Imagens coloridas e em preto e branco são de grande importância para o desenvolvimento das crianças desde muito cedo. Psicólogos recomendam mostrar desenhos aos bebês, permitindo que eles examinem os detalhes, já 1 mês após o nascimento.
A importância do desenho só aumenta com a idade. Agora, ao desenhar, por exemplo, as pirâmides egípcias, as crianças não apenas desenvolvem sua imaginação, mas também aprendem sobre o mundo ao seu redor.
O papel do desenho no desenvolvimento infantil
Imagens para crianças, ou seja, o processo de sua criação, ajudarão os pais não apenas a reconhecer as inclinações criativas do jovem criador, mas também a fortalecer a conexão psicoemocional com ele por meio do tempo que passam juntos.
Você deve começar a oferecer o desenho ao seu filho o mais cedo possível, geralmente entre 1 ano e meio e 2 anos de idade. Nessa idade, a criança será capaz de executar conscientemente as tarefas dos pais, tentando recriar uma imagem de sua imaginação.
Para tornar o trabalho do pequeno artista interessante, os adultos devem levar a sério a escolha do que a criança irá fazer. Por exemplo, é aconselhável desenhar pirâmides egípcias não antes dos 4-5 anos de idade. Até esse momento, a tarefa será incompreensível para a mente da criança e, portanto, não será interessante.

Além dos benefícios óbvios da criação de imagens para o desenvolvimento das crianças, que incluem aprender sobre o mundo ao seu redor e ampliar seus horizontes, pediatras e psicólogos identificaram outros aspectos positivos desse tipo de atividade. Crianças que são privadas da oportunidade de criar geralmente ficam atrás de seus colegas no desenvolvimento, começam a falar mais tarde e expressam seus pensamentos com menos clareza.
Habilidades motoras finas das mãos
As habilidades motoras finas das mãos são geralmente chamadas de atividades motoras reguladas pelo trabalho coordenado dos menores grupos musculares das mãos, dedos e olhos. Ela influencia diretamente o desenvolvimento da fala e das habilidades mentais da criança. Quanto mais a criança desenha, mais complexas suas imagens se tornam, figuras geométricas com linhas retas e ângulos definidos aparecem.
Estabelecer a conexão entre as mãos e os olhos enquanto desenha também é uma espécie de preparação para a escola. Habilidades motoras finas desenvolvidas ajudarão o futuro aluno a aprender a segurar uma caneta corretamente e a ter cuidado em seu trabalho., e também tem uma caligrafia linda. Com a ajuda do desenho, você pode acompanhar em que estágio essa habilidade está em uma criança em uma idade específica.

Quando um atraso óbvio é detectado, os psicólogos recomendam reorganizar a aula com o jovem: dando-lhe tarefas específicas, por exemplo, desenhar uma macieira e uma casa de aldeia e, com a ajuda de adultos, trabalhando meticulosamente para chegar ao resultado. Essa abordagem ajudará a fortalecer as habilidades de desenho existentes, o que melhorará significativamente as habilidades motoras finas da criança.
Desenvolvimento de processos mentais
As belas artes promovem o desenvolvimento dos processos mentais no corpo da criança. Ao criar desenhos, a criança aprende não apenas a olhar ao redor, mas também a perceber detalhes e a recriar o que viu no papel ao longo do tempo.
O resultado da atividade criativa de uma criança, segundo os psicólogos, é a principal fonte para os pais entenderem o que se passa na alma do filho, o que ele pensa, o que ouve, com o que ele se preocupa. Esse “espelhamento” é alcançado ao envolver o máximo de processos mentais no momento do desenho.
Ao recriar uma imagem de sua imaginação, o jovem artista aprende a pensar, analisar, comparar o que viu, comparar objetos por tamanho, cor ou tipo, bem como compor um enredo para sua obra e dotar os componentes de seu desenho de características específicas.
Pensamento e fala
Aulas de belas artes ajudam a desenvolver os processos de pensamento e fala da criança. No processo de criação de um desenho, uma pessoa pequena constrói uma linha de pensamento específica em sua cabeça, seguindo a qual ela gradualmente desenha os detalhes de sua imagem.
Se for impossível influenciar essa direção do desenvolvimento da criança, todos os pais podem melhorar as habilidades de fala ou facilitar a reprodução inicial da fala com uma abordagem competente para organizar as aulas.
Para expandir ao máximo os horizontes de uma criança e enriquecer o vocabulário de uma pessoa em crescimento, durante o processo de desenho deve-se pronunciar não apenas cada objeto recriado no papel, mas também suas características físicas (cor, forma, tamanho e assim por diante).
Para estimular a fala em crianças maiores de 2 anos, psicólogos recomendam que os adultos “cometam erros” propositalmente durante as aulas de arte ao nomear objetos representados em um desenho.
Nessas circunstâncias, a criança, forçada a corrigir seu “parceiro mais velho”, tentará explicar de forma independente o que exatamente desenhou, usando palavras, frases e sentenças deles.
Criatividade
O desenvolvimento das habilidades criativas de uma criança por meio do desenho ocorre por meio da aquisição gradual de habilidades artísticas, compreensão de combinações de cores, bem como da técnica de representar realisticamente os detalhes do desenho.
Durante as aulas, os pais devem explicar as regras básicas para representar objetos, por exemplo, objetos que estão mais próximos são desenhados maiores do que aqueles que estão mais distantes.
Ao falar sobre o desenvolvimento das habilidades criativas durante o desenho, os psicólogos não querem dizer que uma criança que desenhava com frequência na infância necessariamente se tornará um artista no futuro.

Mas ele pode gostar de combinar cores ou representar objetos em cortes transversais, o que mais tarde lhe dará motivos para tentar a sorte em design ou arquitetura. As habilidades criativas da criança se desenvolverão automaticamente à medida que ela se envolver voluntariamente no desenho.
Habilidades matemáticas
Além das inclinações humanitárias, o desenho também pode contribuir para o desenvolvimento das inclinações matemáticas.
Elas se baseiam na capacidade do jovem artista de:
- Estabelecer conexões e interdependências entre os objetos representados.
- Separe os detalhes principais da sua criação dos secundários.
- Conhecer e ser bem versado nas propriedades físicas dos objetos: forma, tamanho, relações espaciais.
- Destacar os principais traços característicos do que é retratado, com a ajuda dos quais se pode posteriormente relacionar os objetos a diferentes categorias.
As pirâmides egípcias (imagens para crianças tiradas da Internet podem servir como resultado final ao formular uma tarefa para um jovem criador) são a maneira mais comum de desenvolver as habilidades matemáticas de uma criança desenhando-as em diferentes variações.

Antes de pedir para seu filho reproduzir uma imagem das pirâmides à sua maneira, você deve explicar a ele o que é e qual o significado que cada detalhe do exemplo (desenho finalizado) representa para a percepção geral do “milagre egípcio”.
Como manter o interesse em desenhar
Desenhar, como qualquer outro tipo de atividade conjunta com uma criança, não deve ser uma medida forçada para ela.
Para evitar a perda de interesse por parte do “pequeno parceiro”, um adulto deve:
Recomendação | Breve descrição |
Redija uma lição corretamente | É necessário selecionar os desenhos “com base no interesse” e, ao determinar a duração da aula, levar em consideração não apenas a idade da criança, mas também suas características individuais. |
Elogios por coisas específicas | Você não deve usar com frequência o general "Muito bem!"; é melhor concentrar seus elogios na habilidade específica da criança ("Como você desenhou lindamente o rosto da pessoa!") |
Celebre a criatividade | Os psicólogos não recomendam que os pais elogiem a personalidade de um jovem artista ao expressarem sua avaliação de sua “obra-prima”. Nesse caso, será mais importante que ele ouça dos adultos que eles veem potencial e criatividade nele. |
Evite críticas | Desenhar é um processo criativo no qual não existe uma abordagem certa ou errada. A maneira como uma criança desenha um objeto comum, a cor com que o pinta – essa é uma visão do mundo ao seu redor por uma pessoa pequena, o que é incorreto criticar. |
Evite comparações | Especialistas em crianças acreditam que comparar a criatividade de uma criança com os desenhos de outras crianças ou dos próprios pais pode ter um efeito prejudicial não apenas no interesse da criança no processo de criação de imagens, mas também em sua autoestima na vida. |
Explique claramente a essência da próxima lição | Será mais fácil para uma criança realizar a tarefa se um adulto explicar a ela com antecedência o que eles tentarão desenhar juntos. Isso não só determinará a direção da atividade na mente do artista em crescimento, mas também o guiará na duração da “lição”. |
Exemplo passo a passo de como ensinar uma criança a desenhar pirâmides egípcias com um lápis
As pirâmides egípcias (as imagens para crianças usadas como exemplo podem ser retiradas da Internet ou desenhadas pelos próprios pais no dia anterior) são um dos temas mais comuns para atividades de desenho em conjunto com crianças maiores de 4 anos. Tendo estudado a técnica proposta para criar um “milagre egípcio” no papel, os adultos poderão ensinar isso aos seus filhos no menor tempo possível.
A primeira pirâmide
Para tornar a imagem mais realista, você deve pensar na paisagem em que as pirâmides serão retratadas. Ele pode ser desenhado esquematicamente antes de começar a desenhar as pirâmides em si. Mais tarde, linhas extras podem ser removidas com uma borracha.

Depois de desenhar o céu, a areia e o sol egípcios, devemos passar a desenhar a primeira pirâmide:
- Desenhe um triângulo regular “embotando” o canto superior.
- Do canto direito do ponto superior, desenhe uma linha que leve a qualquer lugar na base da figura geométrica, indo um pouco além da base.
- Desenhe linhas dos cantos direito e esquerdo da base até o segmento inferior.
- Descreva a textura do tijolo do qual a pirâmide é feita, deixando uma pequena distância na base para desenhar a entrada.
- Desenhe a entrada da caverna, adicionando estátuas esquematicamente representadas nas laterais.
- Pinte a imagem usando as cores amarelo e laranja (e seus tons) como cores principais.

Se uma criança se recusar a colorir as pirâmides na cor correta, mesmo depois de olhar os exemplos e explicar exatamente o que está desenhando, os pais não devem continuar insistindo em fazer isso por conta própria. Ao forçar um pequeno artista a fazer as coisas “do jeito certo”, os pais podem causar agressividade por parte dele e a recusa em continuar estudando no futuro.
A Segunda Pirâmide
A segunda pirâmide é desenhada próxima à primeira, mas um pouco atrás dela. Se a criança for adulta e conseguir se orientar na escala do desenho, deve-se indicar a ela que uma das pirâmides deve ser maior que a outra, com base em sua localização.
Os pais também podem dificultar a tarefa do seu “pequeno parceiro”, pedindo que desenhem pirâmides de modo que um lado fique adjacente ou escondido atrás da parede do outro.
Ao trabalhar com crianças que estão começando a desenhar, é aconselhável usar um algoritmo básico:
- Desenhe a base da pirâmide na forma de um losango alongado.
- A partir dos cantos da figura geométrica, devem ser traçadas linhas, que mais tarde se tornarão os lados do “milagre egípcio”. Todas as linhas devem convergir para um ponto comum no topo, localizado aproximadamente no meio da base.
- Termine de desenhar a textura dos tijolos e adicione a paisagem ao redor (se isso não tiver sido feito antes).
Se uma criança tiver dificuldade em encontrar o meio – o ponto de intersecção das linhas – você deve sugerir que ela use uma régua.
A terceira pirâmide
As pirâmides egípcias (fotos para crianças recomendadas para uso como exemplo) parecem todas idênticas.
Apesar disso, há um grande número de técnicas para recriá-los em uma folha de papel.
Uma das mais simples é:
- Desenhe uma linha reta vertical.
- Do ponto superior, desenhe duas linhas apontando para baixo em direções diferentes. O lado principal deve ser um pouco mais longo que os laterais, e o ângulo entre eles e a linha principal em ambos os lados deve ser o mesmo.
- Conecte os pontos inferiores para criar a base da pirâmide.
- Pinte a imagem ou crie uma textura de tijolo.
Para adicionar o máximo de variedade possível à tarefa, os pais podem pedir à criança que desenhe as três pirâmides de forma diferente. Ao dar rédea solta à sua imaginação, o pequeno artista não só se esforçará mais, mas também, ao perceber o quão interessante é desenhar, pedirá que essas aulas sejam realizadas com cada vez mais frequência.
Removendo linhas extras
Na fase em que a pirâmide é desenhada, mas a textura ainda não foi criada, você deve ajudar a criança a se livrar das linhas desnecessárias com uma borracha.
No primeiro caso, é necessário apagar a borda horizontal inferior e, no segundo, a parte posterior da base. Ao criar a terceira pirâmide, não há necessidade de apagar nada.
Como desenhar tijolos
Os pais podem oferecer aos filhos uma escolha: pintar as pirâmides da maneira usual para eles ou criar uma textura realista no formato de um tijolo.
Tendo escolhido uma opção mais complexa, que envolve desenhar uma pedra, a criança deve usar vários métodos:
- Represente esquematicamente grupos de retângulos em vários lugares da pirâmide.
- Desenhe linhas ao longo do perímetro dos lados da pirâmide que serão paralelas às bases. Coloque pontos entre duas linhas paralelas, que são os limites do tijolo representado esquematicamente.
- Desenhe o tijolo detalhadamente na forma de retângulos localizados em todos os lados visíveis da pirâmide. A criança deve ser avisada de que os tijolos no primeiro plano devem ser maiores em tamanho do que as pedras nos lados mais distantes das pirâmides egípcias.
Qualquer tipo de pirâmide egípcia é uma versão universal de imagens recomendadas por psicólogos para uso pelos pais no desenvolvimento de seus próprios filhos. Ao criar esses desenhos, a criança não só aprenderá a representar objetos de diversas formas geométricas, mas também ampliará seus horizontes e aprenderá a desenhar pequenos detalhes (textura de tijolos).
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre desenho de pirâmides egípcias
Pirâmides egípcias - fotos para crianças: