Quilling é uma arte de freiras da Europa Ocidental. Mesmo na Idade Média eles criavam ícones magníficos de papel dourado. Na arte moderna de quilling, pode-se usar papel de qualquer tom. Iniciantes precisam aprender como criar elementos básicos de quilling, quais ferramentas e materiais podem ser necessários para o trabalho, e também será útil observar vários diagramas.
Noções básicas de quilling para iniciantes
A arte do quilling é diversa. A partir de pequenos módulos vazados você pode criar pinturas, painéis, cartões postais. Eles podem ser usados para decorar uma moldura de foto de família, um espelho ou um mostrador de relógio. Tiras de papel torcidas criam coisas fofas e, mais importante, funcionais. Você pode montar uma caixa, um vaso para flores secas ou um chaveiro. Artesãos experientes podem criar figuras tridimensionais de personagens de desenhos animados, estatuetas de interiores e flores decorativas.
Um mestre novato, para dominar as habilidades listadas acima, precisa experimentar diferentes direções do quilling. A tabela fornece uma breve descrição de cada técnica.
Nome da técnica | Breve descrição |
Clássico | A obra é criada colando apenas módulos básicos de papel. |
Colmeia (favo de mel de papel) | A técnica é aplicável para criar obras planas e tridimensionais. O contorno da peça é preenchido com longas tiras de papel torcido. O resultado são obras delicadas, delicadas. |
Franjado | Em um dos lados das tiras de papel, são feitos pequenos cortes, devido aos quais os módulos básicos adquirem bordas fofas e franjadas. |
Contorno | As listras não enrolam. Elas são coladas lateralmente ao papel usando uma pinça. Uma das técnicas de enrolar papel mais difíceis. |
Em loop | Este método de enrolar papel permite criar pinturas planas delicadas e as mais finas obras volumétricas. |
Trabalhos que combinam diversas técnicas de quilling têm uma aparência extraordinária e chamam a atenção.
Ferramentas necessárias
Quilling para iniciantes (os moldes para trabalho podem ser desenhados à mão ou impressos em uma impressora) não será fácil se você não usar ferramentas especiais.
O que você precisará para o trabalho:
- papel colorido frente e verso (você pode comprar tiras pré-cortadas para quilling);
- tesoura e estilete;
- governante;
- lápis simples;
- cola em bastão ou PVA.
Este é o conjunto básico de acessórios. Você também precisa ter ferramentas especiais à mão, como uma alça de torção. É uma haste de metal com a ponta cortada ao meio. A ponta da tira de papel é inserida na ranhura e o cabo de plástico da ferramenta é girado. O papel é enrolado firmemente na haste, após o que as extremidades da tira são fixadas com cola e o módulo básico acabado, chamado de “rolo”, é removido da haste.
Se você não puder comprar uma ferramenta, poderá substituí-la por uma agulha de tricô, um espeto de madeira ou uma haste de caneta inutilizável.
Você também precisará de um conjunto de alfinetes de segurança para este trabalho. Eles são usados para fixar peças durante o processo de colagem. Com a ajuda dessa fixação, é possível criar não apenas obras planas, mas também tridimensionais.
Você pode prender o papel a um pedaço de espuma, mas artesãos experientes aconselham usar uma placa de cortiça. Ela vai durar muito mais tempo. Além disso, a textura da cortiça é mais densa do que a da espuma de poliestireno, de modo que as agulhas presas nessa placa seguram bem e não saem dos furos quando o papel é levemente puxado.
Para criar elementos redondos do mesmo tamanho, você pode usar uma régua com furos de diâmetros diferentes. A tira é torcida dentro do círculo. O papel preenche o espaço vazio, resultando em um “rolo” que ocupa completamente a circunferência. Ela é retirada e uma nova é torcida no mesmo furo da régua.
Elementos básicos
A partir de elementos básicos você pode criar obras planas e tridimensionais. O mestre prepara módulos de determinados formatos com antecedência e depois monta o produto seguindo o diagrama.

Lista de elementos básicos de quilling:
- Rolo apertado. Papel enrolado firmemente em forma de espiral. Fixe a ponta da tira com cola e segure-a com os dedos até secar completamente.
- Cone. O centro do rolo apertado é empurrado levemente para a frente usando os dedos ou a haste da alça. Cubra com cola para evitar que o papel se desfaça.
- Rolagem livre. Uma tira de papel é torcida em espiral sem tensão.
- Derrubar. O elemento é obtido apertando 1 borda de um rolo livre com flats.
- Quadrado. O rolo solto é apertado com os dedos em 2 lados. Em seguida, são feitas dobras nas laterais do elemento. Endireite-o com cuidado.
- Oval. O rolo solto é puxado levemente para fora sem fazer vincos no papel.
- Pétala. O rolo livre é dobrado e vincado em um dos lados. O resultado é uma gota levemente suja.
- Crescente. O rolo livre é dobrado em ambos os lados, deixando uma pequena distância entre as dobras.
- Olho. Em um rolo livre, faça 2 dobras paralelas entre si.
- Seta. Em uma rolagem livre, faça 1 dobra. No lado oposto da peça, faça 3 dobras com a mesma distância uma da outra.
- Triângulo. O rolo solto é apertado com 4 dedos, formando 3 dobras.
- Coração. A tira de papel é dobrada ao meio. Torça ambas as pontas formando uma espiral em direção à linha de dobra.
O rolo livre pode ter qualquer formato. Os artistas geralmente criam elementos abstratos para preencher espaços vazios em um design. As peças são cuidadosamente fixadas com cola, posicionando-as entre os módulos da base como um mosaico.
Elementos adicionais
Iniciantes precisam saber como preencher espaços vazios em uma pintura no estilo quilling e também precisam aprender a fazer elementos que podem ser usados para decorar o trabalho finalizado.
Lista de elementos adicionais de quilling:
- Espiral. A tira de papel é torcida em uma extremidade. A segunda extremidade da tira permanece sem cola.
- Espiral em forma de C. O papel é enrolado em ambas as extremidades até que os “rolos” se toquem.
- Espiral em forma de S. O papel é torcido de ambos os lados, enquanto a ferramenta é girada em direções diferentes.
- Espiral em forma de V. A tira é torcida de ambas as extremidades em direção ao centro. Depois faça uma dobra no centro. O canto do papel deve ficar para fora entre as espirais.
- Enrolar. A fita de papel é esticada e puxada com a ponta da tesoura. A fita se enrola formando um cacho elástico.
Mais adiante no artigo, você pode conferir master classes sobre como criar lindos trabalhos no estilo quilling.
Árvore
Quilling para iniciantes (os padrões podem ser copiados de livros de colorir infantis) não precisa ser complicado. É aconselhável dobrar a primeira imagem a partir de grandes elementos básicos.
Para fazer uma árvore você precisará de:
- uma folha de cartolina branca (formato A4);
- lápis simples;
- Cola PVA;
- papel colorido ou tiras de quilling prontas em marrom, verde claro e verde escuro.
Procedimento:
- Coloque uma folha de papelão verticalmente sobre a mesa.
- Use um lápis simples para desenhar um tronco de árvore grosso.
- Adicione 3 galhos grandes.
- Complete o esboço do formato da coroa.
- Se você não tiver tiras de quilling prontas, você mesmo pode cortá-las. Marque o papel colorido ao longo de linhas paralelas a uma distância de 8 mm. Corte a folha seguindo as marcações usando uma régua e um estilete.
- Corte tiras da mesma largura de papel verde-claro e verde-escuro.
- Faça elementos em formato de olhos com listras marrons.
- Aplique algumas gotas de cola na parte inferior do tronco da árvore.
- Coloque as peças marrons em fileira, na posição vertical.
- Cole as peças seguintes da mesma maneira, colocando os cantos afiados entre as peças da fileira anterior. Dessa forma, preencha completamente o contorno do tronco e dos galhos da árvore.
- Faça rolos apertados de papel verde escuro e verde claro. Para embelezar, você pode alternar as cores do papel, criando 1 elemento, exemplo: enrole 1 tira verde-claro na ferramenta, fixe-a com cola e enrole uma tira verde-escuro por cima. Você precisa fazer cerca de 35 rolinhos apertados de diâmetros diferentes.
- Cole pequenos rolinhos entre os galhos da árvore. Precisamos tentar diminuir as diferenças o máximo possível.
- As partes restantes podem ser coladas aleatoriamente, preenchendo completamente o contorno da copa da árvore.
Quando a cola secar, o trabalho estará pronto.
Flor
Quilling para iniciantes (não é necessário criar moldes para trabalhos simples, todos os detalhes podem ser organizados “a olho”) pode parecer difícil se você escolher a técnica de contorno ou colmeia para criar 1 trabalho. Não há necessidade de pressa. Trabalhar com detalhes simples e clássicos permitirá que um artesão novato aprenda a criar módulos elegantes de tamanho 1.
A flor nesta master class consistirá em apenas 2 elementos básicos. Para atingir volume e beleza, o produto precisará de peças de tamanhos diferentes.
O que você precisará para o trabalho:
- papelão verde;
- bússola;
- tesoura;
- Cola PVA;
- Papel frente e verso em amarelo e laranja.
Procedimento:
- No papelão, usando um compasso, desenhe um círculo de aproximadamente 12 cm de diâmetro. Este será o suporte onde as peças serão coladas.
- Cole as pontas de 5 tiras amarelas. Enrole a fita formando um rolo bem apertado.
- Cole a peça no centro do suporte.
- Cole 4 listras laranjas formando uma tira longa. Enrole o rolinho solto formando um formato de lágrima. Faça 4 desses módulos.
- Cole duas tiras de laranja, enrole-as e modele-as em forma de gota. No total, você precisará fazer 4 dessas peças.
- Cole todas as gotas ao redor do centro da flor. As pontas afiadas dos pedaços devem tocar o centro da flor. Elementos grandes devem ser alternados com outros menores.
Espere a cola secar.
estatueta de sapo
Figuras de quilling podem ser feitas sem suporte de papelão. Se você molhar o artesanato acabado com verniz acrílico transparente, ele se tornará durável. A estatueta de sapo feita de acordo com esta master class pode ser usada como chaveiro ou como pingente para colar infantil.
O que você precisará para o trabalho:
- tesoura;
- Cola PVA;
- papel frente e verso em amarelo, verde, branco e preto;
- verniz acrílico transparente;
- pincel grande com cerdas macias.
Procedimento:
- Cole 10 tiras de papel amarelo formando uma tira longa. Enrole formando um rolo bem apertado. Prenda a ponta da última tira com uma gota de cola.
- Cole 7 tiras de papel verde formando 1 tira. Enrole o rolinho amarelo. Fixe a ponta da tira com cola.
- Cole 10 tiras de papel verde. Enrole até formar um rolinho solto. Dê à peça o formato de uma lágrima. Faça mais um detalhe.
- Cole as gotas na parte inferior do rolo grande de duas cores. Essas serão as patas do sapo.
- Cole 12 tiras verdes juntas. Cole o anel enrolando o papel em camadas. Você pode enrolar a fita em volta de um objeto redondo, como um frasco de desodorante.
- Remova o anel da forma auxiliar. Achate-a levemente para formar uma oval.
- Cole esta peça na parte superior da peça de trabalho.
- Cole 5 tiras pretas juntas. Enrole a fita formando um rolo apertado. Faça outra peça idêntica.
- Cole 7 tiras de papel branco juntas. Cubra o rolo preto com fita branca. Cole a outra parte da mesma maneira.
- Cole os olhos do sapo.
- Espere até que a cola esteja completamente seca.
Mergulhe os itens no verniz, aplicando-o em várias camadas.
Cordeiro com olhos de plástico
Figuras de animais podem ser decoradas com olhos de plástico, que são vendidos em lojas de artesanato.
Para fazer um cordeiro engraçado, você precisará de:
- tesoura;
- cartão;
- Cola PVA;
- papel branco e preto;
- régua com furos;
- um par de olhos de plástico.
Procedimento:
- Corte 10 tiras de papel branco. Enrole rolinhos soltos do mesmo tamanho usando uma régua.
- Cole 2 tiras de 4 tiras pretas juntas. Enrole cada um deles formando um rolinho solto. Dê às peças o formato de um triângulo.
- Enrole 2 rolinhos soltos a partir de 2 tiras pretas e modele-os em forma de gota.
- Cole 4 listras pretas em 1 tira. Enrole até formar um rolinho solto. Dê a ele o formato de uma lágrima.
- Cole 4 rolinhos brancos no papelão, formando uma fileira horizontal.
- Cole as peças brancas restantes na parte superior e inferior (3 peças em cada fileira), colocando-as acima dos espaços entre as peças da fileira central.
- Cole os triângulos pretos na parte inferior. Estes são cascos de cordeiro.
- Gire uma gota grande de modo que o canto agudo fique voltado para baixo. Cole em cima dos rolinhos brancos. Esta é uma cabeça de cordeiro.
- Cole pequenas gotas no topo da cabeça, virando suas pontas afiadas para dentro.
Cole 2 olhos de plástico na cabeça.
Brincos de papel
O quilling permite que você crie lindas joias.
Materiais necessários para o trabalho:
- tiras de papel de 1,5 ou 3 mm de largura e densidade de 120 mg/m32(a cor pode ser qualquer)
- anéis de metal;
- Ganchos para brincos;
- tesoura;
- régua com furos;
- Cola PVA e pistola de cola;
- verniz acrílico transparente em aerossol;
- pinças.
Você também precisa de pequenos strass multicoloridos e 2 meias-contas grandes. Você pode comprar strass autoadesivos, mas artesãos experientes acreditam que você precisa fixar as decorações com cola Moment ou cola quente.
Os brincos feitos de acordo com esta master class terão aparência de raposas, decorados com strass que imitam gotas de orvalho.
Procedimento:
- Cole duas tiras de papel e forme um rolo solto. Para brincos pequenos, a peça pode ser torcida a partir de 1 tira. Não há necessidade de colar a ponta da tira de papel.
- Desenrole levemente o rolo até o tamanho desejado (o diâmetro depende da ideia do autor).
- Fixe a ponta da tira de papel com cola. Pressione o rolo solto em ambos os lados para formar um formato de gota. No total, você precisará de 4 desses elementos. Para garantir que eles tenham o mesmo tamanho, você precisa usar uma régua com furos.
- Cole as pétalas em pares, conectando seus cantos afiados e um dos lados.
- Passe anéis de metal pelo canto superior de cada elemento emparelhado. Os anéis devem ser abertos primeiro. Isso pode ser feito usando uma tesoura.
- Prenda ganchos nos anéis. Feche cada anel de modo que não haja nenhuma abertura por onde a base do anzol possa passar.
- Cole pequenos strass nas laterais dos brincos.
- Cole strass grandes na borda inferior de cada brinco.
Pulverize o trabalho finalizado com verniz acrílico.
Dicas para iniciantes
Quilling para iniciantes (os padrões podem ser contornados ou coloridos) será uma atividade agradável e interessante se você souber alguns segredos:
- É mais conveniente colocar peças pequenas no substrato usando uma pinça.
- Produtos acabados podem ser coloridos com pastéis secos e tintas. É assim que artesãos experientes conseguem transições suaves de uma cor para outra e também dão volume visual aos produtos.
- Para armazenar pinturas e painéis, você precisa de molduras profundas com vidro. Eles ajudarão a proteger o artesanato contra poeira e mudanças bruscas de temperatura (por exemplo, se a pintura for planejada para ser dada como presente e levada para fora de casa por algum tempo).
- Ao trabalhar com a técnica de contorno, é melhor dar preferência ao papel grosso ou papelão dupla face. Materiais finos podem ser deformados pela cola, e esse tipo de papel também é mais difícil de fixar em papelão.
- Ao imprimir diagramas em preto e branco para o trabalho, é necessário reduzir o brilho do documento para que as linhas permaneçam quase invisíveis.
- Você pode comprar kits de quilling prontos em lojas de artesanato. Eles incluem todas as ferramentas necessárias, bem como uma régua modelo na qual você pode fazer peças de diferentes formatos.
- A partir de papelão ondulado colorido você pode criar figuras grandes e tridimensionais, por exemplo, estatuetas de interior.
- Bijuterias, chaveiros e artesanatos tridimensionais devem ser tratados com verniz. Sem revestimento, os produtos perderão a forma e desbotarão rapidamente.
- Para preservar as cores brilhantes das pinturas e painéis, eles devem ser protegidos da exposição prolongada aos raios ultravioleta.
- Itens criados para decoração de interiores devem ser limpos regularmente com uma escova macia para remover o pó. Se você não limpar a tempo, a poeira se acumulará em uma camada espessa e se transformará em uma substância suja e pegajosa que estragará a aparência do artesanato.
- Você pode cortar tiras uniformes de papel usando um destruidor de documentos. Este dispositivo corta folhas em tiras de 6 a 12 mm de largura.
Aprender a criar lindos artesanatos em papel não é difícil. Iniciantes precisam praticar a criação de grandes módulos básicos antes de passar para técnicas de quilling mais complexas. Os esquemas de trabalho devem ser selecionados levando em consideração a experiência do mestre. Iniciantes devem dar preferência a desenhos simples, sem elaboração detalhada.
Vídeo sobre quilling
Quilling para iniciantes: