Lindos desenhos em células em volume, eles não apenas parecem impressionantes, mas também contribuem para a manifestação e o desenvolvimento de habilidades criativas. Desenhar tais imagens não exige muito esforço, e o processo em si traz prazer ao artista.
Regras para desenhar por células
Desenhar é um processo criativo, então não há regras rígidas. O principal objetivo perseguido pelo artista é criar uma imagem realista. No entanto, nem todos conseguem atingir o resultado desejado. Para dar volume a um desenho e levá-lo visualmente para além da tela, os profissionais têm segredos que ajudam a “reviver” imagens usando um lápis comum.

Esse:
- jogo de luz e sombra;
- o arranjo de linhas em um plano de uma maneira especial;
- o uso de elementos auxiliares - células que serão as partes constituintes da futura imagem;
- trabalho e perseverança.
Cada imagem que você vê no monitor do seu computador ou na tela do seu celular também se baseia no princípio das células. Entretanto, neste caso, os quadrados são chamados de pixels. Eles formam a imagem na tela, e os quadrados formam o desenho tridimensional na tela.
A qualidade da imagem depende do número de pixels: quanto mais pixels, mais claramente você consegue ver os pequenos detalhes. O mesmo vale para as células que os artistas usam para criar imagens tridimensionais.
Por onde começar
Ao criar desenhos volumétricos por células, a primeira coisa necessária é a escolha de um tema. Os trabalhos daqueles que já alcançaram sucesso nessa direção podem ser uma fonte de inspiração.
Alguns objetos serão altamente complexos, enquanto outros, pelo contrário, serão fáceis de reproduzir. É recomendado que um iniciante comece com o último. Depois de decidir o tema, você pode passar para a criação do desenho.
No início, é recomendável tentar retratar algo simples, depois você pode preencher o trabalho com um significado mais profundo, pensar no enredo, criar formas inusitadas. Qualquer pessoa que crie desenhos tridimensionais deve se lembrar de usar células: elas ajudam a manter as proporções.
O melhor é usar um caderno escolar para esses fins, forrado com listras horizontais e verticais. Ela servirá como uma tela. As células são o layout que fornece a forma para criar figuras complexas baseadas em quadrados. Só falta contorná-los com um lápis.
Sequência de passos
O processo de criação de um desenho tridimensional inclui as seguintes etapas:
- Criando um esboço esboço levando em consideração o formato do objeto e sua localização.
- Determinando a fonte de luz. A posição da sombra depende disso.
- Aplicando sombras. Você precisa começar com um tom claro e gradualmente passar para um mais escuro.
- Transmitindo o realismo da obra. Para fazer isso, as sombras precisam ser sombreadas, borradas ou clareadas usando uma borracha.
Renderização correta de luz e sombra
Luz e sombra são os principais componentes de um desenho tridimensional; sem eles não haverá efeito 3D. Para entender melhor a essência e o significado deste princípio, você deve encontrar uma fonte de luz brilhante e colocar qualquer objeto tridimensional por perto. Um artista iniciante pode ficar sob a luz direta do sol e se olhar no espelho.
Se você olhar atentamente, poderá ver que são as sombras que tornam a figura tridimensional. Isso se aplica a tudo: as sombras estão presentes no rosto e em outras partes do corpo.
É importante prestar atenção ao limite entre luz e sombra, que pode variar dependendo do formato do objeto. Por exemplo, em uma bola a borda será redonda, em um cilindro ela será reta e em objetos mais complexos ela assumirá formas mais complexas.
Geralmente essa linha é tênue. Só ficará claro se uma luz brilhante for direcionada ao objeto. No entanto, os artistas precisam enxergar essa linha tênue. Para praticar a transmissão de luz e sombra, você precisa começar com objetos simples: uma bola, um cilindro. Depois, tendo adquirido confiança, você pode passar para formas complexas.
Desenhos passo a passo
Desenhos volumétricos por células devem começar com opções simples.
Para funcionar você precisará de 3 itens:
- papel;
- lápis;
- apagador.
Talvez você queira preparar vários lápis, especialmente se planeja criar um desenho colorido.
Casa
Para criar uma casa tridimensional no papel você precisa:
- Marque o meio do papel e desenhe uma linha horizontal acima dele. Ele atuará como um horizonte.

- Desenhe um retângulo. O comprimento de seus lados depende do tamanho do futuro edifício.
- No lado esquerdo da folha, no horizonte, coloque um ponto de perspectiva. A partir daqui, linhas retas se estendem para as partes superior e inferior do retângulo.
- Marque a parede lateral do edifício com uma linha vertical.
- Desenhe uma linha vertical passando pelo meio da parede lateral. Ela servirá como base do telhado. A linha deve se estender um pouco além da borda.
- Conecte o topo do telhado com suas bordas com um triângulo.
- A partir do triângulo lateral, desenhe a parte principal do telhado.
- A parte frontal do edifício é dividida em 3 partes. Desenhe um triângulo acima do retângulo no centro.
- Desenhe janelas em cada uma das células resultantes. A porta deve ficar na célula central inferior.
- Crie um volume de telhado acima da abertura central da janela superior.
- Remova detalhes desnecessários com uma borracha.
- Prossiga com os detalhes das molduras e vidros.
- Aplique um contorno duplo onde as paredes e o teto se encontram.
- Prossiga detalhando as paredes com painéis ou tijolos.
- Amplie visualmente os quadros e adicione elementos.
- Use um lápis para marcar as telhas do telhado.
- Escureça as janelas e algumas superfícies. Você pode adicionar elementos adicionais, por exemplo, desenhar grama, caminhos. Árvores e flores serão boas decorações.
Armário
Para desenhar um armário, você precisa determinar o estilo: quanto mais complexo o móvel, mais difícil será o trabalho.

Para representar uma estante de livros comum, você precisa:
- Desenhe um quadrilátero. Sua parte superior deve ser chanfrada.
- Crie volume e abra portas.
- Encontre o centro do objeto. Para fazer isso, desenhe 2 linhas a partir dos cantos do quadrilátero. Cada um deles deve ir para o canto oposto. O ponto onde eles se cruzam será o centro do gabinete.
O centro da parte inferior do gabinete é determinado de maneira semelhante. - No retângulo superior, marque as portas com inserções de vidro através das quais as estantes de livros ficarão visíveis. A direção dos raios de luz é indicada por linhas retas.
- Crie volume para estantes de livros.
- Faça um recesso para as pernas na parte inferior do móvel. O sombreamento ajudará a sombrear os dois lados.
- Para deixar o objeto mais natural, arredonde os cantos superiores. As portas podem ser complementadas com maçanetas e enfeites.
- Desenhe livros nas prateleiras e sombreie as paredes do armário.
Mesa
Para desenhar uma mesa você precisa de papel, lápis e marcadores. O detalhe básico da mesa será um losango.

A sequência do desenho é a seguinte:
- Desenhe 2 linhas dentro do losango, cada uma conectando cantos opostos. Nessas linhas, recuando um pouco da borda, você precisa colocar pontos. Deve haver 4 deles no total.
- De cada um dos 4 pontos designados, desenhe linhas verticais. Este é o protótipo inicial das futuras pernas dos móveis.
- Visualmente, torne cada perna mais grossa nas laterais.
- Desenhe uma toalha de mesa. Para fazer isso, linhas oblíquas curtas são desenhadas em todos os cantos do tampo da mesa, exceto no canto mais distante. É preciso adicionar triângulos a eles. As bordas que sobrarem devem ser conectadas por linhas ao longo da borda do tampo da mesa.
- Continue colorindo o desenho quase finalizado. Marrom é a melhor cor para as pernas. Você pode usar uma caneta hidrográfica, e o contorno da toalha de mesa deve ser cinza.
- Comece a trabalhar com luz e sombra, que não podem ser ignorados ao criar imagens 3D. Os cantos devem ser sombreados na direção das laterais da mesa.
- Pinte a toalha de mesa. Uma das maneiras mais fáceis de fazer uma linda toalha de mesa é criar listras cruzadas de cores diferentes, como lilás e roxo.
Pequenos esboços
Você pode desenhar as seguintes imagens simples por células e em volume:
Desenho | Estágios da criação |
Automóvel | ![]()
|
Coração | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
Borboleta | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
Escada | ![]()
|
Grande e complexo, folha inteira
Em uma folha grande de papel você pode representar desenhos dinâmicos. Por exemplo, pode ser uma rachadura no chão, cuja forma final depende da imaginação do artista. Quanto mais curvas, mais bonito e realista será o resultado.
As etapas de criação de um desenho são as seguintes:
- Crie um esboço. Deve ser ligeiramente alongado, pois o ângulo de percepção é de aproximadamente 30° C.
- Desenhe muitas linhas verticais dentro do contorno. Eles delinearão as "dobras" internas.
- Deixe as linhas mais brilhantes e ao mesmo tempo elimine elementos desnecessários.
- Determine a localização da fonte de luz e aplique uma sombra. Levando em conta a iluminação, o desenho deve ser escurecido na diagonal. Deve haver uma sombra sólida abaixo e um leve “crepúsculo” perto da superfície.
- Desenhe a textura do solo ao redor da rachadura e adicione também grama e pedras ao desenho.
A figura de um homem que parece incapaz de dobrar a folha de papel também parece incomum.
Para representá-lo você precisa:
- Marque a linha de dobra no papel.
- Desenhe uma linha em um ângulo de aproximadamente 30 graus em relação à dobra. Isso precisa ser feito duas vezes: em uma metade da folha e na outra metade.
- Os segmentos devem ter comprimentos diferentes. A curva dividirá a pessoa desproporcionalmente. Em uma metade estão as pernas e a parte inferior do corpo, na outra estão os braços, a cabeça e os ombros. Suas mãos devem estar pressionando o lençol.
- Esboce a figura, tentando esticar mais a parte inferior do que a superior.
- Depois de dobrar a folha, verifique se as partes superior e inferior combinam.
- Escureça os detalhes onde necessário.
Colorido
Desenhos volumétricos em células podem ser criados não apenas em versões em preto e branco, mas também em cores.
Por exemplo:
Desenho | Descrição da criação |
Bananas | O trabalho de representar bananas sobre a mesa não é difícil. Além de papel, lápis e marcadores, você deve usar frutas de verdade. As etapas são as seguintes:
|
Mão | ![]() Usando o algoritmo descrito acima, você pode representar uma mão. Basta colocar a palma da mão sobre o papel e traçar os dedos com um lápis. Em seguida, desenhe linhas que circundarão a imagem. |
Funil | ![]()
Para desenhar um funil 3D, você precisa:
|
Criar desenhos tridimensionais usando quadrados é uma atividade fascinante que agrada não apenas às crianças, mas também aos adultos. Quem sabe criar imagens 3D pode se sentir um verdadeiro mago, capaz de dar vida a desenhos com apenas alguns traços de lápis.
Vídeo sobre desenhos de pixels volumétricos
Desenhos volumétricos por células: