Em instituições educacionais, muitas vezes é pedido às crianças que desenhem templos. Isso ajuda os alunos a se familiarizarem com o conceito de simetria. A arquitetura geralmente não é desenhada com tintas, mas com lápis de cor, carvão, marcadores ou giz de cera. Você também precisará de uma borracha, um lápis e uma régua.
Características do desenho de um edifício de templo
Para desenvolver habilidades criativas e culturais, muitos professores russos pedem que as crianças desenhem os mesmos objetos do patrimônio arquitetônico da Rússia. Esses objetos geralmente incluem igrejas, templos, catedrais e outros locais memoriais.
A Catedral de São Basílio, que é mais fácil de copiar a partir de fotos, fotografias ou cartões postais, tem muitos detalhes, por isso pode ser usado em aulas de desenho para pré-escolares ou alunos do ensino fundamental.
O nível do trabalho pode variar do simples ao complexo, dependendo da idade dos alunos e dos materiais de desenho: lápis ou pincel com tintas.
Você precisa trabalhar na ilustração passo a passo, começando pelo layout vertical:
- Primeiro, a criança deve delinear os contornos gerais e o formato do edifício. Para maior comodidade, você pode usar uma régua. Você precisa desenhar torres, cúpulas, janelas e portas.
- Em seguida, você pode prosseguir com o detalhamento. É necessário desenhar padrões nas torres e cúpulas. Contorne também o edifício e, se desejar, sombreie sua parte inferior.
- Próximos passos dependem do estilo em que o templo pretendido deve ser criado. Se uma criança desenha com marcadores ou lápis de cor, então você deve passar a colorir a imagem.
Uma aula magistral passo a passo sobre como desenhar um templo ou uma catedral por um aluno. Se a obra foi concebida em preto e branco, então diferentes fragmentos do edifício são gradualmente sombreados. É aconselhável usar lápis de densidades diferentes para facilitar que a criança em idade pré-escolar escureça determinadas áreas. Você também pode usar tintas, mas neste caso o contorno deve ser desenhado novamente. É melhor não usar aquarela, pois será difícil para a criança trabalhar com elas; guache é mais adequado para colorir.
- No final você precisa desenhar pequenos detalhes, perdeu na segunda etapa. Por exemplo, os padrões sob as cúpulas. Os detalhes mais discretos são desenhados sobre materiais coloridos. Se a criança usou lápis de cor, alguns fragmentos podem ser destacados com marcadores ou canetas hidrográficas - então o trabalho ficará brilhante e colorido.
Uma das opções de esboço da Catedral de São Basílio para crianças.
Não é recomendável complicar o processo de desenho indicando volumes, luz e sombra. É melhor simplificar o desenho o máximo possível, contornando o contorno e colorindo os detalhes com cores brilhantes.
Para representar a Catedral de São Basílio, imagens para crianças podem ser encontradas na Internet. É mais fácil copiar um edifício de obras de outras pessoas do que de fotografias. Será mais interessante e fácil para uma criança pequena.
Modelos para colorir
Para as crianças menores, você pode oferecer um livro de colorir para não sobrecarregar a criança com desenhos de detalhes complexos e para interessá-la pela criatividade.
Detalhamento do trabalho
Vale a pena mencionar separadamente o desenho de detalhes arquitetônicos da Catedral de São Basílio. É improvável que uma criança consiga copiar todos os elementos presentes na parte frontal deste objeto. Portanto, não há necessidade de redesenhar exatamente tudo da fotografia.

Você pode marcar esquematicamente na imagem certas características deste monumento arquitetônico. Por exemplo, faça as pontas das torres ovais, as janelas oblongas e sombreie as cúpulas com uma grade.
Tutoriais em vídeo sobre como desenhar um templo ou catedral com um lápis
E a segunda, não menos interessante, master class sobre como desenhar um templo
Na infância, é muito importante desenvolver as habilidades da criança de diferentes maneiras, inclusive no desenho.