Para evitar perder agulhas durante o trabalho, é conveniente usar um travesseiro especial. Além disso, um alfineteiro desempenha uma função decorativa, trazendo um novo toque ao ambiente e complementando o design do ambiente. Você pode comprar esse produto em uma loja ou fazê-lo você mesmo se tiver experiência mínima em costura.
O que é necessário para o trabalho
O alfineteiro deve servir para guardar com segurança instrumentos cortantes destinados à costura. Este é considerado o propósito principal desta coisa. Se a costureira tiver apenas 2 agulhas, não deve haver objetos cortantes no novelo de linha.
Para facilitar o trabalho, é recomendável preparar uma almofada macia na qual você possa enfiar não apenas agulhas, mas também alfinetes de alfaiate. Graças a este produto, evita-se o risco de ferimentos acidentais em animais de estimação ou familiares.
Um travesseiro próprio para guardar agulhas de costura pode ser comprado em uma loja especializada ou feito de forma independente.
A segunda opção tem mais vantagens que a primeira:
- costura requer consumo mínimo, enquanto o trabalho não leva muito tempo e não requer habilidades especiais;
- qualquer material que você tenha em casa serve para criar um produto caseiro;
- É permitido dar ao produto uma aparência incomum para usá-lo como presente ou como decoração de um ambiente.
Há muitas opções para fazer uma almofada de alfinetes.
Ao criar um alfineteiro, as costureiras podem usar:
Tipo de material | Características de uso |
Cerâmica | É um material frágil e, portanto, requer manuseio cuidadoso. Os produtos cerâmicos são pintados principalmente em tons de branco e azul, complementados com ornamentos e monogramas. |
Metal | Muitas vezes esse material é usado como suporte para almofadas. Aço ou ferro são adequados para esses fins. Como resultado, o produto ficará bonito e durável. Itens com base de bronze são especialmente populares, assim como itens com revestimento dourado em um suporte de metal. |
Material de tecido | Para criar uma almofada, você pode usar veludo, feltro, cetim ou seda. Produtos de crepe, veludo e veludo cotelê têm uma aparência muito bonita. Costureiras iniciantes podem usar algodão e tecidos mistos. |
Ao fazer uma almofada de agulha, também é aceitável usar:
- casca de bétula;
- nódulo de árvore;
- estanho;
- plástico;
- fio;
- porcelana.
Antes de realizar qualquer trabalho, é essencial preparar o local de trabalho. Ao desenvolver um modelo, escolher os consumíveis, fazer um alfineteiro de tecido e decorar o produto final com enfeites, a iluminação deve ser clara e a superfície confortável e ampla.
Conjunto padrão de ferramentas e materiais necessários para o trabalho:
- pedras decorativas, contas grandes, botões necessários para decorar o produto;
- agulhas com material de linha;
- preenchimento em forma de manta, holofibra, enchimento sintético;
- têxteis (é permitido usar várias opções).

Ao costurar à mão, é permitido usar vários tipos de costuras, cada uma com uma finalidade específica:
- Para fazer o overloque, você precisa de um ponto de casa de botão;
- O ponto oblíquo é necessário para fixação permanente ou temporária, por isso é considerado mais forte que o ponto reto;
- o ponto reto é adequado para costura temporária de tecido, bem como para destacar margens de costura;
- Para prender botões, presilhas ou botões, é necessário um ponto especial;
- Para fazer a bainha da parte inferior da peça, você precisará de um ponto cruz (isso ajuda a manter a aparência do tecido).
Se o produto for complexo de fabricar, é permitido usar todos os tipos de costuras.
Ao fazer você mesmo um alfineteiro, é recomendável cumprir várias condições:
- O enchimento deve ser de alta qualidade. Caso um objeto de costura afiado entre acidentalmente no produto, o enchimento utilizado deve segurar firmemente a agulha.
- A almofada da agulha deve ter um design brilhante para encontrar rapidamente um item em uma prateleira de uma despensa ou armário.
- O travesseiro deve ter uma base estável., especialmente se houver crianças pequenas em casa.
- A tampa deve estar bem apertada. A capa externa não deve apenas desempenhar uma função decorativa, mas também segurar com segurança os acessórios destinados à costura.
Travesseiro simples
A almofada de alfinetes pode ter uma aparência simples, sendo considerada a melhor opção para iniciantes. Neste caso, é necessário fazer um molde, a partir do qual é permitido costurar o produto à mão.
Para costureiras que não têm muita experiência em costura, ao criar peças originais, é recomendável inicialmente fazer peças mais simples, passando gradualmente para as mais complexas.
Descrição passo a passo:
- Corte 2 pedaços retangulares ou quadrados de qualquer material de tecido.
- Costure as peças cortadas pelo avesso, deixando uma pequena abertura.
- Vire o produto do avesso, fazendo primeiro 2 entalhes em cada canto.
- Encha o travesseiro com qualquer enchimento e costure o buraco.
- Se desejar, o produto final pode ser decorado.
Alfineteiro quadrado
A almofada de alfinetes pode ser costurada em uma máquina de costura. Esse produto terá uma costura forte e uniforme, evitando assim o risco de quebra da barra da agulha.
Materiais e ferramentas necessários:
- 2 pedaços de tecido medindo 7x7 cm;
- uma agulha com linha que combine com a tonalidade do material;
- enchimento especial, algodão ou enchimento sintético.
Instruções passo a passo:
- Primeiro, passe bem o tecido para remover vincos.
- Coloque 2 peças juntas de modo que os lados direitos fiquem para dentro.
- Costure 3 lados usando uma máquina de costura.
- Vire o produto resultante do avesso e preencha-o com algodão, enchimento sintético ou um enchimento especial.
- Quando terminar, costure o quarto lado do alfineteiro com um ponto manual escondido.
Alfineteiro redondo
Se você tem experiência em costura, pode fazer um alfineteiro redondo que pode parecer uma flor. Neste caso, o produto pode ser decorado com miçangas para deixar a almofada mais bonita.
Lista de materiais e ferramentas:
- contas para decoração;
- lápis com pistola de cola;
- material de linha com tesoura, bem como 2 agulhas (uma deve ser grande, a outra é necessária para costura);
- estofamento sintético;
- tecido de algodão.
Para esticar novamente o alfineteiro e dividir o produto em vários setores que imitam pétalas de flores, você precisa preparar um material de linha, fita ou cordão encerado. Neste caso, o material da gravata deve ser forte e não rasgar.
Algoritmo de criação:
- Dobre o tecido em 2 camadas de modo que a parte da frente fique para dentro.
- Usando um lápis, desenhe um círculo com o diâmetro desejado no tecido. Ao cortar, deixe margem para que o produto possa ser costurado.
- Costure duas peças juntas com um ponto de alinhavo para facilitar a costura posterior.
- Depois de 2 peças, costure com ponto reto. Os pontos devem ser uniformes e densos. Se você tiver uma máquina de costura, você pode costurar a peça de trabalho nela.
- Remova o material da linha usado para varrer os espaços em branco. Faça um corte de 4 cm de comprimento no meio de um dos lados do material.
- Vire a peça do avesso e endireite as bordas. Preencha o produto uniformemente com enchimento sintético. Coloque pedaços de enchimento da borda em direção ao meio, até que o alfineteiro esteja completamente preenchido.
- Costure o corte depois de preencher o espaço em branco. A costura pode ficar irregular, pois tudo vai depender da qualidade do material. No entanto, quaisquer defeitos serão escondidos por contas e material de linha.
- Passe um pedaço longo de linha, dobrado ao meio, por uma agulha grande. Dê um nó nas pontas do fio.
- Para dividir a cama da agulha em vários setores, insira a agulha no meio do produto e puxe-a para fora do outro lado. Depois, passe a ferramenta novamente de cima para baixo e aperte firmemente. 1 tira deve consistir em 3 círculos. Depois vá para o lado oposto.
- Para fazer isso, primeiro cubra a costura com material de linha e depois você pode prosseguir. O principal é que a agulha sempre entre no mesmo orifício, por baixo e por cima.
- Se o material da linha acabar, mas o número necessário de setores não tiver sido criado, aperte bem o nó no tecido e corte a linha. Depois, passe novamente o material da linha na agulha e continue trabalhando. O número de setores dependerá da preferência pessoal, bem como do diâmetro do alfineteiro.
- Decore o meio do produto, onde fica o feixe de fios, com 2 contas grandes na parte superior e inferior para esconder os nós.
- Se desejar, a parte superior do alfineteiro pode ser decorada com miçangas adicionais, colocando as decorações em cada tira, partindo do meio. Neste caso, o diâmetro das contas deve ser menor que o da central. Use uma pistola de cola para consertar.
Alfineteiro na mão
Costureiras iniciantes podem criar um alfineteiro que pode ser usado no braço.
Para fazer isso, você precisa preparar:
- Velcro para fixação na mão;
- material da linha que combinará com o tecido;
- tecido de algodão ou chita;
- holofibra para enchimento.
Método de criação:
- Do tecido, corte 2 círculos com raio de 5 cm. Além disso, corte uma tira com 10 cm de largura e comprimento igual à circunferência do braço. Ao medir o comprimento, recomenda-se aumentar o tamanho em 4 cm.
- Coloque as peças juntas com os lados direitos voltados um para o outro e costure-as, deixando uma abertura para o preenchimento. Corte as margens de costura.
- Vire a parte em branco do avesso e preencha com holofibra. Costure o buraco restante à mão usando um ponto escondido.
- Se desejar, o produto pode ser decorado dividindo a almofada em vários segmentos para criar uma flor. Para fazer isso, passe o material no meio da peça de trabalho pela frente, depois jogue-o sobre a borda e passe-o no meio pela parte de trás. Puxe a linha firmemente. O meio da almofada pode ser decorado com um pequeno botão.
- Dobre a tira retangular cortada ao meio em todo o seu comprimento. Esconda os cortes para dentro e costure-os na máquina de costura.
- Fixe o velcro e o alfineteiro criado na tira.
Chapéu de travesseiro
Uma almofada de alfinetes pode ser criada no formato de um chapéu. Tal produto desempenhará não apenas uma função principal direta, mas também uma função decorativa, decorando o interior do ambiente.
Neste caso, você precisa preparar:
- fita de cetim;
- flores artificiais;
- folha de papelão com material de tecido de malha;
- material de linha com tesoura e cola;
- enchimento especial na forma de enchimento sintético ou holofibra.
Opção de criação:
- Recorte um círculo de uma folha de papelão, cujo diâmetro deve ser de pelo menos 10,5 cm.
- Ao cortar o tecido, corte 4 círculos. O diâmetro de 2 partes deve ser de 22 cm, as outras – 14 cm.
- Junte as peças do círculo grande, colocando primeiro um círculo de papelão entre elas. Costure a peça à máquina, dobrando cuidadosamente as bordas.
- Prepare pedaços de diâmetro menor com o recheio no meio. Primeiro costure 4 bordas opostas uma à outra e depois costure tudo junto.
- Junte as duas partes do alfineteiro.
- Para decorar o chapéu, use uma fita de cetim com flores artificiais. Use cola para consertar.
Alfineteiro para dedo
A maioria das costureiras usa uma almofada de alfinetes, que tem o formato de um anel, ao costurar. Este item é prático para fixar peças de roupa e também para remover ferramentas. Tanto costureiras experientes quanto novatas podem fazer esse produto.
Ao criar um alfineteiro, é recomendável dar preferência a tecidos naturais, pois neles é fácil inserir agulhas e alfinetes.
Ferramentas e materiais necessários:
- alfinetes e agulhas, bem como enchimento;
- régua com tesoura e giz de alfaiate;
- um pequeno pedaço de tecido de algodão ou linho;
- lantejoulas ou miçangas, bem como linha de pesca fina para decoração.
Descrição passo a passo:
- Corte um quadrado do tecido, cujo tamanho seja 10x10 cm. Se o material for grosso, adicione 0,5 cm em cada borda.
- Coloque a peça de trabalho de modo que a parte da frente fique para baixo. No canto superior direito, use uma régua para medir 2,5 cm para baixo e para a esquerda. Dobre o canto e passe a ferro.
- Dobre o pedaço quadrado na diagonal de modo que a parte da frente fique para dentro. Costure o espaço em branco em uma máquina de costura. No lado direito, na parte superior, a costura deve seguir ao longo do canto dobrado. Na parte inferior do quadrado, finalize a costura no centro e faça os fechos. Corte o canto, recuando 2 mm da linha.
- Vire a peça de trabalho do avesso, endireitando simultaneamente os cantos. Encha o produto firmemente com enchimento especial, especialmente próximo ao ângulo reto.
- Costure a área aberta com um ponto escondido. As margens podem ser dobradas para dentro e as dobras podem ser passadas a ferro. Costure até o final.
- Encaixe o canto costurado firmemente na abertura do canto oposto. Neste caso, recomenda-se o uso de uma agulha. Costure as pontas.
- Para decorar uma almofada com miçangas, passe o fio em uma agulha e depois coloque as miçangas no fio. Dê um nó na ponta do material da linha para evitar que pequenas partes escorreguem. Para prender a linha, use uma linha de pesca inserida em uma agulha e costurada entre as contas.
Se a almofada de alfinetes for decorada com bordado, é recomendável fazer essa decoração antes de cortar o espaço em branco.
Em forma de donut
A almofada de alfinetes pode ser feita no formato de um donut, porque temas de comida estão se tornando populares em artesanatos atualmente.
Lista de ferramentas e materiais:
- alfinetes de alfaiate com agulha e fio dental;
- enchimento;
- Material de feltro em tons de marrom, rosa e bege.
Opção de criação:
- Usando um molde, corte 3 pedaços de tecido de feltro em tons diferentes. A cobertura rosa é usada para imitar a cobertura usada para cobrir o donut. Para fazer com que esta parte pareça mais realista, a peça de trabalho deve ter um formato ondulado.
- Coloque a peça rosa sobre o círculo amarronzado e prenda com alfinetes.
- Usando um ponto de laçada, costure 2 elementos ao longo de um contorno ondulado e aleatório. Para fazer isso, use uma agulha e linha rosa.
- Usando um método semelhante, costure as bordas da peça marrom. Não deve haver tensão forte durante o trabalho, caso contrário o tecido de feltro ficará deformado.
- Para criar uma imitação de confeitos de açúcar, faça vários nós frequentes, mas únicos, de cores diferentes.
- Junte as peças marrom e bege usando um ponto de laçada. Não costure até o fim. Para encher bem o travesseiro, deixe uma abertura de 3 cm. Depois finalize a costura para que o enchimento não saia.
Um alfineteiro pode ter diferentes tamanhos e formatos e pode servir tanto para uma função decorativa quanto prática. Esta almofada pode ser comprada em uma loja especializada ou criada de forma independente usando recipientes vazios, tampas, sobras de renda ou tecido.
Para fazer um produto semelhante para agulhas, você pode usar absolutamente qualquer material. Como resultado, você pode obter algo lindo.
Vídeo sobre como fazer uma almofada de alfinetes