Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Uma das primeiras técnicas artísticas no norte da Rússia é a pintura Mezen. Suas imagens podem ser vistas em itens domésticos. A pintura ganhou maior popularidade no século XIX. Os princípios artísticos foram transmitidos pela linhagem masculina da família.

História da origem da pintura Mezen

As raízes da pintura Mezen remontam aos tempos pagãos dos nossos ancestrais. Naquela época, as pessoas acreditavam em deuses, em sua capacidade de enviar doenças às pessoas ou de proporcionar colheitas abundantes. Ao mesmo tempo, o homem estava conectado com a natureza e dependia dela. Tudo isso se reflete nos padrões da pintura Mezen.

A primeira imagem documentada da pintura Mezen data de 1815. Ela recebeu esse nome em homenagem ao local onde surgiu. Os padrões característicos se tornaram o cartão de visita da vila. Palashchelye no século XIX Um rio corria perto do assentamento. Mezen. Foi a partir do seu nome que começaram a chamar a pintura Mezen.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Mas o escopo do artesanato artístico se estende muito além das fronteiras da vila. Palashchelye. Traços de padrões foram notados em objetos na área do rio. Norte de Dvina, até a Península Onega. Essa técnica gráfica também foi usada na parte oriental: nas bacias dos rios Pechora e Izhma.

A pintura mezen (imagens representadas por animais e padrões) pertence ao grupo das artes gráficas. No entanto, a ênfase está no papel dos elementos do pincel: contornos e outras linhas.

Além disso, neste tipo de pintura, são comuns motivos como:

  • Corrida de veados e cavalos.
  • Voo dos pássaros.
Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira
A pintura Mezen (imagens representadas por animais e padrões) pertence ao grupo das artes gráficas

No passado, todas as pinturas artísticas tinham um ponto de partida: características de Novgorod. No entanto, a pintura Mezen reflete mais vividamente as tradições de percepção do mundo ao redor. Essa característica pode ser explicada usando o exemplo da roda de fiar Mezen, já que é o item principal desse ofício. Era feito tanto para venda em feiras quanto para uso doméstico.

As meninas aprendiam a fiar a partir dos 6 anos de idade e, portanto, a roda de fiar se tornou parte integrante de suas vidas. Então, na maioria das vezes, era esse item que era decorado com padrões. Se você observar os espécimes sobreviventes, poderá ver que os desenhos neles estão divididos em partes – os chamados berds. Elas lembram um pente, o que é uma referência direta à arte de fiar.

Assim, cada padrão tinha um significado semântico. Elas foram aplicadas a objetos por um motivo. O ornamento continha uma mensagem tácita, que para as pessoas modernas tem um significado pagão e supersticioso. Além disso, eles pintaram brinquedos de montar e berços para bebês.

Para a pintura, os mestres usavam duas cores: preto e vermelho carmim. Anteriormente, essas cores eram obtidas naturalmente, sem o uso de compostos quimicamente estáveis. Devido à composição orgânica da tinta, muitos objetos pintados que sobreviveram até os dias atuais não conservaram sua cor. Apenas os contornos dos esboços permanecem.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira
A pintura Mezen é representada por apenas 2 cores - vermelho e preto

A cor preta era obtida a partir da fuligem e da resina, combinando os dois materiais. O primeiro ingrediente fornecia a riqueza do tom, e o segundo o mantinha na superfície do objeto a ser pintado. Mais tarde começamos a usar rímel comprado em loja.

A cor vermelha foi retirada do barro local. As margens do rio Mezen local são ricas nesse material, que contém óxido de ferro. Dependendo de onde a argila era extraída, o pigmento era obtido em diferentes tons de vermelho.

A pintura começou em uma superfície limpa de madeira sem primer. Na primeira etapa, foi utilizado ocre ou chumbo vermelho. No final, o pedaço de madeira era triturado em fibras. O contorno preto foi feito usando uma pena de pássaro, e as linhas pintadas do padrão também foram aplicadas com ela.

Para esse propósito, o material de pele mais frequentemente utilizado era o de tetraz ou tetraz. Para preservar a imagem, ela foi coberta com óleo secante natural. Os historiadores também destacam o korobeyka, um recipiente para armazenar produtos assados ​​e ferramentas de artesanato. Assim como a roda de fiar, ela era decorada com mais frequência do que outros itens domésticos.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira
As rodas de fiar Mezen são uma obra de arte separada

Um fato interessante é que era comum deixar assinaturas nas rodas de fiar daquela época. Elas não se parecem com as iniciais de uma pessoa moderna. Esses são padrões complexos que as famílias usavam para se diferenciar das outras.

Graças a isso, na década de 1920 foi possível restaurar informações sobre os mestres Palashchel que se dedicavam a esse ofício. Assim, os nomes de Shishovs, Novikovs, Kuzmins, Aksenovs tornaram-se conhecidos. Interessado nisso, F.M. Fedotov iniciou o renascimento da pintura Mezen em meados da década de 1960.

Ele usa tecnologias de arte gráfica no coração da pintura Mezen – s. Palashchelye. Ao mesmo tempo, eles começaram a reviver esse ofício na aldeia. O assentamento dos irmãos Fatyanov. A peculiaridade da pintura Mezen é que o conhecimento e as técnicas dessa arte são transmitidos apenas pela linhagem masculina. O pai ensinou o filho, e isso continuou de geração em geração.

Simbolismo do padrão

A pintura mezen (imagens e padrões podem ser vistos até mesmo em cabanas) é um tipo arcaico. Ela reflete as mais diversas ideias das pessoas daquela época. Pesquisador de arte camponesa Bakushinsky A.V. descobriu que os padrões têm características semelhantes à arte das tribos fino-úgricas.

A pintura Mezen tem uma característica em suas imagens: camadas, listras. Na maioria das vezes, há 3 deles em um padrão.

Mas o interior desses cintos era decorado com imagens:

  • Os pássaros estavam apenas na parte superior.
  • Cavalos ou veados eram desenhados no cinturão do meio ou inferior.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Os historiadores concordam que cada um dos níveis reflete as divisões celestiais, terrestres e subterrâneas do mundo. As rodas de fiar eram decoradas usando uma tecnologia especial: cintos eram colocados na parte de trás e uma inscrição podia ser adicionada. A parte frontal foi pintada com camadas e símbolos.

A pintura Mezen (suas imagens e padrões são geralmente atribuídos a fundamentos pagãos e religiosos) praticamente não reflete a vida das pessoas, mas usa imagens com um subtexto. Cada símbolo do ornamento tem um enredo significativo.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Existem os chamados signos solares – imagens do sol, círculos, cruzes. Elas parecem quase uma suástica. As colheres geralmente representavam um suporte. Somente padrões geométricos foram pintados nos karabeikas, sem caracteres.

Terra

A terra na pintura Mezen simboliza a mãe de todos os seres vivos, que é a nutriz e a base da existência. Inicialmente, ele era representado como um quadrado. Poderia ter deixado uma mensagem dentro dele. Por exemplo, um ponto significava um bom ano de colheita. A Terra também era representada como um losango ou triângulo.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Se a área dentro da figura estivesse sombreada, indicava um campo semeado. Este sinal era a colocação de uma semente dentro do quadrado. Símbolos de fertilidade, espirais e signos de fogo também foram desenhados dentro dos quadrados.

Água

O símbolo que representa a água na pintura Mezen era representado como uma linha ondulada ou ziguezagues.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Líquido significava não apenas elementos celestiais ou terrestres (rios), mas também era um símbolo do nascimento de uma nova vida. Se um signo de terra fosse colocado próximo, isso significava o nascimento de algo novo.

Fogo

A pintura mezen (imagens com chamas podem ser aplicadas em roupas e venezianas de casas) destaca o símbolo do fogo como um elemento que às vezes é vivificante, às vezes destrutivo. Ela é representada na forma de um círculo, cachos e todos os elementos tendendo à circunferência.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

O fogo representa vida e energia. Ela pode transmitir tanto um significado criativo quanto um que destrói tudo ao redor. A importância do fogo pode ser enfatizada com espirais duplas e sinais cônicos de sal. Nas pinturas Mezen posteriores, o fogo começou a ser representado por cruzes ou sua imagem em um círculo.

Vento (ar)

As correntes de ar são representadas como movimentos curtos. Seu símbolo é um ornamento essencial da pintura Mezen, pois personifica um dos elementos da natureza. Além disso, este sinal denota uma força imprevisível.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

O vento às vezes é retratado como um elemento violento, às vezes como um ajudante das pessoas. Os artesãos Mezen adoravam representar o ar domesticado. É por isso que ele é frequentemente representado em desenhos como um círculo, como se estivesse amarrado em linhas retas e cruzadas.

Símbolos de Abundância

Símbolos de abundância eram imagens de sementes e um campo arado. Foi representado em quadrados sombreados. Os historiadores concordam que tais símbolos são mais um sistema de sinais do que um sistema pagão.

Símbolos de abundância eram colocados em vários lugares: em celeiros, casas e utensílios domésticos. Por exemplo, se fosse aplicado no fundo de colheres, significava um desejo de prosperidade e ausência de fome. Quando símbolos de abundância eram pintados nos vestidos de noiva dos noivos, era uma promessa tácita de que o jovem casal teria muitos filhos no futuro.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Quase todos os padrões Mezen estão associados à abundância e fertilidade. Muitas vezes, os objetos representam terras aradas, frutas ou flores – isso também é um símbolo de prosperidade. Esses símbolos são organizados em um padrão quadriculado ou em 2 linhas.

O padrão de abundância mais comum é o diamante. Significa o renascimento da vida. Uma cadeia dessas figuras geométricas representa a árvore genealógica da vida.

Padrões em xadrez simples e oblíquo

Uma cruz oblíqua em um quadrado é um sinal do sol e seu calor. Se você desenhar círculos ao lado delas, isso representará sementes. Os quadrados sombreados indicavam um campo semeado. Na maioria das vezes, símbolos geométricos eram usados ​​por tecelões e bordadeiras.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Cruzes, losangos ou quadrados eram usados ​​como padrões. O símbolo de fertilidade entre os proprietários de terras era um losango com pontos dentro.

enfeite de fita

O enfeite de fita consistia em três níveis: terrestre, subterrâneo e celestial. Eles também são chamados de berds. O espaço interior é preenchido com padrões diferentes.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Elas dependem da localização da fita. Se estiver no topo, então está preenchido com símbolos de água. Na parte inferior, são desenhados padrões de fertilidade e família.

Elementos adicionais de pintura

Flores, sementes e frutas na pintura significavam fertilidade e uma boa colheita.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Outros elementos do ornamento da pintura Mezen são:

  • Cachos duplos.
  • Espirais.
  • Kryulki.
  • Estrelas.
  • Cachos emparelhados.

A suástica na pintura Mezen também é um sinal de calendário. Por exemplo, uma rotação à direita corresponde aos meses de dezembro em diante, e uma rotação à esquerda corresponde aos meses de junho em diante.

Esquemas e imagens de imagens decorativas da pintura Mezen, instruções de execução

A pintura mezen se diferencia de outros ofícios artísticos pela ausência de ornamentação brilhante e elegante. Todos os padrões parecem ter sido desenhados por uma criança – as linhas não transmitem o contorno exato dos animais.

Entretanto, devido às múltiplas repetições, cria-se uma sensação de dinamismo no ornamento. Se você olhar mais profundamente, deixando de lado a extrema simplicidade da percepção dos padrões, você pode ver a integridade da imagem, sua sofisticação especial.

Apesar da simplicidade, a pintura transmite com qualidade as características dos veados e cavalos. Eles realmente parecem estar em movimento. Para pintar padrões na pintura tradicional Mezen, apenas duas cores são usadas: preto e vermelho carmim.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Todos os padrões são aplicados ao item sem um modelo preliminar. Mesmo que fique irregular, não importa. É justamente pela heterogeneidade dos padrões que cada um deles tem sua identidade e peculiaridade.

Primeiro, desenhe os padrões vermelhos, deixe-os secar e depois desenhe os elementos pretos. Técnica: de cima para baixo. O desenho finalizado é coberto com verniz (em vez do óleo secante usado anteriormente). Primeiro, você precisa praticar o desenho de linhas retas. Isso pode ser feito no papel.

Para aprender uma pintura bonita, primeiro pratique o desenho de uma linha sem usar ferramentas adicionais. Até que isso seja dominado, não vale a pena passar para elementos complexos.

O que você precisa para pintar Técnica de desenho
Paleta
  1. Iniciantes devem usar um lápis e fazer um esboço em um quadro. Na parte inferior do objeto, uma linha reta é desenhada, representando a Mãe Terra. Eles usam a cor vermelha.
  2. Uma linha ondulada é desenhada sobre a linha vermelha, simbolizando a água.
  3. Outra linha reta é desenhada acima da linha ondulada. Juntos, eles serão um símbolo da terra e da água, sem as quais a vida não poderia existir.
  4. Um cinto é desenhado imediatamente acima da linha. Ele é dividido em quadrados iguais, nos quais são desenhados losangos. O espaço dentro das figuras é preenchido com qualquer símbolo que você desejar. Por exemplo, eles aplicam espirais simbolizando a energia da adição. Você pode aplicar um enfeite de fogo como símbolo de energia vital.
  5. Eles desenham outro cinto em cima, simbolizando o campo e o trabalho humano. No interior, você pode sombrear os quadrados para indicar um campo semeado. Isso também significa que o homem está conectado à terra, que o alimenta e lhe dá prosperidade.
  6. No meio do tabuleiro eles desenham um signo solar representando o sol. Ela dá calor a todos os seres vivos, sem o qual a vida seria impossível.
  7. Cavalos são desenhados ao redor do símbolo do sol. Uma de cada lado da luminária. Seus rostos estão voltados para o sol. Os cavalos representam o movimento da vida, sua corrida.
  8. Gramíneas e plantas – elementos – são desenhadas sob os cavalos.
  9. Pássaros são colocados acima dos cavalos – símbolos de conexão com os ancestrais. Em outro sentido – intercessores espirituais que apoiam uma pessoa em situações difíceis da vida.
  10. Um cinturão celeste é desenhado acima de todos os elementos. Você pode desenhar símbolos de chuva dentro dela – eles representarão a umidade que o céu dá a tudo na Terra.
Guardanapos
Madeira compensada ou placa de madeira
Pincéis redondos para pintura nº 1 e 2
1 pincel grande e chato
Tintas guache nas cores vermelha e preta

Essa imagem reunirá as coisas mais importantes da vida de uma pessoa. Seu passado, sua conexão com os ancestrais e a natureza, o ciclo de processos em todo o mundo. Todos os padrões são bem pensados ​​e não possuem nenhuma característica desnecessária.

Vale a pena considerar que, ao desenvolver um esboço, a parte inferior do desenho deve ser carregada mais do que a superior. O reino terrestre deve ser mais saturado que o reino celestial. Vale a pena incluir tudo o que é importante para uma pessoa: família, fertilidade, símbolos da natureza.

Pássaros

Os pássaros simbolizam as almas dos ancestrais. Acreditava-se que eles vinham ajudar as pessoas em momentos difíceis. Os pássaros são como intermediários entre os vivos e os mortos. Eles frequentemente desenhavam um pato – um símbolo do sol ao pôr do sol. Muitas vezes ela era retratada em dueto com um cavalo.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Isso significava que à noite o pássaro escondia o sol na água e, pela manhã, o cavalo o erguia para o céu. Muitas vezes, os habitantes voadores podem ser substituídos por uma simples imagem de uma pena.

A imagem da perdiz-preta e da perdiz-de-madeira refletia a principal ocupação do povo daquela região. Essa ave era caçada regularmente e, em tempos difíceis, era a principal fonte de renda dos povos indígenas. Grandes quantidades de caça eram enviadas até mesmo para São Petersburgo.

Animais

Os animais na pintura Mezen são mais frequentemente representados por cavalos e veados. Segundo os conceitos pagãos, eles personificam os companheiros dos deuses. Na mitologia eslava, os cavalos têm um significado diferente: eles personificam o sol. O fato de os cavalos estarem em movimento significa o caminho do sol no céu.

Os cervos são considerados um símbolo dos deuses que dão vida a tudo na Terra. Por isso, na maioria das vezes esses padrões eram usados ​​para decorar presentes para mulheres em trabalho de parto. As imagens de cavalos têm uma referência direta à raça desse animal que vivia naquelas áreas. Um tipo de cavalo curto e de pernas peludas chamado mezenki.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

Os cavalos são desenhados assim:

  1. Eles fazem uma linha vermelha para indicar sua barriga. Se houver muitos cavalos, as filas serão colocadas a uma distância igual umas das outras.
  2. Eles desenham o peito do cavalo. Para fazer isso, desenhe uma linha de cima para baixo, conectando-a ao ponto extremo da linha inferior.
  3. Eles fazem o contorno do cavalo – engrossando as linhas na parte interna.
  4. Desenhe um focinho: ele pode olhar para cima ou para baixo.
  5. As pernas dos cavalos são pintadas com tinta preta. Para fazer isso, basta desenhar linhas curvas para baixo a partir do corpo, imitando os membros do animal.
  6. Eles terminam de desenhar as 3 pernas restantes para os cavalos.
  7. Usando tinta preta, desenhe a orelha do cavalo e continue desenhando essa linha ao longo da parte superior do corpo para formar a cauda.
  8. A crina e as rédeas são finalizadas com tinta preta.

Árvores e flores

A imagem de um abeto significava força masculina ou as ricas florestas de coníferas daquela região. A árvore genealógica foi desenhada com raízes profundas, simbolizando a conexão com os ancestrais. O tronco da árvore foi pintado com diamantes, que são sinais da herança dos ancestrais.

Pintura Mezen. Quadros, desenhos em madeira

A árvore também tinha um significado pagão para as pessoas daquela época. Era considerada uma divindade que podia controlar a chuva e o sol. Sua poderosa coroa na imagem indicava um grande número de crianças na família.

A árvore era um símbolo de imortalidade, renovação e mostrava a imagem da existência mundana. As raízes refletem seu passado, o tronco – o presente, a coroa – o futuro. Seu topo era frequentemente decorado com um símbolo solar, caracterizando o mundo celestial.

A incomum pintura Mezen impressiona pelo seu profundo simbolismo. Nele, cada padrão substitui palavras, e as imagens criadas pelo ornamento falam sobre o mundo, a natureza e as tradições do povo. Às vezes, com a ajuda de ornamentação, telas reais eram criadas, refletindo cenas cotidianas da vida das pessoas.

Vídeo sobre pintura

Pintura Mezen:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho