Muitas pessoas adoram truques de mágica, independentemente da idade. Há um grande número de truques, entre eles alguns que impressionam até mesmo os mais céticos em relação a tais performances. Muitos truques têm segredos tão simples que até crianças podem preparar e começar a mostrá-los.
É possível aprender truques de mágica rapidamente?
Se desejar, você pode dominar truques para iniciantes e seus segredos no primeiro dia. No entanto, eles não serão de alta qualidade imediatamente. Ninguém pode se tornar um verdadeiro ilusionista em poucos dias ou meses. A maestria só vem com anos e treinamento longo e árduo.
Depois de alguns dias de treinamento, um ilusionista iniciante será capaz de executar truques simples com maestria. O principal é o treinamento e o conhecimento preciso de como o truque é “arranjado”.
Para causar uma impressão positiva no público com truques, qualquer mágico deve seguir as seguintes regras:
Regra | Descrição |
Manter sigilo | Em nenhuma circunstância você deve contar ao público o segredo do truque, caso contrário o interesse na apresentação desaparecerá imediatamente. É melhor deixar que o próprio observador apresente hipóteses sobre qual técnica foi usada para executar o truque. Além disso, você não deve discutir com ele sobre isso. |
Prepare-se cuidadosamente antes de executar | Cada truque deve ser cuidadosamente ensaiado antes de ser mostrado. Um espelho será de grande ajuda aqui: ele permitirá que você atue simultaneamente como um espectador hipotético. O truque deve ser mostrado como se fosse para você mesmo. Se não houver erros na sua execução, então ele poderá ser demonstrado ao público. Também é importante não esquecer de pensar cuidadosamente nos enredos e preparar o discurso. |
Não conte a ninguém com antecedência o que está acontecendo | Ao executar um truque, o espectador não precisa ser informado sobre o que vai acontecer. Caso contrário, não haverá surpresa alguma. O importante é que o espectador possa usar a inteligência e adivinhar como o truque foi realizado. Pelo mesmo motivo, você não deve mostrar o mesmo truque duas vezes ao mesmo espectador. |
Tipos de truques de mágica que os iniciantes podem dominar
Truques para iniciantes e seus segredos são baseados nos mesmos tipos de técnicas. Todos eles podem ser classificados de acordo com características semelhantes e divididos em vários tipos.
Por exemplo, há muitos truques de cartas. Eles podem ser classificados como truques de cartas. O mais comum deles é o desaparecimento ou adivinhação de uma carta do baralho. Há também truques com moedas, lenços e frutas.
Segredos de truques de mágica simples
Você não precisará trabalhar muito para criar até mesmo os truques mais simples. Elas também não exigem muito material ou tempo. O artigo abaixo fornece exemplos de vários truques simples. Cada um deles é descrito em detalhes: como fazer, como mostrar, o que é necessário para a execução e o que o espectador verá no final.
A moeda penetra no vidro pelo fundo
Qualquer um ficaria surpreso ao ver um objeto penetrar um recipiente de vidro pelo fundo.

Este truque é realizado da seguinte maneira:
- O ilusionista mostra ao público um copo vazio.
- Ele fecha a tampa do copo e de repente há uma moeda dentro do recipiente.
Para realizar esse truque, além do próprio copo, você precisará de 2 moedas. Eles devem ser os mesmos. Você pode pegar, por exemplo, 2 moedas valendo 5 rublos cada. O primeiro precisará ser mostrado ao público antes do truque, e o segundo deverá ser escondido na palma da sua mão.
Com a mão que segura a moeda, você precisa cobrir o vidro e, com a outra moeda, bater no fundo de vidro. Depois de parar de bater, você precisa soltar a moeda da palma da mão. Ao mesmo tempo, o mágico esconde discretamente a outra moeda.
O mapa desaparece num piscar de olhos
Esse truque de desaparecimento geralmente é chamado simplesmente de "cara ou coroa".


Parece algo assim:
- O ilusionista segura uma carta na mão.
- Com um movimento rápido, faz a carta desaparecer milagrosamente.
Para realizar este truque você só precisa de 1 carta.
O processo de demonstração de um truque pode ser dividido em etapas:
- Segure sua mão de modo que o dedo mínimo e o indicador fiquem retos. Os outros 3 dedos devem se tocar. Como resultado, a mão assumirá um formato semelhante ao antigo símbolo do rock and roll.


- Pegue esse único cartão de modo que sua borda (cerca de 25 mm de espessura) fique entre os dedos médio, anelar e polegar.
- Aperte os dedos e estique o braço. O cartão será apertado entre quatro dedos e parecerá que ele simplesmente não está lá. Basta certificar-se de que o espectador veja com a palma a mão que lhe é dirigida, pois a carta está do outro lado. Ela não deve ser notada.
Os mágicos mais habilidosos podem facilmente devolver a carta e fazê-la desaparecer novamente.
Tirando uma camisa através de uma jaqueta
Truques para iniciantes e seus segredos não se limitam a opções simples. Por exemplo, tirar uma camisa por cima de um casaco é uma performance espetacular e difícil. O mágico tira a camisa do espectador sem tocar no paletó que está vestindo por cima.
Para isso, os profissionais chamam alguém da plateia para o palco, escolhendo entre aqueles que voluntariamente concordam em participar de um experimento tão engraçado. O voluntário na verdade é um assistente, bem disfarçado de espectador comum. Ele se senta especialmente no auditório com antecedência.
A essência do truque é a seguinte:
- Vista o assistente de maneira especial: coloque uma camisa sobre as costas dele, mas ele não deve colocar os braços nas mangas.
- Abotoe a gola e os punhos e depois vista o casaco da maneira mais normal.
- Uma vez que o casaco esteja vestido, ninguém vai adivinhar as características complexas do "guarda-roupa" do assistente. Tudo o que resta a ser feito durante o truque em si é desabotoar a camisa, puxar as mangas e tirá-la de baixo do casaco.
Foco na Transformação de Frutas
Um truque interessante e fácil de fazer é a transformação de frutas.
No palco é executado da seguinte forma:
- O ilusionista tem uma maçã na palma da mão, a qual ele cobre com um lenço e diz algumas palavras mágicas.
- O mágico retira o lenço e, em vez de uma maçã, por exemplo, aparece uma tangerina.
Você também pode usar outras frutas para esse truque. A essência permanecerá a mesma: uma fruta é “milagrosamente” substituída por outra sob um lenço. Por exemplo, você pode transformar uma tangerina em uma pêra, ou uma toranja em uma manga. A resposta será a mesma em qualquer caso.
O principal é que a primeira fruta que irá se transformar seja a cítrica. É importante que a casca possa ser removida com cuidado, e outra fruta possa ser colocada dentro, em vez das fatias cítricas. A segunda fruta deve ser um pouco menor que a primeira, para que caiba facilmente na casca.
Durante o truque em si, a casca é removida com um movimento da mão junto com o lenço. O observador, que não havia notado nada, vê outra fruta à sua frente.
Truque do telefone na garrafa
Truques para iniciantes no uso de celulares surgiram recentemente. O segredo deles é baseado em prestidigitação. O truque requer uma garrafa de plástico comum e um telefone celular, que pode ser emprestado a um espectador para que ele se sinta um participante de pleno direito do show.
O truque é feito da seguinte maneira:
- Você precisa pegar uma garrafa e mostrá-la ao público. Eles têm que ter certeza de que não há absolutamente nada nele.
- Um dos espectadores deve ser solicitado a fornecer um número de telefone. Aqui o participante pode ser aleatório, e não falso, como no caso de tirar uma camisa por cima do paletó.
- Em poucos instantes o telefone estará na garrafa. Isso irá encantar o público, mas também deixá-lo intrigado: como um objeto tão largo foi parar em um recipiente com um gargalo estreito?
Na verdade, há várias maneiras de fazer esse truque. Para repeti-lo, você precisará de equipamento especial. O profissional tem um dedo falso, que contém uma lâmina pequena, mas perfeitamente afiada.

Depois de dar ao público a garantia de que não há nada na garrafa, tudo o que resta é cortá-la com cuidado e discrição. O principal é que o comprimento do furo feito seja um pouco maior que a largura do telefone. Depois, ele pode ser facilmente colocado dentro, e feito de tal forma que os espectadores assistindo aos eventos no palco não suspeitem de nada.
Adivinhar qualquer carta do baralho
Adivinhar a carta do espectador é um truque comum que muitos ilusionistas usam para começar.
No palco ele se parece com isso:
- O espectador tira qualquer carta do baralho, olha para ela, mas não a mostra a ninguém, e depois a coloca de volta.
- O mágico realiza certas manipulações e encontra no baralho a mesma carta que foi retirada pelo espectador alguns segundos antes.
O segredo desse truque simples é o seguinte:
- O mágico tem a oportunidade de ver a carta-chave, que está localizada ao lado daquela tirada pelo espectador. Ele olha para ela enquanto a carta do espectador retorna ao baralho. Ele deve ficar com as manchas voltadas para cima.
- Depois disso, o ilusionista finge embaralhar o baralho. Então, olhando para as camisas, ele encontra o cartão-chave e, em seguida, aquele que foi sorteado pelo espectador. "Aqui está seu cartão!" – diz o mágico, e o espectador surpreso, tendo recebido muitas impressões positivas, fica satisfeito com a apresentação.
O ovo que salta
Um truque interessante e fácil de executar é o “Ovo Saltitante”. Para fazer isso, você precisa pegar um copo comum e um ovo de galinha cru.
Quando o mágico mostra esse truque, o ovo, que está em um copo, como se estivesse em posição vertical, salta para fora e gira 90O, movendo-se para uma posição horizontal. O artista não toca no copo nem no ovo com as mãos: ele vira sozinho.
O segredo do truque é muito simples. Tudo o que é necessário é soprar fortemente em direção ao ovo, de cima para baixo. Se você fizer tudo corretamente, ele pulará sob a pressão do ar e virará.
Uísque feito de água comum
Este truque não é adequado para crianças, mas surpreenderá positivamente os adultos que gostam de bebidas fortes. Diante dos seus olhos, água comum se transformará em uísque.
Este truque precisa ser executado da seguinte maneira:
- Prepare 2 copos e 2 garrafas, um contendo água e o outro contendo uísque. Você também precisará de um cartão de plástico ou outro objeto similar para realizar esse truque.
- Coloque as duas bebidas em copos: o primeiro copo deve estar cheio de água e o segundo com álcool.
- Coloque um cartão sobre um copo de água e, virando-o de cabeça para baixo, coloque-o sobre um copo de bebida alcoólica.
- Puxe um cartão localizado entre os dois copos e observe a rapidez com que o álcool e a água trocam de lugar.
Evaporação de um lenço em um punho
Truques de mágica para iniciantes e seus segredos podem ser fáceis de executar. Por exemplo, o desaparecimento de um lenço vermelho na mão, que toda criança vai gostar. O ilusionista simplesmente aperta o lenço na mão e então abre o punho, e o público fica surpreso ao ver que não há mais nada na palma da mão.
Na verdade, não é difícil realizar tal truque. Para fazer isso, você precisará de alguns itens: um lenço e um dedo falso. Não haverá problemas com o cachecol: você certamente encontrará um em casa.
Além disso, qualquer outro pedaço de tecido de dimensões semelhantes pode cumprir com sucesso sua função. Com um dedo falso, as coisas são mais complicadas: você precisará comprá-lo. Não custa muito: cerca de US$ 1. Para conseguir um dedo assim, você deve ir a uma loja que venda artigos para festas. Você também pode fazer um pedido no AliExpress.
Depois que ambos os itens estiverem preparados, você pode começar a praticar o truque:
- Coloque o dedo falso em um lenço. É importante que você consiga colocá-lo facilmente e pegar o cachecol.
- Coloque o lenço e o dedo no bolso. Dessa forma o artista estará preparado para mostrar seu truque. As etapas seguintes são realizadas no palco ou diante de uma plateia em uma sala, caso o ilusionista ainda seja iniciante.
- No momento certo, o mágico coloca o dedo e tira o lenço. Então ele segura o lenço entre os dedos médio e indicador de ambas as mãos. Tudo isso deve ser visto pelo público.
- Junte cuidadosamente as mãos e, sem que o público perceba, aperte o dedo artificial entre o polegar e o indicador reais.
- Mostre o lenço ao seu público diversas vezes e, em seguida, feche o punho com o dedo artificial. Deve ser coberto com um lenço.
- Comece a empurrar o lenço em seu punho. No entanto, o fato de o lenço supostamente estar enfiado no punho deve ser visto pelo público. Na realidade, o mágico não coloca o tecido no punho, mas num dedo falso. Este é o segredo do truque.
- Depois que o lenço tiver desaparecido completamente, tudo o que resta é colocar o dedo novamente e passar o lenço mais algumas vezes. Agora o público verá que ele desapareceu.
É importante mover as mãos o mais rápido possível ao executar esse truque para que o público não perceba o dedo artificial.
Truque da banana
Este truque usa apenas uma banana. Não é possível substituí-la por outra fruta. A principal tarefa do mágico é cortar a polpa sem danificar a casca. Você não precisa tocar na fruta e, para tornar o espetáculo ainda mais impressionante, você pode fazer alguns movimentos de corte com a palma da mão no ar.
A princípio, o espectador verá que a fruta, apesar de todos esses movimentos do artista, permanece intocada, na mesma forma em que estava. Entretanto, quando o mágico desembrulha a casca da banana, por baixo dela estará fatiada a polpa da banana.
O segredo desse truque está numa agulha fina e na maciez especial da polpa da banana. Ela pode ser facilmente amassada com um garfo ou até mesmo à mão, e cortar essa fruta com uma agulha afiada é moleza. Basta fazer um furo na polpa, furando a casca.
A agulha precisa ser levada até a parte de trás da banana — até a parte da casca que fica no lado oposto. Neste caso, não há necessidade de furar o lado oposto, caso contrário o truque não funcionará.
Ao preparar o truque, a principal tarefa é realizar movimentos de balanço para frente e para trás, enquanto corta cuidadosamente a polpa da banana. Recomenda-se treinar com uma banana já descascada. Isso ajudará a garantir que o processo seja muito simples.
Ao preparar uma banana para uma apresentação, você precisa fazer furos na casca dela de modo que o espectador não perceba os furos na superfície. Seria ainda melhor disfarçá-los especialmente. Por exemplo, você pode fazer furos na parte da fruta onde há algum dano natural: manchas, amassados, cicatrizes, arranhões.
Depois de alguns minutos, o suco começará a sair dos furos que você fez. E então as manchas podem ser detectadas pelo observador. Portanto, é recomendável se preparar para o truque 10 a 15 minutos antes do início da apresentação.
As pessoas sempre gostaram de truques incomuns. Eles nos fizeram sonhar e acreditar em contos de fadas. Muitas pessoas sentiam o desejo não apenas de assistir a apresentações brilhantes, bonitas e surpreendentes, mas também de tentar aprender como apresentá-las elas mesmas.
Somente verdadeiros ilusionistas profissionais mostram as coisas mais incríveis. Apenas algumas pessoas conseguirão repetir seus truques. No entanto, ao mesmo tempo, existem versões simples de truques, cuja preparação e execução podem ser facilmente dominadas por quase qualquer criança, especialmente um adulto. Isso significa que todos podem se sentir como um verdadeiro mágico, pelo menos um pouco.
Se quiser, você pode continuar praticando, e então novos truques ficarão cada vez melhores. Não negue a si mesmo o prazer, principalmente no início, de mostrar a alguém truques interessantes e secretos que irão surpreendê-lo e encantá-lo.
Vídeos sobre truques de mágica
Truques de mágica para iniciantes: