Um casamento é um dos momentos mais significativos na vida de qualquer garota. Num dia assim, tudo é importante: o vestido, o penteado e, claro, o buquê. Apesar de todas as inovações da moda, buquê de noiva de flores frescas sempre parecerá mais festivo, mais solene, e seu aroma único, leve e persistente não pode ser substituído por nada.
Dicas e regras para compor arranjos florais para um buquê de noiva
O buquê completa a imagem da noiva e cria sua integridade. Para criá-lo, você pode recorrer aos serviços de floristas experientes ou fazê-lo você mesmo. E então a composição do feriado trará alegria em dobro. Não é difícil fazer isso.
O principal é lembrar de algumas regras simples:
- Somente plantas frescas e saudáveis são usadas.
- Todos os atributos, ferramentas, decoração e flores devem ser comprados com antecedência.
- Para implementar seus planos, você deve escolher uma forma simples de composição.
- Vale a pena praticar e criar pelo menos uma obra-prima alguns dias antes do evento significativo para ver o que acontecerá e como a composição se comportará ao longo de alguns dias.
- O buquê para o casamento em si é feito no dia anterior ou no próprio dia da celebração.
Formato de buquê
O buquê de flores frescas da noiva deve estar em harmonia com o tema geral da celebração do casamento e com o vestido da noiva.
Convencionalmente, podemos distinguir as seguintes formas de buquês:

Forma | Peculiaridade |
Bola | Uma pequena bola redonda, presa em um suporte de buquê, adequada para vestidos com saia rodada de qualquer comprimento. |
Haste | Um caule estreito de hastes florais de altura arbitrária e botões em formato de bola, hemisfério ou guarda-chuva. Esta é uma ótima escolha para noivas altas, esbeltas e elegantes, com vestidos longos e justos. |
Cascata | A composição suspensa e esvoaçante fica ótima no fundo de vestidos soltos e longos; uma cauda leve é permitida. |
Hemisfério | Buquê leve e arejado, de formato arredondado. |
Biedermeier | Uma característica distintiva é a montagem do buquê em círculo ou em linhas retas, observando linhas de cores, formas e variedades de plantas. |
Pomander | Um buquê de bolas que não tem hastes, mas tem uma fita, corrente ou contas. |
Esquema de cores
Não há restrições quanto à escolha do esquema de cores para a composição. O principal é manter uma direção consistente com a celebração do casamento. Um buquê padrão inclui 2 a 3 tons principais. Muitas cores podem parecer muito pretensiosas e vulgares. Uma exceção pode ser um buquê de outono no estilo boho, quando cores brilhantes como laranja, vermelho e amarelo estão intimamente interligadas com roxo e marrom.
Você também pode dar preferência a um buquê único. Mas só ficará vantajoso se for de um tom incomum, por exemplo, roxo suave, rosa acinzentado. Um clássico atemporal: branco puro para um buquê de casamento. Pode parecer que ele pode se perder no cenário do vestido da noiva. Mas neste caso, a solução pode ser substituir as flores brancas por outras semelhantes, mas com o centro colorido, por exemplo, narcisos brancos com o centro amarelo.
Muitas pessoas abordam a escolha de um buquê de um ponto de vista prático, mas também há aquelas para quem o simbolismo é importante:
- Em todos os tempos, a cor branca simbolizou inocência e pureza.
- Vermelho é a cor dos sentimentos tempestuosos e da paixão.
- Azul simboliza respeito e lealdade.
Há uma atitude ambígua em relação ao amarelo: para alguns, é a cor da traição e da separação, enquanto outros o veem como estabilidade e prosperidade.
Decorações
Você pode decorar um buquê de casamento com qualquer coisa. A imaginação do mestre não é limitada por nada. Fitas de cetim banais, tranças e miçangas podem ser substituídas por penas, rendas e strass exclusivos.
Os cachos de bagas de sorveira são adequados para um buquê de outono. Para uma composição de inverno, você pode pegar galhos de plantas coníferas com pinhas. Ficará com uma aparência incomum, e os participantes do evento certamente se lembrarão de uma escolha tão criativa.
Quais plantas são adequadas?
Qualquer planta serve, o principal é prepará-las corretamente, sem esquecer das combinações:
- Todos os espinhos devem ser removidos das rosas.
- No caso dos lírios, vale a pena escolher uma variedade sem cheiro forte e retirar todo o pólen.
- Ao compor uma composição, vale a pena considerar os tipos de caules das plantas: duros e macios. Selecione os elementos adequados.
- Uma opção maravilhosa para um casamento em maio é um buquê único de botões de tulipas.
- As peônias são adequadas para celebrações no início do verão.
- A hortênsia ficará ótima em um buquê de inverno.
- Orquídeas exóticas são exatamente o que você precisa para uma composição em cascata.
- Lírios-de-cala e lírios-do-vale são clássicos atemporais.
Opções de design
Existem diversas opções para criar buquês, mas todas elas têm algumas características em comum:
- Botões grandes quase sempre circundam inflorescências menores.
- Tons escuros são diluídos com cores claras.
- Os caules do buquê são aparados com tesouras de poda, e alguns são divididos para melhor absorção de umidade.
- A composição é cercada por vegetação e segura.
No porta-buquê
Até mesmo um mestre novato pode fazer um buquê de noiva com flores frescas em um porta-bouquet.
Para fazer isso, basta seguir estas instruções passo a passo:
- Prepare tudo o que você precisa: flores, decoração, tesoura, porta-buquê.
- Umedeça a esponja. Deve haver umidade suficiente para nutrir as flores.
- Prepare as flores você mesmo. Corte todos eles, deixando o mesmo comprimento de caule de 6–10 cm.
- Você pode começar a montar a composição. Tudo começa com a fileira externa. Podem ser folhas ou outros elementos adicionais.
- Após a instalação na posição desejada, elas são fixadas com uma fita de cetim. Eles envolvem firmemente todo o suporte do porta-buquê. A ponta da fita é fixada com cola ou um grampeador.
- O próximo passo é inserir as flores, da borda até o meio do buquê. Os maiores são usados primeiro, depois os menores e, por fim, os menores ainda.
- Todos os elementos da composição devem se encaixar perfeitamente, como se estivessem apoiando as flores vizinhas.
- Como toque final, você pode adicionar miçangas ou outros elementos decorativos.
No fio
Aqui, o caule da flor é sustentado por um arame floral especial. Evita vincos e deformações do buquê. O arame é usado para criar uma composição em forma de haste ou em uma perna alta.
São selecionados buquês com comprimento de haste de pelo menos 20 cm.
Cascata
Um buquê de noiva com flores frescas, desenhado em cascata, é uma das opções mais originais e populares dos últimos 5 anos. Seu formato leve e arredondado na parte superior com um triângulo caindo – é exatamente assim que ele aparece nas mãos da noiva. Para a criação, são selecionadas plantas com caules macios e flexíveis. Algumas das variedades bem-sucedidas são orquídeas e heras.
A montagem é feita em porta-porta-bouquet. As flores que você selecionar devem ter caules de comprimentos diferentes. A montagem começa com as plantas mais longas de um lado do círculo. Em seguida, as flores restantes são colocadas firmemente. Quanto mais distantes estiverem do círculo selecionado, menor será o comprimento do caule.
Ferramentas e materiais para criar buquês
Antes de começar a criar um buquê, você deve preparar tudo o que precisa:
- Uma tesoura de poda afiada e prática é a principal ferramenta na criação de qualquer buquê. É usado para cortar caules no comprimento desejado.
- Tesoura.
- Uma faca utilitária ou uma faca de cozinha afiada para rachar os caules.
- Porta-porta-documentos.
- Trança decorativa ou fita de cetim.
- Corda de renda ou juta.
- Fita florística.
- Papel, papel crepom.
- Arame.
- Líquido.
- Strass, miçangas, lantejoulas, broches, penas, organza, toda a decoração necessária.
Preparando plantas
Se a planta tolera confortavelmente baixas temperaturas, é melhor armazená-la em um local fresco, por exemplo, na geladeira, isso é adequado para tulipas e rosas. Não vale a pena experimentar flores mais delicadas, como orquídeas. Um local fresco, escuro e sem correntes de ar é perfeito para armazená-los.
A água para flores deve estar em temperatura ambiente e já sedimentada. É permitido o uso de fertilizantes especiais. Antes de colocar as plantas na água, seus caules são cortados em ângulo e as folhas inferiores são removidas.
Buquês de noiva com flores frescas em diferentes estilos
Um buquê de noiva com flores frescas em versão clássica é universal, adequado para qualquer vestido, cor e estilo.
No estilo dos clássicos
Os clássicos nunca saem de moda. Tradicionalmente, a base dessa composição são rosas ou copos-de-leite, complementados por folhagens e pequenas inflorescências.
Às vezes as cores principais podem ser:
- tulipas;
- orquídeas;
- lírios.
O formato do buquê deve ser redondo, não é permitido descuido. Cada flor deve estar em seu lugar. Você pode usar um suporte para buquê.
A perna é amarrada com uma fita de cetim ou renda e decorada com grandes pérolas artificiais.
Rústico
Rústico significa literalmente "rural, campestre". Este é o conceito que você deve partir ao criar uma composição. O esquema de cores foi escolhido para ser suave e o mais natural possível. É dada preferência a flores silvestres sazonais com inflorescências pequenas ou médias. O uso de elementos vegetais grandes também é permitido, mas não mais do que 3 flores por buquê.
Você também pode criar um buquê único neste estilo, por exemplo, de astilbe. Assimetria, bordas desfiadas, camadas múltiplas – tudo isso pode ser encontrado neste buquê de noiva.
Provença
Simplicidade e sofisticação são o lema do estilo provençal.
Das plantas, deve-se dar preferência a:
- frésia;
- sinos;
- trevo;
- hortênsias;
- centáureas;
- rosas arbustivas;
- lavanda.
Assim como todo o casamento nesse estilo, o buquê tem suas próprias características distintivas:
- O arranjo de flores deve ter uma aparência natural, as cores devem ser suaves e o buquê não deve distrair a atenção dos convidados ao olhar para a noiva.
- O tamanho do buquê geralmente é pequeno, de formato arbitrário.
- Os tons são calmos e não chamativos.
- Flores secas como lagurus, delphinium e gypsophilum serão uma adição maravilhosa.
- Ervas da Provença – hortelã, erva-cidreira, manjericão, alecrim – adicionarão seu aroma único e tornarão o buquê mais interessante.
- Um buquê único de lavanda é o único que não requer diluição com folhagens.
- Papel kraft e estopa completarão a composição escolhida e lhe darão integridade.
Ao criar uma composição, você deve evitar cores brilhantes e chamativas, bem como strass, lurex e brilho excessivo.
Vintage
Características distintivas desta direção:
- impecabilidade;
- elegância;
- aristocracia.
5 regras básicas para criar uma composição neste estilo:
- Escolha cores claras e pastéis.
- É desejável que o buquê tenha o formato arredondado correto (bola, hemisfério) e seja simétrico.
- Ao escolher a decoração, deve-se dar preferência a camafeus ou broches grandes.
- O buquê da noiva e a flor na lapela do noivo, feitos de flores frescas, devem ser um só, como uma continuação um do outro.
- A composição deve ter seu próprio destaque. Por exemplo, um item antigo de verdade no design, um medalhão, um pingente, até mesmo uma renda servirão.
Etapas da criação de um buquê:
- Selecionando flores, preparando-as. Na maioria das vezes, a preferência é dada às rosas, mas botões entreabertos de peônias e frésias também são adequados.
- Seleção de opções de design.
- Ao usar um porta-buquê, as flores são inseridas na esponja na direção da borda para o centro. Os caules das flores externas se aprofundam ainda mais, criando um formato esférico para o buquê.
- Outra opção é quando as flores são coletadas em círculo, mas colocadas em um leve ângulo. No final da montagem, elas são fixadas firmemente primeiro com arame e depois com fita de cetim.
- A última etapa é a decoração.
Boho
O estilo boêmio tem características claras: tudo é ousado. Este buquê parece simples, como se as flores tivessem sido escolhidas às pressas, sem atenção. Mas, na verdade, um arranjo floral como esse exige uma abordagem muito cuidadosa. É uma das mais difíceis de criar.
O estilo é caracterizado pela combinação do incompatível, da ternura das flores silvestres e do brilho selvagem do exotismo. E como toque final – uma fita de cetim multicolorida ou um cordão de juta trançado.
Instruções passo a passo para montar um buquê:
- A primeira etapa é a seleção das plantas. O excesso de folhas e brotos quebrados são cortados; podem ser girassóis, papoulas, dálias ou ásteres, delicadas margaridas do campo, suculentas.
- As flores são coletadas em uma mão. Toda a atenção é dada à distribuição uniforme dos tons de cores.
- Folhagens ou flores secas são adicionadas para dar um toque especial ao ambiente.
- O buquê é levemente descuidado, sem simetria e com várias camadas.
- Os caules são presos com fita, barbante, fita ou bordas.
- É permitido aparar os caules no mesmo nível.
- A decoração deve ser reduzida ao mínimo.
Shabby Chic
O estilo é relativamente jovem, mas já ganhou popularidade. A composição neste estilo se distingue pela sua natureza multicomponente, volume e formas arredondadas leves. Não deve haver clareza ou separação; linhas suaves e transições prevalecem aqui.
Entre as flores, a preferência é dada às flores grandes e exuberantes com pétalas arredondadas:
- peônias;
- rosas;
- hortênsias.
Uma abundância de pequenos detalhes e decoração no design é bem-vinda.
O caule do buquê deve ser decorado. Fita de cetim, organza, renda – todos os elementos decorativos servem.
Dicas para armazenar buquês de noiva
Um casamento é um dia significativo, e você quer preservar os momentos memoráveis dele pelo máximo de tempo possível. Se você seguir os conselhos de floristas profissionais, seu buquê de casamento manterá sua aparência por muito tempo.
Conselho:
- Nada deve estragar a celebração, então deve haver 2 buquês. É o buquê duplicado que pode ser jogado e jogado no evento festivo.
- As flores devem ser sempre mantidas na posição vertical, se possível.
- A temperatura ideal de armazenamento para a composição é de +10-15 graus. Se as plantas forem resistentes à geada, elas podem ser colocadas na geladeira, depois de retirar as maçãs (elas aceleram o amadurecimento dos brotos). Para plantas mais delicadas, um local escuro e fresco no apartamento é adequado.
- Durante e após a celebração, o buquê deve ser protegido de correntes de ar e luz solar direta.
- As flores não devem ficar sem umidade por muito tempo; durante o casamento, se possível, elas devem ser colocadas periodicamente em um vaso.
- A água deve estar sempre em temperatura ambiente.
Se você deseja preservar o buquê da noiva por muitos anos, não apenas em uma foto memorável, você pode recorrer à herbarização:
- O primeiro método: encontre um local seco e bem ventilado e pendure o buquê com os botões para baixo. Em um mês o buquê vai secar.
- O segundo método é quase o mesmo, só que as flores são primeiro borrifadas com spray de cabelo e fixadas por uma hora.
- O terceiro método é o mais trabalhoso, mas o mais eficaz. Para isso, você precisará de um recipiente um pouco mais alto que o buquê e areia limpa e seca. O buquê de flores frescas da noiva é colocado verticalmente em um recipiente e cuidadosamente coberto com areia, ajustando as folhas e pétalas conforme necessário. O processo de herbarização neste caso leva vários meses.
Vídeo sobre como criar um buquê de noiva com flores frescas com suas próprias mãos
Fazendo um buquê de casamento com suas próprias mãos: