Graças ao grande número de receitas que envolvem o uso de ingredientes disponíveis, você pode fazer plasticina em casa de forma rápida e fácil.
Como na maioria das vezes esse material de modelagem é destinado à criatividade das crianças, sua composição deve ser o mais natural possível e o processo de criação deve ser seguro. Conhecendo vários métodos para isso, os adultos poderão não apenas encontrar um hobby fascinante para uma criança, mas também aumentar sua perseverança, precisão e também ensiná-la a valorizar seu trabalho e os esforços de outras pessoas.
Por que a plasticina caseira é melhor
A plasticina feita em casa, assim como outros itens criativos feitos de forma independente, tem uma série de vantagens em comparação com suas contrapartes de loja:
- estrutura mais macia e uniforme;
- consistência “flexível” (é mais fácil para crianças pequenas arrancarem um pedaço e darem a ele o formato desejado);
- segurança no uso (como a maioria das receitas envolve o uso de materiais naturais, incluindo corantes, os pais não precisam se preocupar se a criança morder um pedaço ou lamber os dedos durante o processo de escultura);
- a capacidade de criar de forma independente a cor necessária para o artesanato;
- menor custo de ingredientes;
- a oportunidade de envolver a criança não apenas no processo de modelagem em si, mas também na preparação para ele.
Dependendo da idade da criança, do nível de desenvolvimento, bem como das características mentais e de caráter, os adultos devem selecionar uma opção para preparar o material de trabalho.
Método de fabricação térmica
O método térmico de fabricação de plasticina envolve trabalhar com altas temperaturas. Esta opção não é adequada para crianças menores de 7-8 anos.
Nessas circunstâncias, os pais são aconselhados a escolher outra forma de criar o material de trabalho ou a dividir adequadamente as responsabilidades com o jovem assistente (por exemplo, a criança mistura os ingredientes, o adulto assa e monitora o estado da plasticina dentro do forno).

Método de fabricação de plasticina | Algoritmo de ações |
Receita clássica de massinha de modelar para crianças |
Se, como resultado das manipulações acima, você planeja obter plasticina colorida, no estágio inicial você também deve adicionar corante alimentício do tom desejado aos outros ingredientes. 2. Misture bem e leve ao fogo. Deixe a mistura ferver. 3. Em um prato separado, misture cerca de 400 g de farinha, 1 colher de sopa. eu. ácido cítrico e 200 g de sal (sal iodado fino é melhor para fazer plasticina). 4. Misture bem as 2 consistências, certificando-se de que não fiquem grumos como resultado da ação descrita. |
Com alúmen queimado | ![]()
1. Despeje 500 ml de água em temperatura ambiente em uma tigela funda. 2. Adicione 100 g de sal à água (neste caso, para deixar a plasticina o mais macia e homogênea possível, use sal marinho grosso). 3. Leve a panela ao fogo, aumentando gradativamente a temperatura da mistura. 4. Quando tiver certeza de que o sal está completamente dissolvido no líquido fervente, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar um pouco. 5. Após 3-4 minutos, adicione 2 colheres de sopa. à mistura. eu. óleo vegetal, 2,5 colheres de sopa. eu. alúmen, 400 g de farinha de trigo e corante alimentício (opcional, se você quiser obter plasticina colorida). 6. Misture bem todos os ingredientes e deixe a plasticina esfriar sozinha. |
Plasticina preguiçosa | ![]()
|
Massinha de modelar sem glúten | ![]() Este tipo de plasticina não envolve o uso de farinha na sua produção. Isso torna o tipo de material sem glúten acessível até mesmo para crianças propensas a reações alérgicas.
|
Métodos frios
Como fazer plasticina em casa e manter seu filho ocupado por muito tempo sem usar altas temperaturas.
Os métodos de produção a frio são os mais seguros e fáceis, mas alguns deles exigem mais ingredientes e tempo gasto no processo de criação do material em si.
Método frio de criação de plasticina | Descrição das etapas do processo de produção |
De farinha e sal | ![]()
|
Com aveia | ![]()
|
Com mel | ![]()
|
Plasticina comestível
Como fazer plasticina em casa e alimentar uma criança exigente com comida pode ser feito com a ajuda de ingredientes universais que são adequados não apenas para a criatividade, mas também para o consumo do bebê.
Como fazer plasticina comestível | Descrição das etapas do processo de produção |
Massinha de modelar de marshmallow | ![]()
|
Plasticina feita de açúcar de confeiteiro e gelatina | ![]()
|
Plasticina de marshmallows | ![]()
|
Com ácido cítrico
Etapas da criação da plasticina:
- Em uma tigela funda antiaderente, misture 200 g de farinha de trigo, ½ xícara de l. sal (é melhor tomar sal em grãos pequenos), 2 colheres de chá. ácido cítrico e, se necessário, para obter plasticina colorida, algumas pitadas de corante alimentício em pó.
- Misture bem a mistura seca e despeje 1 colher de sopa. eu. óleo vegetal.

- Coloque a mistura resultante em fogo baixo, aumentando gradualmente a temperatura do aquecimento e mexendo continuamente com um garfo.
- Adicione lentamente 100 ml de água em temperatura ambiente e amasse a plasticina até ficar homogênea.
- Retire do fogo, deixe esfriar até a temperatura ambiente, coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 10 a 12 horas.
De amido e condicionador de cabelo
Como fazer plasticina em casa e apresentar ao seu filho novas composições e itens de higiene pessoal, você pode fazer isso usando amido e condicionador de cabelo comum:
- Coloque 200 g de amido de batata ou de milho em um prato e adicione 50 ml de condicionador de cabelo (se não tiver condicionador, pode usar xampu, mas lembre-se que as proporções também mudam).
- Misture os ingredientes principais e deixe a plasticina descansar por 1–2 horas.
De espuma de barbear
Processo passo a passo:
- Coloque 3-4 colheres de sopa em um recipiente fundo. eu. espuma de barbear (é aconselhável usar a massa compactada em tubo e não composições de mousse).
- Adicione algumas gotas de corante alimentício (se não tiver corante alimentício, você pode mudar a cor da plasticina usando aquarela comum ou guache, adicionados à espuma na fase inicial do processo de produção).
- Adicione gradualmente 200 g de amido de batata ou de milho, mexendo a mistura continuamente.
- Coloque a plasticina sobre a mesa e adicione 0,5 colher de chá. óleo vegetal para obter uma massa mais homogênea e plástica.
De PVA e amido
Etapas do trabalho:
- Coloque 100 g de amido de batata ou de milho em um pequeno saco plástico.
- Adicione algumas gotas de corante alimentício e mexa até a cor ficar espessa.
- Despeje ¼ de xícara de cola PVA no amido e mexa, sacudindo o saco vigorosamente.
- Depois que uma massa homogênea se formar, coloque a plasticina sobre a mesa e espere até que o excesso de líquido escorra.
- Se a mistura grudar muito nas mãos, é recomendável envolvê-la em uma pequena quantidade de farinha ou mistura para empanar.
De PVA e refrigerante
Sequência de ações:
- Coloque 50 ml de cola PVA em um frasco de vidro de um litro e, se necessário, adicione algumas gotas de corante alimentício da cor desejada.
- Adicione gradualmente 2 colheres de sopa. eu. bicarbonato de sódio, mexendo a mistura continuamente.
- Após 2-3 minutos. Mexendo sempre, coloque a plasticina num saco plástico e amasse com movimentos vigorosos das mãos.
- O material acabado deve ter a aparência de um pedaço homogêneo, resistente a influências externas.
- Se a mistura ficar líquida, é permitido adicionar uma pequena quantidade de farinha ou amido (de milho ou batata).
De amido de milho
As seguintes etapas devem ser concluídas:
- Despeje 200 ml de água levemente aquecida em um prato fundo.
- Adicione gradualmente 400 g de amido de milho na tigela e misture bem os ingredientes principais.
- Se necessário, adicione algumas pitadas de corante alimentício (considerando que a consistência dessa plasticina será mais líquida em comparação com suas contrapartes, recomenda-se colorir a composição com corantes alimentícios em pó).
- Passe a plasticina resultante na farinha ou no açúcar de confeiteiro.
Com sabão em pó
Como fazer plasticina em casa e apresentar visualmente ao seu filho itens domésticos que podem representar um risco à saúde se ingeridos, pode ser usado na criação de sabão em pó:
- Coloque 50 ml de cola PVA em um recipiente plástico.
- Adicione 5 colheres de sopa à tigela. eu. sabão em pó.
- Misture bem os ingredientes principais e deixe a mistura descansar por pelo menos 4–5 horas.
- Se necessário, a massa de modelar gelatinosa pode ser enrolada em farinha e misturada com algumas pitadas de corante alimentício em pó.
De detergentes
Etapas do trabalho:
- Coloque 50 g de fermento em pó e 100 g de bicarbonato de sódio em uma tigela.
- Adicione gradualmente 100 ml de detergente em gel aos ingredientes secos misturados (recomenda-se usar produtos aprovados por pediatras devido à sua baixa toxicidade).
- Sove a mistura resultante com as mãos para desfazer todos os grumos que se formaram anteriormente.
- Se a mistura ficar líquida, você precisará adicionar uma pequena quantidade de fermento em pó.
À base de geleia
Sequência de passos:
- Coloque 200 ml de cola PVA em um recipiente plástico.
- Em um recipiente separado, dissolva o corante alimentício na água e misture com a cola.
- Despeje 3 frascos de tetraborato de sódio (composição de 4%) na composição resultante. Mistura.
- Com um palito de madeira, leve a massa à homogeneidade máxima e, após colocar a plasticina num saco plástico, leve à geladeira por 2 a 3 horas.
- A plasticina à base de gelatina deve grudar moderadamente nas suas mãos, mas ao mesmo tempo não rasgar, mas esticar.
À base de cola de papel de parede
Procedimento:
- Despeje 100 g de cola seca para papel de parede em um recipiente fundo.
- Adicione 200 ml de água morna e misture bem os ingredientes principais.
- Adicione 3-5 gotas de corante alimentício líquido. Mistura.
- Despeje 50 ml de cola PVA comum para escritório.
- Adicione 3 gotas de tetraborato de sódio e misture bem.
- Deixe a mistura descansar por uma hora (durante esse tempo, é aconselhável colocar a futura plasticina em um local seco e escuro para minimizar o impacto de circunstâncias externas na reação que ocorre no recipiente).
Plasticina caseira que brilha no escuro
Para obter uma massa plástica é necessário:
- Esmague 2 comprimidos de vitamina B o máximo possível.
- Misture com 400 g de farinha de trigo, 150 g de sal iodado e 4 colheres de chá. tártaro.
- Despeje 400 ml de água morna e 2 colheres de sopa nos ingredientes principais. eu. óleo vegetal. Misture bem.
- Coloque a massa resultante no fogo e, mexendo sempre, cozinhe por 10 minutos.
- Retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
- Verifique as propriedades da plasticina desligando a luz e ligando uma lâmpada ultravioleta.
Independentemente do tipo de produção, a plasticina preparada em casa junto com uma criança será de particular valor para uma pessoa em crescimento.
Com sua ajuda, você pode desenvolver seu potencial criativo e aprender a ser organizado e seguir rigorosamente as instruções fornecidas. Para envolver a criança o máximo possível no processo, você pode oferecer a ela a escolha independente do método pelo qual criará o material de trabalho para futuros trabalhos manuais.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer plasticina caseira
Como fazer plasticina em casa - assista ao vídeo: