Existem várias maneiras de criar pompons, tanto de fios quanto de outros materiais, diferenciando-se no conjunto de dispositivos para criar forma e volume. Durante o processo de trabalho, tesouras também são usadas para aparar as bordas.
Tipos de pompons para chapéus feitos de diferentes materiais
Como fazer um pompom de fio, linha, tecido ou pele fica claro depois de estudar as características. Cada opção difere na técnica de execução, tipo de material e aparência.
Ao usar determinadas matérias-primas, você precisa decidir exatamente como a base do elemento decorativo será formada:
Material | Relevância | Dificuldades |
Fio | Os produtos são populares porque o pompom é leve e elegante. Adequado para decorar chapéus de adultos, crianças e adolescentes em qualquer estilo | É necessário preparar um dispositivo especial que se tornará o corpo base para formar a esfera. |
Tópicos | O pompom de linha não tem volume, mas é ideal para decorar chapéus infantis e peças pequenas. | Surgem dificuldades na preparação da forma, pois os fios podem ficar soltos ou irregulares. |
Pelagem | O elemento de pele é relevante para chapéus infantis e femininos. Não é um material universal, pois se torna visualmente pouco atraente quando molhado. | É aconselhável utilizar matérias-primas naturais. É necessário formar cuidadosamente os volumes costurando a borda do molde |
Fitas | Normalmente, são utilizadas fitas feitas de tecido grosso. Os pompons só parecem originais quando combinados com um determinado design de chapéu. | O processo de fabricação é simples: não são necessários modelos ou dispositivos especiais para criar o elemento. |
Têxtil | Dependendo da textura e estrutura do material, o escopo de utilização do pompom é determinado. O produto pode decorar não apenas chapéus de inverno, mas também análogos de verão. | Qualquer tipo de tecido pode ser facilmente processado usando várias técnicas e ferramentas para fazer pompons. |
Às vezes, várias opções de materiais são combinadas em um produto. Fios e linhas, fitas grossas e tecidos são combinados de forma ideal. A pele que não é decorada com elementos adicionais parece harmoniosa.
Como fazer um pompom
Abaixo descrevemos como fazer um pompom de lã usando diversas técnicas. Em cada variante, a característica distintiva é o uso de uma base diferente para criar o enrolamento.
Em lojas de artesanato você pode comprar formas e bases especiais para criar diferentes tipos de pompons. Mas a produção de elementos decorativos desse tipo pode ser feita de forma independente, sem custos desnecessários. Ferramentas adicionais incluirão uma tesoura, uma agulha e um molde.
A base do produto é formada por camadas de rolos de fios ou fios.
Em seguida, a base do futuro produto é alinhada e fixada. Depois as laçadas são cortadas e a base é endireitada. O alinhamento ao longo do corpo do pompom também é feito usando uma tesoura afiada.
Denso e redondo
Para deixar o pompom denso e redondo, vale a pena usar um molde em que a distância entre os fios em todas as direções seja a mesma. Um modelo clássico em forma de anéis de papelão seria o ideal.

A densidade depende da quantidade de linha ou fio utilizado. Quanto mais voltas você fizer ao finalizar o molde, mais denso ficará o pompom. A densidade do enrolamento também é importante no processo de formação do volume. Ao aplicar as roscas, não deve haver espaços entre elas.
Redondo
Para fazer um produto de decoração de chapéu perfeitamente redondo, você precisa conhecer alguns segredos de fabricação:
- Utilize modelos com o formato correto.
- Enrole várias camadas de material para criar o volume máximo.

- Ao finalizar, corte o máximo possível de bordas irregulares e fios salientes.
- Você pode amarrar a lâmina da tesoura ao fio que segura o pompom. A ferramenta então cortará o material em distâncias iguais do centro.
Algumas artesãs usam dispositivos especiais que inicialmente lhes permitem criar pompons no formato correto.
De fio fino
Para fazer com que um pompom feito de fio fino pareça elegante e fofo, você precisa manter as proporções corretas de enrolamento. Quanto mais fino o material, mais voltas precisam ser feitas. É aconselhável selecionar inicialmente padrões uniformes que não exijam alinhamento adicional após o corte dos laços.
Solto
A textura solta de um pompom só pode ser recriada moldando corretamente os comprimentos de cada fio que faz parte do enrolamento da base. Para garantir que o produto tenha uma textura solta, você precisa não dar muitas voltas e cortar as bordas dos fios de forma irregular.
Para fazer isso, você pode segurar a lâmina da tesoura não paralela à superfície dos pompons, mas verticalmente. A frouxidão depende em grande parte das características têxteis do próprio fio.
Maneira clássica de fazer um pompom usando anéis de papelão
Como fazer um pompom com fios em anéis de papelão, se você preparou as ferramentas e os materiais necessários:
- Um pedaço de papelão grosso. Quanto mais grosso o papel, mais fácil é enrolá-lo e cortá-lo.
- Tesoura afiada com pontas afiadas.
- Um novelo de fio de espessura média.
- Compasso ou gabarito redondo.
Passos para fazer um pompom de lã:
- Decida o tamanho do futuro produto e os volumes. O princípio de fabricação da base de papelão dependerá desses parâmetros.

- Primeiro, são preparados esboços de anéis de papelão. Desenhe o primeiro círculo com um compasso, que determinará o diâmetro do pompom. Desenhe outro círculo com um diâmetro menor dentro da figura formada. Este elemento será o fator determinante para o volume do produto.
- Coloque 2 pedaços de papelão um sobre o outro. Usando uma tesoura, corte um círculo grande e depois um pequeno. Você deve obter 2 anéis de papelão do mesmo tamanho. Se o fio for grosso, vale a pena fazer 3 padrões.
- Enrole o fio em moldes de papelão. Você precisa cortar um pedaço longo de fio do novelo. Enrole os anéis com esta peça. O fio deve ficar firme em cada volta. Para evitar lacunas.
- Quando todo o anel estiver enrolado com fio, você precisará usar uma tesoura para fazer cortes ao longo das bordas da peça de trabalho. Você precisa mover-se suavemente e com cuidado para que os fios já cortados não caiam do molde.
- De acordo com o corte, é feito um leve movimento dos anéis de papelão. Um pequeno espaço é formado entre os padrões. Depois que todas as bordas forem cortadas, um pedaço de fio é puxado entre os pedaços de papelão. Os pedaços de fio precisam ser amarrados com linha. Durante o processo, é aconselhável esticar bem a rosca.
- Remova os espaços em branco do papelão. Endireite o fio e corte quaisquer saliências ou partes desfiadas dos fios com uma tesoura.
Por fim, você precisa agitar o produto final para remover pequenos cortes e excesso de fios.
Pompom brilhante com padrão
O pompom multicolorido é formado usando anéis de papelão. Você precisa preparar material de várias cores e escolher um padrão de enrolamento de linha.
Instruções para fazer uma decoração de chapéu colorida:
- Escolha várias cores de fios que combinem bem entre si.
- Prepare moldes redondos de papelão.
- Fixando o fio em uma base de papelão.
Dependendo do padrão desejado, existem diversas técnicas para enrolar fios multicoloridos em uma base de papelão. Se cada cor deve ser colocada em um ponto específico, então você precisa enrolar o fio colorido ao redor dos segmentos do círculo, um por um.
Em uma combinação em camadas, uma aplicação idêntica de material é realizada: primeiro, uma camada de uma cor é aplicada, depois outra e uma terceira. Injeção parcial de cor, onde uma pequena quantidade de fio de uma cor distinta é enrolada em um determinado ponto.
Usando um quadrado de papelão
O princípio de fazer pompons usando um retângulo de papelão como base:
- Corte 2 tiras idênticas de papelão. A largura da peça de trabalho determinará o diâmetro da futura “bola”.
- Dobre os moldes ao meio no sentido do comprimento. Corte o papelão ao meio.
- Corte um fio de 1 m de comprimento do novelo principal, passe a peça em branco por uma agulha e puxe-a através do corte no papelão.
- Posicione as extremidades do corte de modo que fiquem adjacentes à parte não cortada da figura de papelão.
- Em seguida, o fio principal é enrolado no molde, cobrindo o corte. A quantidade de material determina a densidade do futuro pompom.
- A linha não deve ficar esticada durante o trabalho. O produto pode ficar com bordas irregulares ou com formato deformado.
- Depois que a base estiver formada, o elemento precisará ser fixado.
- Puxe a linha e a agulha para mais perto do enrolador de linha e amarre. Você precisa fazer várias voltas para fixar o fio com segurança.
- Corte as pontas dos fios ao longo das bordas de papelão do pedaço de papelão. Retire o molde e afofe o material. Use uma tesoura para cortar o excesso de fios.
Utilizando diferentes tipos de bases de papelão, é possível obter produtos de qualquer tamanho e com qualquer grau de compactação.
No garfo
Você pode fazer um pequeno pompom usando um garfo de mesa, tesoura e linha. O produto será uma opção ideal para decorar o chapéu de uma criança.
Algoritmo de formação:
- Dê várias voltas no garfo. Passe um pedaço de linha pelos dentes para depois fazer um torniquete.
- Quando um novelo de 2 a 4 cm de largura estiver formado nos talheres, você precisará amarrar a peça em branco com o garfo que foi enfiado anteriormente.
- Corte o fio nas laterais do garfo e retire a peça de trabalho da base. Solte o pompom e modele-o no formato correto usando uma tesoura.
A largura do garfo determina o diâmetro do produto, e a densidade e o grau de enrolamento determinam o volume do elemento.
No encosto da cadeira
Se o elemento for figurado e tiver um padrão tridimensional, então com a ajuda de alguns detalhes você pode criar pequenos pompons para chapéus.
E o formato padrão das costas pode ser adequado para esse tipo de trabalho:
- Coloque um pedaço de linha ou uma tira de tecido na parte superior do encosto da cadeira, que depois fixará as alças do produto.
- Enrole material suficiente sobre a parte convexa das costas para criar uma esfera tridimensional.
- Puxe o enrolamento firmemente com a linha inferior. Corte as alças do futuro produto na mesma distância do nó.
- Endireite cada fio ou pedaço de tecido. Corte as partes excedentes e saliências. Uma perna de cadeira pode ser usada como alternativa ao encosto.

A segunda opção para fazer uma grande quantidade de pompons usando o encosto de uma cadeira:
- Enrole o fio ao redor do encosto da cadeira. O volume de produtos futuros dependerá do número de novelos.
- Corte o fio em pequenos pedaços de 10-15 cm de comprimento – estes serão os fios de fixação de cada pompom.
- Ao longo de todo o comprimento, em distâncias iguais, puxe o novelo com fios curtos. Essas fixações determinarão o centro do futuro pompom.
- Retire o enrolamento do encosto da cadeira e use uma tesoura para separar todos os elementos. Use uma tesoura para aparar as bordas de cada bola.
Este método de fazer pompons permite que você faça muitos elementos pequenos do mesmo tamanho em um curto período de tempo.
Nos dedos
Uma opção elementar para criar pompons para um chapéu é enrolar o fio em volta dos dedos. Para fazer um elemento grande, você precisa usar 4 dedos dobrados, e para um pequeno, 2 são suficientes.
O princípio de formar um pompom nos dedos:
- Enrole os fios em volta dos dedos dobrados. Quanto mais grosso for o enrolamento, mais denso e fofo será o pompom.
- Os materiais devem ser colocados o mais próximo possível um do outro a cada volta subsequente.
- Retire cuidadosamente a peça de trabalho dos seus dedos e puxe a linha através do furo.
- Este elemento fixará o elemento para que as roscas não se separem.
- Amarre a linha auxiliar em vários nós. Estique o enrolamento ao redor do nó central.
- Você receberá uma flor única com pétalas feitas de laços.
- Corte as laçadas resultantes, endireitando cada parte do pompom. Use uma tesoura para aparar as bordas irregulares.
O produto tem uma aparência atraente e não se distingue por uma tecnologia de fabricação especial. Você pode fazer mais do que apenas enrolar fios nos dedos dobrados. Abra os dedos indicador e médio, imitando um estilingue.
Pompom bicolor
Como fazer um pompom de lã de duas cores - você pode usar qualquer técnica e dispositivo para formar o enrolamento.

A peculiaridade está no momento de usar material multicolorido e seu posicionamento em relação uns aos outros.
Ao usar 2 cores, você pode recriar diversas opções de esquema de cores:
- camadas alternadas de cores diferentes;
- enrole metade do molde com um fio e a outra metade com outro;
- enrolamento caótico de fios multicoloridos;
- inclusões individuais de tons;
- arranjo de bordas de fios de uma determinada cor.
O esquema de cores depende da sua imaginação e do arranjo fundamental do tipo de fio. Você pode usar não apenas materiais de cores diferentes, mas também de diferentes texturas, padrões e densidades.
Como fazer um pompom para um chapéu de pele
Para criar um elemento decorativo de pele, você precisa do seguinte conjunto de ferramentas e materiais: pele, giz, linha, agulha, enchimento sintético, pele de papelaria, uma base para formar um círculo.

O princípio de fazer um pompom de pele com instruções passo a passo:
- Coloque o material de modo que a pilha permaneça na superfície de trabalho. As marcações no produto são feitas no verso.
- Decida o diâmetro do futuro padrão, pois o tamanho do pompom dependerá desse parâmetro.
- Coloque sobre o material um objeto que, ao ser traçado, forme um círculo: um prato, um pires, o fundo de um jarro. Se necessário, você pode usar uma bússola.
- Usando um estilete, recorte o molde. Esta ferramenta é usada para evitar que a lâmina danifique os pelos.
- Selecione a linha de costura de acordo com a cor do pelo. A agulha não deve ser muito grossa para não separar os fios do urdume.
- Você precisa costurar o produto com pontos de comprimento médio ao longo da borda do corte. Durante o processo, você precisa retirar a pilha que está pressionada sob a linha de costura.
- No início do trabalho deve sobrar um pedaço de linha no final. Essas partes servirão como cordão para formar o pompom.
- Quando todo o perímetro das bordas estiver costurado, você precisará colocar um pouco de enchimento no centro. Essa técnica ajudará a melhorar o formato do pompom e a esconder os espaços vazios nele.
- Puxe as linhas de costura juntas e dê vários nós. Corte qualquer material restante. Às vezes, as bordas são deixadas para fixar o elemento.
Você pode usar outra técnica, que é mais simples, mas o resultado nem sempre é satisfatório na aparência.
O formato será deformado se os fios forem puxados de forma irregular:
- Faça um molde de pelo - corte um círculo com o diâmetro necessário. Desenhe um diâmetro e um segundo perpendicular ao primeiro.
- Nas extremidades de cada diâmetro, faça vários pontos na borda. Em cada caso, o fio é fixado no início da obra e permanece estendido no final.
- Quando todos os 4 pontos estiverem preparados, puxe as linhas de costura e amarre-as. Dê um nó, fixando o formato do pompom.
Você pode ter mais de 4 pontos de ancoragem. Com esse tipo de trabalho, o formato do produto final pode ficar deformado.
Mais opções para fazer pompons
Pompons de tecido são usados para decorar chapéus e bonés de verão.
Às vezes usado para decorar itens de malha:
- Corte uma tira de tecido com os parâmetros 1,5×0,2 m. Dobre o tecido no sentido do comprimento e passe a ferro. Costure as bordas livres com agulha e linha usando um ponto regular. Neste caso, você precisa deixar um pedaço longo de linha no início e no final do trabalho. Puxe os fios juntos e amarre-os.
- Você também pode fazer um pompom de tecido usando outro método. Execute as mesmas ações do primeiro caso. Basta puxar um pouco os fios para formar uma leve onda por todo o tecido. Depois enrole o tecido formando um rolo e costure a base.
- Para criar itens de tamanho médio, você pode usar tubos de papel higiênico ou papel-toalha como base. Conecte as duas partes dos tubos e envolva-as com o material. Amarre o meio com um fio na junção com um fio e corte as laçadas formadas.
- Um arco pode ser usado como base para formar o enrolamento. Você obterá pompons grandes com uma textura solta. Enrole alguns dedos com fio, amarre o enrolamento no meio com um fio e corte as bordas nas laterais. Alinhe os cortes com uma tesoura e afofe a base.
Para fazer um pompom regular com fio ou linha, basta usar uma régua, um cabo de pente ou qualquer outro elemento no qual você possa enrolar o material como base.
Pompom de tule
Você precisará de um bastidor, linha grossa e um pedaço de tule.
O princípio de fazer um pompom:
- Enrole o material ao redor do corpo do bastidor com um pedaço de tule.
- Prenda o enrolamento no meio com uma linha e corte as laçadas.
- Não há necessidade de endireitar os cortes – bordas irregulares adicionarão textura.
- Endireite cada tira.
A segunda opção para fazer um produto volumoso de tule:
- Usando uma régua, marque o pedaço de tule de modo que você obtenha tiras da mesma largura. Corte o material de acordo com as marcas.
- Coloque um fio de 1 m de comprimento na superfície e empilhe todos os elementos resultantes uniformemente em cima, formando uma pilha.
- Corte todos os pedaços ao meio. Coloque as peças de volta na mesma pilha.
- Amarre as tiras com linha. Para garantir uma fixação segura, você precisa fazer vários nós duplos.
- Use as mãos para esticar as tiras, formando um formato.
Quanto mais divisões forem feitas nas tiras, mais fofo e menor será o tamanho do produto.
Pompom feito de fitas de cetim
Para fazer isso você precisa:
- Mínimo 5 m de fita de cetim. Você pode usar diferentes soluções de cores.
- Linha de costura. Além disso, você pode pegar uma agulha
- Garrafa (plástico ou vidro).

Algoritmo de fabricação:
- Coloque um pedaço de linha de costura do fundo até o gargalo da garrafa.
- Enrole o corpo da garrafa com fita de cetim.
- Aperte o enrolamento com fita de costura e amarre a fixação com nós fortes. Você pode costurar todas as camadas de fitas com uma agulha na junção. Em seguida corte a rosca de fixação.
- Retire o enrolamento da garrafa. Faça isso com cuidado para não alterar o formato dos enrolamentos.
- Distribua as alças uma ao redor da outra e entre elas. Não há necessidade de cortar as fitas.
Lindos pompons podem ser feitos em casa com lã, linha, tecido ou pele. Você pode usar qualquer material disponível para formar a base. Usando técnicas e métodos de corte simples, você pode criar pompons redondos, ovais, densos, volumosos ou fofos.
Combinando diversas cores, cria-se um elemento colorido para decorar chapéus de adultos e crianças. É necessário preparar um molde para formar o produto: círculos de papelão, um garfo, o encosto de uma cadeira, dedos.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer pompons
Como fazer um pompom de lã: