Aprenda a fazer buquês Qualquer um pode fazer isso com flores frescas, o principal é seguir um dos 4 estilos e saber alguns segredos de montagem. Você aprenderá como montar um buquê passo a passo com suas próprias mãos, como adicionar um “toque” à composição, como combinar flores em um buquê e por que você deve seguir a regra dos 3 triângulos.
Estilos e técnicas de floricultura
A florística é baseada em quatro estilos principais: vegetativo, decorativo, linear e massivo. Ao criar arranjos florais, eles aderem a uma técnica específica.
Vegetativo
Um estilo muito complexo que exige do florista o máximo de conhecimento e imaginação. Os buquês são compostos por flores que lembram umas às outras em forma, cor e volume. Muitas vezes, as composições são complementadas com flores secas, frutas/bagas secas, madeira flutuante e pedras decorativas.
A essência do estilo é um arranjo claro de caules, 3 a 5 pontos de crescimento e um espectro de cores suaves.
Flores de diferentes estações, reunidas juntas - mau gosto, má educação. A técnica principal e mais difundida ao utilizar o estilo vegetativo é chamada de ponto de crescimento único. Todas as flores e seus acessórios acompanhantes são reunidos, por exemplo, em um vaso. As linhas de crescimento das plantas no mesmo feixe não devem se cruzar. Esta regra não se aplica a variedades de baixo crescimento.
Decorativo
Uma técnica para floristas ousados e com imaginação ilimitada. Aqui é aceitável combinar flores e várias plantas em um buquê. Quando um buquê é habilmente montado, cada flor está em seu lugar. No entanto, ela não perde sua individualidade, harmoniza-se perfeitamente com outras plantas e cria com elas um todo aromático único.
Ao criar, a presença de simetria e assimetria, polaridade acentuada e materiais artificiais são bem-vindos. Não tenha vergonha de incluir frutas/bagas de plástico em seu conjunto decorativo, embrulhando buquês em papel brilhante e fitas texturizadas.
O estilo decorativo é frequentemente usado em casamentos - suas características favorecem os floristas na hora de decorar tais celebrações.
Linear
Este estilo se distingue pela sua clareza. Os floristas tentam criar composições que tenham as formas mais naturais possíveis com o mínimo de material. A técnica se baseia na criação de linhas retas e claras.
Flores finas com hastes retas ou curvas são mais adequadas para isso. Todos os componentes do buquê são dispostos assimetricamente, o que enfatiza favoravelmente o comprimento e as curvas das flores selecionadas.
Enorme
Estilo massivo é uma visão completa de uma composição finalizada. Muitas vezes, os mestres floristas usam cestos, caixas e molduras especialmente tecidas para organizar esses buquês.
Cada flor ou planta está fortemente conectada uma à outra, de modo que o centro do maço nunca fica vazio. A composição não enfatiza componentes individuais; pelo contrário, o buquê representa um todo único, onde um botão complementa o outro. As cores sólidas se fundem em um ponto brilhante, e as flores multicoloridas criam um fundo bonito e colorido.
Noções básicas sobre como fazer buquês de flores frescas
Um florista profissional pode criar um buquê luxuoso com flores simples. Mas isso não acontece porque ele tem experiência: algumas regras e truques são aplicados aqui. O material da embalagem desempenha um papel importante no resultado final.
Papel kraft, ondulado e filme
Montar um buquê de flores com suas próprias mãos, passo a passo, usando papel artesanal, é fácil até para floristas iniciantes. O papel kraft é um material ecologicamente correto, às vezes com efeito enrugado.
Adequado para conjuntos de exposições e competições, mas frequentemente usado no design usual de composições.
- Reúna as flores em um buquê e amarre-as com uma fita ou fita.
- Coloque uma folha de papel kraft com uma das pontas voltada para cima.
- Coloque o buquê no centro do lençol.
- Dobre uma extremidade e prenda com um grampeador.
- Faça o mesmo com a outra ponta.
- Amarre a base do buquê com uma linda fita.
- Dobre ou abra ligeiramente as bordas do papel artesanal.
Papel ondulado ou crepom é um material fino e leve. Você precisa trabalhar com ele com cuidado, pois ele rasga rápido.
Uma das opções para embalar flores em papelão ondulado:
- dobre o papel em forma de sanfona;
- Coloque um buquê de flores no meio do lençol;
- embrulhe o buquê com papel em todos os lados;
- prenda a composição com uma linda fita;
- Se desejar, dobre as bordas do papel.
O filme é um material de embalagem barato e amplamente utilizado. Não perde popularidade devido à variedade de texturas e cores (lisas, estampadas).
- Coloque uma folha de filme sobre a mesa com um canto voltado para cima.
- Coloque o buquê no centro do lençol.
- Dobre primeiro a borda esquerda e depois a direita, sobrepondo-as.
- Na parte inferior, onde estão os caules das flores, aperte o filme com a mão.
- Prenda esse local com uma fita brilhante, amarrando-a em um laço, por exemplo.
Combinação de texturas na composição
Cada planta/flor tem uma aparência única de pétalas e folhagens, chamada textura vegetal. Existem 8 grupos de texturas que devem ser levados em conta ao organizar buquês.
Textura | Flores adequadas |
Rústico | Rudbeckia, helianthus |
De lã | Ageratum, astilbe, capim-algodão |
Sedoso | Anêmonas, papoulas |
Brocado | Gaillardia, calêndulas, prímulas |
Aveludado | Alguns tipos de rosas e violetas, Saintpaulia |
Porcelana | Jacintos, orquídeas |
Vidro | Íris, sinos |
Com um brilho metálico | Sedum, begônias, antúrio |
Como combinar plantas dependendo da estrutura
Ao compor o buquê certo, certifique-se de levar em consideração a estrutura das flores. Todas as plantas são divididas em 3 grupos, dependendo dos parâmetros e configuração da folhagem, brotos e inflorescências.
- Pequeno – um grupo que inclui ásteres arbustivos, tulipas, margaridas e pequenas variedades de rosas.
- Para a média inclui gérberas, todas as variedades de cravos, rosas pequenas e crisântemos. Elas ficam impecáveis em qualquer composição e são colocadas em um buquê abaixo de plantas grandes ou acima de plantas pequenas.
- Os grandes – gladíolos, grandes variedades de peônias, lírios, grandes variedades de crisântemos, delfínios. Não é recomendado misturar esses exemplares em um mesmo buquê, cada um deles é dominante. O melhor é misturar flores grandes e médias, para que a composição fique espetacular e exuberante.
Ao combinar plantas, deve-se procurar alcançar a harmonia entre cada flor e os outros componentes do buquê.
A Regra da Proporção Áurea
A proporção áurea é a observância das proporções, fazendo com que a composição seja completa e integral.
Na floricultura, são utilizadas as proporções 2:3 ou 3:5:8.
- Proporção de altura. Ao dispor buquês em vasos, deve-se levar em consideração a altura do vaso, utilizando uma proporção de 2:3. A altura do vaso preparado é igual a 3 partes, e as flores são 2. Você pode fazer o contrário – 3:2. As proporções em um buquê de flores são calculadas a partir do seu centro. A proporção ideal é 3:5 (3 partes – inferior, 5 – superior).
- Proporção de comprimento. Ele é calculado de forma semelhante, com base no diâmetro ou base do vaso.
- Relação comprimento/altura calculado para buquês horizontais, levando em consideração a altura do futuro vaso. A proporção 3:5:8 funciona muito bem aqui.
- Proporção de massa do material utilizado, calculado para buquês de flores assimétricos. A parte principal das plantas tem 8 partes, a mais próxima tem 3 partes, a distante tem 5.
Simetria ou assimetria
Pegue um buquê em suas mãos e desenhe mentalmente um eixo geométrico no meio do buquê. Se houver um número igual de plantas em ambos os lados, então é um buquê simétrico. Se houver mais material à esquerda do que à direita, isso é assimetria.
Em um buquê simétrico, os elementos principais do material são colocados no meio.
As flores e acessórios restantes são menos significativos, servem como complemento e enfatizam ao máximo as vantagens dos exemplares centrais: altura, configuração, cor. Se a composição for assimétrica, os elementos principais serão posicionados ligeiramente fora do eixo. Entretanto, a proporção 3:5:8 ainda deve ser respeitada aqui.
Os floristas geralmente colocam a parte principal da composição no lado esquerdo do eixo, com as plantas restantes no lado direito. Quanto menor for o tamanho, mais distantes eles devem ser colocados.
Você pode realçar a assimetria com cores claras e reduzi-la com cores escuras. Composições assimétricas são adequadas para decoração de interiores amadora, enquanto as simétricas são usadas para casamentos e outros eventos de prestígio.
Combinação de flores em um buquê
Um buquê só parece luxuoso e apresentável quando combina todas as cores utilizadas. A embalagem, seja de filme ou papel crepom, deve necessariamente refletir o esquema de cores principal da composição.
Por exemplo, se o buquê for predominantemente bege-rosado, o material da embalagem deverá ser 2 a 3 tons mais escuro. Às vezes, embalagens contrastantes parecem mais vantajosas, mas não são adequadas para composições de rosas e hortênsias. As flores se perdem em seu fundo.
Se você planeja dar o buquê no dia seguinte, mas já o colheu hoje, embrulhe o buquê em celofane e coloque-o na água. Isso manterá suas plantas frescas e elas parecerão que foram recém-cortadas na manhã seguinte. Escolha papel ou outra embalagem e desenhe a composição.
Como montar uma flor na lapela. Aula magistral
Você pode montar um buquê de flores para um casamento com suas próprias mãos, passo a passo. Uma boutonniere de casamento é um acessório pequeno, mas significativo, que completa e complementa a imagem da noiva e do noivo.
O que você vai precisar
Para fazer uma boutonniere clássica você precisará de:
- 1 flor – à sua escolha;
- cola floral;
- 2 pequenos ramos de folhagens (davallia, ripsalis);
- 1 inserção decorativa;
- fita floral;
- alfinete de segurança;
- Fio floral de 7 mm;
- alicate;
- faca.
As melhores flores para usar são rosas, pequenos lírios, gérberas, lavanda e suculentas. Análogos artificiais também são frequentemente usados, incluindo orquídeas, rosas, flores feitas de papel e outros materiais. Para celebrações temáticas, as pessoas escolhem pinhas, âncoras, folhas e personagens de contos de fadas.
Processo de coleta passo a passo
Uma flor na lapela para o noivo, por exemplo, é feita em alguns passos simples:
- Limpe a flor de galhos e folhas secas, corte o caule no comprimento desejado e coloque-o na água por 3 a 4 horas.
- Antes de criar a composição, o corte deve ser tratado com cola floral.
- Em seguida, você deve usar um alicate para cortar 2 pedaços de arame de 10-15 cm de comprimento e passá-los transversalmente pelo caule da planta, na base do broto. Dobre as pontas para baixo ao longo da linha do caule.
- Em seguida, você precisa mascarar o fio com fita floral, enrolando-o.
- A folhagem deve ser colocada um pouco abaixo da flor principal e também envolvida com fita floral.
- Por fim, prenda um alfinete de segurança no minibuquê.
A lapela está pronta e deve se destacar do fundo das lapelas dos convidados.
Buquê espiral passo a passo
Espiral é o método mais comum de fazer buquês de flores.
Dominar a técnica requer prática; nem todo mundo tem sucesso na primeira vez.
O que você vai precisar
Para criar uma composição em espiral você precisará de:
- flores;
- verduras para decoração;
- tesouras ou tesouras de poda;
- material de embalagem (sisal, malha, papel);
- fita (corda, âncora) para fixar o buquê.
Crisântemos, rosas, gérberas e cravos são mais adequados para composições em espiral.
Processo de coleta passo a passo
Não é difícil montar um buquê em espiral se você seguir certas regras:
- Pegue a flor que ficará no centro da composição com a sua mão esquerda e segure-a na vertical. 2/3 da planta devem ficar acima da sua mão.
- Agora coloque a segunda flor em cima da primeira, em ângulo, na diagonal. Com a mão esquerda, segure a junção das duas plantas.
- Pegue a próxima flor ou folhagem para decorar o buquê e coloque-a novamente na diagonal, da esquerda para a direita. Acontece que você está colocando as flores em espiral. Com cada flor/vegetação adicionada, o ângulo de inclinação aumentará.
- Quando todas as flores estiverem reunidas em um buquê, elas devem ser presas no ponto em que se tocam. Para fazer isso, os floristas usam fita, âncora ou corda, amarrando firmemente o buquê de plantas.
- O toque final é alinhar as hastes. Pegue uma tesoura ou tesoura de poda e corte as pontas dos caules na diagonal para que fiquem do mesmo comprimento.
Buquê Paralelo (Estilo Linear) Passo a Passo
Na maioria das vezes, composições paralelas são usadas para decorar salões de banquetes, locais de casamento e outras celebrações importantes.
O que você vai precisar
Para criar um buquê paralelo você precisará de:
- flores com botões muito grandes;
- folhagens de samambaia ou outras plantas para decoração;
- elementos decorativos;
- fio (opcional);
- corda (fita).
Processo de coleta passo a passo
Na técnica paralela de coleta de buquê, utiliza-se o método denominado “escada”:
- Pegue uma flor na mão (rosas grandes ficarão melhores aqui), segurando-a verticalmente.
- Coloque mais duas flores iguais em uma fileira atrás dela, de modo que seus botões fiquem acima da primeira flor.
- Coloque as próximas 5 flores de maneira semelhante, totalizando 4-5 “degraus de escada”.
- Amarre os caules com fita ou corda a cada vez para torná-los mais fortes.
- Depois que todas as flores estiverem no buquê, adicione folhagens e outras decorações. Não cubra os brotos superiores com ele.
- Para deixar o buquê mais estável, você pode usar arame.
- Corte os caules no mesmo comprimento.
- Decore o buquê com uma linda folha de filme, laços e fitas.
Buquê assimétrico passo a passo
Os floristas recomendam montar um buquê de flores com suas próprias mãos, passo a passo, com um formato assimétrico, de 5 a 7 flores/plantas de dois tipos. Para isso, utiliza-se a técnica dos “3 triângulos”.
O que você vai precisar
Para criar uma composição assimétrica você precisará de:
- flores de dois tipos (você pode pegar antúrio, crisântemos);
- verduras para decoração;
- tesouras/tesouras de poda;
- embalagem sob encomenda.
Processo de coleta passo a passo
- Pegue a flor de cima e coloque-a verticalmente na sua frente – ela servirá como o topo de dois triângulos.
- Pegue a próxima flor — esta será a futura base do triângulo retângulo — e coloque-a à direita quase completamente na horizontal. Seu comprimento deve ser menor que o comprimento da flor apical se for assumida uma forma alta da composição. Se o cacho for baixo, a segunda flor deverá ser mais longa que todas as outras. Escolha flores do mesmo tipo. Desenhe uma linha imaginária passando pelo ponto onde ambas as plantas se encontram e você obterá o primeiro triângulo não equilátero.
- Coloque a terceira flor do mesmo tipo de modo que seu ápice fique localizado na hipotenusa do triângulo resultante.
- Pegue uma flor de um tipo diferente e coloque-a à direita de modo que a ponta se estenda além das linhas 1-2. Você obterá o 4º elemento – o topo do 2º triângulo.
- Pegue outra flor como esta e coloque-a quase completamente na horizontal à esquerda. Conecte os elementos 1, 4, 5 em sua cabeça e você obterá o 2º triângulo de formato desigual.
- Em suas 4-5 linhas, instale o 6º componente – novamente a mesma flor. Conecte mentalmente os elementos 1 a 5 com a junção de todas as plantas na composição, e você obterá um 3º triângulo com lados desiguais.
- Nas linhas 1 a 5, coloque o topo da flor do primeiro tipo - você obterá o 7º elemento. Os componentes n.º 3, 6 e 7 são adicionais, colocados aleatoriamente e podem ser usados para aumentar o tamanho do buquê.
- Se houver flores suficientes, a composição pode ser imediatamente combinada com vegetação; se não houver material suficiente, utiliza-se folhagens como complemento, posicionando-as nas linhas de contato das flores. Embrulhe o buquê em um papel bonito ou amarre-o com uma fita colorida.
Dicas úteis de floristas
Se você quer criar arranjos florais originais que irão agradar os olhos por muito tempo, ouça os conselhos de floristas experientes. Você aprenderá a embalar flores em uma caixa ou cesta, aprenderá sobre aplicativos móveis para iniciantes e será capaz de criar o buquê de casamento certo.
Como fazer um buquê original
Para criar um buquê incomum, não são usadas apenas flores, mas também elementos adicionais.
Por exemplo, estes poderiam ser:
- madeira flutuante de formato estranho;
- folhas/galhos de plantas exóticas;
- cerca de ou mais de 10 cores diferentes em uma composição;
- bijuterias de arame;
- pétalas/folhas artificiais, feitas à mão;
- embalagem original;
- galhos de árvores podadas;
- frutas secas ou cristalizadas, bagas;
- vaso incomum, pratos;
- musgo;
- velas;
- pedras.
Use sua imaginação, crie com alma, não tenha medo de experimentar – e você certamente obterá um buquê que nunca encontrará na prateleira de uma loja.
Como fazer um buquê em uma cesta
Para coletar flores em uma cesta você precisará de:
- cesta decorativa (de preferência feita de casca de bétula, galhos, ramos - uma moldura sintética privará o buquê de sua naturalidade);
- faca de papelaria;
- espuma floral cobrindo o fundo da cesta;
- fita adesiva doméstica;
- conjunto de flores.
Os floristas aconselham montar um buquê de flores com as próprias mãos, passo a passo, em uma cesta com vários tipos de plantas.
- Coloque a esponja em um recipiente com água fria e deixe de molho por 15 minutos.
- Corte os caules das flores na diagonal e remova quaisquer folhas amareladas e secas. Quanto menos folhas e brotos secos restarem e quanto mais você encurtar o caule, mais tempo a planta durará na cesta, mantendo sua aparência fresca.
- Forre o fundo da cesta com filme novo e intacto. Você pode envolver as laterais com ele - o principal é que o líquido da esponja não escorra, mas fique retido dentro e nutra as flores.
- Coloque as plantas na esponja molhada. Se você planeja decorar a composição com folhagens, comece por esta decoração. Depois disso, insira as flores com hastes mais duras e depois as com hastes mais macias.
- Certifique-se de que não haja distorções e que a cesta esteja nivelada.
- Ao encher a esponja, gire a cesta - isso distribuirá todas as flores de maneira mais uniforme.
- Você não deve manter a simetria e o mesmo arranjo de plantas em todos os lados - pelo contrário, algum descuido e assimetria darão à composição uma aparência natural e um charme natural.
Quanto mais flores e decoração adicional houver na cesta, mais exuberante e multifacetado será o buquê.
Arranjo de flores em uma caixa
Flores em uma caixa são originais, bonitas e apresentáveis. Para fazer um buquê, pegue quaisquer flores, o principal é que elas combinem entre si em cor e forma.
- Coloque a esponja floral em uma tigela com água por 15 minutos e mergulhe-a completamente no líquido.
- Forre o fundo e as laterais da caixa com filme plástico. Se o papelão for resistente à umidade, pule esta etapa.
- Às vezes, os floristas enfeitam a borda da caixa com renda grossa ou papel ondulado para dar um formato específico ao buquê.
- Corte os caules das flores no comprimento desejado, em ângulo.
- Os caules não devem ficar encostados no fundo da caixa - isso impedirá que absorvam líquido.
- Mantendo o ângulo em 25-30º, comece a empurrar flores e decorações na esponja, movendo das bordas para o centro.
- Gire a caixa constantemente de um lado para o outro – dessa forma a composição ficará uniforme, sem lacunas.

Se você não tiver uma esponja, você pode pegar um recipiente de plástico ou um saco de celofane, enchê-lo com água, colocar as plantas nele e depois colocá-las na caixa.
Sobre buquês de casamento
Se você não quiser estragar a festa do seu casamento, cuide do buquê dos noivos com antecedência.
- Não compre flores para o seu buquê de casamento nos últimos dias antes do feriado - faça isso com antecedência para que até os itens raros possam ser entregues a tempo.
- Se você quer se destacar com seu buquê, não o encomende por catálogo – use sua imaginação e conte ao florista sobre suas preferências.
- Escolha um arranjo de flores que combine com o estilo do seu vestido, seu tipo de aparência e seu corpo. Mostre ao florista seus futuros trajes de casamento: seu vestido e o terno do noivo. Por favor, indique quais joias você usará.
- Mostre ao mestre os buquês de casamento que você gosta - dessa forma o florista conhecerá um pouco do seu gosto.
- Se você ou seus convidados tiverem alguma alergia a alguma planta, não se esqueça de mencionar isso ao fazer seu pedido.
- Avise o florista se você planeja fazer um passeio de barco pela cidade. O mestre levará essas nuances em consideração ao compor o buquê.
Aplicativos móveis para floristas
Os aplicativos de celular para floricultura estão sempre cheios de dicas úteis e truques de vida.
Aqui estão os mais populares:
- InfoFlores – ajudará você a escolher flores para quem sofre de alergias, classificar as flores por tonalidades e descobrir se uma determinada planta está disponível na base;
- Respostas do Jardim – conhece todos os nomes das flores (ajuda se os nomes não estiverem escritos na base), sugere opções alternativas caso as plantas necessárias não estejam disponíveis;
- Livro de Flores inclui várias maneiras de classificar tons, sugere a presença de plantas sazonais, tem fotografias de alta qualidade e informações sobre os estágios de abertura das flores.
Um buquê de flores, montado passo a passo com suas próprias mãos, pode causar admiração entre os convidados e orgulho entre o mestre. O principal na floricultura é não ter medo de experimentar, usar a imaginação, tentar algo próprio, algo novo. É importante levar em conta as nuances que permitem que as flores permaneçam frescas e mantenham sua aparência original por muito tempo.
Autor: Kravtsova Victoria
Vídeo sobre como fazer buquês
Técnica em espiral para montar um buquê: