Ao admirar as belas pinturas de artistas famosos, muitas pessoas têm o desejo de dominar esta arte e até mesmo desenvolver suas próprias pinturas interessantes. ideias para desenhos. É melhor começar a aprender com um material simples, como guache.
Graças às suas propriedades estéticas e facilidade de uso, ele tornará as aulas de desenho para artistas iniciantes agradáveis e fáceis, e será um excelente começo para futuras obras-primas.
Um tipo de guache
Guache é um tipo de tinta à base de água. Ele contém chumbo branco, pigmentos triturados e substâncias adesivas à água que os ligam, como amido, dextrina e goma arábica. Alguns fabricantes também adicionam glicerina, óleo, mel e acrílico à tinta.
Os tipos de guache são apresentados na tabela:
Variedade | Característica |
Artístico ou profissional | Guache é ideal para criar pinturas grandes. Caracteriza-se por alto poder de cobertura e aveludado mate. Uma pincelada de tinta brilhante e concentrada cobrirá facilmente uma camada de aquarela. |
Poster | A tinta é destinada à pintura de cartazes e cenários teatrais. É caracterizada por tons brilhantes, durabilidade e propriedades de secagem rápida. No guache de pôster, o branco é substituído por caulim, o que evita que os desenhos desbotem rapidamente. |
Fluorescente | A tinta é uma mistura de corantes, cola PVA, antisséptico, plastificantes e luminóforos sobre resinas orgânicas. Graças a essa composição, os desenhos parecem brilhantes e brilham sob a influência da luz ultravioleta. As tintas têm baixo poder de cobertura e devem ser aplicadas sobre base branca com pinceladas finas. Existem até tintas neon que brilham no escuro. |
Acrílico | O guache contém acrilatos, que garantem perfeita aderência da tinta à superfície. O design é caracterizado pelo brilho e máxima resistência a danos mecânicos. O produto não é muito popular. |
Atividades preparatórias
Ideias de pintura a guache podem ser realizadas usando os seguintes materiais:
- tintas guache;
- folhas de papel;
- borlas;
- paleta;
- lápis simples;
- pratos para água.
Para começar, você pode comprar um conjunto mínimo de guache artístico de 6 cores. Misturando-os é fácil obter uma grande variedade de tonalidades. Artistas profissionais também usam uma espátula para misturar guache, que também é usada para aplicar tinta espessa ao papel e remover seus resíduos. Para desenhar e corrigir desenhos, vale a pena usar um lápis com borracha.
Atenção especial deve ser dada à escolha dos pincéis. Material muito macio não é adequado para aplicação de tinta. Os pincéis mais utilizados são os sintéticos e os de marta.
Pincéis feitos de pelos de animais são adequados para desenhar:
- Os pincéis de esquilo são moderadamente macios e têm ponta pontiaguda. Esses produtos são convenientes para aplicar traços finos e criar um desenho com contornos claros. Os pincéis não duram muito porque se desgastam rapidamente.
- Pincéis de pelo de cabra são usados para sombrear guache e criar fundos.
- Produtos com cerdas de porco ajudam a criar uma superfície texturizada para o design.
- Pincéis de pelo de texugo são adequados para pintura com guache diluído.
O trabalho utiliza pincéis de náilon, esponjas de espuma, rolos, linhas, guardanapos de papel e outros materiais auxiliares que darão à obra uma textura específica.
O formato dos pincéis também importa.
Mesmo um artista iniciante precisa ter vários tipos de ferramentas:
- Pincéis planos são usados para aplicar traços largos, pintar grandes detalhes e preencher fundos.
- Produtos redondos e ovais são considerados universais. Dependendo da força com que você pressiona a ferramenta, a linha pode ser fina ou grossa.
- Pincéis de contorno são a escolha ideal para desenhar elementos individuais.
- Pincéis em leque são práticos para trabalhar com técnicas de glazeamento e preenchimento de fundo.
O principal requisito para a superfície do material para o desenho é a densidade. Materiais adequados para desenho incluem tecido, madeira, compensado, cerâmica e vidro. Mas para iniciantes, é melhor começar a criar suas obras-primas no papel. Não deve ser fino, caso contrário, irá deformar devido ao guache aplicado.
Você também pode criar pinturas em papelão com textura uniforme. Com base na ideia do desenho, você pode usar não apenas papelão branco, mas também colorido ou colorido.
Tipos de técnicas
Antes de começar a criar desenhos, vale a pena se familiarizar com os segredos básicos do trabalho com tintas guache.

Você pode experimentar as seguintes técnicas.
- Esmalte – é a produção de tons complexos como resultado da mistura óptica de cores. O efeito é obtido pela aplicação sucessiva de camadas transparentes e translúcidas de guache após a camada anterior estar completamente seca. Não é possível fazer uma pincelada antes que o guache aplicado anteriormente esteja seco, pois isso resultará em uma cor “suja”. Não é recomendado aplicar mais de 5 camadas.
- Molhado sobre molhado. Este método é conveniente para representar neblina ou outros fenômenos semelhantes. O guache deve ser generosamente diluído em água e aplicado no papel, seguido imediatamente por tinta diluída de tom diferente. Como resultado, as bordas do desenho ficarão desfocadas. Você também pode umedecer levemente a base antes de começar a trabalhar.
- Esgrafito. A técnica semelhante à gravura permite a criação de texturas interessantes, sendo frequentemente usada no primeiro plano de um desenho. Primeiro, aplique uma cor clara na base e, depois de secar, faça traços com guache escuro. Quando a camada superior estiver seca, você precisa fazer arranhões nela usando um pedaço de madeira ou agulha afiada. Como resultado, a camada inferior exposta ficará visível.
- Técnica de colagem. É possível obter uma textura original aplicando pinceladas de tinta espessa e não diluída no papel. Você pode experimentar traços em diferentes direções. Para garantir que a tinta mantenha bem sua forma e não rache, é adicionada cola PVA.
- Espirrando. O método é frequentemente usado para criar pequenos detalhes: estrelas, pedrinhas, folhas. Você precisa mergulhar um pincel de cerdas ou sintético na tinta, depois puxar as cerdas para trás e soltar. A parte onde você não precisa aplicar pequenos detalhes deve ser coberta com uma folha de papel ou jornal.
- Técnica mista. Este método envolve o uso de guache junto com outras tintas. Uma pintura pode conter guache, aquarela, pastel, marcadores e lápis de cor.

A pintura com guache possui algumas características que devem ser levadas em consideração:
- O material é solúvel em água. A consistência do guache diluído deve ser líquida e cremosa, então a tinta fluirá suavemente do pincel e ficará uniformemente sobre o papel. Guache muito grosso pode rachar e esfarelar depois de secar.
- As cores secas podem ser misturadas usando um pincel macio e úmido. Isso permite que você obtenha efeitos de sombreamento sutis e outras alterações no design.
- Você pode corrigir erros e aplicar camadas de guache uma sobre a outra, deixando cada camada secar periodicamente.
- As tintas guache secam rapidamente e ficam um pouco mais claras quando comparadas ao produto úmido.
- Você deve desenhar do escuro para o claro. Tons claros e realces são aplicados em detalhes escuros.
- Ao combinar tons, você precisa se lembrar do círculo de luz. As cores adjacentes produzem tons lindos e puros. Para criar um contorno, é recomendável escolher um tom do setor oposto. Ao criar sombras, você deve usar verde, azul ou roxo em vez de preto.
- Se a tinta estiver seca, ela pode ser facilmente restaurada deixando-a de molho em água por 2 a 3 dias. Depois o guache deve ser bem misturado até ficar homogêneo.
Masterclasses passo a passo
As ideias de pintura a guache devem corresponder às habilidades do artista. É aconselhável que iniciantes comecem com as imagens mais fáceis, como árvores, montanhas, rios e paisagens.
Desenhar naturezas-mortas e retratos requer certas habilidades em criatividade artística. Para dominar a técnica de pintura com guache, você deve aprender passo a passo, do simples ao complexo.
Desenhos simples
Ideias para desenhos geralmente são sugeridas pela beleza do ambiente. O guache pode ser usado para representar qualquer paisagem ou seus elementos individuais.
Mar
Para o trabalho você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- guache nas cores branca, azul, vermelha, verde, amarela, roxa, preta e marrom;
- pincéis de cerdas e sintéticos;
- lápis simples;
- papel grosso;
- paleta;
- copo para água.
Aula magistral:
- Antes de começar a desenhar, você deve prender a folha de papel com fita adesiva.
- Desenhe duas linhas horizontais com um lápis a uma pequena distância uma da outra, que indiquem o horizonte e as ondas distantes.
- Mergulhe o pincel na água e molhe a folha de papel acima da linha superior – a área do céu.
- Pegue apenas uma gota de guache vermelha com o pincel e espalhe com pinceladas sobre o papel úmido, do início da folha para o centro. Adicione um tom azul claro no canto superior direito.
- Desenhe uma mancha amarela na parte central do céu. Depois, com movimentos suaves, estique a mancha para a esquerda e para a direita. Esfregue cuidadosamente todos os tons juntos. Se necessário, você pode adicionar saturação a eles. Deixe a tela secar um pouco.
- Prepare tinta branca, adicione roxo e azul na paleta. Aplique guache com pinceladas grossas na área ainda levemente úmida do céu, desenhando as nuvens fofas. Abaixo das nuvens, na faixa amarela desfocada, use um pincel fino e tinta branca para desenhar o sol.
- Misture guache vermelho e amarelo. Use um pincel redondo para pintar nuvens laranja acima do sol. Acima delas, escureça as nuvens azuis desenhadas anteriormente com azul, dando-lhes volume. Depois, conecte cuidadosamente a borda das duas cores.
- Adicione volume ao céu desenhando azul escuro em algumas áreas. Você pode suavizar as transições com cal, uma mistura de guache azul e vermelho ou simplesmente um pincel úmido. O topo das nuvens deve receber uma tonalidade branca. Deixe o desenho secar completamente.
- Prepare a tinta para pintar o mar: misture guache branco e azul com uma gota de vermelho. Cubra todo o céu desenhado com outra folha de papel e desenhe uma linha do horizonte roxa e clara com 5 cm de largura abaixo da borda.
- Faça uma mistura de guache para obter um tom turquesa: adicione um pouco de verde e azul a uma grande quantidade de tinta branca.
- Molhe a área do mar com um pincel úmido e aplique uma camada espessa de tinta turquesa, deixando apenas a parte inferior da folha descoberta, que deve ser pintada em um tom roxo claro.
- Adicione tinta azul à mistura de guache preparada e desenhe ondas do mar na diagonal. Use tinta branca para dar volume às ondas e criar transições suaves, misturando a tinta na borda das cores. Usando um pincel fino e tinta branca grossa, descreva a espuma do mar.
- Combine o branco com o amarelo e use a mistura resultante para pintar um reflexo do céu nas ondas.
- Sombreie o canto roxo com azul. Use guache preto e marrom para representar as pedras na praia, adicionando realces brancos a elas. Se necessário, refine os detalhes
Ideias para meninas
Ideias de pintura guache em estilo floral são as mais apreciadas pelas meninas.
Podem ser flores isoladas, buquês ou campos inteiros de flores.
Lírios do vale
Para o desenho você precisará dos seguintes materiais:
- papel grosso;
- guache em branco, vermelho, azul, verde e amarelo;
- pincéis largos e finos;
- cotonetes;
- copo de água;
- paleta.
Aula magistral:
- Crie um fundo para o desenho. É necessário misturar uma grande quantidade de guache branco com uma gota de vermelho. Usando um pincel largo, aplique uma tinta rosa suave na folha usando movimentos diagonais. Adicione uma gota de guache azul à mistura para obter um tom roxo e aplique a tinta sobre o fundo rosa da mesma forma.
- Usando um pincel largo, pinte folhas verdes. Na base da folha, o pincel deve ser desenhado de forma ampla, e a ferramenta deve ser virada com a ponta para cima para afiar suavemente a folha.
- Usando movimentos leves e suaves, sem pressão, desenhe os caules finos das flores.
- Mergulhe um pincel largo na tinta amarela e desenhe uma faixa clara no lado direito de cada folha, sem ir até a base das folhas.
- Usando um pincel fino, pinte as pontas das folhas com guache branco. Desenhe linhas brancas de caules na folhagem verde.
- Desenhe flores usando um cotonete e tinta branca. Você precisa usar um palito para desenhar círculos brancos de flores, mas eles não precisam ser perfeitamente uniformes. No topo do caule os círculos devem ser os menores, na base – os maiores. Estas últimas precisam receber um formato mais realista de inflorescências de lírio-do-vale, desenhando bordas pontiagudas nelas.
- Usando uma cor azul suave, adicione sombras às flores no meio do buquê.
Sakura
Para representar uma árvore florida você precisará de:
- 6 cores básicas de guache (branco, vermelho, azul, amarelo, verde, preto);
- escovas de cerdas ou sintéticas;
- folha A4 grossa;
- recipiente com água;
- paleta.
Aula magistral:
- Comece desenhando o tronco da árvore. É necessário misturar as cores preta e amarela e desenhar a base do tronco com traços largos. Os galhos colocados mais altos serão mais finos. Os galhos devem parecer realistas, curvados e torcidos.
- Faça uma mistura de tinta para a coroa misturando guache vermelho com uma pequena quantidade de azul. O resultado deve ser uma tonalidade roxo-avermelhada.
- Mergulhe um pincel de cerdas planas na mistura resultante e cubra a copa da árvore com movimentos amplos em uma direção, deixando pequenos espaços. As bordas da coroa devem ser decoradas com um pincel macio e praticamente seco, dando leves batidinhas na posição vertical.
- Na parte inferior da folha, desenhe uma base com guache rosa claro bem diluído. Decore os cantos da folha da mesma maneira.
- Molhe bem o pincel, mergulhe-o na tinta verde e faça movimentos verticais para imitar a cobertura de grama.
- Adicione textura e sombra ao tronco da árvore destacando algumas partes com uma mistura de marrom e branco. Adicione alguns galhos em cima da coroa seca.
- Termine de decorar a copa da árvore. Você precisa misturar o branco com os restos de guache vermelho-violeta até obter um tom rosa suave. Usando a ponta de um pincel, aplique a mistura espessa no topo da cabeça, clareando suas partes individuais.
- Adicione mais branco à tinta rosa. Molhe o pincel e use o método de spray guache para criar o efeito de pétalas caídas.
- Se desejar, você pode adicionar cor branca em algumas partes da coroa.
Para crianças
Ideias de desenho em guache também podem ganhar vida usando métodos de desenho não tradicionais, o que é especialmente interessante para crianças. Exemplos de tais métodos são as 2 master classes a seguir.
Natureza do inverno
Materiais necessários:
- uma folha de papel azul;
- guache nas cores branca, preta, marrom, azul, verde;
- escovas;
- recipiente com água;
- papel amassado.
Aula magistral:
- Coloque a folha na posição horizontal. Comece a desenhar nuvens usando um carimbo de papel amassado. Use um pincel para aplicar guache branco no caroço e use o carimbo para criar nuvens com movimentos de batidinhas. Da mesma forma, usando apenas tinta azul, crie uma floresta ao longe.
- Use um pincel redondo para pintar linhas suaves de neve branca no chão.
- Desenhe troncos de pinheiro usando dois tons de marrom.
- Usando a técnica de carimbo, faça agulhas verdes para os pinheiros.
- Use tinta branca para desenhar um monte de neve branca no pé da árvore e mostrar a neve nos galhos.
- Usando um pincel semisseco, aplique traços pretos de troncos de árvores e use um pincel fino para desenhar os galhos. Coloque também um monte de neve branca no pé. Em alguns lugares, a neve pode ser sombreada com guache bege ou rosa.
- Desenhe pequenos pinheiros verdes.
- Use guache branco e azul para pintar neve nas árvores e no chão.
Céu estrelado
Para trabalhar você precisará de:
- papel para aquarela;
- guache de cores diferentes;
- escovas;
- paleta;
- copo de água.
Aula magistral:
- Use um lápis para marcar uma linha aproximada do horizonte. Usando um pincel largo, umedeça toda a área do céu estrelado.
- Aplique as cores principais da primeira camada de fundo em uma folha de papel úmida: azul na parte superior, verde claro e rosa nas bordas e amarelo na parte inferior. O guache não deve ficar grosso. No centro da folha é necessário deixar listras sem pintar.
- Escureça o desenho levemente seco nas bordas, deixe as cores mais saturadas. Algumas transições podem ser suaves e suaves, enquanto outras, ao contrário, podem ser contrastantes.
- Na parte inferior da folha, use um pincel redondo e fino para representar uma floresta escura.
- Crie um padrão de estrelas usando respingos de tinta. O pincel deve ser mergulhado em guache branco, depois as cerdas devem ser puxadas para trás e soltas. Você precisa repetir a ação até obter o efeito desejado, mas é importante não exagerar.
A tinta guache é uma assistente ideal para dar vida a uma grande variedade de ideias de desenho, retratando o mundo ao redor em cores brilhantes. Até mesmo artistas iniciantes têm oportunidades de desenvolver uma criatividade estimulante, dominando a técnica de pintura com tintas e testando seu talento na pintura.
Vídeo sobre pinturas a guache
Aula magistral de pintura de paisagens: