Um macacão para recém-nascido é considerado uma peça de roupa universal, prática e confortável em qualquer lugar e época do ano. É fácil de tricotar, mesmo para tricoteiras iniciantes. Tudo o que você precisa é de linhas e agulhas de tricô adequadas e um pouco de tempo.
Selecionando fios
O fio para macacão infantil deve ser de alta qualidade e composto de fibras naturais. A pele do bebê é delicada, por isso você não deve escolher fios feitos de lã pura ou algodão. O produto ficará áspero e espinhoso.
É melhor usar fios mistos com adição de sintéticos, que contenham pelo menos 50% de fibras naturais. Eles são mais macios e agradáveis ao toque e não causam nenhuma sensação desagradável ao entrar em contato com a pele delicada do bebê. Você pode usar uma mistura com acrílico ou algodão mercerizado.
Produtos feitos com fios mistos são mais práticos de usar, pois não esticam nem encolhem após a lavagem e têm boa condutividade térmica. Um macacão de bebê tricotado com fios de lã com adição de acrílico será quente, mas não quente, a pele do bebê "respira" nele. Fio de bambu também funciona.

Mohair, angorá, lurex e poliamida não podem ser usados em roupas infantis. O fio deve ser sem fiapos para evitar causar reações alérgicas no trato respiratório. É melhor escolher fios hipoalergênicos. Isso geralmente está escrito no rótulo. Muitas vezes, o fio para crianças é marcado como "bebê".
Escolha de modelo, cor, padrões
Um macacão de tricô para recém-nascido pode ser com ou sem estampa, liso ou multicolorido, com capuz, botinhas e luvas. Tudo depende do gosto, da imaginação e da habilidade da tricoteira.
Ao escolher um modelo, você pode seguir estas recomendações:
- Para uma roupa infantil de verão, é bom usar inserções vazadas feitas de fios finos. Para dar mais leveza ao macacão de verão, você pode usar agulhas de tricô de 1 a 2 tamanhos maiores do que o necessário para o fio selecionado. Então o tricô ficará mais solto e arejado.
- Para a estação fria, uma malha densa é adequada. Você pode usar tricô jacquard. Tenha cuidado ao usar a técnica de tricô Aran. Envolve formas volumosas usando tranças e entrelaçamentos. Evite usar modelos muito volumosos, pois eles podem causar desconforto na criança.

- Muitas vezes, técnicas de tricô sem costura são usadas para o conforto do bebê. Ao montar o produto, você pode costurar as costuras na parte externa para evitar atrito.
- Ao escolher uma cor para roupas infantis, é melhor não usar preto ou cinza como cor principal. Elas são mais utilizadas para decoração ou como complemento de outras cores.
Os produtos para meninas são tradicionalmente tricotados em cores quentes, como branco ou rosa, enquanto para meninos, são usados azuis ou tons de azul. Você pode usar cores neutras - verde, amarelo, laranja, marrom - ou usar uma combinação de várias cores.
- A cor do fio não deve ser muito brilhante. O aumento do teor de corante nos fios pode causar reações alérgicas no bebê. Este fio pode soltar fios.
- O estilo do macacão depende muito da época do ano em que ele será usado. Os modelos de verão podem ser sem mangas, com alças ou com calças curtas. Para o tempo frio, um macacão com capuz e macacão fechado é mais conveniente.
- A parte de baixo do macacão não deve ser afunilada, pois é preciso deixar espaço para a fralda.
- Você pode tricotar de 1 a 2 tamanhos maiores para que as roupas não restrinjam os movimentos e durem mais.

- Para adicionar variedade ao guarda-roupa do seu bebê, você pode usar um pequeno truque. Tricotar dois modelos de macacão idênticos com o mesmo fio. Um é ponto meia, o outro é ponto meia, quando todas as carreiras são tricotadas com alças frontais. Até mesmo macacões da mesma cor ficarão completamente diferentes.
- Você pode usar o mesmo padrão, mudando apenas a cor do fio, o padrão ou o acabamento. O resultado serão coisas com propósitos completamente diferentes.
- É melhor escolher modelos confortáveis e práticos, que sejam rápidos e fáceis de colocar e tirar, sem irritar o bebê e a mãe.
Autocálculo
Antes de começar a tricotar, você precisa desenhar um molde para o macacão de acordo com as dimensões do bebê e tricotar uma amostra de teste. Para construir um molde, você precisa medir a circunferência do pescoço, do peito, o comprimento das pernas e braços e a altura da criança.
O tamanho padrão para um bebê de 0 a 1 mês é 56. Recomenda-se deixar uma tolerância de no máximo 1-2 cm de tamanho. Embora um recém-nascido cresça rapidamente, roupas muito grandes podem causar desconforto. Não há diferenças de design em produtos para meninos e meninas recém-nascidos.
Para calcular os aumentos e diminuições do padrão e o número de pontos a serem montados, uma amostra de teste de 10x10 cm é tricotada com o fio selecionado.
Depois você precisa contar o número de voltas e linhas. Alguns fios encolhem ou esticam após a lavagem. Portanto, é melhor molhar a amostra de teste e medi-la após a secagem e vaporização. Então o cálculo do tamanho do produto acabado será mais preciso. Se você não quiser fazer os cálculos sozinho, você sempre pode usar padrões prontos com descrições detalhadas.
Seleção de agulhas de tricô e agulhas
O tamanho das agulhas de tricô é selecionado de duas maneiras:
- De acordo com os números que estão na marcação. Seu tamanho é sempre uma unidade maior que o fio. Por exemplo, para fios de espessura 2, são adequadas agulhas de tricô nº 3, e assim por diante.
- Dobre e torça levemente um fio do fio escolhido. A espessura das agulhas de tricô e do fio duplo torcido são aproximadamente as mesmas.
É mais prático e fácil tricotar um macacão para um recém-nascido usando agulhas de tricô circulares.
Neste caso, as partes esquerda e direita do produto estão em operação ao mesmo tempo. É fácil combiná-los em uma tela depois. Ao tricotar alguns padrões, você pode precisar de agulhas de tricô adicionais para manter os pontos removidos neles. Tricoteiras experientes usam agulhas de ponta dupla em seus trabalhos.
Para o trabalho você pode usar agulhas de tricô de plástico, metal ou madeira:
- Os de plástico são os mais leves e versáteis, podendo ser usados em qualquer tipo de fio.
- Agulhas de tricô de madeira ou bambu são mais adequadas para tricô vazado, bem como para tricoteiras iniciantes. Essas agulhas são menos escorregadias e é mais difícil “perder” pontos nelas.
- Itens feitos de lã ou acrílico são mais convenientes para tricotar com agulhas de tricô de metal.
Para montar o produto final, você precisará de uma agulha de tricô. Ela difere de uma agulha tradicional porque tem um orifício largo e uma ponta romba.
Recomendações gerais para tricô
Ao tricotar um macacão, você deve seguir os seguintes pontos:
- Antes de começar o trabalho, é recomendável tricotar um pequeno quadrado com o fio selecionado para calcular o número de laçadas por centímetro. Isso ajudará você a evitar erros no tamanho e na escolha da densidade do tricô.

- Para iniciantes em tricô, é melhor escolher modelos simples e de uma única cor, sem padrões ou ornamentos complexos.
- A criança cresce rápido, por isso é recomendável tricotar um modelo um pouco maior.
- Atenção especial deve ser dada aos fixadores. Eles devem ser seguros, não afiados e fáceis de prender. É conveniente usar zíperes ou botões sem haste.
- Um macacão de tricô para um recém-nascido nunca deve ser decorado com miçangas, strass, broches ou acessórios semelhantes. Primeiro, é perigoso e, segundo, causará desconforto à criança.
- Para um modelo com fecho frontal, basta tricotar uma tira de 4 carreiras adicionais.
- Para facilitar a retirada da fralda, você pode evitar costurar a parte interna da calça e fazer com botões ou zíper. Para botões, você pode tricotar uma tira de 3-4 carreiras ou costurar um elástico.
- Antes de costurar, todas as peças devem ser vaporizadas. É melhor começar a montar o produto pelas costuras dos ombros. Em seguida, as costuras laterais, mangas e macacão são costuradas.
- Itens de tricô para crianças devem ser lavados em água morna com sabão. Aperte sem torcer, com cuidado e sem muita força. Ao lavar na máquina, use um ciclo delicado.
- Recomenda-se secar peças de malha na posição horizontal para evitar deformações.
Método de baixo
A maioria dos artesãos experientes acredita que é mais fácil tricotar um macacão começando pela parte de baixo.
Esta técnica tem suas vantagens:
- o método é adequado para qualquer projeto;
- você pode tricotar um modelo raglan sem costura ou consistindo em 4 partes tricotadas separadamente e depois costuradas (costas, mangas e 2 frentes);
- É conveniente tricotar o produto com uma costura na frente, iniciando os cursores nas agulhas de ponta dupla e depois passando para as agulhas circulares,
- fazer mangas embutidas ou de uma só peça;
- a capacidade de experimentar a qualquer momento e fazer ajustes caso haja erros de tamanho;
- é conveniente fazer diferentes tipos de fixadores;
- o padrão pode ser facilmente ampliado;
- pode ser refeito ou tricotado, desfiando facilmente apenas parte do produto;
- Usando um único padrão, você pode tricotar peças para qualquer época do ano, mudando o padrão e a densidade dos fios.
Método acima
Um macacão de tricô para um recém-nascido pode ser criado com um padrão raglan, começando pelo pescoço. Neste caso, o tricô ocorre em círculo.

O método “de cima” tem uma série de vantagens:
- as peças não precisam ser costuradas;
- se for preciso desfiar o produto, o fio permanece intacto;
- fácil de estender conforme seu filho cresce;
- você pode alterar o tamanho durante o processo de trabalho;
- São utilizadas agulhas circulares ou de ponta dupla.
Desvantagens do método:
- para iniciantes esse método é difícil;
- não é muito prático de tricotar, pois resulta num tecido volumoso;
- você pode errar no tamanho e ter que desfiar o produto completamente;
- Nem todos os padrões são adequados para tricô circular.
Macacão simples para bebê
Até mesmo uma mãe menos experiente pode tricotar um macacão simples usando ponto meia. O produto é tricotado com alças frontais em ambos os lados e fica delicado, macio e aconchegante.
Fios mistos contendo algodão, linho ou bambu são adequados para este modelo. Para deixar o macacão mais quentinho, você pode usar lã fina com acrílico. Para o tamanho 56 cm você precisará de 150 g de fio, 14 botões e agulhas de tricô circulares nº 3.
Ordem de tricô:
- A amostra de controle deve ter 28 loops e 56 linhas.
- As pernas são tricotadas de baixo para cima. Para maior comodidade, você pode tricotá-los simultaneamente a partir de bolas diferentes. Monte 26 pontos e tricote 1,5 cm em canelado duplo (2 pontos da frente, 2 pontos de trás).
- Adicione 1 ponto na última carreira.
- Tricotar em ponto meia durante 29,5 cm.
- Na parte interna do macacão, em cada perna para a costura interna, adicione: 1 laçada 1 vez, após 3 carreiras, 1 laçada e outra 1 laçada após 3 carreiras.
- Após 11,5 cm, una as duas pernas, adicionando 3 laçadas entre elas para a costura interna.
- Tricotar em ponto meia durante 29,5 cm.
- Para as cavas, diminua 2 laçadas de ambos os lados 1 vez, 1 laçada 6 vezes
- Após 39,5 cm para as inclinações dos ombros, feche 1 vez 5 laçadas
- Após uma carreira, feche 5 laçadas.
- Feche 4 laçadas após cada carreira.
- A uma altura de 40,5 cm, feche as alças restantes. A parte de trás está pronta.
- Tricotar as pernas dianteiras da mesma maneira.
- Combine as duas metades tricotando 3 laçadas entre elas para a costura da virilha.
- Tricotar 18 cm em ponto meia.
- Transfira 21 pontos do centro do tecido para uma agulha de tricô adicional.
- As cavas e os chanfros da parte da frente são tricotados da mesma forma que as costas.
- Feche os laços.
- Tricotar as alças centrais restantes na agulha adicional usando o padrão principal
- Após 38,5 cm, feche as alças.
- Para as mangas, monte 42 pontos e tricote 1,5 cm em ponto canelado.
- Na última carreira adicione 2 laçadas.

- Após 22 carreiras para os chanfros nas mangas, adicione 1 laçada 3 vezes em ambos os lados a cada 10 carreiras. Em seguida, em cada 8ª carreira subsequente, 3 laçadas.
- Tendo tricotado 11 cm, feche 7 vezes com 1 laçada.
- Feche todas as laçadas, tricotando um total de 13,5 cm.
- Monte 70 pontos para os painéis frontais e tricote 6 carreiras em ponto canelado. Faça 7 laçadas em cada uma das pranchas. Para fazer isso, tricote 2 pontos juntos e, depois, faça uma laçada em cada 3ª carreira.
- Costure e lave o macacão pronto. Seque horizontalmente para evitar que a peça de malha estique ou deforme.
Para um macacão simples, você pode usar fio de uma única cor ou de várias cores. Por exemplo, tricote a parte principal em uma cor e os punhos e o acabamento do painel frontal em outra. Isso irá atualizar e diversificar o modelo.
Macacão de verão para meninas
Um macacão de tricô para recém-nascido com alças e calças curtas pode ser criado em poucas horas. Este modelo utiliza 2 cores de linha. A densidade de tricô é de 28 laçadas e 40 carreiras na amostra de controle. Você precisará de 1 novelo de lã acrílica branca e amarela com elastano, 5 botões e 2 botões.
O comprimento do macacão é de 27 cm, considerando o elástico de 1 cm, a largura é de 14 cm no pescoço, 22 cm no peito e 24 cm no quadril. O padrão não é difícil de fazer, mesmo sem muita experiência em tricô ele pode ser feito: as carreiras da frente são tricotadas com laçadas da frente, as carreiras de trás com laçadas de trás. Para combinar as cores, tricote 2 carreiras seguidas com fio branco e amarelo.
Para tricotar a tira da direita, você precisa fazer diminuições: 1 frente, tricotar 2 laçadas juntas com uma inclinação para a esquerda (remover 1 laçada como se fosse uma laçada da frente), 1 frente. puxe através do laço removido. Quando restarem 4 laçadas na agulha, tricote as 2 do meio juntas e feche. Tricotar a tira esquerda da mesma forma que a direita.
Macacão de inverno para recém-nascido
Para um macacão de inverno, é adequado um modelo com capuz, que pode ser colocado convenientemente sobre um chapéu. Para um macacão quente, é melhor escolher um fio grosso de lã ou poliamida com adição de acrílico.
O simples “padrão xadrez” fica ótimo em uma versão de cor única. Tricoteiras mais experientes poderão diversificar o modelo tricotando “xadrez” usando fios de cores diferentes. Vale considerar que o macacão ficará mais grosso devido ao aperto dos fios por dentro.
O padrão de rapport consiste em 10 laçadas (3 frontais, 3 traseiras) e 10 carreiras. A densidade de tricô é de 16 laçadas por 22 carreiras na amostra de controle de 10x10 cm.
A ordem de tricô de um macacão com capuz:
- Para a metade esquerda, monte 18 pontos nas agulhas de tricô nº 4.5 e tricote em ponto canelado (1 frente, 1 fora) por 2 cm.
- Usando o padrão principal, comece com 2 pontos meia, tricote 4 cm e adicione 3 vezes à direita, uma laçada em cada 6ª carreira. Você precisa começar a aumentar depois do 5º laço a partir da borda. Como resultado, você obterá 21 loops.
- Tricotar a peça direita da mesma maneira. Comece o padrão a partir do primeiro laço do rapport.
- Conecte as duas pernas em uma agulha de tricô.
- Tricotar 18 cm e fechar em ambos os lados 2 vezes com 1 p. em cada 10ª carreira.
- A uma altura de 28 cm do início do tricô, feche 2 laçadas de ambos os lados.
- Feche todas as alças quando o comprimento do produto for 36 cm.
- Ao tricotar a perna direita, após 12 cm, monte 2 laçadas e tricote 3 pontos meia, 2 vezes 2 juntos com pontos meia.
- Em seguida, tricote da mesma forma que a perna esquerda.
- Para a manga, monte 23 pontos e tricote em ponto canelado de 2 cm.
- Continue com o padrão por 6 cm e adicione 1 laçada em ambos os lados 2 vezes em cada 8ª carreira.
- Após 13 cm, deixe o tricô de lado.
- Para o capuz, monte 61 pontos e tricote 2 cm em ponto canelado.
- O padrão principal começa com o 2º loop do diagrama.
- Em cada 2ª carreira, feche 1 laçada 5 vezes.
- A uma altura de 11 cm do início do tricô, feche em cada 2ª carreira 2 vezes 4 laçadas, 3 vezes 3 laçadas.
- Feche as alças restantes. O capô está pronto.
Lave todas as peças em água com sabão, seque e vaporize. Comece a montar a partir das costuras dos ombros. Costure o capuz ao longo da costura traseira e costure-o no decote, deixando 7 laçadas em ambos os lados a partir da borda da frente. Depois costure as duas mangas. Costure as laterais e costure botões e fechos.
Esta roupa é adequada para crianças de qualquer idade. Você só precisa aumentar o padrão em alguns centímetros. Para o menor tamanho, você precisará de 4 novelos de lã lisa e 4-5 botões pequenos.

O modelo é bom porque a calça pode ser costurada na costura do gancho, ou feita com fechos para que a fralda possa ser trocada sem precisar tirar o macacão inteiro. Para fazer isso, tricote uma tira para botões ou fechos de pressão ao longo da parte interna das calças. Os botões são mais práticos de usar, pois não é preciso tricotar laçadas para eles.
Macacão transformável a céu aberto
O macacão transformável é um envelope que pode ser transformado em um macacão completo usando fechos. A vantagem do modelo é que ele pode ser usado por muito tempo.
Como envelope, é perfeito para a alta da maternidade e o primeiro mês de vida. Em tal “bolsa” a criança dormirá quentinha e confortavelmente. Quando o bebê crescer, será mais conveniente usá-lo como um macacão com macacão.
O molde para um transformador de 54 cm é um retângulo de 15 cm de largura e 54 cm de altura, com um chanfro para a manga e o pescoço. Esta é metade da frente ou de trás. O macacão é tricotado em 4 partes. O diâmetro total do pescoço é de 12 cm, a altura da cava é de 14 cm. A manga neste modelo é ajustada e tricotada separadamente. Largura da manga 12,5 cm, comprimento da cava 15 cm, punho 7 cm.
O produto pode ser tricotado de baixo para cima ou de cima para baixo com um raglan. Com esta opção, monte 18 laçadas na proporção de: 18 laçadas para as costas, 9 laçadas para as mangas, 2 vezes 8 laçadas para as prateleiras. Para aumentar o padrão do macacão, basta adicionar alguns centímetros ao comprimento do produto e às mangas.
Para quem está aprendendo a tricotar, você pode usar um padrão simples de orifícios composto por pontos tricô e laçadas. As carreiras em meia são tricotadas de acordo com o padrão, as laçadas são tricotadas com pontos em meia.
O tamanho da repetição do padrão é de 10 voltas e 12 linhas, então é fácil calcular o número de repetições do padrão para qualquer tamanho.
Montagem do produto acabado:
- conectar a parte principal e as mangas;
- realizar costuras laterais;
- costure as costas 44 cm a partir do decote;
- costure ou amarre uma abertura de botão na frente, ao longo da costura da virilha nas costas e ao longo da borda inferior do macacão.
Modelos de crescimento
Um recém-nascido cresce rapidamente, ganhando até 25 cm de altura durante o primeiro ano de vida. Para fazer o macacão durar mais, você pode usar alguns truques de mães experientes.
Segredos:
- Tricotar um elástico frouxo nas mangas e calças que seja duas vezes mais longo. Quando a criança é pequena, é possível usar roupas com lapela dobrada. Depois, endireite as lapelas, se necessário. Isso adicionará comprimento à peça.
- Pode ser feito em dobras de 2 a 6 cm de tamanho na região da cintura e nos macacões. Este método não é adequado se o produto for tricotado com fio grosso ou com padrão em relevo, pois pode causar desconforto para a criança.
- Na versão de verão do macacão, tricote calças mais compridas e alças. Depois você pode aumentar o tamanho ajustando o comprimento. E as calças eventualmente se transformarão em shorts.
- Ao tricotar de cima para baixo, é possível aumentar o macacão em vários tamanhos. Para fazer isso, você precisa desfiar a parte do produto que ficou pequena e tricotá-la mais longa.
Um macacão tricotado com as próprias mãos parece original, único e agrada pela sua singularidade. Ao escolher um modelo, você precisa lembrar que as roupas não devem ser apenas bonitas, mas também confortáveis. Isso é importante tanto para o recém-nascido quanto para sua mãe.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como tricotar um macacão para um recém-nascido
Macacão de malha para recém-nascido: