Aprender a fazer crochê é bem simples. Muitas instruções passo a passo foram desenvolvidas para artesãs iniciantes.
Como segurar um anzol
Não há regras rígidas sobre como segurar o anzol na mão e a posição correta da linha. Cada costureira escolhe uma maneira conveniente de segurar a ferramenta de trabalho.
Métodos:
- Como um lápis ou caneta com dois dedos ativos. Ao pressionar com força com um gancho no dedo médio durante um trabalho longo, um calo é friccionado. A distância entre a cabeça do gancho e o ponto de preensão é de 1-2 cm, com o cabo da ferramenta entre as bases do polegar e do indicador.
- Segure o anzol como se fosse uma faca. A alça do gancho é segurada pelo dedo mínimo, o local – pelos dedos ativos. Os demais ficam adjacentes ao gancho, cada um em seu lado, segurando a ferramenta. Use o dedo médio para segurar as alças enquanto trabalha. Esse método de fixação evita a formação de calos.
Cada opção de captura de thread é baseada nos seguintes pontos:
- O tecido de malha é agarrado com 2 dedos confortáveis.
- Outro dedo conveniente é levantado mais alto com a rosca. Essa técnica permite que você libere espaço de trabalho. O dedo é usado como tensor para a linha de trabalho.
- Em seguida, o fio é convenientemente entrelaçado entre os demais dedos da mão, enrolando-se ao redor do dedo mínimo para dar tensão adicional.
Escolhendo um anzol
Ao comprar um gancho, preste atenção ao material de que ele é feito. Materiais macios (plástico, osso) se desgastam com o tempo em contato com a rosca e perdem sua forma original. O gancho de alumínio oxida, o óxido de alumínio se deposita na pele das mãos, no produto tricotado, deixando uma marca escura. O gancho de madeira é quebradiço. Somente tecidos grandes são tricotados dessa maneira (tapetes, cachecóis feitos de fios grossos).
O número de anzóis é determinado pelo diâmetro da cabeça do anzol. Uma correspondência aproximada entre o número do gancho e o fio é fornecida na tabela.
Gancho nº. | Fio | Comprimento do fio, m/100 g | Aplicativo |
0,6-1 | "Floco de neve" | 1600-2000 | Renda, guardanapos |
1-1,5 | "Íris" | 1600-2000 | Tecido vazado |
2-2,5 | "Narciso" | 300-500 | Tecido grosso |
2-3 | Qualquer | 250-350 | Não é um tecido denso |
3-4 | Qualquer | 200 | Não é um tecido denso |
4-6 | Qualquer | 100 | Não é um tecido denso |
O formato da cabeça também é importante: um anzol muito afiado furará seus dedos, enquanto um anzol sem ponta terá dificuldade para entrar nas alças. O comprimento do cabo é escolhido para ser confortável. Para girar o gancho enquanto pega a linha, você precisa de uma ferramenta com uma “pega” (uma pequena área plana no meio da ferramenta), que geralmente tem um número.
Padrões de tricô
Depois de aprender a fazer crochê os elementos básicos, você pode usá-los facilmente para criar padrões originais.
Loops de ar (AL)
O tecido de malha começa com uma laçada. É chamado de “arejado” porque quando tricotado não fica preso ao tecido, mas sim suspenso no ar.
A primeira laçada de qualquer padrão de tricô pode ser criada de três maneiras:
- A linha é enrolada em qualquer dedo dando 2 voltas completas. Sai do seu dedo. Em seguida, o anzol é inserido no anel resultante, a cabeça do anzol faz uma volta da esquerda para baixo no sentido anti-horário, agarra a linha e a puxa através do anel em sua direção. A extremidade livre da rosca é apertada. Isso cria o primeiro loop fixo básico. É chamado de trabalhador ou líder.
- A linha assume a posição de trabalho na mão esquerda. O anzol é inserido por baixo da linha esticada entre o polegar e o indicador (ou dedo médio), levanta-a 3 cm e gira no sentido horário uma volta completa sem prender a linha de trabalho. O resultado é um laço solto jogado sobre o anzol. Em seguida, semelhante ao primeiro método, o VP é puxado através deste loop.
- O fio é dobrado de modo a formar um laço, com cerca de 5–7 cm de comprimento. Em seguida, esse laço é jogado sobre 2 dedos dobrados juntos (é mais conveniente usar o polegar e o indicador), de baixo para cima. Os dedos parecem pendurados em uma alça.
Em seguida, ambas as pontas do fio são passadas entre os dedos. O fio é retirado dos dedos. O padrão do fio lembra a letra "F". Um olhal da carta é puxado através do outro, a ponta livre do fio é apertada. O resultado é um loop fixo funcional.
As alças de ar são a base de todo tecido de malha. As alças de ar são tricotadas da mesma forma que a primeira alça principal nos dois primeiros métodos, constantemente pegando o fio e tricotando-o através da alça de trabalho. Uma cadeia de VPs é formada.
Meias colunas (pSt)
A agulha é inserida na laçada da base, enrolada no fio e ambas as laçadas são tricotadas juntas: na base e na agulha.
Da mesma forma, o pSt é usado para unir peças individuais, arcos VP, elementos de renda e dobras de tecido. Neste caso, o ponto é chamado de ponto baixíssimo ou ponto baixíssimo.
Ponto baixo (PB)
É um pouco mais difícil de tricotar do que o pSt. A partir da laçada de base, é tricotada uma laçada de ar, que é chamada de laçada principal (não confundir com a laçada de base), só então elas são amarradas. Em outras palavras, para tricotar em ponto meia, você precisa pegar o fio de trabalho duas vezes.
Há uma pequena nuance no uso do loop base. Externamente, o laço pode ser distinguido entre as roscas frontal e traseira. Assim, as laçadas podem ser tricotadas a partir do fio da frente (meia laçada interna ou parede), do fio de trás (meia laçada externa) ou de ambos.
Ponto alto (D/C)
Este é o elemento de tricô mais comum e frequentemente utilizado. O tecido feito de St/N é respirável, bastante denso, mas não tão rígido quanto o tricotado de St. Além disso, colunas com múltiplas laçadas são usadas como um arco no qual os elementos restantes são amarrados.
Basicamente, o ponto alto é uma corrente de VPs, tricotada a partir de uma base com um fio torcido sobre si mesmo. O número de torções é o número de laçadas (St/N, St/2N, St/3N e assim por diante).
Para tricotar P/A você precisa realizar 4 ações de crochê:
- laçada na agulha;
- tricotar uma laçada a partir da base;
- tricotar a laçada da base e a laçada;
- tricote os dois pontos restantes juntos.
Meio ponto alto (MPD)
Faça crochê (para iniciantes, siga o diagrama passo a passo para entender os princípios básicos das laçadas de tricô) um meio ponto alto da seguinte maneira.
Tricotar simultaneamente a laçada de trabalho, a laçada e a laçada de base.
DC cruzado
O primeiro p/n é tricotado na segunda laçada da base. Depois, um VP e o segundo St/N, mas no primeiro laço pulado da base. Além disso, a segunda coluna é tricotada atrás da primeira, sem tocá-la.
Um padrão de relevo no formato da letra X é formado. Nas carreiras subsequentes do padrão, P/A são tricotados sob o VP da carreira anterior, que está localizado no meio da cruz.
Dois pontos altos trabalhados juntos
O padrão começa como um ponto baixo regular. Em vez de tricotar o ponto base e o ponto de trabalho juntos, você tricota o próximo ponto base a partir do próximo ponto base.
Haverá 3 fios na agulha. E agora todos eles precisam ser tricotados juntos. Essa técnica é chamada de "descartar uma coluna".
Pontos altos duplos inacabados
Uma laçada e uma laçada principal são feitas e tricotadas juntas. Restam 2 laçadas sem ponto na agulha. Depois, mais uma laçada e uma laçada principal, eles são tricotados juntos. Já existem 3 laçadas na agulha. E assim por diante, quantas vezes forem necessárias no padrão.
A utilização desta técnica é aplicada nos seguintes casos:
- Quando muitos pontos inacabados são tricotados simultaneamente em uma laçada. Por exemplo, fechar o tecido ao tricotar um círculo da borda para o centro.
- Se você fechar todas as laçadas da agulha em pares, a laçada de trabalho ficará no meio da carreira, e não no final. Essa técnica é usada ao tricotar padrões complexos.
- Existe uma técnica especial de tricô: o tunisiano ou tricô com agulha longa. É quando a carreira inteira é tricotada com pontos inacabados e então todas as laçadas são fechadas de uma determinada maneira. E assim por diante, fileira após fileira.
Coluna exuberante
Este padrão é tricotado de duas maneiras:
- 3 pontos/hora inacabados (para fios finos – 4) são tricotados na mesma laçada de base e depois descartados.
- O segundo método fica mais bonito. Faça uma laçada, uma laçada principal, uma laçada, uma laçada e assim por diante, 3 a 4 vezes. Em seguida, a coluna é solta e um VP apertado é tricotado para fixá-la. É muito importante tricotar as alças de uma coluna exuberante do mesmo tamanho, então ela realmente fica exuberante.
Pico
Um picô é um arco de 3 a 5 pontos correntes conectados à primeira laçada do arco ou à primeira laçada da base com um ponto baixíssimo.
Confere leveza e delicadeza ao tecido.
Tricotar em redondo
Começa com 3-5 VP, conectados em um anel. Você também pode começar o círculo com um fio enrolado duas vezes no seu dedo. Em qualquer caso, uma alça de elevação é tricotada no círculo resultante. Em seguida, a primeira carreira é tricotada com pontos baixos, com 1 ou 2 laçadas.
No caso de um fio enrolado no dedo, a ponta livre do fio é apertada após tricotar a primeira carreira, neste caso o meio do círculo é denso. A fileira termina com um laço de conexão e laços de ar para elevação. A segunda carreira pode ser tricotada à medida que você avança, sem mudar a direção do tricô, ou você pode virá-la para o lado oposto e continuar tricotando.
Quanto maior o diâmetro do círculo, maior a circunferência. Ou seja, em cada fileira subsequente há mais colunas do que na anterior, aproximadamente 5 a 7 colunas, dependendo da espessura do fio.
É feito assim:
- O número de colunas na primeira linha é dividido por 6. Assim, 6 ou 12 colunas são tricotadas na primeira linha.
- Na segunda carreira, mais 1 coluna é tricotada em cada 6ª laçada de base, aumentando assim o número de laçadas de trabalho para a terceira carreira.
- Em cada linha subsequente, 2 colunas são tricotadas na coluna adicionada na linha anterior. É assim que a circunferência aumenta.
Para um tricô mais arredondado, as colunas adicionais não são distribuídas estritamente ao longo dos 6 lados do círculo, mas são espalhadas em cada linha em uma ordem aleatória.
Passo do lagostim
Uma técnica comum para amarrar a borda de um produto acabado. É chamado de “cray” porque os St são tricotados, mas na direção oposta, sem mudar a posição das mãos.

Uma laçada é tricotada a partir da primeira laçada de base à direita. Em seguida, juntamente com a laçada de trabalho, ambas as laçadas são tricotadas. Mais adiante é a mesma coisa. A encadernação deve ser bem justa, caso contrário o relevo do padrão não ficará visível.
Loops de giro
Ao chegar ao final da carreira, o tricô é virado na direção oposta, 1, 2, 3 ou mais alças de elevação são tricotadas.
Elas são necessárias para que o padrão da próxima carreira comece na altura desejada, sem abaixar ou apertar a borda do tecido. O número de alças de elevação é sempre mostrado no diagrama do padrão.
Se a próxima carreira começar com P, 1 laçada de elevação é tricotada, P/N – 2, P/2N – 3 laçadas e assim por diante.
Diminuindo e aumentando pontos
Ao tricotar um tecido uniforme, você precisa monitorar rigorosamente o número de laçadas em uma fileira - ele não deve mudar. Normalmente, no final de uma carreira, todas as alças da base são tricotadas com colunas e, ao levantar na próxima carreira, os VPs desempenham o papel da primeira coluna.
Para reduzir o número de laçadas ao longo de uma carreira, recomenda-se tricotar as colunas do padrão em pares com uma laçada de trabalho. Assim, em vez de 2 colunas do padrão, restará 1. Ou pule 1 laçada de base, não a utilizando para tricotar o padrão. As diminuições devem ser feitas uniformemente em toda a carreira.
Como diminuir pontos de borda:
- Sem tricotar os últimos pontos no final da carreira. Nesse caso, a borda ficará angular, como degraus. No início da carreira, tricote um ponto de conexão sobre o mesmo número de pontos pulados e depois siga o padrão.
- No final da carreira, amarre os postes conectados nas duas últimas alças da base. No início da linha, com este método, as alças de elevação desempenham o papel da primeira coluna, que deve ser conectada à segunda coluna. Para uma redução ainda maior, recomenda-se reduzir o número de alças de elevação de ar em 1.
Adicionar pontos no meio de uma carreira é mais fácil do que diminuir pontos. 2-3 colunas são tricotadas em uma laçada de base.
A adição de loops de borda é realizada da seguinte maneira:
- No início da carreira, são tricotadas várias alças de ar adicionais, que servem de base para a carreira que está sendo tricotada. Esse método de adição parece com etapas.
- Você pode adicionar laçadas mais suavemente no início e no fim da carreira tricotando 2 a 3 colunas na laçada externa da base.
Como terminar o tricô
O tricô sempre termina da mesma maneira: uma laçada de ar é tricotada a partir da última laçada de trabalho, o fio é cortado a uma distância de cerca de 5 a 7 cm do tecido.
Em seguida, a ponta do fio é puxada através do laço de ar com um gancho e esticada. A cauda fica escondida entre o entrelaçamento de fios do próprio tricô. A ponta restante do fio no início do tricô também fica escondida no tricô da primeira carreira.
Praça da vovó
Fazer crochê para iniciantes passo a passo é fácil se você usar padrões simples.
Um desses elementos é o quadrado da avó:
- O quadrado começa com uma corrente de alças de ar e a primeira fileira. O número de colunas deve ser múltiplo de 4 e 2 laços de ar são passados entre as colunas nos cantos marcados.

- Cada carreira é tricotada com o padrão pretendido: colunas exuberantes com um ou dois fios, ou tricotando 3 colunas acabadas em uma laçada de base, no lugar entre os mesmos grupos de colunas da carreira anterior.
- A principal condição deste quadrado é a troca frequente da cor do fio.
- No canto do quadrado, que tem 1-2 alças de ar, é tricotado um conjunto de colunas, um arco de VP, um conjunto de colunas do lado seguinte. E assim por diante, até atingir o tamanho quadrado desejado.
Quadrado de crochê simples a partir do centro
Um quadrado simples é chamado de “simples” porque é tricotado em uma única peça, do centro para a borda, em quatro direções. No lugar do suposto canto, partindo da 2ª carreira, é tricotado um arco de dois VP entre os postes.
Em cada carreira subsequente, 2 colunas, 2 alças de ar e mais 2 colunas são tricotadas neste mini arco. Assim, cada lado do quadrado em cada linha aumenta em 4 colunas. Isso é suficiente para adicionar uniformemente a tela quadrada.
Quadrado em espanhol
A praça da avó modernizada, dominada pelos espanhóis, parece muito impressionante. Seu tricô difere do quadrado da vovó tradicional em um pequeno detalhe: a partir da 3ª carreira, a coluna do meio (não importa quantos fios) do pacote é tricotada não na carreira anterior, mas na anterior à anterior, ou seja, entre os pacotes 2 carreiras antes.
É importante ajustar a tensão da linha para que o tecido não fique esticado. É melhor tricotar de forma mais folgada. A escolha da cor da linha é importante. Normalmente, várias cores da mesma gama são selecionadas com uma transição da mais clara no meio para a mais escura na borda do quadrado. Ou vice-versa.
Quadrados de crochê da vovó unindo
Um conjunto de quadrados amarrados são conectados uns aos outros das seguintes maneiras:
- As bordas dos quadrados são costuradas com uma agulha e linha de cor semelhante à do fio usado para amarrar os quadrados.
- As bordas de 2 quadrados são colocadas uma ao lado da outra, laçada com laçada, tricotadas juntas com um ponto baixíssimo ou ponto St. A desvantagem desse método é a costura em relevo.
- A conexão a seguir parece mais organizada. Os lados dos quadrados são dobrados de ponta a ponta, de uma laçada a outra. A agulha é inserida através dos dois fios posteriores das laçadas, um de cada quadrado, puxando o fio através deles e da laçada de trabalho, formando a próxima laçada. Externamente, essa costura parece uma corrente de VP entre quadrados.
- Os postes de conexão são usados para conectar os dois lados do quadrado em um padrão em ziguezague, de uma borda à outra. Entre os postes de conexão, 1 ou mais laços de ar são tricotados. Depende da largura da costura de conexão.
- Costureiras experientes fazem a seguinte conexão: um monte de colunas na última fileira do primeiro quadrado, depois um monte de colunas na última fileira do segundo quadrado, o primeiro, o segundo e assim por diante. Visualmente, a borda entre os dois quadrados não é perceptível.
Quadrado da vovó não quadrado
Além do quadrado, elementos em forma de triângulos, pentágonos, hexágonos, losangos e outros polígonos são populares.
Para fazer crochê para iniciantes passo a passo um quadrado original, feito com três cores em espiral, você precisa fazer o seguinte:
- Um anel feito de fios ou laços de ar, como um círculo.
- Usando um fio, digamos, vermelho, tricote a primeira carreira de 12 pontos altos, com arcos de 2 laçadas a cada 3 pontos altos. O 4º arco não é tricotado. O anzol é removido do laço. É melhor puxar a laçada de trabalho mais longa para não desfiar acidentalmente o tricô.
- Um gancho é inserido no laço de trabalho da primeira coluna da linha vermelha e um fio de uma cor diferente, por exemplo, verde, é puxado. 4 alças de elevação são tricotadas e, de acordo com o padrão, 4 lados do quadrado, mas o 4º arco também não é tricotado. O gancho foi removido.
- A partir da primeira coluna verde, são tricotadas alças de elevação, por exemplo, com um fio azul. Então proceda de forma semelhante. Nesta fase você deve ter um quadrado de 3 linhas coloridas e sem nenhum canto.
- A agulha é inserida na laçada vermelha livre e o tricô continua do lado do quadrado até o canto, depois o arco, o próximo lado do quadrado e assim por diante até a laçada de trabalho livre de cor azul. O gancho foi removido.
- A próxima carreira é tricotada da mesma forma, com linha verde. O anzol é removido, a laçada azul livre é recolhida e assim por diante.
- Todas as linhas coloridas terminam ao mesmo tempo, aproximadamente 1 coluna antes de atingir o canto mais próximo do quadrado. O último fio azul é amarrado ao redor do final das últimas carreiras para completar o quadrado.
Modelos de quadrados da vovó
Quadrados, como um mosaico, são usados para criar designs exclusivos para cobertores, mantas infantis, almofadas decorativas, tapetes e capas para cadeiras e bancos. Qualquer roupa é feita com eles. São xales, suéteres, coletes, saias, vestidos, blusas de verão, vestidos de verão, chinelos, bolsas e carteiras. Hexágonos são brinquedos macios e divertidos.
Cobertor quadrado da vovó
Para esse cobertor, você precisa escolher o padrão do quadrado que você gosta. Até mesmo um quadrado grande pode virar um cobertor pronto. Este produto não possui costuras de conexão, o que é muito prático. Se você não fechar a corrente inicial de alças de ar em um círculo, mas continuar por um comprimento de aproximadamente 20-30 cm e então começar a amarrá-la em um círculo, você obterá um cobertor retangular.
A partir de um grande número de pequenos quadrados, também são tricotados cobertores em formato de quadrado e retângulo. Será incomum se você organizar os quadrados não em um padrão quadriculado, mas na diagonal. Para obter uma borda lisa neste cobertor, você precisa tricotar triângulos retângulos que correspondam ao tamanho dos quadrados.
Botinhas de crochê para iniciantes
Na escolha dos fios, dá-se preferência a materiais macios, naturais e hipoalergênicos (100% algodão, acrílico, lã). Você não deve tricotar com fios muito felpudos, pois eles certamente vão acabar nas mãos e depois no rosto da criança. O tamanho do anzol é selecionado de acordo com a espessura da linha. Não é difícil fazer botinhas de crochê.
Para iniciantes, aqui está uma descrição passo a passo dos modelos de botinhas mais simples:
- Coloque o pé da criança no papel e contorne-o. Este se tornará o único padrão. Tricotar uma peça oval usando o molde finalizado. É feito assim: corrente de 3-5 cm de alças de ar, alças de elevação, primeira carreira de pontos altos (ou meio pontos altos).
Pontos adicionais são tricotados ao longo das bordas do oval para dar à peça um formato arredondado. Você pode adicionar um fio de náilon ou lavsan ao fio principal, assim a sola ficará mais forte. Mas isso é para crianças correndo.
- Quando a sola estiver pronta, começa a tricotar as laterais das botas. Continue tricotando o tecido sem adicionar aproximadamente 1,5-2 cm.
- Em seguida, o tecido continua para cima por 2 a 3 carreiras desta maneira: do lado do futuro calcanhar, diminua os pontos em 1 em cada carreira; do lado do dedo do pé, pontos altos duplos são tricotados, conectados em 1 laçada principal. Dessa forma a parte dos dedos do botinha fica fechada.
- A parte principal das botas já está pronta. Só falta tricotar a parte da panturrilha com renda. As artesãs iniciantes podem escolher um padrão de renda simples, um arco de 5 a 6 VP em várias carreiras.
Botas-botas
As botinhas-botas são tricotadas da mesma forma que as botinhas com renda. O bootleg é tricotado em uma única peça, alargando-se ligeiramente em direção ao topo para facilitar o ajuste ao pé da criança.
Tapetes
Para tricotar tapetes, selecione um fio bem grosso ou linha de tricô e uma agulha de crochê grossa. O tricô é denso, mas não muito apertado. Um tapete clássico é um círculo ou oval apertado feito em crochê com pontos altos duplos. O tapete é decorado com rendas e padrões de relevo tricotados com o mesmo fio.
O formato dos tapetes varia. A disposição das linhas pode ser reta, diagonal, circular, em zigue-zague ou diretamente oposta. A tela pode ser montada a partir de muitos elementos pequenos ou de uma forma sólida.
Lenço
Um cachecol simples é um longo pedaço de tecido tricotado com uma determinada largura. Pode ser feito com qualquer padrão preferido, até mesmo os mais delicados. Se você tricotar um cachecol longo e fechá-lo com laçadas de conexão formando um anel, você obterá um cachecol tipo snood. Um cilindro largo e bem tricotado pode ser usado como capuz de cachecol.
Chapéus
Existem duas maneiras de começar a tricotar um gorro:
- Do centro do chapéu em círculo. Assim que o diâmetro desejado do chapéu for atingido, igual à circunferência da cabeça + 2 cm, colunas adicionais são interrompidas na linha, tricotando assim um cilindro. Quando o chapéu atinge o comprimento desejado, a borda é amarrada com um ponto caranguejo decorativo.
- Da borda ao centro. Tricotar de volta para a primeira opção. Primeiro, o cilindro é feito no comprimento necessário e, então, o número de colunas em cada linha é reduzido até que não haja mais nenhuma.
O chapéu é decorado com elementos decorativos de crochê (flores, borboletas, âncoras) ou pompons.
Toalha de crochê
Para tricotar este produto, são utilizados fios de polipropileno ou náilon multicoloridos e uma agulha de crochê de tamanho adequado. O modelo mais simples de toalhinha de crochê é uma luva. O tricô de uma toalha começa com uma corrente fechada de VP. Este modelo permite que você faça sem alças de elevação e linhas de fechamento.
Em seguida, em círculo, fileiras de St em espiral com cerca de 10 cm de comprimento. No local marcado para o polegar, você precisa tricotar um arco de 15 VP. O arco é conectado à fileira anterior por meio de 15 laçadas e, em seguida, ao redor do círculo, tricotamos mais 10 cm de comprimento. Para fechar o tricô, você precisa puxar a laçada de conexão da laçada de base e, em seguida, um VP através do qual o tricô termina.
Com laços estendidos
A toalha de rosto clássica é tricotada com longas alças que se projetam do tricô, criando um tecido felpudo.
Essas laçadas são tricotadas assim:
- Na agulha há uma laçada de trabalho e uma laçada, a linha que precisará ser puxada para a laçada da base é jogada sobre o dedo médio, criando uma laçada alongada.
- Um gancho é inserido no laço da base e um fio duplo é puxado de baixo, no sentido anti-horário.
- O laço puxado é removido do dedo.
- Em seguida, o p/h é tricotado como de costume.
Fazer crochê de uma toalha de rosto com alças alongadas passo a passo para iniciantes é simples.
Descrição detalhada:
- Tricotando uma alça. Uma corrente de 20-25 laçadas de ar, a primeira carreira de pontos altos. A fita resultante será a alça.
- Parte inferior. Sem retirar a agulha da laçada, tricote 20 laçadas, vários pontos baixos na parte final da alça, as próximas 20 laçadas, tudo conectado ao início da alça. Em seguida, em espiral, 5 carreiras de pontos altos.
- Parte média felpuda. As carreiras são tricotadas com laçadas estendidas na quantidade necessária para o comprimento desejado da toalha.
- Parte superior. Depois que a parte do meio da toalha de rosto estiver tricotada, as próximas 5 carreiras serão de ponto alto.
- Tricotando uma alça. Uma corrente de laçadas é coletada e conectada à parte oposta da toalha. 3 alças de elevação, conexão e carreira de trás de pontos altos. O cabo está completo.
Paninho de bebê
Este é um círculo simples que é tricotado com alças estendidas. A direção deles no final da obra é da borda para o centro. Toalhas de rosto com rostos de animais, listras e ziguezagues são tricotadas com fios multicoloridos.
A toalha é amarrada com um fio de cor diferente. O último detalhe é uma laçada da mesma cor. É necessário segurar confortavelmente a toalha na mão.
Em forma de bola
Ele é tricotado de acordo com o padrão circular, mas em cada laçada de base não há 1 coluna, mas 3. E assim por diante por 5 carreiras. Devido ao fato das fileiras ficarem muito onduladas, a toalha assume o formato de uma bola. A laçada para a toalhinha é tricotada a partir da primeira carreira, logo no início do trabalho.
Método simples de tricotar um xale
O xale é tricotado no formato de um triângulo retângulo. O clássico quadrado da vovó é usado como base.
Tricô:
- O tricô começa com uma corrente fechada de alças de ar em um círculo.
- A 1ª carreira é composta por 8 pontos altos.
- De um quadrado da avó, são usados dois lados e um ângulo reto entre eles.
- Em seguida, siga o diagrama do padrão selecionado.
O xale é amarrado com pontos baixos. Em distâncias iguais uma da outra, borlas são criadas a partir do fio principal.
Guardanapos
Os guardanapos começam no centro e depois em círculo, fechando cada fileira com laços de conexão e começando pelos que vão sendo levantados. A descrição do tricô é mostrada nos moldes dos guardanapos, que você precisa saber ler.
Os guardanapos podem ser inteiros, redondos ou quadrados, feitos de elementos idênticos conectados, filé (uma espécie de malha com células vazias e conectadas), conectados com renda irlandesa (vários elementos de flores, folhas e outros padrões).
Depois de dominar os princípios básicos do crochê para iniciantes, vale a pena fazer uma análise passo a passo e criar produtos mais complexos, pois a habilidade vem com a experiência.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre crochê
Como fazer crochê para iniciantes - diagramas e descrição: