Roupa de cama pode ser comprada na loja. No entanto, às vezes pode ser problemático selecionar um conjunto que atenda a todos os requisitos (por exemplo, o material ou o tamanho não são adequados).
Se você tem uma máquina de costura e deseja você pode costurar você mesmo Para o travesseiro, uma fronha de qualquer tamanho, que pode ser com forro, orelheiras ou com zíper. O principal é escolher o tecido certo e calcular corretamente o consumo de material.
Escolhendo tecido para costurar fronhas
Você pode costurar uma fronha de quase qualquer material. No entanto, ao escolher um tecido, é necessário levar em consideração que cada material possui qualidades positivas e negativas.

Seleção do tecido para confecção do produto:
Material | Breve descrição |
Chita | Este material de algodão é durável e totalmente natural, por isso é considerado altamente durável. Ao mesmo tempo, o tecido pode manter sua aparência original por um longo período de tempo. Além disso, o material não encolhe após a lavagem, fica quase sem rugas e não cria eletricidade estática. No tempo frio, ele ajuda a aquecer e, quando chega o calor, ele absorve o suor, deixando o corpo confortável. Entretanto, após um certo período de uso, começam a formar-se bolinhas na chita devido à compactação das fibras do fio. |
Cetim | O material é agradável ao toque e durável, o que o torna adequado para fazer roupas de cama. Além disso, a composição contém apenas fibras naturais. O tecido é durável, quase não amassa e pode ser lavado várias vezes sem perder a aparência. Graças ao verso fosco, o cetim não escorrega. O material também ajuda a reter calor. |
Chita | É feito de algodão natural, que é delicado, macio ao toque e leve. Ao costurar uma fronha, o tecido chintz não estica devido à sua trama especial. Graças a isso, o material quase não está sujeito a desfiar durante o corte. No entanto, o chintz não é durável, então após várias lavagens ele pode se deformar e perder sua aparência original. Além disso, o material tingido começa a desbotar e também pode encolher. |
Seda | Se você gosta de roupas íntimas de seda, é recomendável escolher um material natural, pois ele tem propriedades úteis. Neste caso, a composição contém aminoácidos que melhoram o funcionamento do sistema circulatório. Além disso, o material ajuda a repelir partículas de poeira, evitando que os ácaros entrem nele. Ao mesmo tempo, o tecido natural não é suscetível a fungos e mofo, por isso a seda é considerada a mais útil, macia e também densa, diferente de outros tecidos naturais. No entanto, o material é caro e amassa facilmente. Por isso, você terá que passar a roupa de cama com cuidado sempre que lavá-la. |
Com o tempo, a tonalidade de qualquer tecido pode ficar pálida e opaca, principalmente se ele contiver muitas tonalidades. Nesse caso, o melhor é optar por tecidos de algodão, pois eles se caracterizam por boa durabilidade.
Como calcular o consumo de tecido?
O consumo de material de tecido dependerá principalmente do padrão do material. Por exemplo, se o molde for pequeno, você precisará de um pouco de tecido. Neste caso, você precisa levar em conta o tamanho do travesseiro, incluindo as margens de costura.
Ao escolher um material com padrão grande, o consumo será maior, pois o padrão deve ficar no meio da tela.
A fronha pode ser cortada no sentido do fio ou transversalmente. Ao escolher a largura, você precisa levar em consideração a largura do travesseiro. O pedaço de tecido ideal deve ser tal que pouco material seja desperdiçado em aparas.
O material é vendido principalmente em rolos de 80, 120, 150 e 220 cm de largura. Além disso, ao costurar um produto, é preciso levar em conta que, após a lavagem, o tecido pode encolher.
Para fazer uma fronha retangular medindo 50x70 cm, você precisará de pelo menos 170x55 cm de tecido. A reserva deve incluir subsídios para costura, bem como consumo de tecido para elementos funcionais com decoração na forma de fecho, babados e orelhas.
Antes de confeccionar o produto, recomenda-se lavar o tecido em água morna e depois passá-lo. O material de algodão geralmente encolhe após a lavagem.
Como costurar uma fronha simples 50x70 cm
Se você não tem experiência em costurar roupa de cama, é recomendável escolher uma fronha simples e sem perfume. O travesseiro deve ser inserido pela lateral, e a borda estará sempre aberta. No entanto, devido à grande largura do produto com as bordas abertas dobradas, o travesseiro sempre ficará firmemente preso no interior.
Lista de ferramentas e materiais:
- régua com tesoura, alfinetes e giz;
- material do fio que combina com a cor do tecido;
- material de tecido;
- máquina de costura.
Algoritmo de criação de padrões:
- Para cortar as peças, primeiro meça o comprimento e a largura do travesseiro. Neste caso, uma das peças deve ter uma curva.
- Se o comprimento do travesseiro for 50 cm, esse valor deverá ser multiplicado por 2 e, em seguida, 2,5 cm deverão ser adicionados ao resultado para que o ajuste fique folgado. Adicione ainda mais 2 cm para margem de costura. Como resultado, o comprimento da peça deve ser 104,5 cm. Neste caso, adicione 41 cm a este valor. O resultado final deve chegar a 145,5 cm.
- À largura resultante de 70 cm, adicione 2,5 cm (para um ajuste solto), 10 cm (para acabamento das bordas) e 2 cm (para a margem). O resultado final deve ser 84,5 cm.
- Faça um molde de um desses detalhes sem adicionar margens, pois elas já estão incluídas no cálculo.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Coloque o pedaço cortado com o lado avesso para cima, com os lados longos de cada lado. Vire o corte do lado comprido à direita para fora 1 cm e passe a ferro.
- Novamente, dobre esse corte do avesso 9 cm e passe a ferro. Use grampos para prender a bainha. Afastando-se 2 mm da dobra, costure a bainha no corte.
- Dobre a peça de trabalho ao meio de modo que o lado avesso fique para dentro e os lados curtos fiquem unidos. Neste caso, a face do material deve ficar para fora, e a borda acabada deve ficar para a direita.
- Una as bordas na parte superior e no lado esquerdo usando alfinetes. Além disso, faça a costura com uma margem de 7 mm. Passe a ferro a linha de costura com margens.
- Corte os cantos, deixando 2 mm da linha.
- Vire a peça de trabalho do avesso, endireitando as margens de costura. Passe as dobras e prenda com alfinetes.
- Costure os lados longo e curto, deixando uma margem de costura de 1,2 cm.
- Ao final do trabalho, vire a fronha do avesso, alinhando os cantos.
Com orelhas
Você pode costurar uma fronha com orelhas. Neste caso, não há necessidade de fazer um padrão. Neste caso, o cheiro estará localizado na parte de trás. Se desejar, a parte superior do produto pode ser feita de tecido colorido e a parte inferior de um material de uma única cor. Você também pode simplesmente costurar uma fronha do mesmo material.
Materiais e ferramentas necessários:
- giz ou marcador de tecido que desaparece;
- tesoura com régua e alfinetes;
- material de tecido;
- máquina de costura com linhas que combinam com o tom do tecido.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Você pode descobrir a altura da parte frontal, que é representada pela 1ª peça, usando a fórmula: (50 cm + 5 cm) x 2 + 2,5 cm. O primeiro valor entre parênteses é a altura do travesseiro, o segundo é a largura das orelhas. O resultado deve ser 112,5 cm.
- A fórmula para calcular a largura é: (70 cm + 5 cm) x 2 + 2,5 cm. O primeiro valor é a largura do travesseiro, o segundo é a largura das orelhas. O resultado final deve ser 152,5 cm.
- A parte traseira é composta por 2 partes. Sua altura é a mesma que a altura da parte frontal. Para calcular a largura, você precisa dividir 152,5 cm pela metade. Depois adicione 12 cm ao resultado. Arredonde o valor resultante para um número inteiro para obter 89 cm.
- Faça um molde das peças.
- Os cortes dos elementos traseiros devem ser processados. Dobre a borda da 1ª peça à direita para dentro, 2,5 cm, e passe a ferro. Depois repita as mesmas manipulações novamente, prendendo a borda com alfinetes.
- Afastando-se 2 mm da dobra, costure a bainha na borda.
- Da mesma forma, processe a parte esquerda da outra parte de trás.
- Coloque o elemento frontal com o lado traseiro voltado para baixo. Coloque a parte de trás por cima de modo que a parte da frente fique embaixo e as bordas acabadas se sobreponham no meio. Apare as bordas e prenda com alfinetes.
- Costure as peças ao redor do perímetro, deixando uma margem de 1 cm. Passe as costuras e apare os cantos.
- Depois vire a peça de trabalho do avesso.
- Após alinhavar as margens de costura, passe o produto a ferro. Prenda as bordas com alfinetes para evitar que as camadas de material se movam.
- Utilize um marcador ou giz para marcar os limites do produto, indicando a largura das orelhas.
- Costure uma linha ao longo das listras mostradas. A costura deve estar localizada ao longo do perímetro da fronha.
Com relâmpagos
A fronha pode ser costurada com um zíper para prender o travesseiro com segurança. Ao mesmo tempo, esta opção é adequada para fazer roupas de cama decorativas. O fecho pode ser regular ou oculto.
Na primeira opção, a tonalidade do zíper deve combinar com a cor do tecido principal. No segundo caso, o fecho ficará praticamente invisível, podendo ser 2 ou 3 tons mais claros ou mais escuros que a cor principal do tecido. Além disso, o relâmpago pode ser combinado com a tonalidade do padrão se o material for colorido.
Uma fronha com zíper pode servir de base para um travesseiro, no qual você pode colocar o enchimento sem precisar de fronha. No entanto, para esses fins é necessário utilizar um material denso que mantenha sua forma. O enchimento deve ser leve e macio.
Penas não são adequadas para esse propósito porque uma camada de tecido não será suficiente para esconder o enchimento de penas que está aparecendo.
Lista de materiais e ferramentas:
- um zíper, cujo comprimento deve ser 5 cm menor que o travesseiro;
- material do fio que combina com o tom do tecido;
- tesoura com fita crepe, alfinetes, régua e giz;
- material de tecido;
- máquina de costura e calcador para costurar o fecho.
Algoritmo para fazer uma fronha com fecho regular:
- Faça um molde das peças, deixando uma margem de 1 cm em cada lado. Cole as sobras usando entretela.
- Coloque as peças juntas com a parte da frente voltada para dentro, prendendo um lado com grampos. Use giz para marcar uma distância de 5 cm na parte superior e inferior.
- Faça uma costura ao longo desta linha com um ponto de tamanho normal. Entre as marcas de giz, costure uma costura com pontos estendidos para criar um ponto de alinhavo. Faça fixações perto das marcas.
- Passe a costura e abra o zíper até a metade. Para evitar que as bordas do fixador deslizem, é permitido usar fita adesiva.
- Coloque o fecho no meio da linha de modo que a trava fique na parte inferior. Os dentes da fechadura devem passar claramente ao longo da costura. As bordas do zíper na parte inferior e superior devem ficar 5 cm atrás das marcas de giz. Você pode usar alfinetes ou fita adesiva para prender o fixador.
- Utilize um calcador especial para costurar o fecho aos elementos do produto. Depois de costurar o zíper, remova o ponto de alinhavo.
- Dobre as partes do produto ao longo do comprimento do fecho costurado, prendendo as bordas. Neste caso, o zíper deve estar sempre aberto pela metade.
- Faça uma costura a partir dos cortes a uma distância de 1 cm.
- Passe a peça de trabalho pelo furo do zíper com a parte da frente para fora.
Algoritmo para criar uma fronha com zíper oculto:
- Corte 2 pedaços de fronha, finalizando a borda superior com um overlock. Se você não tiver equipamento especial, costure em zigue-zague ao longo da borda.
- Dobre as laterais do molde em direção ao meio do material. Marque o centro da fechadura com um marcador ou giz. Coloque o zíper no molde pela frente, alinhando os centros.
- Desaperte o fecho e abra-o para os lados. Usando alfinetes, prenda as bordas do material aos centros do fixador. Para costurar o zíper na borda do produto, costure um ponto de alinhavo adicional. Primeiro costure um lado, depois o outro.
- Usando o calcador para zíper oculto da sua máquina de costura, costure as laterais do fecho, uma de cada vez. Depois, mude para um pé com um único chifre para prender a trava. Costure a seção de cima e de baixo ao fecho escondido.
- Passe as linhas. Faça manualmente 2 fechos no início e no final do fecho. Isso evitará que os pontos se desfaçam.
- Para criar um ponto de linho sobreposto, dobre a peça ao longo da parte da frente. Como resultado, a fechadura deve estar localizada no centro. Prenda as bordas com alfinetes.
- Ao costurar as peças, afaste-se da borda cortada pela largura do calcador.
- Ao cortar a borda do material, afaste-se 3 mm da costura.
- Vire o tecido do avesso e alise a costura para que o tecido não se sobreponha.
- No lado avesso, costure uma segunda costura para selar a borda interna crua.
Com cheiro
Você pode costurar uma fronha com uma dobra na lateral para que o travesseiro não caia enquanto você dorme.
Lista de ferramentas e materiais:
- alfinetes, tesoura, régua e marcador;
- material do tecido e material da linha que combine com ele na tonalidade;
- máquina de costura.
Etapas da costura de uma fronha:
- Inicialmente calcule os parâmetros das peças. Para fazer isso, adicione 2,5 cm (para um ajuste folgado) e 3 cm (para margem de costura) ao comprimento de 50 cm do travesseiro. O resultado final deve ser 55,5 cm.
- Para calcular a largura da peça de trabalho, dobre a largura da almofada de 70 cm e adicione 25 cm, 2,5 cm e 4 cm ao resultado. O resultado final deve ser 171,5 cm.
- Recorte o pedaço resultante. Dobre a borda encurtada 1 cm do lado avesso e passe a ferro. Depois repita os mesmos passos, prendendo a bainha com grampos e costurando-a na borda.
- Desenhe o segundo lado encurtado da mesma maneira.
- Coloque a peça na vertical de modo que a parte da frente fique para cima. A uma distância de 25 cm, dobre a borda para baixo para formar a válvula e passe a dobra.
- Vire a peça de trabalho de modo que a parte de trás fique para cima. Depois, dobre ao meio transversalmente, unindo as bordas e prendendo-as com grampos ou alfinetes.
- Costure a peça ao longo dos dois lados estendidos. A parte encurtada deve estar sempre aberta. Para costuras, deixe uma margem de 1 cm. Em seguida, processe as margens com um ponto ziguezague.
- Vire o produto do avesso e avalie o resultado do trabalho.
O processo de costura é emocionante e não leva muito tempo. O principal é decidir imediatamente qual será o tamanho da futura fronha, bem como de que tipo de tecido ela será feita. Neste caso, ao construir um molde, você deve levar em conta imediatamente a presença de zíper, orelhas ou outra decoração para saber o consumo exato de material.
Vídeo sobre costura de fronha 50 por 70
Como costurar uma fronha de 50 x 70 com um wrap: