Marcadores para livros didáticos foram inventados para encontrar rapidamente as páginas que você precisa. Eles podem vir em diferentes formatos e texturas. Existem até marcadores multifuncionais que podem ajudar a tornar o processo de aprendizagem mais fácil. Não é difícil fazer esses produtos com suas próprias mãos se você souber quais materiais podem ser usados e como trabalhar com eles corretamente.
Como fazer de papel
Você pode fazer um marcador para livros didáticos e outros livros com suas próprias mãos usando papel colorido ou branco. Este é o material mais acessível e flexível do qual são feitos produtos de vários formatos. Criar marcadores incomuns é útil para crianças em idade escolar. Durante o processo de fabricação, eles desenvolvem sua imaginação e habilidades motoras finas.
Além do papel, materiais e ferramentas adicionais podem ser necessários para o trabalho:
- tesoura;
- governante;
- lápis simples;
- cola em bastão ou PVA;
- canetas hidrográficas.
Algumas instruções passo a passo ajudarão você a fazer lindos marcadores de página de forma rápida e fácil.
Canto
Uma das maneiras mais fáceis de criar um marcador de papel. O canto é colocado na página onde você terminou de ler. Ele ficará firme porque as outras páginas do livro pressionarão sobre ele de ambos os lados.
Algoritmo de ações:
- Recorte um quadrado de 8x8 cm em papelão grosso. Recorte cuidadosamente com uma tesoura.
- Agora o papelão servirá como molde. Ele precisa ser traçado três vezes em uma folha de papel colorido. É importante manter a ordem. 1 quadrado é aplicado no canto inferior esquerdo da folha e contornado. Na próxima vez ele deve ser colocado acima do quadrado anterior, e na última vez o molde deve ser traçado, colocando-o à direita do 1º quadrado.
- Nos quadrados superiores e laterais, usando uma régua, você precisa desenhar uma diagonal do canto inferior esquerdo até o canto superior direito.
- Recorte o espaço em branco com uma tesoura. Você precisa cortar ao longo da linha diagonal. Deixe o quadrado central intacto.
- A peça de trabalho ficará parecida com um quadrado com triângulos na parte superior e direita. É preciso girá-lo para que os triângulos fiquem para cima.
- Agora você precisa desenhar ao longo das linhas do lápis com um objeto sem ponta para facilitar a dobra do papel. Para maior comodidade, você pode usar uma régua e uma haste velha.
- Dobre a peça de trabalho ao longo das linhas marcadas. A parte que fica em baixo precisa ser coberta com cola e outro triângulo precisa ser colocado em cima. Deixe secar.
Você pode decorar o marcador com canetas hidrográficas ou colar nele olhos engraçados de plástico planos.
Triângulo
O marcador triangular é fixado nos livros da mesma forma que o de canto, mas pode ser feito sem o uso de cola. Você só precisa dobrar uma folha de papel em uma determinada ordem.
Algoritmo de ações:
- Recorte um quadrado de 11 x 11 cm em papel colorido.
- Usando um lápis e uma régua, desenhe uma diagonal no quadrado.
- Pressione a linha de dobra com um objeto rombudo e dobre a folha ao meio. Você obterá um triângulo duplo.
- Vire a peça de trabalho e desenhe outra diagonal pelos outros cantos. Pressione a linha de dobra novamente e dobre a folha. Não há necessidade de desdobrar mais a peça de trabalho.
- Agora, a linha de dobra localizada no centro da peça de trabalho servirá como guia. Os cantos direito e esquerdo do triângulo precisam ser dobrados de modo que suas partes inferiores coincidam com essa linha. Pressione bem as dobras e desdobre a peça de trabalho.
- Vire a base do triângulo duplo para cima. 1 Dobre a parte superior de modo que seus cantos e bordas coincidam com as linhas marcadas.
- Vire a peça de trabalho com a parte superior voltada para cima e coloque os cantos direito e esquerdo no “bolso” resultante. Pressione bem as linhas de dobra.
O formato triangular tem vantagens sobre outros tipos de marcadores. Ele pode ser usado para proteger várias páginas de uma só vez, já que o papel dobrado se espalha bastante.
Árvore de Natal de origami
Você pode fazer um marcador de página como este para o Ano Novo. Olhando para isso, a criança sentirá que em breve os estudos chatos terminarão e as férias começarão.
Algoritmo de ações:
- Recorte um quadrado de 10x10 cm em papel verde.
- Dobre o papel ao meio na diagonal e pressione ao longo da linha de dobra.
- Desdobre a peça de trabalho, dobre-a diagonalmente novamente, mas agora a diagonal deve passar pelos outros cantos.
- Dobre as bordas do triângulo duplo resultante, pressionando os cantos para cima.
- Desdobre a peça de trabalho no formato de 2 triângulos e dobre a parte superior em direção ao canto formado pelas linhas de dobra.
- Coloque os cantos do triângulo no “bolso” resultante. Pressione bem as linhas de dobra.
- Use uma tesoura para fazer 6 cortes nas laterais do triângulo. 3 de um lado e 3 do outro. Os cortes imitarão ramos de abeto. Jogue fora os restos.
- Corte um retângulo de 3x4 cm de papelão marrom fino e cole-o sob a parte superior do marcador de modo que a maior parte dele fique visível. O papelão imitará o tronco da árvore.
A árvore pode ser decorada com glitter, lantejoulas ou papel colorido. Para cortar círculos de cores uniformes no papel, você pode usar um furador. Retire os restos resultantes do compartimento de lixo e cole-os cuidadosamente no marcador com cola.
Coração
Este marcador é fixado no canto de uma página, como um "triângulo" ou "canto", mas o processo de fabricação é diferente dessas opções.
Algoritmo de ações:
- Recorte um quadrado de 15x15 cm em papel colorido.
- Dobre a folha ao meio, passe a ferro a linha de dobra e desdobre.
- Dobre o quadrado ao meio novamente de modo que a nova linha de dobra fique perpendicular à anterior.
- Dobre a parte inferior do retângulo de modo que sua borda coincida com a linha de dobra central.
- Vire a peça de trabalho para o outro lado e dobre os cantos superiores de modo que suas bordas coincidam com a linha de dobra central.
- Vire a peça de trabalho para o outro lado novamente.
- Dobre os cantos inferiores, pressionando suas bordas na linha de dobra central. Repita esta ação novamente.
- Coloque o canto resultante no “bolso” localizado na parte superior.
- Na parte inferior você verá mais 2 retângulos duplos. Eles precisam ser desdobrados com cuidado e os lados que não foram cortados devem ser dobrados para dentro.
- Dobre os cantos afiados esquerdo e direito para dentro.
- Dobre os cantos do coração para que fiquem menores e mais suaves.
O marcador em formato de coração tem “3 bolsos” ao mesmo tempo: 1 fica na parte interna, onde é inserida uma página do livro, e os outros 2 ficam na parte frontal. Você pode esconder uma nota ou uma folha de dicas neles.
Com uma trama de gravata
Os marcadores de papel não são apenas dobrados ou colados, mas também tecidos. Existem várias técnicas que você pode dominar. O mais popular é chamado de "tecelagem de gravata". É fácil fazer você mesmo, e o marcador final ficará lindo em qualquer livro didático. Para trabalhar, você precisará de papel colorido frente e verso de 2 cores, bem como uma folha de papelão grosso.
Algoritmo de ações:
- Corte 2 tiras de papel. Sua largura é de 1,5 cm e seu comprimento depende do tamanho da folha. Para maior comodidade, você pode usar um estilete.
- Pegue duas tiras da mesma cor e conecte suas bordas de modo que formem um ângulo reto. Antes de unir, cubra a borda da tira inferior com cola.
- Cole uma tira de cor diferente com cola na parte de baixo, embaixo da primeira, daquela que estava em cima.
- Coloque a última tira de modo que ela forme um ângulo reto com a tira anterior da mesma cor. O resultado será um espaço em branco na forma de um ângulo. A parte superior é composta por uma fixação de tiras, e suas laterais são feitas de 2 tiras de cores diferentes.
- Em seguida, você precisa entrelaçar as tiras em um padrão de espiguetas. Todas as linhas de dobra devem ser bem suavizadas. Corte cuidadosamente as pontas irregulares restantes e prenda a borda da “gravata” com cola.
Para deixar o marcador mais denso, você precisa fixá-lo no papelão e contornar ele. Depois recorte o molde e cole a "gravata" por cima.
Feito de feltro
Você pode fazer um marcador para seus livros didáticos com suas próprias mãos usando feltro fino. O produto ficará brilhante e agradável ao toque. A master class abaixo descreve uma versão de um marcador retangular com a figura de uma coruja, que lembra um personagem de desenho animado.
Para trabalhar você precisará de feltro de 4 cores, por exemplo, vermelho, amarelo, branco e laranja. Você também precisará de uma agulha de costura e linha. É aconselhável escolher fios do mesmo tom do feltro.
Algoritmo de ações:
- De feltro vermelho corte um retângulo medindo 3x20 cm e 2 círculos com 1,5 cm de diâmetro.
- De feltro branco corte 2 círculos com 1 cm de diâmetro e 1 semicírculo.
- Corte um círculo com 4 cm de diâmetro em feltro amarelo. Determine a localização das orelhas da coruja com antecedência e recorte-as junto com o círculo.
- Corte um pequeno triângulo de feltro laranja para imitar o bico.
- Costure o retângulo com linha branca, deixando 2-3 mm de suas bordas. Os pontos devem ser uniformes.
- Costure a cabeça da coruja no topo do retângulo e finalize suas bordas com pontos pequenos.
- Prenda os olhos na cabeça da mesma maneira. Primeiro use círculos vermelhos e depois fixe os brancos no centro deles.
- Costure o bico no meio.
- Costure um semicírculo branco com fios vermelhos na parte de baixo; imitará o início do “peito”.

As pupilas da coruja podem ser desenhadas com um marcador ou bordadas com linha preta.
De clipes de papel
Marcadores feitos com clipes de papel são a opção mais fácil e levam de 1 a 3 minutos para serem criados. Você pode dobrar as pontas do clipe de papel para criar um formato de coração. O marcador é simplesmente fixado na página selecionada.
Clipes de papel são usados para fazer correntes, prendendo-as juntas. Para evitar que as pontas afiadas danifiquem as páginas, cada clipe de papel é enrolado com fita colorida ou brilhante. Esses marcadores são simplesmente colocados entre as páginas de um livro.
Você pode escolher um clipe de papel grande e decorar uma das pontas com algo que fique claramente visível entre as páginas do livro. Os processos de decoração são tão simples que podem ser descritos em uma frase.
Várias opções são apresentadas na tabela abaixo.
Como decorar um clipe de papel | Como consertar a decoração |
Conta grande | Fixe com cola quente. |
fita de cetim | Processe as bordas, passe-as por um clipe de papel e dê um laço. |
Sentido | Recorte uma pequena flor, um coração ou qualquer outro formato de feltro. Costure com linhas. |
Estatueta de argila de polímero | Pressione o clipe de papel na argila antes que ela endureça. |
Contas | Faça uma fita ou uma corrente curta com pequenas contas e prenda-a em uma das pontas do clipe de papel usando linha de pesca. |
Papelarias vendem clipes de papel com decorações prontas que podem ser usados como marcador de página.
Marcador magnético
Você pode fazer um marcador para seus livros didáticos com suas próprias mãos usando material magnético macio e papelão.
Algoritmo de ações:
- Recorte um retângulo de 12 x 4 cm em cartolina colorida.
- Dobre a peça de trabalho ao meio.
- Corte 2 quadrados medindo 1,5 x 1,4 cm de um ímã macio.
- Usando cola quente, cole os ímãs dentro do marcador, paralelos um ao outro. É importante verificar com antecedência se os ímãs se conectam entre si.
- Decore a parte externa do marcador com desenhos, glitter ou adesivos.
O marcador é fixado em 1 a 3 páginas, que são colocadas entre ímãs.
Marcadores incomuns para livros didáticos
Você pode fazer um marcador para seus livros didáticos com suas próprias mãos, usando diferentes materiais. Eles podem ter formatos incomuns e atrair atenção. Por exemplo, um marcador em forma de seta, que ajudará você a não perder a página em que parou de ler e também indicará a linha correta. Para trabalhar você precisará de papelão colorido.
Algoritmo de ações:
- Usando uma régua, marque um segmento de 3 cm de comprimento no papelão. Divida ao meio e marque o ponto “A”.
- A partir do ponto, desça 1,5 cm e marque esse local com outro ponto B.
- Conecte as arestas do segmento e o ponto "B" com linhas.
- Agora recue 5 mm da borda do segmento e marque com os pontos “C” e “E”. A partir desses pontos, separe 2 segmentos paralelos de 7 cm de comprimento. Conecte suas extremidades com uma linha.
- Recorte a seta resultante.
- Meça 2 cm da ponta da seta e dobre o papelão para dentro.
O marcador pode ser usado. Ele é anexado à lateral da página de modo que a ponta da seta aponte para a última linha lida. No entanto, essa flecha tem uma desvantagem: é fácil perdê-la. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer um marcador de página confiável que ficará sempre no livro. Para trabalhar, você precisará de um furador e 3 cores de fio dental.
Algoritmo de ações:
- Usando um furador, perfure cuidadosamente a lombada do livro de cima para baixo, deixando 1 cm da borda.
- Corte quaisquer áreas irregulares e papelão saliente ao redor do furo com um estilete.
- Puxe alguns “fios” de cada novelo de fio dental. Expanda-os até o comprimento máximo. A espessura de 1 fio deve ser de cerca de 5 mm.
- Conecte os fios em 1 e amarre-os com um nó que deve ser maior que o furo feito com o furador.
- Passe os fios pelo furo da lombada de modo que o nó fique na parte interna dela.
- Jogue os fios para frente. Para as páginas e divida em 3 partes por cor.
- Faça uma trança frouxa. Seu comprimento deve ser 2-3 cm maior que a altura do livro.
- Amarre a ponta da trança com linha.
- Corte o excesso de fio dental.
Agora o marcador está bem preso e não desaparecerá.
Este método só é adequado para quem tem livros didáticos para uso pessoal. Não é possível furar livros de outras pessoas ou de bibliotecas com um furador.
Em vez de linhas, você pode usar fitas de cetim, correntes finas ou linha de pesca com pequenas contas. Se você gosta da opção de marcador de linha, mas o livro para o qual você queria fazê-lo terá que ser devolvido a outro dono, então você pode tecer outra versão da trança, com pompons. Você precisará de fio de espessura média e papelão.
Algoritmo de ações:
- Meça a altura do livro. Meça um pedaço de linha 4 cm maior que o comprimento necessário, depois desenrole a bola e reserve essa distância 9 vezes. Corte o fio e separe as pontas.
- Prenda os fios com um nó no início e trance a trança, dividindo-as em 3 partes com 3 fios cada. Dê um nó na ponta também.
- Recorte 2 círculos com 5 cm de diâmetro em papelão. Dentro de cada círculo, corte outro círculo com 3 cm de diâmetro. Junte os espaços em branco.
- Enrole uma pequena bola de lã de modo que ela passe livremente pelo furo dentro do círculo de papelão.
- Enrole os fios desta bola em uma “moldura” de papelão.
- Use uma tesoura para cortar os fios, inserindo a ferramenta entre os pedaços de papelão. Não puxe os fios.
- Estique um fio entre os pedaços de papelão e dê um nó. Os fios cortados devem ser reunidos em 1 feixe.
- Retire-os do papelão e solte-os. Corte o pompom resultante com uma tesoura. Para que fique limpo e redondo.
- Faça outro pompom usando os mesmos pedaços de papelão. Corte o mesmo que o primeiro.
- Costure os pompons com linha nos nós de ambos os lados da trança.
Este marcador é colocado entre as páginas, mais próximo do local onde elas se conectam. Os pompons ficam do lado de fora. Eles ficarão visíveis em ambos os lados do livro. Você pode usar fios de cores diferentes ou de uma cor só.
É fácil fazer um marcador para seus livros didáticos com suas próprias mãos. É importante usar materiais que não danifiquem as páginas do livro. Os "cantos" e "triângulos" desenhados com marcadores devem estar completamente secos antes de serem usados. Caso contrário, os pigmentos marcadores serão impressos nas páginas.
Vídeo sobre marcadores
Aula magistral sobre como fazer um marcador de página de papel trançado: