O elástico vazado é um padrão elástico usado em gorros de tricô, bem como para decorar tiras e punhos que decoram o produto. Ele é tricotado com agulhas de tricô de acordo com um padrão que inclui laçadas frontais e traseiras, bem como laçadas.
O tricô elástico vazado possui diversas técnicas de execução e permite criar peças lindas e elegantes, decoradas com um padrão arejado e volumoso.
Ferramentas necessárias
O elástico vazado é uma das variações do elástico clássico, diferenciando-se deles na técnica de execução.

Se nos padrões de elásticos simples, unilaterais, franceses, ingleses e outros forem usados laços frontais e traseiros alternados em diferentes variações, no padrão vazado há sempre um fio, que garante uma espécie de cruzamento de laços e a formação de furos que decoram o produto e lhe conferem leveza.
Outra diferença entre os elásticos vazados e os simples é a sua finalidade, pois além de criar o tecido principal (meias, chapéus e cachecóis), eles também podem ser usados para decorar o produto - como decoração para punhos ou tiras.
Ferramentas necessárias para o trabalho:
Tópicos | Você pode tricotar itens com elástico vazado de fios grossos ou finos, o que afeta significativamente a aparência do padrão. Os fios adequados para este trabalho são das seguintes empresas: · Fios de Troitsk; · Alise; · Pekhorka; · Astra Premium; · Terra da Arte. |
Raios | Você pode tricotar elástico vazado com agulhas de tricô retas ou circulares de 1 a 2 tamanhos menores do que o recomendado pelo vendedor. Isso deixará o padrão mais volumoso. |
Outras ferramentas | · tesoura;
· marcador de tricô; · agulha; · governante. |
Master classes para iniciantes
O elástico vazado é adequado para fazer padrões de dupla face e de uma face:
- os primeiros são usados principalmente na produção de capuzes, gorros e xales, que ficam igualmente atraentes de qualquer lado;
- o segundo pode ser usado para tricotar meias, gorros e cardigans.
Dupla face para chapéus e xales
O tricô elástico vazado (os diagramas são fornecidos abaixo no artigo) tem a mesma aparência na frente e atrás e é ideal para criar chapéus ou xales quentes. Por não ter elasticidade, ele fica com um aspecto completamente diferente quando se usam fios de espessuras diferentes.
O padrão consiste em 4 laçadas localizadas em uma linha e precisará ser repetido ao trabalhar em cada círculo subsequente (abreviações usadas: LP - laçada frontal, IP - laçada traseira).

Neste caso, você precisa:
- Monte pontos nas agulhas de tricô em múltiplos de 4 (adicione 2 para a borda) e forme o padrão:
- Remova a primeira laçada da borda e coloque 2 LP e uma laçada atrás dela.
- Remova a laçada novamente, depois tricote a laçada da frente e abaixe a laçada não tricotada (passe a laçada tricotada por ela).
- Tricotar o padrão de repetição até o final da carreira e fazer a última laçada da borda em tricô.
- Vire o tecido e continue tricotando, executando o rapport especificado em cada carreira subsequente.
- Ao tricotar um xale ou chapéu com este padrão, ele pode ser combinado com um elástico 2*2, colocando-o nas 2 primeiras carreiras. Neste caso, o trabalho no padrão começará somente a partir do 3º círculo.
Dupla face para um xale ou um suéter
O tricô elástico vazado (os diagramas dos padrões ajudarão você a não se confundir ao trabalhar) com um padrão de dois lados é ideal para criar xales e suéteres.
É tricotado com fios finos de lã ou semilã, usando laçadas e puxando através de laçadas. Abreviações usadas: LP – front loop, WP – back loop.
Ao fazer isso, você deve:
- Monte uma fileira de pontos, em uma quantidade facilmente divisível por 4 (+ 2 para a borda).
- Sem tricotar, remova a laçada da carreira inicial para a agulha de tricô direita e adicione 2 LP.
- Faça uma laçada (simplesmente colocando o fio de trabalho sobre a agulha direita), sem tricotar, deslize o próximo ponto e trabalhe 1 LP.
- Usando uma agulha de tricô, pegue a laçada removida, puxe a linha e depois deslize-a pela laçada frontal do tricô.
- Você precisa repetir o padrão de rapport até o final da carreira de trabalho e, então, mais uma vez, fazer 2 LP + laçada e uma laçada para tricotar. Coloque outra face atrás delas e descarte a anterior.
- Vire o produto e complete toda a carreira da mesma maneira. Neste caso, ele deve ser preenchido com base no empreendedor individual.
- O trabalho posterior no xale é realizado de acordo com o padrão descrito acima, enquanto as carreiras da frente e de trás devem ser tricotadas da mesma maneira.
Para meias
O elástico vazado para meias é tricotado com 2 fios. Ao mesmo tempo, artesãs experientes aconselham adicionar fios sintéticos aos fios de lã, o que aumentará significativamente a resistência ao desgaste do produto.
Adequado para isso:
- fio de meia adicional feito de polipropileno (1-2 novelos);
- Fios de lã Schachenmayr Regia Merino Yak (100 g/400 m).
- agulhas de tricô retas ou circulares.
Abreviações usadas: LP - front loop, WP - back loop.
Durante o trabalho é necessário:
- Usando agulhas de tricô, monte uma fileira de laçadas de modo que seu número total possa ser facilmente dividido em 5 + 4 laçadas adicionais, então:
- Depois de remover a primeira laçada da borda na 1ª carreira (você precisará fazer isso em cada carreira subsequente), tricote 4 carreiras de tecido com um elástico 2*3 (2 LP e 3 IP). O último ponto da carreira é o ponto de borda (em vez do ponto de borda).
- Vire o produto e trabalhe de acordo com o padrão, com cada carreira subsequente colocando os pontos tricô sobre as LP (laçadas frontais) e vice-versa.
- A partir da 5ª carreira, comece a criar um elástico vazado, para o qual a primeira laçada da carreira é removida e, em seguida, são feitos 2 IP depois dela.
- Puxe a laçada da 4ª carreira de baixo, para a qual você deve inserir a agulha de tricô direita, pegar a linha e, puxando-a, colocá-la na agulha de tricô esquerda.
- Em seguida, faça 3 LP e, em seguida, retorne ao local onde o laço anterior foi puxado, insira-o no furo, pegue a linha e puxe-a para fora, formando uma espécie de marca de verificação no produto.
- Esse relacionamento precisa ser repetido de 5 a 7 vezes (até o final do círculo). O último será WP (purl).
- Vire o trabalho, vá para o avesso e remova a laçada da borda, tricote as próximas laçadas como laçadas da frente.
- Transfira a laçada puxada anteriormente para a agulha de tricô direita, faça 3 pontos altos duplos e remova novamente a laçada puxada (o fio de trabalho deve estar sempre atrás do trabalho).
- Seguindo o padrão, complete uma carreira e vire o tecido.
- Na próxima carreira, remova o ponto de borda novamente, faça 2 RP e transfira a laçada superior estendida para a agulha de tricô direita, vire-a (para que não torça) e retorne-a para a agulha de tricô esquerda.
- Tricotar 2 pontos juntos, depois colocar 3 pontos LP depois deles e, então, tricotar o próximo ponto junto com o ponto deslizado.
- Tricotar o padrão até o final da carreira, vire o tecido e comece a próxima carreira tricotando juntos os primeiros 2 LP e, depois, puxe novamente a laçada da carreira de baixo.
- Proceda de maneira semelhante para tricotar o tecido até o volume desejado.
Para vestido e suéter
Malha elástica vazada (os padrões do produto consistem em alças frontais e traseiras alternadas, bem como laçadas) para um vestido leve ou suéter, decorado com pequenos orifícios, tricotado com fio de lã de espessura média. Por exemplo, Azize Lana Gold com 51% de acrílico adicionado.
O produto de malha é bastante elástico e estica bem, mas ao mesmo tempo é muito leve, o que permite que seja usado também para tricotar coisas para crianças pequenas. Você pode usar agulhas de tricô um pouco mais grossas do que as recomendadas pelo fabricante da linha.
O rapport consiste em 6 laçadas em 4 carreiras, e o tricô começa com uma carreira de montagem, com o número total de laçadas divisível por 6 (+ 2 para a borda).
Repetição do padrão (abreviações usadas: LP - laçada frontal, WP - laçada traseira):
1ª fila | 1 PI e laçada + 2 laçadas levantadas de cima e tricotadas atrás das paredes da frente (inclinadas para a direita) + 2 LP e 1 PI |
2ª rodada | 1 LP + 4 IP + 1 LP |
3ª fila | 1 PI e 2 LP + 2 laçadas, viradas e tricotadas atrás das paredes traseiras (com inclinação para a esquerda) + laçada e 1 PI |
4º círculo | Tricotar da mesma forma que a 2ª carreira |
Ao trabalhar em um vestido ou suéter, o padrão precisará ser repetido, tricotando sempre os padrões das carreiras 1 a 4.
Diagrama de padrão:
Lenda:
![]() | Uma laçada frontal na primeira fileira ou uma laçada traseira na última fileira. |
![]() | Ponto tricô na carreira da frente ou ponto frontal na carreira de trás. |
![]() | 2 laçadas tricotadas juntas através das paredes frontais |
![]() | 2 laçadas tricotadas juntas através das paredes traseiras. Antes disso, um deles deve ser virado. |
![]() | Laçada |
"Anéis"
O elástico vazado “Rings” pode ser usado para decorar punhos ou como tecido principal. Fica mais vantajoso quando se usa fio de lã grosso. Você também pode tricotar com 2 fios.
A repetição do padrão consiste em 4 laçadas em 4 carreiras, e o trabalho começa com uma carreira de montagem composta por um número de laçadas que é múltiplo de 4 (+3). Abreviações usadas: LP - front loop, WP - back loop.
Ao fazer um desenho, você precisa:
- Após remover a laçada da borda do início da 1ª carreira, faça o seguinte rapport nela: 2 PI + 1 LP, laçada (longe de você) e 1 LP. Precisa ser finalizado com 3 IP.
- Após remover a laçada da borda na 2ª carreira, primeiro tricote 2 LP e depois faça um rapport repetido - 3 IP + fio + 2 LP. Termina com um ponto meia.
- 3ª carreira - borda e rapport removidos - 2 IP e 3 LP. O primeiro deles precisará ser jogado sobre os próximos 2 e puxado através deles. O rapport é tricotado de 6 a 8 vezes, e o círculo é finalizado com 3 IP (um deles será a borda).
- 4ª carreira - removi a borda e 2 LP, depois o rapport - 2 LP e 2 IP.
- Em seguida, continue trabalhando no produto repetindo o padrão do 1º ao 4º círculo.
O elástico "Rings" pode ser usado para tricotar meias, gorros e cachecóis. Ao mesmo tempo, para criar produtos quentes, recomenda-se o uso de fios com adição de lã angorá.
Após o tratamento térmico, o fio ficará um pouco mais fofo e cobrirá pequenos buracos, permitindo que o produto retenha bem o calor do corpo e o proteja de forma confiável do vento frio e da geada.
Para um laço
Uma versão incomum de elástico vazado pode ser usada ao tricotar um cachecol, chapéu ou gorro. Ele mantém bem sua forma, é menos elástico e é tricotado com fio de lã (100% ou com adição de elastina ou náilon).
Recomenda-se trabalhar com agulhas de tricô 1,5-2 tamanhos menores. A repetição do padrão tem 5 laçadas e 2 carreiras, e a carreira inicial de montagem deve ser um múltiplo de 5 (+ 3). As abreviações usadas são: LP - front loop, WP - back loop.
Ao trabalhar em um desenho você deve:
- Após remover o ponto de borda na 1ª carreira, tricotar 1 PI + 1 LP, cruzados atrás da parede traseira e 1 PI.
- Os próximos 2 laços são trocados, para os quais o primeiro deles deve ser transferido sem tricô para uma agulha de tricô adicional, o segundo laço deve ser feito e então o primeiro laço deve ser devolvido e tricotado junto pelas paredes frontais como laços frontais.
- O padrão é completado até o final da carreira (o último será o IP).
- Na 2ª carreira, a laçada da borda é removida, após o que 1 LP é feito e uma laçada não tricotada é transferida para uma agulha de tricô adicional (atrás do trabalho).
- Em seguida, o rapport continua com 1 PI, após o qual o laço removido anteriormente é devolvido à agulha de tricô esquerda e tricotado em tricô + 1 LP e 1 PI cruzado. Completa a carreira do lado esquerdo.
- Em seguida, o tecido é tricotado no comprimento desejado, alternando os pontos das carreiras 1 e 2.
De tranças
O elástico vazado feito de tranças é uma versão original e incomum de um padrão que permite criar um desenho com bordas irregulares, usado tanto para criar tiras quanto para criar uma tela independente.
O padrão tem 7 laçadas e 4 carreiras. O tricô é feito em carreiras viradas. As abreviações usadas são: LP - front loop, WP - back loop.
Para trabalhar, você precisa completar uma linha definida com um número de voltas divisível por 7 (+ 6) e então:
- Após remover a laçada da borda na 1ª carreira, faça o seguinte padrão: 4 LP + laçada + 2 laçadas, remova como se fosse tricotar + 1 LP, coloque as laçadas removidas sobre ele + laçada. É repetido 5-7 vezes. Termine a carreira 4 LP.
- A 2ª carreira é feita em ponto meia (somente ponto meia).
- Na 3ª carreira, primeiro remova a laçada da borda e tricote um padrão repetido - 2 laçadas, remova como em uma agulha de tricô adicional (antes do trabalho), 2 LP + 2, retornados da agulha de tricô adicional, tricotados, laçadas + laçada.
- Passe os próximos 2 pontos como se fossem pontos meia + 1 LP, passe os pontos não tricotados por cima e faça uma laçada.
- O rapport é tricotado de 5 a 7 vezes, após o que, para completar a carreira, 2 laçadas devem ser transferidas para uma agulha de tricô adicional (antes do trabalho) e 2 LP e 2 LP tricotados da agulha de tricô adicional devem ser realizados.
- A 4ª carreira é trabalhada somente com ponto tricô.
- O trabalho posterior no padrão é realizado com repetição constante do padrão das carreiras 1 a 4.
Ao fazer esse padrão em círculo, você precisa:
- Monte pontos nas agulhas de tricô em uma quantidade divisível por 7 e feche o círculo. Comece a trabalhar no padrão colocando:
- Na 1ª carreira, o rapport é 4 LP + laçada + 2 laçadas, deslizar como se fosse tricotar + 2 LP, jogar as laçadas deslizadas por cima delas e fazer uma laçada.
- 2ª carreira - tricotar em ponto meia (apenas a laçada da frente).
- A 3ª carreira é feita de acordo com o padrão - 2 laçadas removidas para uma agulha de tricô adicional (antes do trabalho) + 2 LP + 2 laçadas tricotadas juntas a partir da agulha de tricô adicional + laçada + 2 laçadas removidas como no tricô + 1 LP com as laçadas removidas jogadas sobre ela + laçada.
- A 4ª rodada é feita apenas com a superfície frontal.
- Posteriormente, o trabalho consiste em repetir os padrões da 1ª à 4ª carreira.
3D
Uma variação elegante e estilosa de elásticos vazados pode ser feita em formato 3D. Uma técnica nova e exclusiva envolve a combinação de um padrão vazado com elementos de elástico simples e é adequada para tricotar suéteres femininos elegantes e modernos para a primavera e o verão, bem como xales.
Também pode ser combinado com carreiras feitas em ponto frente e atrás. Você pode usar qualquer fio e agulhas de tricô circulares para este trabalho. A repetição do padrão consiste em 4 laçadas e 11 carreiras.
Ao executá-lo, você deve (abreviações usadas: LP - front loop, IP - back loop):
- Monte uma carreira de pontos com as agulhas de tricô, vermelho 4 (+1) e feche o tricô em círculo.
- Na 1ª e 2ª carreiras, primeiro faça 1 PI e depois o rapport - 2 LP e 2 PI. Ambas as carreiras terminam com uma laçada em meia.
- Para formar um padrão vazado, coloque o seguinte padrão na 3ª carreira: 2 LP tricotados juntos + 2 laçadas + 2 LP tricotados juntos com uma inclinação para a esquerda. Para fazer uma inclinação, 1 laçada deve ser transferida para uma agulha de tricô adicional como uma laçada frontal, uma nova laçada deve ser feita na carreira e puxada através da laçada removida.
- Na 4ª carreira coloque um elástico 2*2 (2 LP + 2 IP).
- na 5ª carreira, coloque 1 LP e 2 IP, e então faça um cruzamento das alças da frente, para o qual a primeira LP é removida para uma agulha de tricô adicional (antes do trabalho), a segunda é tricotada como uma da frente, e depois dela, a LP é colocada, retornada da agulha de tricô adicional.
- Na 6ª carreira, trabalha-se um elástico 2*2.
- A 7ª carreira deve ser iniciada com uma laçada e, então, continuar tricotando o rapport - 2 laçadas tricotadas juntas com uma inclinação para a esquerda, 2 LPs tricotadas juntas e 2 laçadas.
- Na 8ª carreira, é colocado um elástico 2*2, e a 9ª carreira começa com a 9ª, primeiro é colocado 1 IP, e depois é colocado o rapport - 2 LP cruzados e 2 IP.
- nas carreiras 10 e 11 é utilizado o padrão elástico 2 LP + 2 IP.
- O trabalho subsequente no produto continua com o tricô alternado do padrão da 1ª à 11ª carreiras.
Com loops descartados
O tricô elástico vazado (os padrões do produto podem variar dependendo do tipo de padrão e incluir elementos adicionais) com alças caídas é usado para criar itens espetaculares para mulheres e crianças na primavera (blusas, vestidos, cardigans).
Fios acrílicos são adequados para esse tipo de tricô, por exemplo, Diva Azize (com 100% de microfibra e acrílico) ou Superlana Midi Alize (com 75% de acrílico e 25% de lã). É melhor usar agulhas de tricô bem grossas para o trabalho.
Esquema de trabalho:
A repetição do padrão consiste em 8 laçadas e 16 carreiras (abreviações usadas: LP - laçada frontal, WP - laçada traseira).
Ao fazer um desenho, você precisa:
- Usando agulhas de tricô, monte uma carreira de pontos divisíveis por 8 (+ 2 extras para virar carreiras) e faça o seguinte:
- 1ª carreira com o seguinte padrão: 2 LP + 2 IP + 1 LP e laçada + 1 LP e 2 IP. Deve ser finalizado com laçadas faciais.
- Ao realizar as 2ª e 10ª carreiras, utiliza-se o padrão indicado no diagrama, enquanto todas as laçadas tricotadas nelas das carreiras anteriores são realizadas com laçadas em meia.
- Da 3ª à 7ª carreira, tricote o elástico conforme o molde.
- A 8ª carreira começa com 2 PI, e em círculo tricota-se de 5 a 7 vezes o rapport - 2 LP + 1 PI, abaixa-se as laçadas até a laçada e faz-se 1 PI, 2 LP e 2 PI.
- Rapport da 9ª carreira: 1 LP + laçada + 1 LP + 2 IP + 2 LP + 2 IP. Você precisa repetir isso ao longo de toda a carreira (5 a 7 vezes) e finalizar com 2 laçadas frontais e uma laçada localizada entre elas (1 LP + laçada + 1 LP).
- A carreira 16 começa com 1 ponto alto duplo, a próxima laçada precisa ser passada para o fio e tricotar mais 1 ponto alto duplo, depois disso você precisa prosseguir para executar o padrão de rapport - 2 pontos altos duplos + 2 pontos altos duplos + 1 ponto alto duplo, passe a próxima laçada para o fio e faça 1 ponto alto duplo. O rapport deve ser tricotado até o final da carreira de trabalho.
- Ao tricotar o tecido ainda mais, o padrão é repetido da 1ª à 16ª carreira até que o produto atinja o tamanho desejado.
Você pode tricotar um suéter ou vestido leve com elástico vazado usando um padrão com um rapport de 8 laçadas (+6 e 2).
Diagrama de padrão com fileiras da frente:
Ao tricotar carreiras em meia, um padrão também é usado e:
- Começa de acordo com o padrão indicado no diagrama pela letra A, para o qual da 1ª à 8ª carreira (seção A-B no diagrama) ao tricotar o tecido você deve usar um padrão simples 3*3 (3 laçadas frontais e 3 traseiras).
- A partir da 9ª carreira, você pode começar a tricotar um padrão vazado com laçadas caídas de acordo com o padrão indicado no diagrama pela letra B. Ele é tricotado até a 20ª carreira.
- A partir da 21ª carreira, ao tricotar o tecido, você precisará repetir o padrão da 1ª à 20ª carreiras.
Dicas e truques
O elástico vazado é um padrão bastante simples de fazer em tricô, que os especialistas recomendam:
- Utilize somente fios de alta qualidade, selecionando-os de acordo com o tipo de produto. Para peças de malha quentes – gorros, cachecóis e meias – recomenda-se usar fio de lã grosso com adição de fibra sintética.
Também é desejável que os fios contenham angorá, o que permitirá que eles fiquem um pouco mais fofos após o tratamento térmico e cubram os buracos dos fios passados.
É melhor tricotar esses itens em agulhas de tricô de tamanho menor do que o recomendado pelo fabricante, o que deixará o padrão mais volumoso e em relevo.
- Para peças de verão, você pode usar tanto fios finos de lã quanto fios de algodão. Neste caso, é melhor usar agulhas de tricô grossas para tricotar.
- Tricotar um elástico vazado em agulhas de tricô retas ou circulares, sendo que para usar estas últimas não será necessário acrescentar 2 laçadas ao conjunto total para formar a orla. Neste caso, apenas uma laçada é adicionada à quantidade recomendada para conectar o tricô em um círculo.
- Se você não tem experiência suficiente, use versões mais simples do padrão para tricotar, lendo atentamente os diagramas e certificando-se de verificar o rapport que está sendo executado. Mais tarde você pode tentar fazer versões mais complexas do elástico vazado.

- Ao tricotar em redondo, certifique-se de usar um marcador para marcar o início e o fim de cada carreira. Também será necessário nos casos em que você precisa deixar o tricô de lado urgentemente, sem tricotar toda a carreira de trabalho.
- Compre um caderno ou uma apostila onde você encontrará todos os padrões usados no tricô, cálculos, pontos feitos, aumentos e diminuições adicionais. Também é necessário colar nele as etiquetas retiradas do novelo de linha.
O elástico vazado é um padrão bonito, volumoso e elegante usado tanto para tricotar o tecido principal quanto para criar punhos e alças.
Realizado com agulhas de tricô segundo um padrão composto por laçadas da frente, laçadas de trás e laçadas, consiste na utilização de lã (qualquer densidade), fios acrílicos ou de algodão e agulhas de tricô selecionadas em função do tipo de fio e do tipo de produto desejado.
Vídeo sobre tricô
Elástico vazado com agulhas de tricô: