Patchwork é uma técnica de costura que envolve criar coisas a partir de diferentes peças e materiais. Para iniciantes pode parecer complicado, mas instruções passo a passo, fotos e diagramas tornarão o aprendizado muito mais fácil.
Regras gerais de corte
A chave para qualquer coisa bonita é sua limpeza e precisão geométrica. Assim como a montagem de um mosaico, o patchwork exige peças perfeitamente calculadas e cortadas, que não serão incompatíveis quando montadas.
Para fazer isso, você precisa seguir algumas regras de corte:
- Para evitar deformações, alterações de tamanho e cor, após a lavagem do item acabado, o tecido recém-adquirido deve ser lavado e depois passado a vapor com ferro.
- Antes de trabalhar com pedaços de tecido usados anteriormente, eles devem ser embebidos em uma solução de água e amido (é melhor fazer isso usando um borrifador) e depois passados a ferro.
- Para desenhar o tecido em pedaços do formato desejado, use sabão ou giz especial ou, em casos extremos, um lápis com grafite macia. Mas em hipótese alguma você deve desenhar no tecido com uma caneta: a tinta, sendo absorvida pelo tecido, permanece lá para sempre.
- O tecido deve ser cortado na direção do fio, caso contrário as partes podem ficar deformadas quando costuradas. Ao trabalhar com tecido novo, você precisa se concentrar na borda.
Para cortar o tecido em elementos, primeiro você precisa fazer 2 moldes do formato desejado em papel grosso ou papelão: um com recortes e o segundo sem. Aplique cada molde ao tecido, um por um, e trace o contorno dele usando as ferramentas mencionadas acima.
Qual tecido é melhor para o trabalho?
Qualquer tecido que seja próximo à alma de uma costureira iniciante pode ser adequado para costura de patchwork. No entanto, cada tecido tem suas próprias características e propriedades, o que pode afetar posteriormente a facilidade de uso e, consequentemente, a qualidade do produto final.
O tecido de algodão é considerado o mais popular, pois suas características permitem que até mesmo costureiras novatas trabalhem com ele:
- Densidade e peso ideais;
- não encolhe quando lavado;
- não se desfaz nem se espalha quando cortado;
- não muda de cor;
- fácil de costurar;
- imediatamente assume a forma desejada, que se mantém por muito tempo.
Pela sua qualidade, o linho também ocupa posições de destaque na escolha do material:
- Durabilidade, resistência ao desgaste;
- hipoalergênico;
- alta condutividade térmica e permeabilidade ao ar;
- Praticamente não fica eletrificado, mesmo sob forte atrito.
Os itens de patchwork de seda parecem lindos e caros, mas são difíceis para iniciantes.
É muito difícil trabalhar com o material: ele é muito eletrizante, e qualquer erro cometido durante a costura ou o corte chama a atenção imediatamente. Além disso, não é indicado para fazer objetos para a casa (cobertores, fronhas, etc.), pois se desgasta muito rápido e fica inutilizável, perdendo todo o brilho e beleza.
Hoje em dia, looks aconchegantes e aconchegantes estão na moda, e é por isso que os produtos de lã se tornaram mais populares. Além da função estética, esse material também tem uma função prática. É mais fácil de trabalhar do que a seda, mas você terá que praticar um pouco no começo, pois muitas vezes surgem problemas na hora de costurar.
Entre as vantagens deste material podemos destacar:
- Mantém uma aparência elegante, pois não amassa;
- resistente a vários tipos de contaminação;
- absorve o excesso de umidade da casa, o que não afeta a aparência do material;
- elástico;
- pode servir por muitos anos.
Uma das vantagens da costura patchwork é que você não precisa escolher apenas um tipo de tecido; você pode combiná-los para criar itens originais.
Técnica de patchwork e suas variedades
Esta técnica de costura tem uma longa e rica história, durante a qual a costura patchwork adquiriu novas formas e variedades, graças às quais cada iniciante pode escolher seus padrões de costura favoritos usando instruções passo a passo e fotos.
Versão tradicional da técnica de patchwork
Os itens tradicionais de patchwork são feitos usando pedaços de tecido que têm o formato de figuras geométricas simples com silhuetas regulares. Nesta versão, você pode fazer coisas de tamanhos pequenos (fronha, pegador de panela) e grandes (cobertor, tapete).
Uma característica distintiva do patchwork clássico é que a parte da frente é feita de retalhos., enquanto o forro pode ser feito de uma única peça de material.
Patchwork japonês
Esta versão de costura patchwork combina as tradições do Oriente e do Ocidente. Na maioria das vezes, essa técnica é usada para criar itens de grande porte. É dada preferência a tecidos de seda, geralmente caros e de alta qualidade. Mas para enchimento manual, iniciantes podem praticar em uma variedade mais barata de seda.
A base dos elementos, como na versão tradicional, são figuras geométricas:
- quadrados,
- retângulos,
- losangos.
Patchwork de malha
Este tipo de patchwork é em muitos aspectos semelhante ao tradicional, mas aqui os elementos não são costurados, mas conectados com um gancho. Além disso, diferentes materiais podem ser usados. Os itens mais comuns nesse tipo de costura patchwork são bolsas femininas e colchas.
Patchwork maluco
Ao contrário de outros tipos de patchwork, aqui os elementos não têm formas geométricas claras e corretas, muito pelo contrário – daí o nome. Os fios nas áreas de costura são mascarados por vários meios: rendas, fitas, bordados, etc. Além disso, o uso de miçangas, botões e vários pingentes é difundido.
Colcha
Nessa técnica, usando um ponto de máquina que reproduz vários padrões, dois pedaços de tecido são costurados juntos, com um forro macio, como um enchimento sintético, colocado entre eles. Esse tipo de costura patchwork atrai as artesãs pela sua maior elegância.
Técnica "Aquarela"
A base do produto nessa técnica são quadrados, cujas cores são combinadas do claro ao escuro. A seleção correta de cores e o posicionamento das manchas criam o efeito de pintura em aquarela. Para iniciantes, é melhor escolher tecidos com estampas de tamanho médio para obter um padrão bonito.
A Técnica do Poço
Essa técnica também se baseia em um quadrado, porém, diferentemente do Aquário, onde o tecido é composto por retalhos quadrados, aqui o tecido em si tem o formato quadrado, graças às tiras costuradas entre si, que formam uma figura geométrica. Há duas maneiras de conectar tiras em um quadrado, que diferem em seus padrões de montagem.
Essa técnica é bem simples para iniciantes, pois tem um padrão de costura simples.
E com instruções passo a passo e fotos, costurar patchwork nessa técnica não deve causar nenhuma dificuldade.
Técnica da Escada de Jacó
Essa técnica é realizada a partir de duas figuras geométricas: um triângulo e um quadrado. Então, para criar uma tela usando essa técnica, você precisa de 9 peças em formato de quadrado. 5 deles devem consistir em quadrados de 2 cores diferentes (ou seja, um quadrado consiste em 4 partes quadradas), 4 - de 2 triângulos, também de cores diferentes.
Todos os elementos devem ser combinados da seguinte forma: um pedaço de quadrados é colocado no centro, elementos com triângulos são costurados em cada um dos 4 lados do elemento central, os elementos restantes com quadrados devem ser colocados em espaços vazios (no final, os pedaços costurados devem formar um quadrado).
Técnica de Bargello
Para fazer coisas usando essa técnica, primeiro você precisa cortar tecidos de cores diferentes em tiras do mesmo comprimento e largura, que depois são costuradas para formar uma única peça. Em seguida, o tecido precisa ser costurado em um “tubo”, que é então cortado nas costuras para que todas as tiras tenham o mesmo comprimento e largura e sejam compostas por elementos de cores diferentes.
O passo final é costurar os remendos formando uma peça, criando um padrão de “anel dividido” em uma área específica, cada vez de uma maneira diferente. À primeira vista, a costura de patchwork nessa técnica pode parecer muito complicada e confusa para iniciantes, mas fotos e diagramas passo a passo dissiparão esses medos.
Técnica de Pizza
O nome da técnica fala por si, pois é quase exatamente como preparar um prato nacional italiano.
No tecido de base colocado, você precisa “espalhar” (caoticamente, mas sem esquecer a compatibilidade de cores) elementos de tecido multicoloridos (como regra, eles são pequenos em tamanho), que então precisam ser cobertos com um tecido transparente. No final, a “pizza” precisa ser costurada para não desmanchar.
Técnica Boro
Essa técnica consiste no seguinte: pega-se um tecido base e costuram-se sobre ele vários pedaços de material, semelhantes a remendos em roupas velhas. Basicamente, os tecidos devem combinar o tipo de material, mas você também pode usar sua imaginação. O tecido mais popular para essa técnica é o jeans.
Técnica “Lyapochikha”
Esta é uma técnica bastante simples na qual peças do mesmo comprimento são costuradas juntas em fileiras. Cada elemento é costurado no meio, dobrando as bordas para criar o volume necessário. Para garantir que o produto mantenha sua forma, os remendos são costurados bem apertados. O esplendor do produto depende do comprimento dos elementos. O item mais popular feito usando essa técnica é um tapete.
Técnica "Triângulos Mágicos"
A essência desta técnica fica clara no próprio nome: as telas são costuradas a partir de elementos feitos em forma de triângulos. Devido à versatilidade desta figura, os tecidos podem ser dobrados em uma variedade de padrões: desde quadrados simples (quando costurados ao longo do lado comprido) até uma variedade de cores.
Para iniciantes, é recomendado trabalhar com triângulos isósceles., neste formato é difícil permitir erros ao costurar elementos.
Técnica do Favo de Mel
Nessa técnica, os itens são criados a partir de hexágonos, que têm o formato de um favo de mel. Ao costurar esses elementos usando várias combinações, você pode criar coisas muito originais e bonitas.
Costura de patchwork passo a passo para iniciantes
Poucas pessoas sabem como fazer coisas usando patchwork. Para iniciantes, a técnica, as fotos passo a passo e os diagramas oferecidos neste artigo se tornarão assistentes indispensáveis em um novo empreendimento.
Cobertor
Antes de começar a trabalhar, você deve decidir sobre um padrão, escolher um tecido (a melhor solução é um material de cores diferentes, bem como um tecido de uma única cor para as costas) e enchimento (geralmente é usado enchimento sintético), fazer moldes de papelão ou qualquer outro material denso (aqui estamos pensando em fazer um cobertor com quadrados).
Instruções passo a passo:
- Primeiro, usando modelos, você precisa cortar o número necessário de elementos quadrados. Sua quantidade e tamanho dependem dos desejos e preferências pessoais da costureira.
- Em seguida, colocando as peças uma ao lado da outra, você precisa costurá-las ao longo da linha de marcação, do lado avesso. Depois de combinar todos os elementos, criando assim a parte da frente do cobertor, eles devem ser passados com cuidado.
- O tecido liso para as costas deve ser estendido sobre uma superfície plana, e o enchimento deve ser colocado por cima. O enchimento sintético precisa ser cortado com algum material extra em cada lado. Para evitar que o enchimento enrole nos cantos, ele deve ser acolchoado (do centro para as bordas).
- O último passo é costurar todas as três camadas juntas. Se as camadas deslizarem durante a costura, elas podem ser fixadas com alfinetes ou agulhas. Para evitar que o cobertor desfie nas bordas com o tempo, você pode costurá-las com fita adesiva.
Tapete
Para fazer um tapete, você pode usar pequenos retalhos de um número ilimitado de flores. No entanto, é essencial adquirir um tecido de uma única cor (2,5 vezes maior que o tamanho do tapete planejado), tecido transparente e enchimento. O tecido liso deve ser estendido sobre uma superfície plana, e o enchimento deve ser colocado por cima, de modo que ocupe apenas metade do tecido.
A segunda metade precisa ser colocada em cima do enchimento, costurada e costurada. Em seguida, no “travesseiro” resultante, você precisa distribuir aleatoriamente (mas artisticamente) retalhos de diferentes formas, cores e tamanhos, que são então cobertos com um pedaço de tecido transparente. Agora o tapete precisa ser costurado em toda a área para que ele não se desfaça.
Pegador de panela
É melhor usar jeans para fazer um pegador de panela, pois ele é bem denso e demora muito para esquentar. Pode ser realizada usando qualquer uma das técnicas descritas acima, mas a mais popular é a técnica do “Poço”. Para fazer isso, você precisa cortar 10 tiras de comprimentos diferentes de tecido jeans de cores diferentes. Então todos os elementos precisam ser combinados de acordo com o diagrama correspondente.

O toque final é a borda do pegador de panela: você pode costurar qualquer fita ao longo das bordas, que devem formar um laço na borda. Esta versão da técnica é destinada a iniciantes, mas depois de adquirir habilidade e estudar muitas fotos, instruções e diagramas passo a passo, cada costureira será capaz de realizar trabalhos mais complexos usando costura patchwork.
A costura de patchwork entrou na vida do povo russo há muito tempo, mas nos últimos anos não só não perdeu seu brilho, como também vem ganhando cada vez mais popularidade. Além disso, hoje em dia esse método de costura é usado não apenas por costureiras para decoração de interiores, mas também por designers de moda para roupas de marca.
Tutoriais em vídeo sobre costura de patchwork
Como fazer costura patchwork usando a técnica "Poço", assista ao vídeo:
Como costurar uma manta de patchwork, assista ao vídeo:
Obrigado) tudo é muito bom e lindamente projetado)))
Informações muito interessantes, vídeos educativos, obrigado.
Tudo é muito bonito e organizado.
Muito obrigado pelo artigo!!
Artigo maravilhoso. Obrigado!!! Tentarei fazer esse tipo de artesanato. Gostei muito.