O ponto nó francês é frequentemente usado em bordados. Permite criar uma textura impressionante e pequenos detalhes. Se você colocar os pontos bem esparsos nessa técnica, eles deixarão o trabalho mais leve e arejado. Este método de bordado é adequado tanto para iniciantes quanto para costureiras experientes.
Características do nó francês
Os laços na técnica de bordado francês também são chamados de frenchies ou fruzelki, e permitem adicionar volume aos itens bordados. Esse tipo de criatividade chegou aos países europeus a partir da China. Recebeu esse nome em homenagem às mulheres francesas que gostavam de bordar usando esse método.
Os trabalhos trazidos pelos comerciantes da China, que eram bordados com essa técnica, eram muito populares entre as costureiras. Elas começaram a disseminar amplamente essa ideia do bordado entre as costureiras.

Como resultado, elementos individuais de bordado com nós começaram a aparecer em itens de membros da aristocracia e da monarquia. Para decoração, usamos fitas de cetim, fios de prata e ouro.
O nó francês é um ponto redondo que se projeta acima do tecido. No centro tem uma pequena depressão. Um laço como esse parece uma pequena conta ou miçanga. Seus parâmetros dependerão do número de dobras, da qualidade e da espessura dos fios. Foi dada atenção especial à força de tensão e ao número de voltas da linha ao redor da agulha.
Cada nó deve ser feito separadamente para que detalhes diferentes possam ser destacados, como os estames de uma flor ou flocos de neve. Os laços também podem ser reunidos em grupos para decorar nuvens ou copas de árvores.
Neste caso, a imagem pode ser bordada exclusivamente com esta técnica, o que tornará o padrão mais eficaz, original e expressivo, principalmente quando se utilizam diversas combinações de cores.

Existem muitas ideias para criar um nó francês, o que torna possível criar vários efeitos usando esses pontos:
- Para criar inflorescências em telas individuais, são feitos pontos franceses com fios grossos ou fitas. Jacintos e lilases parecem especialmente bonitos.
- Muitas vezes, a técnica é usada para destacar padrões florais em bordados finalizados. Pequenos nós são usados no fundo para destacar flores, enquanto pontos maiores são usados para destacar arranjos florais no primeiro plano.
- Em uma pintura, apenas dois objetos são decorados com esses pontos. Trabalhos feitos exclusivamente com essa técnica acabam sendo espetaculares. Externamente, eles lembram miçangas ou ponto cruz, mas acabam sendo muito mais volumosos, ao contrário dessas técnicas.
Para bordar toda a tela, utiliza-se o bordado com miçangas, que será substituído pelo ponto francês. Você também pode fazer nós nas flores que você planejou fazer com uma cruz. Para isso, você pode usar um circuito padrão.

- O bordado de nós, desenvolvido a partir de um esboço de bordado de contorno, tem uma aparência incomum. Você pode encontrar padrões especiais projetados para bordado em ponto francês. Às vezes, a técnica do nó é incluída no trabalho para obter o efeito de perspectiva em grandes composições.
- Os pontos no bordado finalizado podem imitar pequenos elementos caindo na forma de neve ou grãos para pássaros. Os grupos de nós dão mais volume ao trabalho, por isso são usados principalmente para criar cabelos cacheados, pelos exuberantes de animais, árvores e nuvens.
O ponto nó francês é bem fácil de fazer se você seguir algumas regras:
- Para a base, recomenda-se usar um tecido bastante denso, que tenha a mesma trama em toda a área. Ao usar tecido solto com furos, o nó pode esticar ligeiramente para o lado avesso.

- Para criar um ponto grande, a linha deve ser enrolada na agulha em 4 voltas. Para fazer um nó pequeno, não pode haver mais do que 2 voltas. É necessário tentar puxar igualmente o fio a partir do qual o enrolamento do ponto começará. Isso garantirá que os elementos sejam idênticos.
- Para fixar o nó firmemente ao tecido, é recomendável puxar a linha com bastante força. Para obter um ponto grande, em vez de enrolar a linha na agulha mais de 2 vezes, é aconselhável usar linhas grossas.
- Para facilitar o uso, é recomendável envolver a parte do tecido que está sendo usada em um bastidor. Neste caso, o material deve ser esticado firmemente.
- Agulhas e linhas devem ter espessura igual. Se você fizer um nó com uma linha e uma agulha grossa, ele não ficará muito bonito e vice-versa.
- Os fios devem ser puxados com cuidado, ajustando constantemente o nó para que ele não vá para o lado.
- Ao usar vários pontos, enrole a linha na agulha em uma direção.

- Ao criar um belo ponto francês, os tipos de linhas são de particular importância. Para criar pequenos elementos, o melhor é usar fios de algodão mercerizado, como o fio dental. Fios de lã farão o nó ficar maior.
- Ao emoldurar uma obra com grande número de nós, recomenda-se fazer um passe-partout duplo ou triplo. Isso é necessário para evitar que o vidro esmague o bordado.
- Os pontos devem ser feitos somente em tecidos lavados e passados.
Se você seguir as recomendações acima, o nó francês será fácil de fazer, não desfiará e dará à composição uma aparência elegante.
Onde a técnica de bordado com nó francês pode ser usada?
O ponto nó francês permite que você faça vários itens exclusivos. As artesãs podem fazer bolsas, cobertores ou toalhas usando essa técnica. Os pontos podem ser usados para decorar grampos de cabelo, broches, ícones e composições de imagens inteiras.
Produtos bordados com fitas de cetim terão uma aparência incomum e elegante. A largura deve ser selecionada de acordo com suas próprias ideias. Para obter pequenos elementos, é necessário usar listras estreitas, que no final ficarão exuberantes e convexas, chamando a atenção.
Fitas na técnica de nó podem ser usadas para decorar roupas, almofadas, itens de malha e detalhes de interiores. Os pontos franceses também são adequados para decorar diversos acessórios, como colares e pulseiras.

Composições que foram parcialmente criadas usando esse método parecem impressionantes. Pinturas projetadas inteiramente usando essa técnica também parecem originais e incomuns. As obras que foram complementadas com uma imagem de contorno têm um visual moderno.
Muitas vezes, a técnica de nó é usada para enfatizar apenas pequenos detalhes individuais da trama: decoração em roupas, desenhos de animais ou pessoas, folhas de árvores. As pinturas também podem apresentar itens maiores bordados com ponto francês.
Existem vários tipos de costura francesa:
Tipo | Características da costura |
Laço | O comprimento do passo será significativamente menor que o número de voltas. Ao fazer a costura, o resultado é uma parte bastante volumosa. O ponto é adequado para criar pétalas multicoloridas. |
Ponto reto | O número de voltas corresponderá ao passo da rosca de trabalho. Este ponto é usado para criar galhos e pétalas finas. |
Nó | Caracterizado por 2 voltas de rosca, cujo comprimento é pequeno. O ponto é adequado para decorar o centro das flores. |
É muito difícil encontrar moldes desenvolvidos exclusivamente para bordado com nó francês.
No entanto, este problema pode ser resolvido:
- Você mesmo pode desenhar os gráficos das futuras composições usando um lápis simples.
- Os desenhos selecionados são transferidos para a superfície do material do tecido. Em seguida, os padrões são costurados ao longo do contorno ou preenchidos com pontos franceses coloridos.
- Ao usar fitas, você pode usar moldes projetados para bordado em ponto cetim.
- Os pontos franceses são adequados para padrões destinados ao ponto cruz ou miçangas. As áreas reservadas para contas ou cruzes são simplesmente preenchidas com nós.
Acessórios necessários para bordado
A costura francesa exige uma certa habilidade das costureiras, assim como a preparação dos acessórios de bordado necessários. Graças a isso, os pontos ficam uniformes e perfeitos.
Para fazer nós, você deve preparar os seguintes materiais e ferramentas:
Acessórios | Quais escolher? |
Agulhas | Agulhas de tapeçaria são frequentemente usadas para bordados de fita porque têm uma ponta romba e um orifício largo. Para bordar com linhas, recomenda-se usar agulhas de costura e agulhas de miçangas com ponta pontiaguda. |
Tópicos | Fios escuros são adequados para decorar objetos em primeiro plano. Isso deixará o desenho mais volumoso. Ao usar uma ampla paleta de cores, você pode obter resultados muito inesperados. Para bordar pequenos elementos da imagem, é melhor usar fio dental. Para peças grandes, o fio de lã é adequado. Fitas de cetim são usadas para decorar flores volumosas. Não é aconselhável usar fios muito longos, pois eles ficarão constantemente emaranhados. O comprimento ideal deve ser de aproximadamente 30 cm. |
Material de tecido | Para bordar flores ou quadros é aconselhável utilizar tela grossa. Caso contrário, os nós se desfarão ou entrarão em colapso devido à estrutura solta do material. As superfícies de qualquer tecido são adequadas para a técnica de nós.
O principal é que o material do tecido seja denso o suficiente. Para finalizar com fitas, é aceitável usar peças de malha ou jersey. |
Além disso, você precisará preparar o seguinte inventário:
- governante;
- marcadores, canetas hidrográficas e lápis de vários tons;
- papel carbono;
- dedal;
- tesoura;
- aro;
- molduras quadradas;
- esquemas de imagens.
Masterclass para iniciantes
Ao usar pontos franceses ao bordar uma imagem, eles acrescentam volume e uma textura bonita. Detalhes raramente colocados parecem leves e arejados.
No entanto, ao trabalhar com a técnica de nó, as costureiras muitas vezes encontram algumas dificuldades com os pontos:
- vêm em diferentes formas e tamanhos;
- eles são amarrados no fio de trabalho bem cedo, para que não tenha tempo de passar para o lado avesso;
- são puxados completamente para o lado errado.
Uma master class para iniciantes ajudará a evitar erros na etapa do bordado:
- Pegue uma agulha com ponta afiada. Coloque a linha na parte da frente, enrolando-a duas vezes ao redor da agulha. Para alterar os parâmetros do ponto, você precisa alterar o número de voltas na agulha: para grandes – 3 vezes, para pequenas – 1 vez. Não é aconselhável dar mais de 3 voltas, pois os nós perderão a forma.
- Insira a agulha perto da área onde a linha passa na face do desenho. Não insira a agulha na área de aderência onde a linha está localizada, pois o ponto passará para o avesso junto com a linha.
- Puxe cuidadosamente a linha para o lado avesso. Mantenha a ponta da linha oposta à agulha esticada.
- Segure a linha esticada até que restem 2 cm. Solte a linha, puxando-a para o lado avesso.
O resultado final deve ser nós perfeitos.
Você pode fazer um ponto de nó francês usando fitas de cetim:
- Prenda a tira de tecido de cetim ao tecido pelo lado de dentro. Traga-o para a área frontal.
- Puxe a fita firmemente e coloque-a embaixo da agulha. Ao redor da última, faça 1 volta da fita no sentido horário.
- Afaste-se um pouco do ponto inicial da punção. Insira a agulha no local localizado próximo à punção original.
- Mova a fita até a borda da agulha, puxe-a firmemente, formando um nó francês não muito apertado.
- Passe a agulha pelo ponto e puxe-o pelo avesso.
- Puxe a fita de cetim firmemente para completar o elemento decorativo. O tamanho da conta de fita de cetim será afetado pela largura da tira.
Características de trabalhar em diferentes tecidos
O ponto nó francês pode ser feito em tecido bordado ou em tecido grosso. Isso ocorre porque em tecidos simples um pequeno ponto pode ir para o avesso.
Se você precisar trabalhar em tecido fino, a linha deve ser girada pelo menos 3 vezes. Isso evitará que os pontos caiam. Porém, se o elemento de saída for muito grande, você pode inserir 3 fios na agulha, reduzindo o número de voltas.
Em materiais de tecido densos tais dificuldades não surgem. Por esse motivo, o tamanho do ponto só pode ser alterado para fins decorativos. Isso permite que você se concentre em um objeto sem destacar os outros.
Segredos e truques de execução
Segredos e truques para executar a técnica do nó francês:
- Para criar um nó mais preciso e claro, recomenda-se dar 1 volta, mas usar fios mais grossos.
- Se os fios do ponto estiverem saindo ou saindo para fora, eles precisam ser puxados um por um para corrigir a situação.
- É necessário deixar uma pequena distância entre o início do nó e a área onde a agulha é inserida no tecido para que o ponto não vá para o avesso.
- Na etapa do bordado, a linha não deve ser torcida. Ele deve permanecer reto e nivelado.
- Recomenda-se segurar os fios com as mãos até o final. Se você fizer um nó perto da tela, ela ficará mais organizada e lisa.
- A linha deve ser puxada para o lado avesso com cuidado e devagar. Caso contrário, aparecerão nós muito difíceis de desembaraçar.
- Depois de terminar a costura no verso, é preciso pressioná-lo um pouco. Devido a isso, ele ficará uniformemente sobre o tecido e terá uma aparência elegante.
- A espessura da linha e das agulhas devem ser iguais. Ao bordar um ponto com uma linha e uma agulha grossa, ele não terá uma aparência muito elegante. Recomenda-se enrolar a agulha com a linha bem próximo à superfície do tecido.
- Recomenda-se fazer pontos franceses bem no final, quando todas as outras costuras estiverem bordadas.
- Para garantir que a agulha não tenha dificuldade para sair para o outro lado, é recomendável puxar a linha com muita força ao girar a agulha. Por esse motivo, o nó ficará desfeito.
- Para que a agulha seja facilmente inserida em qualquer parte do tecido, ela deve ter uma ponta afiada. Uma ferramenta com fio cego só passará entre os fios da urdidura.
- Para evitar que a linha fique emaranhada durante o bordado, ela deve ser mantida esticada o tempo todo. Isso garantirá que os pontos tenham um formato correto e claro.
- Para evitar que o ponto perca a forma, desfie ou fique com uma aparência desgrenhada, não é aconselhável dar mais de 3 voltas na agulha. Para obter um nó maior, é melhor dobrar o fio várias vezes, dando 2 voltas padrão.
O bordado usando a técnica do nó francês é adequado para iniciantes, porque o algoritmo de trabalho é bastante simples, embora exija um breve treinamento da habilidade no início. Essa costura decora a composição, tornando-a volumosa e acrescentando profundidade.
Vídeo sobre costuras
Nó francês: