Diários pessoais são necessários para registrar os momentos brilhantes da sua vida ou para falar e se livrar da negatividade acumulada. Para fazer você querer manter um diário regularmente, você precisa saber como criá-lo de forma bonita.
Do que você pode fazer um diário pessoal?
Pensamentos secretos podem ser escritos em qualquer diário ou álbum. A principal qualidade de um diário deve ser a durabilidade. Vale a pena prestar atenção aos cadernos e apostilas com capa resistente.para que o diário não fique enrugado ou danificado durante o armazenamento a longo prazo.

Também é importante decidir em qual período você planeja registrar seus pensamentos no papel. Se não for mais do que uma semana, você pode levar um caderno fino ou um pequeno bloco de notas, e para um diário projetado para um ano, diários grossos ou álbuns são adequados.
Diário de um caderno
Cadernos com capas de papelão ou plástico são adequados para criar um diário pessoal. É aconselhável optar pela opção com argolas. Em tais cadernos é fácil remover folhas desnecessárias sem perder as extras.
Ao afastar os anéis, você pode adicionar mais páginas. Um furador facilita fazer furos em recortes de revistas e inseri-los em seu diário. Às vezes a capa fica sem graça, nesses cadernos é possível trocá-las por outras, ou inserir aquelas feitas à mão.
Diário de um caderno
Esta será uma opção ideal para aqueles que amam viajar e passam a maior parte da vida na estrada. Os blocos de notas não ocupam muito espaço, alguns têm um suporte especial para prender uma caneta. Você pode escolher a opção com argolas, como um caderno, ou comprar um caderno com capa macia de tecido.
Se você planeja colar fotos em seu diário ou fazer bolsos secretos, é melhor comprar um caderno com botões ou velcro. Esses modelos fecham e as páginas não ficarão salientes em direções diferentes.
Diário do álbum
Este tipo de diário é recomendado para quem gosta de decorar suas anotações com seus próprios esboços ou adesivos. Os cadernos de desenho são considerados as opções mais convenientes para criar um diário pessoal. Eles são chamados de cadernos de desenho.
Eles são compactos e fáceis de usar. As páginas não são pautadas, então você pode escrever em qualquer direção, e os desenhos são organizados, sem nenhuma célula ou linha aparecendo.
Pasta de diário
Um diário pessoal pode ficar maior se você usar uma pasta de argolas de escritório para documentos. Você pode inserir folhas nele fazendo furos com um furador ou colocando primeiro o papel em um arquivo especial. Nesse diário você pode armazenar fotografias grandes, fazer colagens com elas ou inserir seus próprios desenhos no formato A4.
Você pode criar um caderno fino no formato de uma pasta. Para isso você precisará de papelão grosso. O caderno é colocado no centro e cuidadosamente contornado. Então todas as linhas são claramente marcadas com uma régua. Você precisa fazer 3 tiras de proteção que evitarão que as bordas do caderno enrugem e uma tampa superior que pode ser fixada com velcro, um botão ou um mini-ímã.
Diário de papel de escritório
LD feito de papel de escritório pode ser lindamente decorado de duas maneiras:
- Compre argolas especiais para costurar papéis, iguais às das pastas grandes. Pegue o número necessário de folhas de papel de escritório, corte-as ao meio e faça furos para os anéis. Depois fixe todas as páginas. A capa pode ser feita de papelão.
- Use uma impressora para imprimir quaisquer linhas em cada folha, em ambos os lados. Por exemplo, padrões, flores nos cantos das páginas ou uma imagem de fundo clara. Em seguida, dobre de 5 a 10 folhas ao meio, colocando-as uma dentro da outra. Costure com linha comum nos locais onde os clipes de papel estão localizados no caderno.
Faça vários desses espaços em branco, empilhe-os uns sobre os outros e cole cuidadosamente a lombada do futuro diário com cola PVA e um pedaço de gaze embebido nela. A capa pode ser feita de um livro antigo. Para criar páginas vibrantes, você pode escolher papel de escritório colorido.
Diário encadernado em couro
Essas capas têm estilo e duram mais que as outras. Para criar um diário “de couro”, você pode cobrir uma capa comum com couro sintético.
Para armazenar com segurança suas entradas de diário, você pode instalar um cadeado especial. Diários de couro com cadeados parecem sólidos e incomuns.
Instruções passo a passo para fazer uma capa LD
Você pode aprender a projetar uma linda casa personalizada em várias master classes.
Abaixo estão 3 opções para fazer uma capa de diário com suas próprias mãos, com descrições passo a passo. Ao criar uma capa, é importante lembrar que sua aparência deve se tornar um reflexo criativo do mundo interior do proprietário.
Capa de um livro antigo
Esta opção de design é adequada para diários feitos de papel de escritório, cujas folhas foram previamente costuradas e coladas.
Instruções passo a passo:
- Meça a espessura das páginas e encontre um livro adequado.
- É importante prestar atenção em como as páginas do livro estão coladas na capa.
- Usando um estilete, faça cuidadosamente um corte profundo na dobra da primeira folha.
- Repita os passos do outro lado.
- A capa deve se soltar do livro. Só falta cortar o excesso de rebarbas do papel e remover a camada de gaze velha na dobra.
- Para tornar a capa especial, ela precisa ser coberta com papel colorido. Você pode escolher brilhante ou artesanal. Adicione recortes, adesivos e strass. Em geral, mude a capa de acordo com seu gosto.
- As dobras das páginas devem ser bem embebidas com cola PVA e a lombada do livro deve ser revestida. Insira as folhas firmemente na capa e feche o futuro diário. Deixe secar completamente.
Você pode deixar a primeira e a última páginas do diário brilhantes e colá-las na capa para cobrir o design antigo, parecido com um livro, ou colar esse lado com papel antes de conectar a capa às páginas.
Origami para a capa
Essas decorações não são adequadas para diários que você planeja levar em uma viagem e carregar em uma bolsa. A figura de papel rasgará e enrugará rapidamente. Mas você pode decorar a capa do seu documento pessoal com origami se ele estiver guardado em uma gaveta da mesa.
Coração de origami:
- Recorte um pedaço retangular.
- Dobre ao meio no sentido do comprimento e da transversal e, em seguida, endireite-o de modo que as linhas de dobra se cruzem no centro do retângulo.
- Dobre os cantos superiores em direção ao centro.
- Dobre as de baixo para cima de modo que a borda inferior coincida com a borda lateral.
- Vire a figura e dobre os cantos superiores para que a parte superior do coração fique com um formato mais arredondado.
- Vire o coração novamente.
Onde você pode ver os cantos dobrados, haverá um lado traseiro onde a cola será aplicada. A figura de papel é colada no centro da capa ou nos cantos.
Capa de couro
Você pode aprender a criar um lindo documento pessoal criando uma capa de couro sintético na seguinte master class.
Ferramentas e materiais | Aplicativo |
Livro desnecessário | Para criar uma base a partir de sua capa. |
Uma agulha grossa ou furador | Para fazer furos para as roscas. |
Dermantin ou couro ecológico | Para cobertura. |
Fios grossos e fortes | Para criar costuras confiáveis. |
Cola PVA | Para deixar a capa lisa. |
Você também precisará de uma tesoura, um estilete e cola.
Instruções:
- Separe cuidadosamente o livro da capa.
- Meça a área e corte o pedaço de material necessário, com margem de 1–2 cm para costuras ou colagem.
- Se você planeja costurar couro sintético, é preciso fazer furos para a agulha.
- Cubra generosamente a capa com cola e aplique o couro com cuidado, alisando qualquer irregularidade e removendo o ar. Essa ação é necessária para que a pele não fique flácida ou enrugada quando o diário for aberto.
- Puxe bem as bordas e prenda com cola Moment.

Pode ser feita uma capa de couro macio. Para fazer isso, você precisará de um pequeno pedaço de espuma de borracha, que precisa ser inserido entre o papelão e o couro sintético. É mais confiável costurar as bordas do que colá-las. Se você fizer vários furos em um padrão xadrez e, selecionando botões, você poderá costurá-los no papelão, obtendo assim o efeito de couro acolchoado.
Oferecemos mais algumas opções para o design da capa LD:
A capa de renda parece interessante e romântica:
Como você pode ver, há muitas opções para criar a capa de um diário pessoal, tudo depende da sua imaginação e criatividade.
Ideias de design de página inicial
Você pode colocar informações pessoais na primeira página. Por exemplo, nome e sobrenome, bem como número de celular e e-mail. Isso é necessário caso o diário seja perdido. Quem o abrir poderá devolver algo importante ao seu dono.
No início do diário, você precisa indicar informações sobre o conteúdo. Isto será uma saudação e uma mini-história sobre o que está nas páginas, ou uma proibição de leitura dos segredos para pessoas de fora.
Design de interiores de páginas
O interior do diário pode ser multicolorido ou desenhado em algum estilo uniforme.
Além de páginas simples pautadas ou em branco, você pode adicionar algo criativo. Por exemplo, criar compartimentos secretos para informações confidenciais ou abrir janelas.
Envelopes, bolsos secretos, truques em LD
Você pode perguntar aos seus pais como criar um documento pessoal de uma forma bonita e incomum. Costumava ser muito popular fazer diários, questionários e álbuns de fotos com lugares secretos. Você pode simplesmente dobrar a folha em um canto e colocar pequenos cartões memoráveis ali. Outra opção é colar duas páginas juntas, deixando apenas as partes superiores separadas.

Você pode armazenar recortes e fotos em um lugar secreto. Citações e aforismos podem ser escondidos atrás de “portas”. Para fazer isso, você precisa desenhar uma porta na página e fazer cortes para que ela se abra. Na folha que fica embaixo, escreva uma frase e cole as páginas, deixando apenas a “porta” descoberta com cola.
Calendário no diário
Os calendários geralmente são colocados depois da página 2.
Você pode colar um calendário de bolso pronto ou desenhar o seu próprio. É necessário comemorar aniversários de amigos e outras datas importantes.
Decoração de texto, padrões, bordas em células
O texto pode ser escrito com canetas coloridas. Ao iniciar uma nova frase ou parágrafo, você precisa mudar a cor do núcleo, então o que você escrever ficará brilhante e chamará a atenção.
Poemas ou frases individuais podem ser exibidos em molduras e bordas com padrões. Nas margens (se o diário for feito de caderno) você pode desenhar vários padrões. Particularmente populares são as diversas tranças, que são fáceis de desenhar contornando as células.
Fotos e imagens para LD
Imagens e fotos precisam ser impressas e coladas cuidadosamente no diário.

Eles podem ser adicionados entre linhas escritas ou no final do texto para ilustrar sua história ou transmitir algumas emoções vívidas.
Inscrições e recortes de revistas no diário
Às vezes, ao ler revistas, você quer salvar um artigo, poema ou declaração que gostou, mas reescrevê-lo é muito longo ou inconveniente.
Você pode recortar cuidadosamente as partes interessantes da página e colá-las no seu diário pessoal usando cola em bastão.
Como formatar citações, aforismos e margens de páginas de diário pessoal
Você pode fazer anotações importantes nas margens ou escrever citações e aforismos ali mesmo. Várias declarações muitas vezes se tornam um prefácio para uma história, de modo que podem ser colocadas antes de qualquer narrativa, destacadas com um marcador ou delineadas com uma bela moldura.

Se você souber o nome da pessoa a quem esta citação pertence, você pode imprimir um pequeno retrato dela e organizar a citação como uma história em quadrinhos. Aqueles que são bons em desenho devem tentar representar o autor da declaração naturalmente ou como uma caricatura.
Design da última página
Você pode fazer um livro de referência na última página. Anote todos os números da lista telefônica ali. Esta será uma seção útil porque os smartphones às vezes apresentam várias falhas, e os números podem ser perdidos ao trocar o cartão SIM ou o próprio dispositivo.
No final do diário, faça um questionário para os amigos, com perguntas simples. Será interessante ler essas informações muitos anos depois. No final, você pode fazer um mini álbum de fotos, onde colocará as melhores fotos deste ano, mês ou semana, dependendo da quantidade de folhas.
Se um diário terminou e um novo está prestes a começar, você pode escrever algo como: “data da última entrada, continua!”
Não é difícil criar um documento pessoal, o principal é usar a imaginação e tentar refletir com precisão seus sentimentos ao criá-lo. Belas decorações e páginas originais encantarão a proprietária tanto enquanto mantém os registros quanto muitos anos depois, quando ela começar a reler o diário.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como criar um diário pessoal
Como criar um belo documento pessoal: