É raro encontrar uma família que não tenha um animal de estimação morando em casa. Na maioria das vezes, esse animal de estimação é um gato. A escolha é motivada pelo fato de ela ter um intelecto bem desenvolvido, não exigir atenção especial e ser bonita.
Muitas vezes, um gato doméstico se torna um objeto para uma criança desenhar. As pinturas criadas serão uma excelente decoração para o quarto de uma criança. Toda vez que ele entra em seu quarto, o jovem artista olha para elas e fica orgulhoso de ter criado essas obras-primas com suas próprias mãos.
Gatinho - desenho a lápis
Desenhar um gato não é difícil, mas é melhor começar com opções simples e passar gradualmente para as mais complexas. A primeira opção não será muito realista, mas ficará bonita e atraente. Suas principais vantagens são a facilidade de desenho e o estilo cartoon.
Tudo o que você precisa para este trabalho é:
- folha de papel;
- lápis simples;
- apagador;
- lápis de cor ou marcadores.
Um gato (um desenho para crianças pode ser feito em preto e branco ou colorido) pode ser representado completando os seguintes passos:
- Desenhe um círculo grande no topo da folha. Esses serão os contornos iniciais da cabeça.
- Desenhe uma oval alongada na direção horizontal, abaixo do círculo grande. Este será o corpo do gatinho.
- Desenhe 2 linhas retas perpendiculares que passem pela cabeça e se cruzem aproximadamente no seu centro. Estas serão linhas auxiliares.
- Comece a criar o formato do rosto. À esquerda e à direita do círculo, desenhe 1 linha de arco curta, que deve ser simétrica em relação à linha auxiliar vertical.
- Conecte as extremidades inferiores das duas linhas arqueadas com um arco grande, que corre como se envolvesse a cabeça por baixo.
- Comece a trabalhar na parte superior do rosto. Desenhe um par de orelhas, cada uma representada por um triângulo, mas não com linhas retas, e sim com linhas suaves.
- Conecte as extremidades superiores das orelhas com uma grande linha arqueada, assim como no passo anterior a linha arqueada foi desenhada na parte inferior do rosto, marcando sua borda.
- Desenhe os olhos. Os olhos de um gato de desenho animado serão grandes e expressivos. Ao mesmo tempo, apesar do tamanho, eles são fáceis de desenhar. Basta traçar 1 linha reta horizontal na parte inferior do rosto: 1ª no lado esquerdo do rosto, 2ª no lado direito.
- Acima de cada uma das linhas que representam os olhos, desenhe um semicírculo grande.
- Desenhe 1 semicírculo mais largo acima de cada semicírculo.
- Desenhe um par de sobrancelhas acima dos olhos e uma boca na parte inferior do rosto. As sobrancelhas são um par de linhas curtas, e a boca é uma pequena oval curva que deve estar localizada em uma linha guia vertical, aproximadamente no mesmo nível das linhas inferiores dos olhos.
- Continue desenhando o corpo. Será menos pronunciado que a cabeça. Você deve começar pelos membros anteriores. Cada uma delas é um grande semicírculo, que apresenta algumas irregularidades, demonstrando a pilosidade das patas.
- Desenhe as patas traseiras e a cauda. Para fazer isso, desenhe 1 linha de arco nas laterais e, na parte inferior, haverá outra linha de arco longa, que indicará a cauda.
- Pinte o desenho finalizado.
Gato ambulante
Um gato (um desenho para crianças pode ser feito em estático ou em dinâmico) que vai ser retratado no papel vai precisar de um lápis simples e uma folha de papel.

As etapas do trabalho serão as seguintes:
Estágio | Descrição |
1 | Crie um esboço de personagem. Para fazer isso você precisa:
|
2 | Na parte inferior do desenho, desenhe 4 membros:
|
3 | Nesta etapa é necessário detalhar a cabeça e desenhar:
|
4 | Nesta fase é necessário:
|
5 | Na etapa final é necessário:
Como resultado, seu pelo pode se tornar:
|
Gato sentado
Um gatinho (um desenho para crianças pode ser feito em cores quentes), que fica sentado pacificamente, evoca carinho. Para desenhar tal imagem, você deve preparar um lápis simples e uma folha de papel. Se necessário, a imagem pode ser colorida com lápis de cor ou marcadores. As cores podem ser diferentes dependendo do tipo de pelo que a criança quer ver no personagem em sua pintura.
O trabalho de criação da pintura será dividido nas seguintes etapas:
- Crie contornos. Para fazer isso, desenhe 3 círculos. Um deles está localizado na parte superior esquerda da folha de papel. Este será o protótipo da cabeça. Abaixo, desenhe outro círculo, mas ele deve ser um pouco maior. Este será o corpo. O 3º círculo está localizado na parte inferior direita da folha de papel. Esta será a parte de trás do corpo.
- Adicione 2 linhas aos círculos, que serão os protótipos das patas dianteiras. Ambas as linhas emanam do círculo do meio, aquele que é o protótipo do corpo. Eles vão para a parte inferior da folha em direção um ao outro, mas não devem se encontrar ou conectar.
- Continue trabalhando com os contornos. Primeiro, desenhe os contornos das pontas das patas. Cada um deles será um pequeno círculo. Serão 3 no total. Os 2 primeiros estão bem no final das 2 linhas desenhadas no 1º estágio. Um pouco à direita deles está o 3º círculo. A quarta pata não está visível neste desenho, porque o gato é mostrado de perfil. Esta pata fica escondida atrás do corpo do animal.
- Desenhe o contorno das orelhas. Eles estão localizados na cabeça e são pequenos triângulos.
- Desenhe mais algumas linhas suaves que indicarão os limites do corpo do gato. Serão duas linhas curtas conectando a cabeça e o corpo. É assim que o pescoço é desenhado.
- Desenhe a 3ª linha. Esta será a linha de trás. É um arco e conecta o tronco à parte de trás do corpo.
- Crie um esboço geral do gato. Você precisa começar pela cabeça. Na parte inferior, desenhe um pequeno círculo irregular que representará o focinho.
- Estenda a linha posterior para baixo. Ele deve ir até a perna traseira e depois resta criar os contornos dos membros dianteiros.
- Detalhe o desenho. O trabalho é simples, porém o artista deve ter muito cuidado. Para fazer isso, você deve remover cuidadosamente todas as linhas extras que foram usadas como auxiliares.
- Desenhe o focinho em detalhes. Acima do pequeno círculo irregular localizado na parte inferior da cabeça, você precisa desenhar 2 arcos simétricos que indicarão os olhos.
- Desenhe um nariz e uma boca dentro do círculo que representa o rosto. Você pode imaginá-los como apenas uma letra maiúscula "X" com linhas suaves.
- Adicione vários elementos. Para os olhos, mais 2 arcos são desenhados, mas eles devem ser uma imagem espelhada dos arcos anteriores. Depois disso, desenhe as pupilas nos ovais resultantes, que são muito estreitos no gato - tanto que podem ser imaginados como pequenos traços verticais.
- Desenhe duas linhas a partir dos olhos, que se tornarão as bordas do nariz.
- Vá até a parte inferior do desenho. Aqui você precisa representar garras em 3 patas. Cada um deles deve ser representado por uma linha tracejada curta. Vale lembrar que os gatos possuem 4 garras nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.
- Trabalhe nas orelhas, que precisam ficar mais lisas.
- Desenhe o bigode usando pontos e linhas simples.
- Trabalhe nos olhos. É importante observar as dimensões e garantir que elas estejam localizadas na mesma linha. Eles também devem ter destaques para adicionar realismo. No entanto, isso deve ser feito na etapa final – durante a coloração.
- Adicione sombras ao animal, o que dará volume à pintura.
Além da imagem, você pode desenhar alguns objetos próximos, por exemplo, colocar um gato no parapeito da janela.
Copiando
As crianças podem desenhar um gato sozinhas ou junto com os pais. Por exemplo, você pode desenhar um animal dormindo.
Para este trabalho é necessário preparar:
- um lápis simples marcado B (macio);
- um lápis simples marcado H (duro);
- Papel A4;
- apagador;
- governante;
- papel vegetal ou filme incolor;
- marcador.
Depois que todas as ferramentas e materiais estiverem preparados, você pode começar o processo criativo.
Acontecerá nas seguintes etapas:
Estágio | Descrição |
1 | Primeiro, você precisa cobrir o desenho finalizado com papel vegetal (ou filme) e desenhar uma grade nele, usando uma régua e um marcador para isso. Se você planeja copiar o desenho mantendo todas as suas dimensões, então você precisa fazer uma célula de tamanho médio. O redesenho deve começar pela cabeça. Se necessário, você pode adicionar linhas e pontos auxiliares ao mesmo tempo. Eles serão usados como referência. Depois que a cabeça estiver desenhada, você pode passar a marcar os olhos. Em seguida, eles também são desenhados. Para isso, são aplicados traços leves e simples. A boca e o nariz são desenhados de maneira semelhante. |
2 | É necessário desenhar orelhas, cada uma das quais será um triângulo. Depois que o desenho for transferido para o papel, você pode arredondá-lo para torná-lo mais suave e realista. |
3 | Esta etapa é desenhar o corpo. Durante este trabalho, é importante manter a posição correta da parte do desenho em relação à cabeça. Em geral, o corpo deve ser representado por um oval longo, porque o gato está enrolado como uma bola. |
4 | Depois que o desenho for transferido para o filme transparente, ele precisa ser colocado sob o papel A4 onde será apresentada a imagem final do gato. É importante aqui não ter pressa em delinear as linhas de contorno. Recomenda-se usar um lápis duro, pois suas marcas são mais fáceis de remover com borracha. |
5 | Esta é a fase de desenhar os membros e bigodes. Para não errar nas proporções, é preciso comparar com cuidado com a imagem original. |
6 | Depois que o esboço estiver pronto, você pode começar a desenhar linhas com um lápis macio, prestando atenção especial aos detalhes como os olhos, o nariz e a boca. |
7 | Além disso, adicione alguns pelos salientes e pequenos pontos na área dos bigodes. |
Se a criança quiser colorir o desenho, é necessário preparar lápis de cor ou tintas.
Usando a técnica do pincel seco
Um gato (um desenho para crianças pode ser feito tanto em técnicas tradicionais quanto modernas), feito com a técnica de pincel seco, ajudará a criar uma imagem de um animal peludo, semelhante a um realista.
Os seguintes materiais e ferramentas serão necessários para o trabalho:
- escovas (as cerdas podem ter rigidez diferente);
- tinta guache ou acrílica;
- um recipiente com água pura;
- uma paleta para misturar tintas e obter a cor desejada;
- tecido para borlas.
O processo de criação de uma imagem inclui as seguintes etapas:
- Crie o contorno do gato. Para isso você pode usar modelos prontos.
- Mergulhe um pincel seco na tinta e aplique-o no papel com movimentos leves. É importante manter o pincel estritamente perpendicular à folha. O pincel dará um efeito texturizado.
- Ao trocar os pincéis, preste atenção às marcas que permanecem no papel após usar um pincel macio e às marcas que permanecem após usar um pincel duro.
- Após lavar o pincel em um recipiente com água, seque-o com um pano especialmente preparado.
- Deixe o gato colorido. Se você aplicar pinceladas de cores diferentes, ele ficará mais volumoso.
Desenho em papel molhado
Você pode desenhar um gato não apenas em papel seco, mas também em papel molhado. Para isso, é utilizada uma técnica especial de pintura com aquarela.
Possui as seguintes vantagens:
- lã realista;
- desfocagem de linhas;
- leveza e ternura do design.
Para desenhar um gato em papel molhado, além do papel, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- vários pincéis;
- tintas aquarela;
- recipiente com água;
- esponja;
- guardanapo.
O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
- Use um lápis simples para delinear os contornos. Você também pode fazer alguns desenhos leves dos olhos e do rosto.
- Molhe o papel passando uma esponja úmida ou uma escova sobre ele. Não é necessário esfregar a água com muita força na superfície, pois isso pode fazer com que a folha enrole e fique danificada. Após molhar, retire todo o excesso de umidade com um guardanapo. Como resultado, o papel deve brilhar.
- Mergulhe o pincel na cor desejada de aquarela e depois desenhe-o sobre o papel. Será fácil notar como a tinta se espalha pela folha e fica como uma névoa. Monitorando como o papel reage à tinta, é necessário selecionar a quantidade ideal de água no pincel.
- Comece a desenhar linhas nítidas depois que o papel estiver seco.
Um gato é um animal gracioso e bonito, então há um grande número de maneiras de desenhar desenhos ainda mais prontos, feitos tanto por profissionais de verdade quanto por artistas novatos - crianças ou adultos. Usando imagens prontas e ouvindo os conselhos de artistas, qualquer pessoa pode aprender a criar belas obras-primas.
Vídeo sobre como desenhar um gato
Como desenhar um gato para crianças: