Ao examinar coisas guardadas em um armário, você pode encontrar itens que não foram usados por anos. Se você sentir pena de jogá-los fora, você pode transformar algo desnecessário em algo necessário. Por exemplo, uma boa solução seria fazendo chinelos quentinhos, e padrões em tamanho real ajudarão com isso.
De que costurar chinelos
Qualquer tecido pode ser usado para fazer chinelos. O principal é que esteja quente.
Para costurar sapatos macios para casa, você pode usar os seguintes materiais:
Área de produtos | Materiais |
Urdidura |
|
Único |
|
Palmilhas |
|
Outro forro é frequentemente colocado entre as solas e palmilhas, por exemplo:
- cartão;
- espuma de borracha;
- sintético.
Para fazer um molde, além dos materiais, você precisa ter em mãos as seguintes ferramentas e itens;
- papel grosso ou papelão: os moldes serão feitos com estes;
- instrumentos de escrita; lápis, canetas, marcadores, giz de cera;
- Tesoura: necessária para cortar papel e tecido;
- agulhas e linhas: necessárias para costura;
- fita métrica de alfaiate: é necessária para o molde, que é feito com base nos resultados obtidos durante a medição.
Construção de padrões em tamanho real
Chinelos de casa (um molde em tamanho real facilita a costura do futuro produto) podem ser chinelos comuns. Eles exigem poucos materiais e o padrão é extremamente simples.
Chinelos caseiros também podem ter parte traseira ou cano longo. Se você usar esses produtos no inverno, seus pés ficarão aquecidos e confortáveis. No entanto, o processo de fabricação desses sapatos exige diligência e tempo. Você também precisará de mais material do que com chinelos comuns.
O processo de fabricação de chinelos começa com um molde. Nesta fase, é importante fazer as medições corretamente. Os moldes devem ser feitos de acordo com o tamanho do pé. Para fazer isso, você precisará saber o comprimento e a largura das solas, a circunferência e a distância até o peito do pé.
É necessário usar uma fita métrica em seu trabalho. Os resultados obtidos como resultado da medição são registrados em uma folha de papel.
Bombas
A maneira mais fácil de fazer um molde é para chinelos de salto alto.

Você precisa colocar seu pé sobre uma folha grossa de papel e traçá-lo com um lápis. Em seguida, a sola é corrigida de acordo com as medidas obtidas.
Chinelos-botas
As pantufas são semelhantes às botas, mas diferem delas por serem feitas de materiais mais leves.
Para fazer chinelos fechados, você precisa fazer o seguinte:
- Coloque o pé de lado para obter algo parecido com um desenho simples de uma bota. Primeiro, uma perna é contornada separadamente, e depois a outra. O número de peças pode variar dependendo do formato do sapato. Por exemplo, o cabedal pode ser representado por um único elemento que combina a lateral, a biqueira e o calcanhar. Também pode ser representado por 3 elementos - 2 partes laterais e 1 parte que ficará localizada acima do pé.
- Faça um molde para o cano alto ou para a parte dos chinelos que eventualmente se tornará o punho de pele. Para fazer esta lapela, você precisa medir sua perna na região da panturrilha usando uma fita métrica. Depois, deixe uma margem de alguns milímetros. Isso deixará o bootleg mais solto.
- Antes de fazer a parte superior do sapato, meça o pé da ponta do dedão até o final do peito do pé. O bootleg será posteriormente costurado nesta parte.
- Ao cortar os elementos do molde, deixe margens de costura (15-20 mm).
Chinelos fechados sem salto
Pantufas podem ser costuradas sem salto e com a ponta fechada. É fácil criar um padrão em tamanho real para eles. Para fazer isso, você precisa traçar o pé da pessoa para quem os sapatos estão sendo feitos em um pedaço de papel grosso.
Neste caso você precisará de:
- 2 solas;
- 2 lados externos;
- 2 partes superiores.
Chinelos abertos
A produção de chinelos abertos também começa com o corte da sola e da parte superior.
Para cada chinelo você precisará de 6 peças de:
- material para a sola;
- selante de sola;
- tecidos para solas;
- tecidos de forro;
- tecidos para o lado externo;
- enchimento sintético na parte superior.
Instruções para costurar chinelos
Os chinelos (o molde em tamanho real facilita muito o trabalho com o produto) são fáceis de fazer, seguindo uma descrição detalhada de cada etapa.
Feito de feltro
O processo de fabricação de chinelos de feltro macio passa pelas seguintes etapas:
- Prepare um modelo. Você pode colocar seu pé em um pedaço de papel e traçar o contorno dele ou escolher o tamanho desejado nos modelos prontos. Recorte pedaços de papel ao longo do perímetro.
- Recorte os pedaços de feltro: 2 unid. para linguado e 2 peças. para o topo. Corte também mais alguns pedaços de sola de feltro de cor diferente.
- Coloque as partes resultantes: na parte inferior - o elemento da sola com as marcas voltadas para cima, depois o elemento da sola de cor diferente com as marcas voltadas para cima e na parte superior - o elemento superior com as marcas voltadas para cima.
- Conecte as marcas superiores com um ponto e depois dê um nó nas pontas da linha. Conecte as peças da esquerda e da direita da mesma maneira.
- Adicione alguns pinos. Todo esse procedimento é repetido com o 2º chinelo.
- Vá direto para a costura. Passe a linha pelo buraco da agulha e faça um nó, escondendo-a entre as camadas de feltro. Antes de iniciar a costura, faça um arremate de 2-3 pontos em um só lugar.
- Costure as peças com a costura voltada para a frente. Você deve deixar aproximadamente 10 mm da borda. À medida que você se aproxima dos pontos de fixação, corte e puxe os fios. No final da costura, faça o mesmo fecho do início.
- Usando uma linha de cor diferente, costure a parte inferior do sapato, unindo as camadas da sola. Tudo isso é feito novamente para fazer o 2º chinelo.
De uma toalha felpuda
Chinelos feitos de tecido felpudo serão confortáveis, macios, práticos e bonitos.
As etapas de sua criação serão as seguintes:
Estágio | Descrição |
Faça padrões | Para fazer isso, coloque o pé sobre o material e trace o contorno dele, ou pegue chinelos velhos e aplique-os no tecido. Isso determinará o tamanho correto. No total, 6 elementos devem ser recortados:
É melhor fazer tanto a parte superior quanto o forro de tecido felpudo. Isso deixará os sapatos macios e confortáveis. Além disso, o processo de costura em si neste caso será bastante simples. |
Executar trabalho na camada interna | Borracha de espuma ou outro material isolante pode ser usado para a camada interna. Outra camada é colocada sob o calcanhar e então precisa ser fixada com um ponto. Quem pretende usar máquina de costura deve lembrar que ela não costura bem em espuma de borracha. Para facilitar a aplicação da argamassa, é necessário colocar uma tela sobre o material. Borracha esponjosa também é colocada na parte superior dos chinelos. |
Conecte a parte superior com o forro | A sola pode ser retirada de chinelos velhos. É melhor fazer sapatos um pouco maiores que o tamanho do pé. Então ficará mais confortável e fácil de vestir. |
Montar os elementos em uma única estrutura | Você pode usar uma máquina de costura (uma agulha nº 120 funciona melhor). Ao costurar, é preciso ter cuidado: ao passar pelas áreas mais grossas, a velocidade deve ser reduzida. |
Executar enfrentamento | Do tecido felpudo você precisa cortar uma tira de 4 cm de largura e comprimento igual ao diâmetro da sola. Isso criará um revestimento para finalizar a borda do sapato. O revestimento deve ser costurado do lado da sola. |
De um velho casaco de pele de carneiro
Se você tem um casaco de pele de carneiro velho no seu armário que ninguém usa há muito tempo, em vez de jogá-lo fora, você pode fazer chinelos confortáveis com ele. A parte da frente do sapato é melhor cortada das mangas. A parte mais adequada para a sola é a parte da roupa exterior que não tem costuras.
Ao costurar esses chinelos, você deve seguir os seguintes passos:
- Faça um molde em papel grosso e depois transfira o desenho para o material base. Isso é feito porque o couro é grosso e será difícil fixar o molde nele.
- Recorte os pedaços usando uma tesoura grande e afiada. Se o mestre decidir usar uma tesoura pequena, ele não terá sucesso, porque a ferramenta não suporta material grosso.
- Coloque o molde de papel recortado sobre o tecido e prenda-o com agulhas. Isso tornará mais fácil traçar o padrão. É melhor usar giz para traçar.
- Para processar as bordas do produto, utilize um furador. É melhor usar uma ferramenta de costura que tenha um pequeno furo especial para passar a linha. Depois que o material for perfurado e a ponta sair, passe a linha pelo orifício.
- Faça outro furo no material com um furador. Ele deve estar localizado próximo ao anterior. A ponta do furador também é retirada, e a linha que foi retirada anteriormente é enfiada em seu orifício. Ele é puxado para o outro lado desta peça de couro.
- Vire a peça e faça o mesmo no outro lado.
- Comece a costurar as partes superiores e as lapelas. Para fazer uma curva, você precisa prender o cano da bota na parte superior do chinelo. As duas metades são unidas por uma costura interna. Se o material do casaco de pele de carneiro não for muito grosso, então uma agulha grande é usada. Se o tecido for de alta densidade, é melhor trabalhar com um furador de costura.
- Para fazer uma sola forte, combine várias camadas de materiais diferentes de uma só vez. A parte superior, chamada palmilha, é feita de tecido de algodão ou pele de carneiro. É melhor fazer a camada intermediária com enchimento sintético ou espuma de borracha. Você pode usar papel grosso ou feltro. Couro, borracha e capa de chuva são bons materiais para a parte inferior da sola. Pode ser difícil reunir todas essas camadas. Aqui, linhas fortes e um furador de costura virão em seu socorro.
- Depois que a sola dos chinelos estiver pronta, conecte-a à parte superior. A costura da conexão pode ser deixada do lado de fora ou escondida do lado de dentro. No primeiro caso, recomenda-se utilizar fios de cor contrastante. Isso fará com que seus sapatos pareçam lindos e brilhantes. Acessórios podem ser usados como um complemento.
- Quando todos os detalhes estiverem costurados, vire o cano da bota com o pelo voltado para fora.
De um cobertor
O processo de costura de chinelos a partir de um cobertor passa pelas seguintes etapas:
- Faça um molde para a parte inferior de um chinelo. Para isso, pegue uma folha de papel grosso. Coloque o pé sobre ele e trace-o com um lápis ou caneta. Neste exemplo, o comprimento é considerado 24 cm. Além disso, faça recuos para as costuras - 5 mm ao longo de todo o diâmetro do desenho. O padrão resultante terá 25 cm de comprimento.
- Faça um molde para a parte superior. Para fazer isso, desenhe um retângulo em outra folha de papel, cujo comprimento deve ser igual ao diâmetro do desenho feito na etapa anterior. A largura deste retângulo deve ser igual à parte mais larga do pé. Neste exemplo, a parte mais larga do pé tem 10 cm.
- Continue trabalhando no padrão superior. De uma extremidade, meça 10 cm para baixo para formar um quadrado. Depois, desenhe uma linha arqueada que deve cobrir o dedo do pé. A altura do salto é de 8 cm. Após medi-lo, você precisa traçar uma linha paralela, tentando arredondá-la perto do quadrado.
- Recorte o molde que você fez. O principal nesta questão é a precisão e a aderência exata aos desenhos.
- Dobre o tecido ao meio, coloque o molde sobre ele, pegue uma tesoura e recorte os pedaços.
- Depois que as peças estiverem cortadas, costure a parte superior usando um ponto overloque simples.
- Varra ambas as partes dos chinelos e depois conecte as partes novamente ao longo do perímetro com a mesma costura.
- Puxe o ponto de alinhavo.
Chinelos de pele
Pantufas (um molde em tamanho real pode ser feito de vários materiais) feitas de pele exigirão a quantidade necessária de tecido de pele para serem feitas. Este sapato simples, mas muito quente, é composto por 2 elementos, por isso normalmente demora cerca de 2 horas ou menos para ser feito. Tudo depende do nível de habilidade da pessoa.
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Coloque o pé sobre um papel grosso e trace o contorno dele com um lápis ou caneta.
- Adicione 2-4 cm ao desenho que será obtido como resultado do traçado de ambas as extremidades.
- Coloque um pedaço de papel na parte superior do seu pé, de modo que ele se estenda dos dedos até o peito do pé.
- No ponto de contato com o chão, trace o papel que você acabou de colocar com um instrumento de escrita.
- Adicione mais 2–4 cm ao padrão resultante.
- Recorte os espaços em branco e crie cópias deles para que cada um dos dois chinelos tenha seus próprios padrões.
- Depois de fazer o molde, coloque os desenhos resultantes no tecido de pele preparado, trace-os e então recorte cuidadosamente os detalhes. Considerando que cada parte é composta por uma parte interna e externa, para costurar um chinelo você precisará de 4 blanks - 2 para a sola e 2 para o cabedal.
- Conecte os elementos obtidos nas etapas anteriores. Primeiro, as partes inferior e superior são fixadas com pinos. Depois a junta é costurada e a borda é finalizada.
Se os chinelos não aquecerem muito bem os seus pés, você pode isolá-los adicionando um enchimento na sola. Vale lembrar que é melhor cortar esse inserto de modo que ele fique 2 mm menor em todo o perímetro. Neste caso, será possível escondê-lo bem, e os sapatos em si ficarão lindos e elegantes.
Recomenda-se que a parte externa dos chinelos seja feita de couro sintético ou legítimo. Isso aumentará a vida útil dos produtos.
Um molde em tamanho real é uma tarefa simples que até mesmo iniciantes podem realizar. E chinelos feitos com eles ficam lindos e aquecem os pés na estação fria. Esses sapatos vão agradar mais às crianças pequenas, que às vezes têm dificuldade de andar pela casa com chinelos.
Vídeo sobre costura de chinelos
Como costurar chinelos de casa a partir de jeans: