Capuz - detalhe funcional do moletom, servindo não apenas como decoração. Também protege da precipitação, do vento e do frio. A opção mais popular é um padrão com a construção deste elemento de forma sobreposta.
Ferramentas e materiais necessários
O capuz do moletom (o molde não tem detalhes complexos, então será compreensível para iniciantes) pode ser costurado com 2 tipos de material:
Têxtil | Breve descrição |
Velo | É um material não tecido feito de poliéster, no qual finos fios de fibra de PET são combinados em um único tecido denso. Se a estrutura do polímero for espessa, haverá um grande número de pequenas bolhas de ar dentro da pilha. Isso deixará suas roupas bem quentes. Além disso, o material passa por diversos tratamentos para reduzir o grau de combustão com a laminação. |
Rodapé | A tecnologia de malha suave é usada na produção. No entanto, vários fios adicionais são tecidos de dentro para fora usando o método de estiramento. Devido a isso, a parte da frente ficará lisa e a de trás ficará felpuda. Este tecido pode ser feito inteiramente de algodão ou conter fios entrelaçados para tornar o material de maior qualidade. Para isso, pode-se usar 5% de sintéticos com lycra ou 10% de viscose com lã. |
Ao costurar roupas, você precisa seguir as regras para trabalhar com materiais de malha. Como resultado, o produto não esticará no comprimento, mas esticará perfeitamente na largura. O velo e o rodapé são resistentes ao desgaste, permitindo que você comprima e embale o item facilmente.
Além disso, a pele respirará e não ficará irritada. O capuz manterá sua aparência original sem deformação após um grande número de lavagens. Além disso, esta peça de roupa não precisa ser passada.
Com a ajuda de bordados, um formato ou cor incomum, o capuz dará um toque especial às roupas, mas ao mesmo tempo cumprirá seu propósito original.
Para trabalhar você precisa preparar:
- alfinetes, bem como um lápis para desenhar um padrão;
- papel vegetal (se necessário);
- material;
- tesoura com linha;
- uma fita métrica para tirar medidas.
Esquema com descrição de obras para iniciantes
O molde permite fazer qualquer modelo de capuz para moletom. Por exemplo, esse detalhe pode ser solto ou justo, ter fechos na frente, ser totalmente fechado com zíper ou ser costurado com sobreposição.
Tirando medidas
O capuz do moletom (o molde com as medidas é considerado o palco principal, do qual depende a aparência do futuro produto) deve ser costurado precisamente na cabeça para evitar que caia para trás ou fique pendurado na testa. Neste caso, a borda inferior deve coincidir claramente com a profundidade e a largura do decote.
Para isso, é necessário fazer as medições corretamente, utilizando fita métrica e papel vegetal:
- Altura. Você precisa colocar um moletom para marcar o ponto central da frente. Depois desse ponto, você precisa desenhar uma fita métrica ao redor da área do rosto até o ponto inicial. Recomenda-se acrescentar 8-20 cm ao resultado obtido, pois de acordo com as medidas originais o exaustor ficará pequeno. Para deixar a peça o mais folgada possível, é preciso adicionar o máximo de centímetros possível. O número final deve então ser dividido pela metade para determinar a altura da borda frontal do produto. Esta medida permitirá que você desenhe a linha frontal do capô em um pedaço de papel.
- Largura. Para fazer um capuz que se ajuste perfeitamente à cabeça, você precisa usar uma fita métrica para medir a distância da cartilagem saliente acima do lóbulo de uma orelha até a outra. Para costurar uma peça mais solta, a fita deve ser aplicada da borda externa de uma sobrancelha até a outra. Então, ao número resultante, você precisa adicionar 6-12 cm (essas são tolerâncias) para que o produto se ajuste livremente. Depois o resultado precisa ser dividido pela metade. Essa medida permite traçar uma linha reta em uma folha de papel, medindo a distância da parte de trás da cabeça até a borda frontal. Se a peça tiver formato redondo, desenhe em direção ao ponto externo ao longo da linha da área mais larga do produto.
Essas medidas são consideradas mínimas, por isso é permitido fazê-las maiores. Contudo, elas não podem ser reduzidas.
O padrão do capuz deve combinar com o decote da peça à qual esse detalhe se destina. Para isso, é aconselhável utilizar uma peça com costura prática, em que as pontas do pescoço sejam finalizadas com debrum.
Para criar um desenho do padrão do produto, você precisará fazer várias medições:
- A largura do decote da borda frontal ou 1/2 da largura do decote da borda frontal. Você precisa medir da linha central da frente e da prateleira até a costura do ombro, sem levar em conta os fechos com acabamentos. Para medições, recomenda-se utilizar uma fita métrica flexível ou cordão.
- 1/2 da largura do decote das costas. A medida deve ser tirada da linha central das costas até a costura do ombro.
- Decote profundo na frente. No molde, você precisa desenhar uma linha adicional passando pela ponta da costura do ombro. Neste caso, esta linha deve ser perpendicular à faixa do decote frontal. Depois, você deve experimentar a peça para medir a distância da costura do ombro até a parte inferior do decote. Neste caso, a fita métrica ou cordão deve ser aplicado na linha que passa num ângulo de 90°.
- Profundidade do recorte nas costas. Após transferir as medidas para o desenho do molde, é necessário representar uma linha curva suave.
Construção do padrão
Com base nos resultados das medições, deve-se obter a largura e a altura da peça, indicar o ponto de união com a costura do ombro e traçar uma linha suave que permita costurar o produto no decote.

O capuz do moletom (o molde permite dar qualquer formato ao produto) pode ter vários formatos:
- Em forma de boné. A borda desta peça deve ficar pendurada para baixo. O comprimento da extremidade pendurada do capô afeta o número de centímetros que precisam ser adicionados à linha superior. Depois, a borda da linha superior deve ser unida com o ponto inferior da região occipital. Ao costurar um detalhe para roupas infantis, é aceitável representar uma linha quebrada para enfatizar a borda afiada do capuz.
- Redondo. Neste caso, é necessário arredondar as listras retas da região occipital com o topo. Do material tecido, você deve cortar 2 partes do capuz. Para a costura, é necessário deixar uma margem de 1 cm, que deve ser adicionada ao longo de todo o comprimento da linha arredondada.
- Retangular. É considerada a forma mais simples, para a qual é necessário representar uma linha curva para o decote, 3 listras retas perpendiculares entre si e também indicar a marca do ombro. Esta construção deve ser realizada de acordo com as medições realizadas. Para costurar a peça, o material precisará ser dobrado ao meio, de modo que a parte da frente fique para dentro. A linha de dobra do molde deve ser colocada sobre a dobra do material. Ao transferir contornos, é essencial fazer margens de costura. Para fazer isso, você precisa deixar 4 cm para a bainha ao longo da borda frontal e 1 cm para as costuras do pescoço e da parte de trás da cabeça.
Depois de tirar as medidas e determinar o formato, você pode desenhar um modelo do futuro produto em uma folha de papel ou papelão. Depois o molde precisa ser recortado com uma tesoura.
Para recortar a peça, o molde deve ser fixado ao material com alfinetes para traçar os contornos ao longo das linhas de dobra e costuras. Além disso, devem ser especificadas margens para bainhas e costuras. É necessário cortar ao longo das linhas de tolerância.
De costura
Para costurar a peça na gola da peça, a linha da costura do ombro no molde deve coincidir com a costura do ombro da peça, e a costura da parte de trás deve coincidir com o centro das costas da peça. As bordas frontais inferiores do produto devem estar localizadas na linha central da parte frontal do moletom.
Antes de costurar, você precisa primeiro processar as bordas das prateleiras ou a fenda na parte da frente com acabamentos, costurar as costuras dos ombros e costurar o zíper. Para garantir que as margens de costura para costurar o capuz no decote sejam finalizadas corretamente, é recomendável usar fita de viés. O comprimento do material deve corresponder ao comprimento do corte inferior da peça.
Descrição passo a passo de costura de um capuz:
- Dobre a parte do produto ao longo da linha de dobra para que a parte da frente fique para dentro. Realizar o ranger da região occipital.
- Costure as margens de costura juntas. Passe as margens de costura em uma direção. Se houver uma costura central na parte de trás da peça, passe as margens na mesma direção das margens das costas ou em direções diferentes (se isso for feito nas costas).
- Antes de processar a borda frontal do produto, você pode passar um cordão pelo cordão na parte frontal (opcional). Para fazer isso, faça uma alça ranhurada na parte interna da margem para passar o cordão.
- Em seguida, dobre as margens da bainha para dentro duas vezes e costure.
- A alça para passar a renda deve estar localizada na parte interna do produto.
- Para costurar o capuz na abertura do pescoço, vire as vistas ou as margens para a frente ao longo do corte frontal da peça, de modo que fiquem o mais planas possível. Ao alfinetar a peça no decote, conecte as costuras dos ombros à marca do ombro, sobreponha as bordas da frente da peça com as bordas do corte na parte da frente e a costura da parte de trás com a linha central das costas.
- Em seguida, na parte da frente, faça uma dobra nas sobras ou sobras para envolver a borda frontal da peça. Em seguida, prenda o capuz no pescoço.
- Coloque-o plano e prenda uma ponta da fita de viés no decote de modo que fique em cima das bordas do capuz e voltada para baixo.
- Corte as bordas do debrum 5 mm antes da abertura frontal do capô. Costure ao longo da linha marcada do decote da peça, capturando a fita de viés com o capuz.
- Corte as margens de costura ao redor dos pontos e na diagonal nos cantos. Vire as vistas ou margens com viés do avesso ao longo da borda do decote frontal e passe a ferro.
- Depois de virada, a fita de viés pode ser costurada à mão ou na máquina de costura.
Depois de concluir o trabalho, você precisa experimentar as roupas. Se o capuz for mais largo que o decote, as pregas ou pinças devem ser colocadas na profundidade ideal, onde estão localizadas as marcas das costuras dos ombros.
Segredos para Iniciantes
Dicas úteis:
- Todas as costuras devem ser testadas quanto à resistência para garantir que possam suportar qualquer tipo de carga. Para verificar, você precisará puxar a tela em diferentes direções. Isso ajuda a determinar o grau de resistência da costura.
- Para costurar um moletom, eles geralmente usam material de malha de algodão ou veludo com base de malha. Para a peça principal, não é necessário forro. Deve ser costurado exclusivamente no capuz para esconder as costuras internas e dar ao produto uma bela aparência graças à estampa brilhante do material do forro ou de um tom contrastante. Somente depois de costurar o zíper e criar as costuras dos ombros é que é permitido costurar o capuz ao tecido principal.
- Se o tecido tiver um padrão geométrico, como listras ou xadrez, os elementos do padrão devem ser dispostos de modo que o padrão no produto final fique alinhado corretamente. Não é aconselhável que artesãos iniciantes utilizem tecidos com padrões ou estampas. Nesse caso, é aceitável escolher um padrão abstrato ou floral que não precise ser combinado.
- Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir qual é a velocidade ideal de costura. Se o ritmo for lento, você poderá costurar as peças com mais precisão. Para concluir o trabalho rapidamente, se não houver muito tempo, é aceitável aumentar o ritmo. Porém, neste caso, você terá que monitorar constantemente a qualidade das costuras.
- Ao costurar, é necessário utilizar agulhas adequadas, que podem variar de tamanho e tipo de acordo com o tipo de material. Se o tecido for fino, a ferramenta deverá ser fina. Se o material for grosso, é melhor usar agulhas mais grossas.
- Para reforçar peças ou suas partes, é aconselhável duplicá-las utilizando materiais especiais que podem ser elásticos, densos ou finos. Muitas vezes, em um dos lados da junta há uma camada de cola para união com a peça. Para isso, o material deve ser aplicado no capuz e passado a ferro. Após o alinhamento, a camada de suporte dá resistência e densidade ao tecido principal.
Muitas vezes, um capuz é um complemento à vestimenta externa, na forma de um casaco, jaqueta ou moletom. Caso o modelo não tenha essa parte, você mesmo pode fazê-la. O principal é tirar as medidas corretamente e fazer um molde para que o capuz fique harmonioso com a parte principal da roupa.
Vídeo sobre o padrão do capuz para um moletom
Como fazer um molde e costurar um capuz para um moletom: