As crianças, devido à sua idade, ainda não são capazes de absorver completamente uma grande quantidade de informações. Os professores costumam usar técnicas artísticas: desde materiais visuais até atividades práticas. A atividade visual “Como imagino a tundra nos meus desenhos” permitirá que a criança transfira suas impressões e conhecimentos do mundo ao seu redor para um pedaço de papel.
O que você precisa para desenhar a tundra
“Como imagino a tundra” é, antes de tudo, uma atividade de reforço. O professor deve primeiro falar sobre esse lugar e mostrar fotos dele para maior clareza.
Você pode ler poemas ou obras curtas sobre esta região. Isso é necessário para que a criança possa criar uma imagem da tundra em sua imaginação e depois tentar transferi-la para o papel.
O trabalho preliminar ajudará a desenvolver o interesse da criança e facilitará o processo artístico. A criança já terá uma ideia do tema do desenho, então ela será capaz até de fazer um esboço da imagem sozinha. Mas não seria supérfluo deixar alguns esboços da tundra como exemplo.
“Como imagino um desenho com a tundra” não é uma tarefa difícil se você escolher bons objetos para desenhar. Para crianças em idade escolar primária, será mais fácil desenhar com lápis.
Além disso, você precisará de:
- A borracha deve ser branca ou qualquer outra que não deixe marcas no papel.
- Disco de algodão.
- Papel A4. Não há necessidade de levar folhas com acabamento brilhante.
- Um apontador de lápis, caso o lápis quebre.

Para crianças mais velhas, você pode usar aquarela. Um desenho combinado que combine a textura densa do grafite e a consistência líquida das tintas também seria uma boa opção. Usando lápis, você pode dar um contorno mais claro aos detalhes ou enfatizar partes mais significativas da imagem.
Ideias, exemplos de desenhos sobre o tema do mundo ao redor "Como imagino a tundra"
“Como imagino a tundra” é uma aula temática, porque as crianças recebem uma tarefa específica e um objeto para desenhar. Você pode dar às crianças a oportunidade de usar a imaginação e retratar a natureza da maneira que quiserem. Mas, em qualquer caso, primeiro você precisa familiarizá-los com exemplos de desenhos.
Como auxílio visual, vale mostrar às crianças imagens que incluam veados, principais habitantes da região norte. Os desenhos não devem conter detalhes complexos ou um grande número de outros personagens.

As imagens também podem incluir a aurora boreal, um fenômeno celestial que as crianças podem facilmente representar em um desenho misturando uma paleta de cores.


Você pode mostrar às crianças outros desenhos que refletem a vida dos habitantes da tundra. Por exemplo, uma imagem de uma raposa do Ártico.

Um bom exemplo seriam desenhos não apenas de animais, mas também de pessoas que vivem na tundra e suas iurtas.



A tundra nas imagens pode ser mostrada em diferentes épocas do ano: inverno ou verão. Mas, vale a pena considerar que será mais fácil para alunos mais jovens desenhar paisagens frias, porque esse trabalho exigirá um pequeno conjunto de tintas.
Instruções passo a passo sobre como desenhar tundra com lápis
É mais fácil para as crianças desenharem um personagem principal e uma paisagem natural ao redor dele. Por exemplo, um professor pode mostrar às crianças como desenhar um veado passo a passo, e então as crianças preencherão o fundo elas mesmas.
Para esta lição você precisará de:
- Um lápis de ardósia para esboços.
- Folha de papel A4.
- Paleta de lápis para fundo.
- Apagador.
Além disso, é necessário preparar um cavalete no qual o professor demonstrará as técnicas de desenho. Você pode usar um pedaço grande de papel de desenho para que as crianças possam ter uma boa visão geral e repetir facilmente os movimentos de um adulto.
Etapa I. Esboçando a cabeça
Algoritmo de trabalho:
- No meio da folha, comece a desenhar a cabeça de um veado usando um lápis de ardósia. Para fazer isso, desenhe uma linha no topo. Duas linhas são traçadas a partir dele em direção aos lados, formando um ângulo. As linhas são abaixadas – você deve obter um losango, só que sem os cantos superiores agudos. A parte inferior do focinho do veado assemelha-se a uma forma oval.
- Termine de desenhar o lábio, abaixo da semi-oval.
- Um nariz é desenhado dentro do esboço do rosto.
- Desenhe narinas dentro do nariz.
- Desenhe 2 linhas dentro do focinho - isso cria uma área destacada do nariz e do lábio inferior. Adicione 2 olhos à imagem.
- Pelos são desenhados na testa e orelhas são adicionadas à cabeça.
Se houver alguma irregularidade, corrija-a com uma borracha. Nesta fase, você pode fazer um contorno mais claro e traçar todas as linhas com um lápis.
Estágio II. Desenhando chifres na cabeça de um veado
Algoritmo para criação de um desenho:
- Desenhe 2 chifres principais entre as orelhas, no topo da cabeça.
- Ramos adicionais são desenhados na parte externa dos chifres. Seu número pode variar. Além disso, as crianças podem retratá-los de qualquer forma.
Estágio III. Desenhando o corpo de um veado
Algoritmo para criação de um desenho:
- Da parte inferior da orelha esquerda do veado, uma linha curva é desenhada para baixo. Repita o movimento no lado direito. Então, eles começam a desenhar uma linha indo para a lateral – esse será o corpo.
- Arredonde a linha que foi desenhada para a direita.
- Conecte as linhas no corpo. Em seguida, as pernas são desenhadas e as linhas extras são apagadas com uma borracha para que os membros pareçam mais naturais e não presos ao veado.
- Sombreie o veado com um lápis. As crianças completam o restante do trabalho sozinhas. O fundo da imagem pode ser diferente: aurora boreal, paisagem de inverno ou paisagem de verão. As crianças devem imaginar que tipo de tundra querem mostrar no desenho.
Desenho a lápis de um veado. Opção II
As técnicas para desenhar um veado podem ser muito diferentes. Eles escolhem aquela que é adequada às crianças e ao seu nível de treinamento artístico.
Algoritmo para desenhar um cervo em tamanho real em uma folha de papel:
- Eles desenham um rosto.
- A partir da base do focinho, desenhe uma linha curva - este será o pescoço do veado.
- Dentro do focinho, na ponta superior, desenhe um nariz. Em seguida, aplique o olho na folha. Desenhe uma linha da orelha.
- Termine de desenhar a orelha conectando suas linhas. Deve parecer uma folha.
- Uma lua crescente é desenhada na cabeça – estes serão os chifres.
- Chifres e seus galhos são desenhados na lua crescente.
- Vamos continuar desenhando as pernas. Para fazer isso, comece a desenhar uma linha descendo do pescoço do veado.
- Eles desenham uma perna.
- No final da perna, desenhe um casco.
- Desenhe a perna dianteira direita do veado a partir de outra parte do corpo dele. Para fazer isso, outro membro é desenhado à esquerda daquele já desenhado. Ela é direcionada para a frente, como se o animal estivesse caminhando.
- Desenhe a parte de trás, que fará uma transição suave para o rabo de cavalo. Para fazer isso, comece a desenhar uma linha no lado direito do pescoço do veado e, no final, abaixe-a.
- Desenhe a parte inferior do abdômen. Para fazer isso, faça uma linha semicircular a partir da perna, com as pontas apontando para cima.
- Desenhe a parte traseira esquerda da perna. A partir da extremidade do abdômen, uma linha curva é desenhada para baixo, formando o contorno do membro.
- Conecte a linha ao corpo de modo que a perna fique dentro do corpo. Isso é necessário para que a cauda se encaixe suavemente na imagem.
- Eles terminam de desenhar o rabo do animal.
- Eles fazem um contorno da perna traseira direita do veado. Para fazer isso, outro membro é desenhado em ângulo em relação ao que já foi desenhado.
- Eles estão colorindo os veados.
A base do desenho está pronta. Agora as crianças terão que preencher o espaço vazio na folha de papel com uma paisagem de tundra. Quando o desenho estiver pronto, vale a pena pegar um algodão e espalhar todo o lápis por toda a folha.
Isso permitirá que você apague linhas nítidas, tornando o desenho uniforme e a transição de cores suave. Dessa forma, você pode desenhar uma manada de veados, o que deixará a imagem mais bonita.
Variação de desenho com tintas aquarela passo a passo
Para desenhar com aquarela, você precisa saber trabalhar com esse material. Para facilitar para a criança, você pode fazer um esboço com um lápis e depois começar a trabalhar com tinta. Basta destacar a linha do horizonte, que servirá como ponto de referência.
Para criar a imagem você precisará:
- Aquarela.
- Um copo de tinta.
- Pincéis de diferentes tamanhos.
- Folha A4.
Técnica de desenho:
- Trabalhe na parte superior do desenho. Misture duas cores: roxo e branco. Aplique em ordem aleatória no papel usando um pincel. Os traços devem ser leves e irregulares. Isso simulará massas de ar.
- Lave o pincel e pegue uma gota de tinta azul. Ela é sombreada entre as nuvens para atingir uma cor natural do céu. O branco pode adicionar luminosidade e separar as cores azul e roxo.
- Sob o céu, um fundo é pintado usando uma aquarela rosa suave, quase transparente. A transição deve ser suave das nuvens para o espaço vazio na folha.
- O pincel é mergulhado na tinta laranja e, partindo do meio da folha, é sombreado em ambas as direções.
- Imediatamente, ainda molhados, eles desenham os contornos da cadeia de montanhas com tinta roxa. Ele estará localizado no lado esquerdo do papel, bem no fundo laranja.
- Eles terminam de desenhar os contornos de montanhas distantes com tinta roxa clara.
- Silhuetas de um rebanho de vacas começam a aparecer sob as montanhas. Elas podem estar borradas e pouco claras, mas não importa. O principal é transmitir as principais características do animal. Você pode substituir os animais por veados ou uma yurt.
- Preencha o espaço abaixo e ao redor dos animais com aquarela verde. Você pode adicionar periodicamente um tom marrom para tornar o desenho mais realista. O efeito de heterogeneidade da Terra será criado.
- Escureça com tinta verde.
- Usando tinta cinza, aplique rapidamente manchas no chão.
- Brincando com sombras. Para fazer isso, você pode adicionar mais tons claros ou escuros ao desenho. Por exemplo, a cor branca ajudará a separar montanhas e terras. Eles estarão localizados como se estivessem a uma certa distância do primeiro plano do desenho. Você pode colocar um pouco de tinta, depois adicionar água e misturar o pigmento.
É difícil pintar com aquarela devido à sua consistência líquida. Portanto, um adulto deve prestar assistência à criança. Para facilitar o trabalho, você pode evitar desenhar animais e se limitar a apenas uma paisagem.
Paisagem de inverno da tundra
No inverno, a noite polar prevalece na tundra. Nessa época, o dia tem horas muito curtas. No desenho, essa característica pode ser transmitida por cores suaves.
Dicas sobre como representar uma paisagem de tundra de inverno no papel usando tons:
- Cadeias de montanhas são destacadas com flores azuis claras ou brancas.
- O céu está pintado em tons de cinza-azulado para transmitir o crepúsculo da noite polar. Você pode misturar cores para obter a cor desejada. Movimentos do pincel - de cima para baixo. Quanto mais próxima a linha do horizonte estiver no desenho, mais clara a tinta deve ser.
- Animais e pessoas são sempre coloridos.
- A neve na imagem está azul.
Você não precisa deixar o desenho todo azul. É preciso brincar com as cores. Por exemplo, você pode pintar tudo com um único tom, deixar secar um pouco e depois aplicar pinceladas de tinta branca. Você pode pintar úmido sobre úmido para que as cores se misturem e criem uma paisagem de inverno.
Também é recomendável adicionar toques de cor roxa suave. Dessa forma você pode pintar uma paisagem viva e iridescente. O céu pode ser destacado com uma cor azul mais saturada que a neve. Dessa forma será possível separá-lo do solo.
Tundra de outono passo a passo
“Como imagino a tundra no outono” é um desenho que se diferencia da paisagem de inverno pelo maior número de cores. As crianças podem usar uma grande variedade de tons: amarelo, azul, marrom, verde. O desenho mais bonito pode ser obtido usando aquarela. Ela permitirá que você transmita a profusão de cores da estação do outono na tundra.
O que você precisa para desenhar a tundra de outono | Técnica de Pintura de Tundra de Outono |
|
|
Você pode adicionar caules de plantas ou arbustos polares ao desenho. Um elemento simples seria desenhar uma yurt em formato de cone.
O desenho “Como imagino a tundra do norte” é adequado como técnica de reforço após o estudo do material sobre o tema relevante. Você pode usar técnicas diferentes. Se as crianças tiverem dificuldade para desenhar, você pode simplesmente preparar modelos de imagens e colori-los.
Vídeo sobre desenho
Como imagino a tundra: