo pela conta esquerda e pela 3ª conta. Um quadrado é formado.
- Novamente, pegue 2 pedaços com uma agulha e direcione-os de cima para baixo, através do furo da 4ª conta, e depois de baixo para cima, através do furo da 3ª conta.
A tecelagem é realizada na mesma sequência até que a corrente atinja o comprimento desejado. Elas são fixadas nas bordas do fecho. Se desejar, você pode simplesmente conectar as pontas opostas e costurá-las.
O trabalho com miçangas é um dos tipos de criatividade acessíveis às crianças. Eles selecionam esquemas simples para eles que lhes permitem formar motivação para atividades interessantes que desenvolvem perseverança, atenção e habilidades motoras finas.
Vídeo sobre miçangas para crianças
Fazendo sorvete com miçangas: