Fazer alimentadores de pássaros não é apenas um passatempo interessante para as crianças, mas também uma oportunidade de ajudar nossos irmãos menores com suas próprias mãos e explicar ao seu filho a importância de cuidar da fauna. Garrafas plásticas são um material ideal para criar um alimentador, pois vêm em vários tamanhos e também são resistentes a vários tipos de condições climáticas.
Quais ferramentas e materiais serão necessários?
Para criar uma casa, você precisará dos seguintes materiais, que podem ser encontrados em quase qualquer casa:
- uma garrafa plástica vazia de volume adequado;
- fita isolante ou fita adesiva;
- cortador;
- corda.
Esses materiais são adequados para criar um alimentador de pássaros clássico.
Para produtos mais originais e interessantes, você pode precisar de algumas outras ferramentas, como:
- cola quente;
- furar;
- ornamentos decorativos;
- parafusos;
- tigela;
- "poleiro" etc.
Além disso, ao fazer um alimentador, você precisa seguir algumas regras simples:
- Somente garrafas limpas devem ser usadas. Se o recipiente contiver produtos doces ou produtos de limpeza doméstica, eles devem ser bem lavados. O método mais adequado é deixar a garrafa de molho em uma solução de suco de limão e água (por no máximo 24 horas). Depois disso, a garrafa deve ser bem lavada primeiro com sabão (sem fragrâncias e corantes) e depois com água corrente limpa.
- Não utilize itens tóxicos ou com produtos químicos. aditivos.
- As bordas do alimentador devem ser processadas com cuidado para não machucar os pássaros.
- É necessário garantir que sementes prejudiciais aos companheiros emplumados, como sementes de girassol fritas, não entrem na "sala de jantar" do pássaro.
- Antes de colocar a "sala de jantar", você deve se certificar de que os pássaros não ficarão presos e não danificarão suas asas ou penas.
- Evite colocar alimentadores perto de estradas e outros locais com altos níveis de ruído. É melhor fazer isso perto de florestas ou grandes aglomerados de árvores, em quintais ou em casas de veraneio.
Alimentador de pássaros de uma garrafa de 1,5 litro: instruções passo a passo
A opção mais simples para fazer uma "sala de jantar" para pássaros é feita a partir de uma garrafa de 1,5 litro:
- Coloque a garrafa plana e corte furos simétricos em 2 lados opostos de modo que haja “paredes” de pelo menos 1-2 cm. O formato dos furos não é particularmente importante, mas geralmente é usado um oval ou um retângulo.
- Bordas afiadas perto das fendas devem ser cobertas com fita isolante para que não machuquem seus companheiros emplumados.
- Recomenda-se fazer pequenos furos no fundo da garrafa para evitar que o alimento estrague devido ao excesso de umidade.
- É preciso fazer um pequeno furo na tampa: passar duas pontas da corda por ele, de modo que se forme um laço na parte superior. Depois, as pontas da corda precisam ser amarradas com um nó apertado. Certifique-se de que a corda seja forte o suficiente para suportar o peso do painço e dos pássaros.
- Depois de fechar a garrafa, só falta encontrar a melhor árvore e pendurá-la, sem esquecer de deixar um pouco de comida.
Alimentadores feitos com esses meios improvisados têm uma série de vantagens:
- Acessibilidade e economia;
- facilidade de uso (o plástico é um material bastante flexível e fino);
- resistência ao frio e à umidade;
- impermeabilidade ao vento e à sujeira.
Alimentador de pássaros de uma garrafa de 5 litros
Garrafas plásticas de 5 litros têm volume suficiente para faça seu próprio alimentador de pássaros para pássaros maiores, como pombos, cucos ou corvos:
- É necessário fazer cortes em forma de portão ao longo das bordas da garrafa (a parte superior, sem cortes, deve ficar na parte superior). Ao dobrar o pedaço de plástico resultante, você pode obter uma viseira improvisada que protegerá os produtos internos da sujeira e da umidade.
- Cada uma das bordas afiadas deve ser coberta com fita isolante.
- No fundo da garrafa, mais próximo da borda, você precisa fazer um furo no qual poderá enfiar uma haste bem forte. Recomenda-se fixá-lo com cola quente para evitar que o alimentador escorregue e caia.
- Você pode prender o alimentador a uma árvore prendendo uma haste a um galho usando elásticos ou corda.
As garrafas de 5 litros têm uma alça especial ao lado da tampa - é aconselhável descartá-la, pois os pássaros podem ficar presos nela.
Alimentador de pássaros feito com 2 garrafas plásticas
Usando 2 garrafas plásticas, você pode fazer o que é chamado de alimentador de bunker.
Apesar do nome, é bem fácil de fazer:
- A parte superior da primeira garrafa precisa ser cortada em 2–3 cm.
- A segunda garrafa precisa ser colocada horizontalmente e dois furos redondos precisam ser cortados. Ambos os furos devem estar localizados em um lado da garrafa: o primeiro deve ser um pouco maior que o diâmetro do lado cortado da primeira garrafa e deve ser colocado mais próximo do fundo da garrafa; o segundo, maior, é cortado não muito longe do pescoço.
- A primeira garrafa, depois de cheia até a borda com comida, deve ser cuidadosamente inserida no pequeno orifício da segunda garrafa, com a parte inferior para cima. As garrafas devem ficar perpendiculares entre si: a primeira garrafa deve ser colocada na vertical, a segunda na horizontal. Vale ressaltar que somente parte do alimento deve sair da primeira garrafa para a segunda; se tudo der errado, então alguma coisa foi feita incorretamente.
- O buraco maior na garrafa nº 2 é para os pássaros pousarem, então suas bordas devem ser seladas com fita isolante.
Este tipo de alimentador de pássaros faça você mesmo, feito de garrafa plástica, é o melhor pelos seguintes motivos:
- A maior parte dos alimentos fica protegida da contaminação e do excesso de umidade, o que significa que eles permanecem frescos por mais tempo.
- As aves, devido às peculiaridades do consumo de alimentos, muitas vezes espalham parte do alimento. Graças ao alimentador de bunker, a quantidade de ração derramada será reduzida ao mínimo.
- Em caso de acidentes (queda do comedouro, chuva ou neve), apenas parte da comida será estragada, enquanto o restante permanecerá intacto.
Alimentador de pássaros de inverno original feito de garrafas plásticas
O inverno é a época de condições mais desfavoráveis para os pássaros: a maior parte da comida (que, de qualquer forma, não é muita no frio) que os pássaros conseguem obter fica escondida sob uma espessa camada de neve, e fortes rajadas de vento e nevascas não tornam a tarefa mais fácil. É por isso que é muito importante fazer alimentadores específicos para o período de inverno.
No entanto, nem todos os alimentadores são adequados para o período frio e os “alimentadores de inverno” têm uma série de características:
- A presença de uma cobertura que protege os alimentos da neve.
- As paredes do alimentador devem ser altas o suficiente para proteger a ração de fortes rajadas de vento que podem levá-la embora.
- Para evitar que o produto caia da árvore, é necessário equipar o alimentador com um fixador suficientemente forte.
- A base do alimentador deve ser feita de um material com alta resistência à geada e à umidade.
Para fazer um alimentador adequado, você precisará de 2 garrafas de 1,5 litros e uma garrafa de 5 litros:
- Uma mamadeira de grande volume servirá de base para o alimentador. Em seus três lados, é necessário cortar 3 furos no formato da letra “P”: 1 grande e 2 menores. Dobre-os para cima para formar uma cobertura. Deve ser feito um furo na tampa um pouco maior que o gargalo de uma garrafa pequena.
- Você precisa fazer alguns furos no fundo de uma das garrafas pequenas e depois inseri-la na garrafa base.
- A garrafa número 2 "um e meio" deve ser cortada de modo a criar um funil. Ele precisa ser inserido no gargalo da primeira garrafa de 1,5 litro.
- Por fim, após adicionar o alimento, você precisa rosquear as tampas das garrafas.
Alimentador automático de mamadeiras
Quem vai fazer esse “comensal” para pássaros vai precisar de 2 garrafas (o volume delas não importa).
Primeira garrafa:
- Corte o fundo da garrafa e uma das laterais como se fosse uma pá de criança.
- Afaste-se pelo menos 3 cm da extremidade cortada e faça um furo um pouco maior que o gargalo da segunda garrafa.

Com a segunda garrafa você não precisa fazer nada: basta retirar a tampa e despejar o alimento dentro.
Então:
- Insira a segunda garrafa de cabeça para baixo na abertura da primeira garrafa e prenda-as com cola quente.
- No fundo da segunda garrafa, faça dois pequenos furos, a uma curta distância um do outro. Insira uma ponta da corda no buraco e puxe-a para fora da outra (laçada para baixo). Amarre as pontas da corda formando um nó forte.
- Faça a mesma operação com o fundo da primeira garrafa.
Alimentador com dispensador de 2 garrafas plásticas
Para fazer um alimentador de pássaros com alimentação automática com suas próprias mãos, você precisará de algumas garrafas plásticas: 5 l. e 1,5 l. Em garrafas maiores, é necessário fazer furos grandes em todo o perímetro, que devem estar localizados a pelo menos 2 cm de distância um do outro e da parte superior e inferior da garrafa.
A garrafa pequena precisa ser cheia até a borda com comida e a grande precisa ser inserida lá dentro, com o gargalo para baixo (sem tampa). Depois você precisa cortar o fundo da garrafa de um litro e meio. Feche a garrafa grande com uma tampa com uma corda enfiada nela. Você pode reabastecer seus suprimentos de comida desrosqueando a tampa da garrafa grande e despejando os grãos na pequena. Bordas afiadas devem ser seladas com fita isolante.
Cada vez que a quantidade de comida na garrafa grande diminui, ela começa a vazar da pequena.
Alimentador feito de mamadeira e colheres
Para tal “sala de jantar” é necessário fazer 1,5 litros. A garrafa tem vários furos: 2 em cada lado oposto (as colheres devem ser colocadas perpendicularmente uma à outra). Além disso, o tamanho dos furos também é distribuído em pares: 2 deles devem ser no mínimo 2 vezes maiores que os outros. O tamanho dos pequenos furos é selecionado dependendo do volume do cabo da colher.
Você precisa inserir uma colher nos buracos de modo que o cabo fique no buraco menor e a “espátula” fique visível sob o buraco maior. É preciso cortar um pequeno furo na tampa da garrafa para passar a corda. Depois você precisa colocar a comida na garrafa e fechar a tampa. O princípio de funcionamento desse alimentador é muito simples: a comida dos pássaros cai na colher à medida que ela é esvaziada.
Alimentador feito de mamadeira e prato de plástico
Instruções:
- Faça um furo no centro de uma tigela de plástico funda e faça o mesmo com a tampa. Fixe-os com um parafuso.
- Faça vários furos pequenos no gargalo da garrafa para que a comida possa sair por eles.
- Faça um furo na base da garrafa, passe as duas pontas da corda por ele e dê um nó apertado (você deve formar uma laçada do lado de fora da garrafa).
- Após encher a garrafa com comida, rosqueie a tampa com o prato. Este alimentador de pássaros funciona com o seguinte princípio: a comida flui de uma garrafa de plástico para um prato, eliminando a necessidade de encher constantemente o alimentador com as próprias mãos.
Como decorar um alimentador de pássaros pronto?
Existem várias maneiras de tornar um produto mais atraente:
- Pinte e decore com padrões usando tintas não tóxicas;
- enrole com barbante ou fitas coloridas;
- cole vários apliques;
- anexar materiais encontrados na floresta: galhos e pinhas de abeto, casca, galhos de sorveira, etc.;
- Em vez de recortes padrão na "sala de jantar", você pode usar entalhes artísticos.
Na verdade, há um grande número de maneiras de tornar um alimentador de pássaros mais atraente; o principal é usar a imaginação.
Por exemplo, você pode fazer um pequeno e fofo alimentador de pássaros usando alguns materiais:
- Vassoura feita de galhos secos;
- tintas não tóxicas;
- massa pegajosa;
- corda.
Cubra toda a superfície da garrafa com cola e depois enrole-a com barbante para que não fiquem espaços vazios. Coloque os galhos da vassoura uniformemente ao redor do pescoço, não muito longe da tampa, e amarre-os firmemente com barbante. Quando a cola estiver seca no produto, você pode desenhar lindas janelas esculpidas em cima do barbante.
Para alimentadores feitos para a estação fria, você pode usar roupas desnecessárias, como meias ou uma camiseta (dependendo do tamanho da garrafa). No entanto, é necessário garantir que as roupas estejam limpas e não exalem odores fortes que possam espantar os pássaros.
Para decorar assim, você só precisa puxar a peça de roupa sobre o alimentador, costurar na parte de baixo para que a roupa fique bem ajustada à mamadeira e cortar furos na garrafa que combinem com os furos. Para a segurança dos pássaros, a garrafa e as roupas devem ser coladas nos furos, caso contrário o pássaro pode cair na armadilha.
Nem sempre é fácil para os pássaros encontrarem comida para si mesmos, então as pessoas devem ajudá-los com isso.
Fazer alimentadores de pássaros com suas próprias mãos usando garrafas plásticas não é apenas uma boa ação para a fauna, mas também uma ótima maneira de passar tempo com sua família. Além disso, esse hobby ajudará a conduzir uma conversa educacional muito necessária para as crianças modernas sobre a importância de preservar a natureza.
Vídeo: Alimentador de pássaros faça você mesmo com garrafa de plástico
Como fazer um alimentador de pássaros a partir de uma garrafa de plástico, aprenda no vídeo:
Ideias originais de comedouros para pássaros DIY em um vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=1OiQDmhtclU