A pomba é um dos símbolos mais reconhecíveis, um gesto simbólico que denota paz e harmonia. Esta imagem continua relevante e significativa no contexto da cultura moderna, de modo que a arte de representá-la não perde seu valor.
O desenho é uma atividade que ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação.
Materiais e ferramentas necessários
Várias ferramentas e materiais podem ser úteis no processo de desenho. Elas servem para facilitar o processo criativo ou melhorar o resultado.
Ferramentas e materiais | Breve descrição |
Lápis | Eles podem ter diferentes durezas e maciez de chumbo dependendo do fabricante. O duro é adequado para contornos gerais iniciais e linhas mais finas, e o suave é para elaboração detalhada de áreas individuais do desenho e adição de sombras. Você pode usar as seguintes recomendações como guia: · usar lápis H ("en") ao preparar um esboço preliminar do desenho; · escolha um lápis HB para linhas preliminares ou esboços de detalhes do rosto e do corpo; · experimente 2B e 4B para áreas mais escuras e sombras. |
Sanguíneo | É feito de caulim e óxido de ferro e imita a cor do sanguíneo natural, um material natural marrom-avermelhado. A cor sanguínea é frequentemente usada para pintar retratos e figuras, conferindo-lhes expressividade impressionante e riqueza de cores. |
Lápis de carvão | Eles são feitos de pó de carbono prensado com ligantes solúveis em água. Os lápis de carvão se distinguem por seus traços suaves e aveludados. |
Sépia | Sépia adiciona um tom distinto aos desenhos e pode ser usada para criar imagens realistas ou para dar ao seu trabalho um aspecto vintage. |
Estêncil | É uma ferramenta que consiste em uma placa com furos de um formato ou outro. Com ele, você pode aplicar elementos repetidos a um desenho. Os estênceis são frequentemente usados para criar padrões, designs ou elementos repetidos, adicionando variedade a uma obra de arte. |
Governantes | Eles podem ser usados para medir distâncias, criar linhas retas ou controlar proporções. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e formas. |
Borrachas amassadas | Sua peculiaridade é que não deixam marcas na área tratada do papel, mas podem manchá-lo. Devido a essa propriedade, a amassadeira é usada para processar papel com alta densidade e volume ou para criar efeitos complexos. Entretanto, a borracha não apaga a linha, mas a transforma em um traço borrado ou brilhante. |
Borrachas prensadas | Feito em forma de uma pequena barra. Elas removem linhas de lápis de dureza variável e podem ser usadas para corrigir pequenos detalhes, bem como para edição geral de imagens. Eles são um produto universal e adequados para todos os tipos de papel. |
Papel | Deve ser denso e liso, de cor branca ou creme. É importante garantir que o papel tenha textura uniforme e sem bolhas ou vincos. Papel de desenho e papel Whatman são considerados opções universais. Existem muitas marcas de papel para desenho: Arches, Saunders Waterford, Canson, Goznak e muitos outros fabricantes. Opções de papel mais econômicas estão disponíveis na Pastel Factory, National Paper Company e Alt. |
Master classes
A pomba da paz na imagem evoca associações com calma e serenidade. Esse conceito pode ser refletido na composição, na harmonia das cores e no apelo geral da pintura.
Este símbolo deve ser caracterizado pelo dinamismo e pela leveza - sua pose pode simbolizar o desejo de voar, e não a estática.
Esquema simples com ramo de oliveira
Instruções para criar uma imagem esquemática de uma pomba da paz:
- Comece desenhando uma linha curva que se assemelhe a uma protuberância. Este será o topo da cabeça da pomba.
- Desenhe outra linha curva para baixo, abaixo do topo da cabeça. Ela representará o peito e a barriga do pássaro.
- Desenhe uma linha curva para cima a partir do peito e da barriga. Ele se tornará o contorno da asa.
- Usando linhas mais finas e menores, desenhe penas no contorno da asa. Indique-os esquematicamente com traços.
- Adicione a 2ª asa ao lado da 1ª. Repita o passo 4 para desenhar as penas das asas.
- Desenhe a cauda da pomba usando uma linha com ziguezagues e curvas irregulares.
- Coloque um ponto no lugar do olho.
- Adicione uma imagem esquemática de um ramo de oliveira ao bico do pássaro, simbolizando a paz. Ele pode estar localizado na direção do bico ou em um leve ângulo em relação a ele.
Desenho colorido
A pomba da paz na imagem pode ser representada com um ramo de oliveira usando uma master class passo a passo:
- Comece criando 2 círculos no centro da folha. A distância entre eles determinará o tamanho da cabeça do pombo: quanto menor, menor será a cabeça.
- Desenhe o contorno do 1º círculo com um marcador menos grosso para poder remover as linhas auxiliares. Use um lápis macio médio para linhas mais nítidas. Não pressione com muita força para não deixar marcas difíceis de remover.
- Usando uma linha suave, conecte os dois círculos para que o resultado seja a cabeça e o corpo do pássaro. É importante dar ao corpo do pombo um formato que lembre o numeral latino "S".
- No topo do contorno resultante, desenhe um esquema da cauda do pássaro. A linha deve ser fina e ligeiramente curva. A cauda deve ser ligeiramente mais curta que o corpo do pombo e em forma de cunha. Aponte a ponta da cauda ligeiramente para cima.
- Adicione um bico desenhando uma linha curta na parte inferior da cabeça.
- Para criar uma cena de voo, desenhe as asas de modo que fiquem ligeiramente afastadas do corpo.
- Desenhe linhas nas asas e na cauda para indicar as penas. Use 2 lápis finos e afiados para isso. Deixe as linhas mais visíveis na área do corpo do pássaro e menos visíveis na área das asas e da cauda.
- Remova todas as linhas auxiliares com a ponta da borracha, deixando apenas os contornos traçados.
- Pinte o olho da pomba usando duas cores contrastantes: a principal e uma mais clara para realçar.
- Desenhe as patas dobradas com as linhas mais finas.
- Desenhe um ramo de oliveira e 5 folhas pequenas em sua ponta. O ramo de oliveira e o bico não devem se fundir.
- Destaque as linhas desejadas com um lápis mais brilhante. Linhas mais escuras tornarão a imagem mais tridimensional.
- Pinte o ramo de oliveira com lápis verde e marrom para que pareça real.
- O fundo é colorido com lápis azul e azul claro, criando uma transição suave de cores de um tom para outro. É necessário obter transições de cores suaves.
- Pinte o corpo do pássaro uniformemente, usando lápis de diferentes tons de azul, azul claro e bege: o branco deve ser usado apenas para a plumagem.
- Pinte parcialmente o bico com marrom escuro.
Com a fita de São Jorge
A pomba da paz na imagem é frequentemente retratada com a fita de São Jorge a lápis, usando a seguinte sequência de ações:
- Forme a base do desenho, começando pela cabeça. Desenhe um pequeno círculo. Desenhe uma linha para baixo para formar as costas e esboce a cauda (ela deve ser arredondada).
- Abaixo da linha que marca as costas, marque o arco da barriga do pássaro.
- Da barriga até a cauda, desenhe 2 linhas finas, indicando as futuras asas.
- Marque um pequeno triângulo na cabeça do pássaro e contorne os contornos do bico. Logo acima, desenhe o olho do pássaro em forma de círculo. Não é possível fazer algo grande.
- A ponta da cauda deve ser ligeiramente arredondada para cima.
- As asas se assemelharão a um triângulo, cujo ápice alcança quase o final do corpo da ave. Os contornos das asas largas devem ser suaves e leves.
- Remova todas as linhas auxiliares e desnecessárias que não tenham nenhuma carga semântica e não estejam relacionadas ao desenho principal usando uma borracha.
- Contorne o desenho com linhas suaves. Certifique-se de que o contorno esteja claramente visível e adicione uma aparência finalizada à imagem inteira. Adicione mais detalhes ao desenho: garras em cada pata do pássaro e um bico mais afiado.
- Pinte parcialmente a pomba com a cor escolhida, por exemplo, azul ou turquesa, dando volume a ela. Use diferentes tons de azul e roxo para criar profundidade e perspectiva.
- O bico da pomba pode ser pintado de marrom claro para destacá-lo no fundo do desenho. Evite usar tons muito escuros ou muito brilhantes para a pomba, caso contrário ela ficará volumosa e artificial.
- Para desenhar uma fita, desenhe uma linha curva do bico para cima e uma segunda linha um pouco abaixo da primeira, levando-a até a ponta da cauda.
- Pinte duas listras na fita de São Jorge na cor laranja. Deixe o restante em preto para criar contraste visual.
- Pinte o céu com tons de azul e roxo. Para destacar os destaques do pássaro e da fita de São Jorge, adicione alguns traços de branco.
Uma pomba com asas estendidas voa das mãos de um homem
A pomba da paz na imagem pode voar alto, libertada das mãos humanas:
- Desenhe 2 círculos. Coloque-os no centro e deixe uma pequena distância entre eles - essa será a cabeça e o corpo do pombo.
- Conecte os círculos para obter o contorno da cabeça e do corpo do pombo. Para fazer isso, desenhe uma linha curva suave conectando os círculos de cima.

- Adicione linhas curvas onde os círculos se conectam nas laterais e na parte inferior. Ao desenhar a cabeça e o corpo do pássaro, certifique-se de que a cabeça esteja ligeiramente virada para o lado.
- Adicione uma cauda longa ao corpo. Curve a linha da cauda suavemente para cima e desenhe-a para baixo, logo abaixo da linha de contorno desenhada no centro dos círculos. Marque a estrutura da cauda com linhas finas, adicionando volume gradualmente. As penas da cauda criam um efeito cascata, de estreitas a largas.
- Desenhe um pequeno bico curvo na cabeça da pomba. Deve ser direcionado ligeiramente para a frente.
- Desenhe 2 triângulos pequenos, localizados simetricamente em 2 lados do corpo do pombo. Os triângulos simbolizarão as patas dobradas do pássaro.
- Determine o tamanho e a envergadura das asas: desenhe linhas ligeiramente curvas divergindo para os lados a partir do local onde o corpo se transforma na cauda. Para determinar a envergadura, use as proporções reais dos pombos como guia.
- Usando traços finos de lápis, desenhe as penas nas asas e na cauda do pássaro.
- Apague as linhas extras. O esboço básico é obtido.
- Desenhe o olho oval da pomba em forma de um ponto. Determine a posição do olho no centro da cabeça.
- A pomba segura um ramo de oliveira. Retrate-o no bico do pássaro. Use linhas suaves para transmitir a forma curva do galho.
- Complete o desenho com uma imagem de mãos humanas. Desenhe duas palmas com os dedos abertos para os lados. Isso simbolizará o pássaro voando para longe de suas mãos. Adicione detalhes aos dedos.
- Destaque as linhas desejadas com um lápis mais brilhante.
Carregando o globo em suas asas
Master class passo a passo:
- Em uma folha de papel limpa, desenhe 2 círculos no centro da folha. A distância entre eles deve corresponder à escala do futuro desenho. O círculo menor se tornará a cabeça da pomba.
- Conecte os círculos para formar a cabeça e o corpo do pássaro.
- Desenhe o rabo de um pássaro. Para fazer isso, desenhe duas linhas para baixo a partir do corpo. Esses serão os contornos da cauda. Detalhe as linhas resultantes, dando à cauda uma aparência realista.
- Desenhe um bico levemente curvado, traçando uma linha suave a partir da cabeça do pássaro. Ele deve ser direcionado para a frente e ligeiramente para o lado. A linha que contorna o bico pode ser ligeiramente mais fina na ponta, e o restante pode ser arredondado.
- À esquerda do corpo do pássaro, desenhe uma linha curva suave para o lado direito da folha. Você pode movê-lo um pouco para cima. O resultado deve ficar parecido com o contorno da asa de um pássaro, como se estivesse cobrindo o espaço de cima. Repita essa ação no outro lado do corpo do pássaro.
- Posicione as asas de modo que ela segure o globo. Para dar ao desenho uma aparência mais complexa, adicione linhas superiores e inferiores às asas, desenhando arcos bem definidos e curvados ao longo das bordas. Adicione detalhes de penas às asas.
- Apague as linhas auxiliares que não são necessárias no desenho.
- Você pode representar um olho usando um ponto.
- Desenhe um ramo de oliveira, colocando-o no bico aberto do pássaro. Pode ficar um pouco preso no topo do bico, onde a curva começa.
- Desenhe um círculo entre as asas - este será o globo que o pássaro segura.
- Desenhe os contornos dos continentes do planeta. Por exemplo, você pode representar a América, a África, a Europa e a Ásia em tamanhos maiores e desenhá-los com detalhes costeiros.
- Destaque as linhas desejadas com um lápis mais brilhante ou use contornos coloridos.
- A cor verde está associada à natureza e à vida. Ficará harmonioso com um ramo de oliveira. Você pode usar um tom diferente, por exemplo, amarelo.
- Para tornar o desenho realista, é necessário aplicar símbolos convencionais dos oceanos ao globo. Isso é feito usando lápis azuis ou azul-claros.
Duas pombas contra o fundo do sol carregam uma fita
Pode haver várias pombas na imagem.
Seguindo os passos fornecidos, você pode criar uma ilustração artística com 2 símbolos de paz:
- Desenhe um contorno aproximado da pomba mais próxima usando linhas pequenas. Isso lhe dará uma ideia das proporções do pássaro. O contorno do corpo do pombo deve ser próximo de um oval.
- Desenhe a cabeça, a barriga e a cauda com mais detalhes.
- Desenhe o bico, as patas e as garras dobradas. Mantenha o formato geral do pombo o mais suave e organizado possível.
- Determine o tamanho apropriado do pássaro e sua envergadura no ar. Adicione penas à asa e à cauda.
- Linhas extras devem ser removidas para não desviar a atenção do objeto principal e do fundo.
- Adicione olhos desenhando pequenos pontos. É importante manter uma sensação de profundidade no desenho: uma pupila transparente de um tom mais claro pode ajudar nisso. Você pode usar um lápis apontado.
- Crie a segunda pomba seguindo as instruções dos passos anteriores, mas ela será mais esquemática e menos detalhada. Suas dimensões devem ser um pouco menores, já que o pássaro está localizado mais distante. Evite repetições no design.
- Crie ambas as figuras com vários detalhes artísticos e expressivos. Por exemplo, a ponta da cauda do primeiro pombo pode ser levantada, enquanto a ponta da cauda do segundo pombo pode ser abaixada.
- Desenhe uma fita segurada por pombas. Coloque-o entre eles para fixar a composição e criar uma linha adicional. Ela conecta as figuras dos pássaros, ajudando a percebê-los como um todo único.
- Trabalhe com sombras e luz, o que ajudará a expressar volume e mostrar como uma forma transita para outra. Use uma leve pressão com o lápis para transmitir nuances sutis de destaques.
- Crie sombras a partir das asas, tornando-as mais densas perto do corpo do pássaro e mais claras à medida que se afastam. Preste atenção na expressão da cabeça e do bico, criando a impressão de que os pássaros estão olhando um para o outro.
- Pinte a fita com um lápis azul. Escolha um lápis macio para obter a gradação de cor desejada. Use um lápis macio, que criará uma sensação de espaço e adicionará profundidade ao desenho.
- Crie um fundo com o sol no centro da folha usando hachura. A intensidade do traço deve ser tal que crie uma sensação de leveza e leveza no fundo, sem destacá-lo muito no desenho. Isso dará a sensação de uma transição suave do primeiro plano para o fundo.
Dicas para iniciantes
Pontos principais para ajudar aspirantes a artistas a aprender a desenhar uma pomba da paz:
- Determine as proporções do pássaro e comece desenhando os contornos básicos. A pomba é frequentemente representada como uma silhueta com peito arredondado, pescoço longo e alongado e cabeça pequena com bico.
- Escolha formas simples e evite desenhos complexos que possam causar dificuldades durante o processo de desenho.
- A prática ajudará você a desenvolver habilidades. Quanto mais você desenhar, mais confiante você ficará.

- Para fazer com que seus desenhos pareçam mais vivos e naturais, preste atenção à iluminação e à profundidade espacial.
- Trabalhe na paisagem de fundo. Dependendo da composição escolhida, você pode desenhar um galho, mãos ou um céu claro. Para representar um fundo nublado, use técnicas de sombreamento a lápis ou hachura. Uma transição suave de tons dará ao fundo uma sensação arejada.
- É importante não apenas desenhar uma imagem corretamente, mas também transmitir seu conteúdo interno. Concentre-se em como você quer mostrar seu desejo de paz.
O estilo e a técnica de desenhar uma pomba podem variar. Você precisa experimentar, estudar os princípios básicos de composição, perspectiva, luz e sombra - e suas obras se tornarão mais expressivas.
Seguir os princípios gerais de representação do símbolo da paz torna o resultado mais profissional, mas seguir apenas esses princípios sem levar em conta suas próprias ideias sobre beleza não dará o efeito desejado.
Vídeo sobre desenho
Pomba da Paz - Desenho: