Fazer barcos de papel é uma das atividades de lazer mais preferidas e divertidas de adultos e crianças. Fazer esses artesanatos de papel não é difícil. Basta seguir as recomendações das master classes e será fácil fazer um artesanato de qualquer complexidade.
Como dobrar um barquinho de papel que não afunda na água
Antes de tudo, é preciso entender que um navio de papel, ao entrar em contato com a água, rapidamente fica saturado de umidade e afunda. Portanto, para evitar a absorção de umidade, o fundo da embarcação acabada deve ser tratado com um composto repelente de água, por exemplo, com óleo de vaselina ou parafina. Você também pode usar folhas de papel brilhante de revistas para fazer este artesanato.
Para fazer um barco simples, você precisará de uma folha quadrada de papel de qualquer tamanho (quanto maior a folha, maior o barco) e um material à prova de umidade.
Como fazer um navio de papel - procedimento:
- Dobre a folha de papel uniformemente na diagonal e alise-a.
- Dobre a tira estreita do triângulo resultante para cima, faça isso no lado direito e endireite-a.
- Em seguida, essa mesma tira precisa ser dobrada para trás e alisada.
- Desdobre o quadrado; deve ter 3 linhas de dobra: uma dobra diagonal externa e 2 dobras internas ao longo das laterais do quadrado.
- Dobre o navio ao longo das dobras: direcione a dobra central diagonal para cima, direcione as dobras laterais para baixo e as tiras se tornarão as laterais do navio. O canto superior pode ser dobrado para dentro.
- Lubrifique o fundo do navio com um composto à prova d'água.
Barco de papel clássico usando técnica de origami
Para fazer um navio de papel usando técnicas de origami, você precisará de:
- uma folha retangular de papel grosso;
- palito;
- papel colorido;
- tesoura;
- cola.
Instruções:
- Dobre a folha de papel ao meio, com a dobra paralela ao lado menor da folha retangular de papel.
- Coloque o retângulo duplo resultante com a dobra voltada para cima e marque a linha central. Dobre os cantos do retângulo em direção à linha central. Ao mesmo tempo, devem sobrar 2 faixas estreitas livres na parte inferior.
- Em seguida, a 1ª tira inferior é dobrada para cima, a peça de trabalho é desdobrada e a 2ª tira é dobrada da mesma maneira.
- Abra a folha em branco por dentro e dobre-a em um quadrado, pressione e alise. A dobra inicial deve se tornar a diagonal do quadrado resultante. Endireite os cantos. Os lados superiores do quadrado devem ser fixos, os inferiores devem ser livres.
- Dobre a folha superior do quadrado na diagonal e alinhe os cantos, faça o mesmo no lado oposto. A nave então assume a forma de um triângulo isósceles.
- Abra a peça de trabalho por dentro, alinhe os cantos opostos, formando assim um quadrado.
- Vire o navio puxando os cantos superiores.
- Endireite o meio.
- Dobre uma pequena tira de papel colorido ao meio e corte-a no formato de uma bandeira. Coloque um palito untado com cola na dobra e pressione para baixo. Insira um palito de dente no centro da parte superior do navio.
Grande barco de papel
Para fazer um grande navio de papel com uma vela, você precisará de uma grande folha quadrada de papel e cola em bastão.
Processo de trabalho:
- Divida a folha de papel ao longo da dobra central em 2 retângulos iguais.
- As laterais são dobradas em direção à dobra central.
- Marque o centro do retângulo alongado resultante no lado comprido e dobre suas laterais em direção ao centro. Dessa forma obtém-se um quadrado.
- Agora precisamos formar as laterais do navio. Para fazer isso, endireite os cantos e dobre-os em um formato diferente. É melhor começar pelo canto superior direito: o lado direito do quadrado é levantado, o canto superior é dobrado para cima na diagonal, o canto interno deve ser bem alisado.
- Feche o lado direito do quadrado. Alise o triângulo resultante na parte superior.
- Seguindo a ordem de ações fornecida, forme o triângulo inferior. Agora, o lado direito do quadrado é um trapézio.
- Dobre o lado esquerdo do quadrado no mesmo trapézio.
- Vire a peça de trabalho. No quadrado, selecione uma linha diagonal.
- Dobre a peça de trabalho ao longo da diagonal marcada.
- Vire a embarcação. O ângulo descendente deve estar alinhado com o ângulo paralelo.
- Fixe ambos os cantos com cola.
Barco a vapor com duas chaminés
Para fazer um modelo de papel de um barco a vapor com 2 tubos, você só precisa de uma folha quadrada de papel.
Como fazer um barco de papel com tubo duplo:
- Dobre uma folha de papel na diagonal e marque o ponto de intersecção das linhas diagonais.
- Dobre cada canto do quadrado em direção ao ponto central e alise as dobras. Isso resultou em um quadrado menor composto por 4 triângulos isósceles.
- Em seguida, você precisa virar o quadrado e dobrar os cantos para o centro novamente no lado oposto.
- A peça de trabalho é virada novamente, os cantos do quadrado são novamente dobrados em triângulos com o ápice no ponto central. As dobras devem ser alisadas com cuidado.
- Vire o modelo que está sendo feito novamente. Dobre dois triângulos opostos, forme tubos com eles e endireitando os furos na parte superior com os dedos.
- Os 2 triângulos restantes devem ser levantados e afastados, o artesanato é dobrado ao meio, a parte inferior é desdobrada, os topos dos triângulos laterais devem ser direcionados para cima. É assim que é feito um modelo em papel de um navio a vapor de dois tubos.
Um barco com velas
Para fazer um navio de papel com 2 velas, você só precisa de uma folha quadrada de papel. Para esse modelo, é melhor usar papel colorido de um lado, então as laterais do navio serão coloridas e as velas serão brancas.
Como fazer um veleiro de papel - ordem de serviço:
- Dobre uma folha de papel ao meio para formar um retângulo e desdobre. Dobre ao meio novamente na direção perpendicular e desdobre. Agora o quadrado grande é dividido por dobras em 4 quadrados pequenos iguais.
- A peça de trabalho é virada e a dobra diagonal é realizada no lado oposto. As linhas de dobra são bem suavizadas.
- Faça uma segunda dobra diagonal e vire a peça de trabalho. A frente será o lado colorido da folha.
- Em seguida, você precisa colocar a folha de papel em forma de diamante, com o lado branco voltado para você. Dobre 2 cantos opostos (superior e inferior) em direção ao ponto central, formando assim 2 triângulos coloridos isósceles. Nas laterais haverá losangos brancos, cujas dobras diagonais serão horizontais e deverão estar direcionadas para cima.
- Agora as velas estão formadas: o losango branco esquerdo é levantado e dobrado ao meio ao longo da dobra diagonal previamente marcada, formando um triângulo branco; o diamante branco da direita é dobrado de maneira semelhante; Em seguida, você precisa juntar os triângulos brancos e alisar os triângulos coloridos inferiores, que mais tarde se tornarão a parte inferior do navio.
- Para tornar o artesanato original, você pode reduzir a altura de uma vela, isso é feito assim: o triângulo branco é dobrado para baixo e depois dobrado para cima novamente, mas a última dobra deve ficar um pouco mais abaixo, a dobra resultante deve ficar escondida entre os triângulos azuis.
- O canto inferior do triângulo colorido deve ser dobrado em direção à sua base para formar um fundo plano. O canto dobrado servirá como suporte.
Transatlântico
Para fazer um transatlântico de papel, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- uma folha quadrada de papel;
- tesoura;
- linhas de costura;
- fitas multicoloridas que são usadas para decorar embrulhos de presentes;
- canetas hidrográficas ou lápis de cor.
Instruções para fazer:
- Dobre uma folha de papel ao meio ao longo das linhas diagonais e marque o ponto de intersecção das diagonais.
- Coloque-o em forma de diamante em relação a você.
- Dobre o canto superior em direção ao meio de modo que o topo do triângulo resultante coincida com o ponto de intersecção das diagonais e alise-o.
- A próxima linha de dobra estará localizada no mesmo triângulo, um pouco acima de sua base.
Ao longo desta linha, o triângulo é dobrado para trás.
- O topo do triângulo se curva sobre si mesmo.
- Em seguida, a folha de papel é dobrada na diagonal.
O triângulo dobrado antes é colocado em cima e deve parecer que está inserido para dentro.
- As laterais são formadas na parte inferior, mais larga. A borda da folha de papel, começando pelo canto, é dobrada para cima, enquanto as dobras inferiores não devem formar um ângulo reto em relação à dobra diagonal.
- Decore as laterais do transatlântico com fitas, desenhe vigias, âncoras e o nome do navio. Corte triângulos de tiras de papel e cole-os no fio. Prenda uma ponta do fio na proa do navio e a outra no topo.
Lancha rápida
Para trabalhar em um modelo de papel de um barco de corrida, você precisará de uma folha de papel de tamanho normal (A4), tesoura e lápis de cor.
Procedimento passo a passo:
- Uma folha retangular de papel é dobrada no sentido do comprimento, a dobra deve ficar localizada exatamente no meio da folha.
- Corte a folha de papel ao longo da linha de dobra.
- No topo de um dos retângulos resultantes, dobre o canto direito, formando assim um triângulo retângulo. Um lado do retângulo deve corresponder exatamente ao lado do retângulo. Execute ações semelhantes com o canto esquerdo do retângulo. Marque o ponto onde as dobras se cruzam.
- Dobre a lateral do retângulo e alise-o. A linha de dobra deve estar localizada na linha horizontal do ponto central.
- Vire a peça de trabalho. No topo do retângulo haverá um quadrado com dobras diagonais apontando para baixo. Conecte os triângulos laterais ao longo da dobra horizontal e alise o triângulo superior resultante.
- Dobre exatamente o mesmo triângulo na borda oposta do retângulo.
- Levante os triângulos superiores e dobre as laterais do retângulo em tiras estreitas em direção à linha central e alise.
- Dobre os cantos de um dos triângulos em direção à base, deixando as dobras verticais o mais longas possível.
- O triângulo da borda oposta é dobrado em direção ao meio da parte superior da peça de trabalho.
- Em seguida, os cantos do pequeno triângulo que está em cima são dobrados em direção à linha central. Uma faixa vertical estreita é formada na base do triângulo.
- Os cantos do triângulo maior inferior são dobrados em ângulos retos.
- Pinte o barco com lápis de cor.
Barco catamarã duplo
O modelo de papel do barco catamarã será composto por 2 cascos, para os quais você precisará de uma folha quadrada de papel.
Como fazer um navio de papel com dois cascos:
- Dobras diagonais são feitas em uma folha de papel. A dobra horizontal desce pelo centro da folha de papel através da intersecção das diagonais.
- A peça de trabalho é virada de modo que as dobras diagonais fiquem voltadas para baixo. Os triângulos laterais do quadrado são dobrados um em direção ao outro ao longo das linhas centrais e escondidos sob o triângulo superior.
- No triângulo duplo resultante, o canto oposto ao lado mais longo é dobrado em direção à base e escondido dentro.

A segunda opção para fazer um barco catamarã de papel:
- Uma folha quadrada de papel é dobrada diagonalmente. Em seguida, são feitas mais 2 dobras, que dividem a folha em 4 quadrados iguais. Cada lado do quadrado é dobrado em direção à linha central.
- Em seguida, duas tiras adjacentes, cada uma formando ¼ de um quadrado, são dobradas para dentro. O ângulo resultante é suavizado. Na outra extremidade da mesma tira, o mesmo ângulo é feito de maneira semelhante. Agora a parte superior é um trapézio.
- No lado oposto, dobre o mesmo trapézio.
- Faça uma dobra horizontal separando os trapézios. Endireite a figura.
Navio-navio a motor
Para fazer um barquinho de papel você precisará de uma tesoura e uma folha de papel grosso.
Execução:
- Dobre a folha na diagonal, formando assim um triângulo retângulo isósceles. Corte a tira retangular restante.
- Marque as dobras diagonais no quadrado resultante.
- Dobre cada canto do quadrado em direção ao ponto de intersecção das diagonais.
- Vire o quadrado resultante para um tamanho menor. Dobre os cantos de volta ao ponto central. Vire a peça de trabalho novamente e execute as mesmas ações. Como resultado, você deve obter 3 camadas de dobra.
- Vire o quadrado. Deste lado, os cantos do quadrado serão losangos, cada um dos quais será dividido em 2 triângulos na diagonal. Abra 2 diamantes opostos.
- Endireite a figura puxando os losangos dobrados restantes.
Barco de origami
Para fazer um barquinho de papel você precisará de uma folha quadrada de papel grosso.
Processo de trabalho:
- Dobre uma folha de papel ao meio horizontalmente. Em cada retângulo resultante, selecione a linha de dobra central.
- Dobre os cantos superiores não conectados dos retângulos até as dobras divisórias. Os triângulos retângulos devem ficar nos lados externos.
- Os cantos inferiores dos retângulos são dobrados juntos em uma direção em direção à dobra central. Agora temos uma figura feita de 2 camadas, no centro das quais há um retângulo, onde os lados são as bases de 2 triângulos.
- Em seguida, a parte superior da primeira camada da figura é dobrada ao longo da dobra horizontal marcada com um movimento “em direção a si mesmo”. A parte superior da segunda camada é dobrada para longe de você. Depois de concluir essas etapas, você deve obter um trapézio invertido.
- Endireite a peça de trabalho de dentro para fora. Dobre os cantos para dentro, alinhando-os ao longo da linha divisória horizontal.
- Abra os cantos em diferentes direções, abra o barco e nivele o fundo.
Barco feito de papel colorido
Para fazer um navio de papel colorido, você precisará de uma folha de papel colorido frente e verso no formato de um quadrado com um lado igual a 20 cm.
Como fazer um navio de papel - o processo de fabricação:
- Dobre a folha de papel ao longo das duas linhas diagonais, certificando-se de marcar as dobras cuidadosamente.
- Coloque a folha de papel de modo que as dobras diagonais fiquem voltadas para baixo e dobre um canto do quadrado de papel em direção ao ponto central (a intersecção das diagonais).
- Dobre a folha ao meio ao longo da diagonal marcada. O canto dobrado no passo anterior ficará do lado de fora.
- Dobre a figura resultante ao longo da segunda dobra diagonal previamente marcada.
- A figura no plano deve ter a forma de um triângulo isósceles. Dobre a parte superior da peça de trabalho para cima. Expanda o bolso interno, cuja parte superior forma um triângulo. As dobras do triângulo são cuidadosamente alisadas e toda a figura é pressionada contra o plano da peça de trabalho.
- Agora, toda a peça de trabalho é dividida em duas partes: à direita está um quadrado, à esquerda está um triângulo. O topo do quadrado é formado por dois triângulos sobrepostos um ao outro. Os lados do triângulo de superfície são dobrados em um ângulo agudo, levantados e formam um pequeno triângulo, que ficará localizado perpendicularmente ao plano da peça de trabalho.
- Então esse triângulo se abre novamente, seu topo se curva, formando assim o tubo do futuro navio. O triângulo, agora sem vértice, dobra-se novamente.
- Os lados superior e esquerdo do quadrado são dobrados em direção à linha central e retornados à posição original.
- O canto superior direito e o canto inferior esquerdo oposto são dobrados para formar triângulos.
- O centro do quadrado sobe, toda a estrutura também sobe, o quadrado se dobra, e somente o triângulo com a parte superior cortada (o cano do navio) permanece visível.
- A parte inferior da folha de papel é dobrada para cima em uma tira larga. A peça de trabalho é virada e a mesma tira é dobrada na direção oposta.
- O artesanato é cuidadosamente desdobrado, a última dobra é virada para cima. Dobre a peça de trabalho e alise-a.
- Dobre as bordas traseiras das laterais em retângulos e coloque-os um dentro do outro.
Como dobrar um barquinho de papel em uma caixa
É mais fácil fazer um navio com papel quadriculado do que com papel sem marcas: no papel quadriculado, linhas retas horizontais e verticais são claramente marcadas.
A embarcação é montada na seguinte ordem:
- Uma folha de caderno comum em uma caixa é dobrada ao meio horizontalmente.
- O centro do retângulo resultante é marcado. Os cantos superiores do retângulo são dobrados em direção à linha central.
- Os retângulos superior e inferior são dobrados para cima, seus cantos são dobrados ao longo das bordas do triângulo.
- O triângulo é desdobrado e dobrado em um quadrado, os cantos inferiores são dobrados ao longo da linha central em diferentes direções e alisados.
- O triângulo se abre novamente para formar um quadrado.
- Abra a figura puxando a parte superior da peça em diferentes direções e endireite o navio.
Tabela com a classificação da dificuldade de fazer barcos de papel:
Nome do ofício | Nível de dificuldade |
Iate | 1 |
Navio clássico | 2 |
Grande navio | 2 |
Barco a vapor com duas chaminés | 2 |
Um navio com duas velas | 2 |
Transatlântico | 1 |
Lancha rápida | 3 |
Barco catamarã de casco duplo | 2 |
Barco | 2 |
Grande barco na técnica de origami | 3 |
Fazer barquinhos de papel é uma atividade divertida e educativa. Quase qualquer modelo básico de navio pode ser feito de papel. Existem muitas master classes diferentes na Internet com descrições detalhadas e fotos, o que torna fácil fazer esse tipo de artesanato.
Autor: Doroshenko E. N.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer barquinhos de papel
Vídeo sobre como fazer um barco de papel:
Obrigado por opções tão interessantes para barquinhos de papel. Meu filho e eu já fizemos alguns desses modelos e ele está simplesmente encantado.
Precisa saber como fazer um navio de papel com suas próprias mãos
Para construir um barco, você precisa de uma vela.