As luvas são uma peça clássica de vestuário confortável no inverno que aquecem as mãos e protegem a pele dos efeitos nocivos da geada e do vento. As luvas tricotadas com suas próprias mãos serão agradavelmente diferentes das compradas em lojas em sua aparência original e máxima praticidade, já que são tricotadas de acordo com medidas precisas tomadas com antecedência.
Como padrão para decoração, você pode escolher opções interessantes de flocos de neve, bonecos de neve, veados de Ano Novo ou enfeites multicoloridos coloridos. Este design original adicionará uma atmosfera festiva ao par de peças de tricô.
O padrão escolhido poderá ser posteriormente implementado em outras peças de malha: um cachecol, um gorro, um suéter ou meias caseiras.
Enfeite para luvas de tricô. Esquema de caça aos veados de Ano Novo
O padrão com cervo de Ano Novo é uma boa escolha não apenas para luvas, mas também para tricotar um conjunto completo de itens semelhantes.
Esquema com descrição
Para fazer luvas você precisa preparar:
- fio branco – 100 g (semi-lã com adição de acrílico);
- fio azul ou bordô – de 50 a 80 g.
Agulhas de tricô - circulares e meia. Densidade de tricô: 16 pts x 18 carreiras. Deve ter 10x10 cm. Técnicas de tricô: laçadas em uma, um elástico, superfície frontal com 2 fios.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Monte 36 pontos na agulha de tricô. Depois disso, distribua-os em 4 agulhas de tricô de modo que fiquem 9 em cada uma.
- Tricotar um elástico, tricotar as partes da frente e de trás a 10 cm de altura. Tricotar 2 carreiras de pontos. cap. (ponto meia).

- Usando o diagrama acima, comece a tricotar o padrão. Utilizando agulhas de tricô 1 e 2, 2 laçadas do padrão (A) – carreira 9.
- Usando agulhas 3 e 4, tricote 18 pontos do padrão (C).
- Nas relações B, C tricote de 1 a 24 carreiras.
- Quando restarem 4 laçadas antes do final da carreira, adicione mais uma.
- Depois disso, tricote mais 2 laçadas, adicione 1 e tricote de acordo com o padrão indicado.
- Repita a ação em cada 2ª carreira 5 vezes.
- Depois que os aumentos necessários forem concluídos, a próxima carreira deve ser tricotada sem usar a técnica de aumento.
- Para a próxima carreira, adicione mais 2 pontos. Repita os passos até que a altura atinja 16 cm.
- Tricotar 1 ponto de acordo com o padrão usando agulhas 1 e 3, tricotar mais 2 pontos juntos.
- No final, junte 2 laçadas nas agulhas 2 e 4.
- Repita os passos até restar apenas 1 laçada nas agulhas de tricô.
- Corte a linha, puxe-a pelas alças finais e aperte.
- O próximo passo é tricotar o dedo. Você precisa colocar 6 laçadas em um alfinete e continuar tricotando.
- Transfira todas as laçadas do pino para a agulha de tricô. É importante distribuir todas as alças livres entre 4 agulhas de tricô em lados diferentes. Em cada lado você precisa adicionar 4 novas laçadas para obter um número igual em todas as agulhas de tricô.
- Usando a técnica do ponto meia, continue tricotando o dedo até o meio da unha.
- Em seguida, use a técnica de diminuição.
- Quando restarem 4 laçadas nas agulhas de tricô, você precisa cortar o fio, puxar a ponta dele pelas laçadas restantes, juntá-las e prender.
A luva está pronta. Só resta repetir os mesmos passos simetricamente para a outra luva.
Dicas e nuances
Regras básicas de tricô que se adaptam a diferentes padrões de tricô:
- O processo de tricô deve começar com os elásticos. O próximo passo é tricotar a parte da frente da luva.

- As laterais devem ser desenhadas em forma de listras.
- Durante todo o processo de trabalho, é necessário controlar cuidadosamente o comprimento dos broches. Se forem muito longos, o produto final pode estragar devido ao efeito “peneira”.
- Depois de criar o “corpo da luva”, você pode começar a tricotar o polegar.
- O processo de tricotar luvas pode ser realizado utilizando diferentes ferramentas. Podem ser 2 agulhas de tricô, uma agulha de crochê ou um conjunto completo de agulhas de tricô.
- Para fazer um produto sem costura, você precisa usar 5 agulhas de tricô.
As etapas de acabamento são a confecção de cadarços e a adição de tricô decorativo ao longo das bordas do produto final.
Padrão em um círculo - em um círculo
Enfeite para luvas tricotadas com agulhas de tricô - os padrões circulares são considerados um dos mais populares. Padrões semelhantes podem ser encontrados em grandes quantidades na Internet.
Abaixo descreveremos uma das variações mais comuns dessa técnica.
Risada com descrição
O padrão de tricô para tal padrão em luvas, para uma execução precisa e de alta qualidade, deve ter uma descrição detalhada.
Diagrama de dedos:
Para fazer itens usando essa técnica, você precisará de fios de lã (100% lã), rotulados como “Derevenka” ou “Fio de Troitsk”. Podem ser utilizadas agulhas e alfinetes circulares e de ponta dupla.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Junte 52 pontos. Tricotá-los em círculo para obter 40 carreiras. com um elástico 2x2.
- Quando chegar à última carreira, adicione mais 2 pontos.
- Continue nesse padrão até que a altura atinja o início do polegar.
- O dedo deve começar na 10ª carreira. Nas laterais, você precisa adicionar laços adicionais aos 2 laços do meio. Para cada segunda carreira, 3 vezes, para cada terceira carreira, mais 3 vezes, para cada segunda carreira, mais 4 vezes.
- Depois que 20 laçadas forem coletadas na agulha de tricô com a qual o dedo é tricotado, elas devem ser transferidas para um alfinete, adicionar mais 2 laçadas por cima e continuar tricotando de acordo com um padrão separado para o dedo.
- Quando faltar 1 cm para o final do dedo, você precisará tricotar as 2 últimas carreiras. O primeiro deve consistir em 1 face juntamente com 2 faces. A segunda é tricotar 2 pontos antes do final da carreira.
O último passo é cortar o fio, juntar todas as laçadas restantes e prendê-las.
Dicas e nuances
Você pode usar fios de qualquer cor. No entanto, é melhor que seja 100% lã. Quanto às ferramentas, é recomendável escolhê-las de acordo com suas habilidades e conforto durante o trabalho.
Padrão de floco de neve
Enfeite para luvas de tricô - padrões de vários flocos de neve podem ser chamados de clássicos por pertencerem ao período de inverno.
Inúmeras variações desses padrões podem ser encontradas em qualquer livro de referência especializado. Abaixo está um exemplo de luvas de tricô com um floco de neve norueguês.
Esquema com descrição
O padrão de tricô para o padrão “Floco de Neve” é bastante simples, por isso pode não ter uma descrição detalhada do processo. Para o trabalho, você precisará de fio bege (ou branco) – até 50 g, e fio marrom (ou bordô) – até 30 g.

Recomenda-se escolher consumíveis marcados como “Angora”. Agulhas de tricô - meia, circular.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Monte 50 pontos de fio branco em 1 agulha de tricô. Tricotar 4 carreiras com um elástico. Próxima 1 carreira com fio marrom, as próximas 2 com bege, 1 marrom, 2 bege, 1 marrom, 5 bege.
- Quando o tricô canelado atingir 5 cm de altura, você precisará mudar para a técnica da superfície frontal. Nesta etapa, inicia-se a criação do enfeite.
- Na carreira 20 você precisa deixar um buraco para o seu polegar. Tricotar 2 laçadas da 3ª agulha e depois adicionar 8 laçadas do fio auxiliar. Transfira as laçadas adicionadas para a 3ª agulha de tricô, rasgue a ponta do fio e continue tricotando em redondo.

- A partir da carreira 44, use a técnica de diminuição. Nas agulhas 1 e 3, tricote as 2 primeiras laçadas juntas. através das paredes traseiras. Usando as agulhas 2 e 4, tricote as 2 últimas laçadas juntas. através das paredes frontais (todas as ações são realizadas estritamente de acordo com o padrão).
- Quando o enfeite estiver pronto, você precisa diminuir as laçadas usando linha bege. Repita isso até que as agulhas estejam livres de todas as laçadas, exceto 1 (em cada). Quebre o fio, puxe-o por todas as laçadas livres e junte-as.
- A última etapa é fazer o dedo. Primeiro você precisa quebrar a rosca auxiliar.
- Monte as alças da carreira de baixo em 1 agulha de tricô. Da borda lateral do buraco do dedo adicione 1 p.
- Monte as laçadas da carreira de cima na próxima agulha de tricô e adicione mais 1 p da outra borda do buraco.

- Divida todos os pontos entre 4 agulhas. Tricotar em redondo.
- Ao chegar ao meio da unha, distribua as alças livres em 2 agulhas de tricô e repita a técnica de diminuição usada ao tricotar a parte superior da luva. A outra luva é tricotada simetricamente.
Dicas e nuances
As principais técnicas que serão utilizadas ao tricotar luvas com padrão de floco de neve:
- Faixa elástica 1x1.
- Ponto frontal.
O elástico 1x1 é tricotado alternadamente com 1 ponto meia e 1 ponto meia. Ponto frontal - laçadas frontais juntas com carreiras da frente, laçadas originais juntas com carreiras originais.
Padrão de trança
A trança é um padrão clássico para tricotar luvas com fios e agulhas de tricô. Abaixo está um diagrama de fabricação por tamanho – ML, SM.
Esquema com descrição
Esquema:
Para trabalhar você precisa preparar:
- fio – 100 gramas (deve ser composto por 35% de alpaca, 65% de lã, cinza);
- fio branco – 50 gramas (com as mesmas características);
- marcadores.
Ferramenta de trabalho: agulhas de tricô de ponta dupla nº 4, 3.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Usando a agulha de tricô nº 3, monte 40 pontos de fio cinza. Tricotar 1 carreira da superfície frontal em círculo.

- Mude para elástico 2L-2I.
- Tendo atingido 7 cm de altura, a partir da próxima carreira, comece a distribuir as laçadas - (5l., 2 laçadas em 1 linha) x3, (2 laçadas em 1 linha, 2l.) x3, 2 e, 3 linhas. Total: 34 voltas.
- As etapas subsequentes do tricô serão realizadas usando a agulha de tricô nº 4. Próxima carreira *2 laçadas em 1 linha, 1 n* - no espaço entre * e * tricotar em toda a carreira.
- Depois disso – 18 laçadas na correntinha da frente, 13 laçadas de acordo com o padrão da trança, 3 laçadas na correntinha da frente.
- As ações são repetidas até que a altura atinja 14 cm. Em seguida, você precisa adicionar 1 laçada em ambos os lados de 1 laçada em uma fileira (para o dedo).
- A técnica de aumento é repetida ao longo da carreira até 5 vezes. Como resultado, você deve obter 46 loops.

- Transfira as alças dos dedos (não mais que 13) para um suporte especial ou outra agulha de tricô.
- Continue tricotando em círculo. Ao mesmo tempo, você precisa montar mais 1 laçada atrás do dedo na próxima carreira. No total, 34 loops devem ser usados.
- Tendo atingido o comprimento de 28 cm, após a 16ª laçada é necessário colocar o primeiro marcador (M). Por 17 p. defina o segundo M.
- Diminua 1 ponto de cada lado do primeiro marcador. Repita a carreira três vezes. Depois disso, repita 3 vezes em cada carreira subsequente. Devem sobrar 10 pontos.
- Em seguida, você precisa cortar o fio, puxá-lo pelas laçadas restantes, apertá-lo, levá-lo para o lado avesso e prendê-lo.
- O próximo passo é tricotar o dedo. Primeiro, você precisa transferir as alças reservadas para a agulha de tricô nº 4. É importante adicionar mais 4 pontos que ficam atrás do dedo. Não deve haver mais de 16 loops.

- Tricotar 5 cm em ponto baixo em círculo.
- Depois disso, tricote 1 carreira a partir de 2 novas laçadas.
- Diminua na próxima carreira para deixar 4 pontos.
- Corte o fio, passe-o por todas as laçadas livres, retire, leve para o avesso e arremate.
A última etapa é fazer os cadarços. Para isso você precisará de fio branco. A renda pode ser feita fina com 1 fio ou tricotada com agulhas de tricô. Em seguida, ele precisa ser puxado através dos furos no tecido principal das luvas. Prenda pompons feitos de tecido com lã ou penugem dentro nas pontas do cordão.
Dicas e nuances
Densidade de tricô: na superfície frontal usando agulhas de tricô nº 4, 19 laçadas a cada 25 carreiras. Igual a 10x10 cm.

As principais técnicas utilizadas na produção são:
- Diminua em 3 pontos. antes do marcador, você precisa tricotar 2 laçadas em 1 linha. Depois disso, a partir de 2 laçadas, entre as quais há um marcador (M), tricotar 1l. Passe 1 ponto deslizado em tricô e passe pelo ponto deslizado.
- Aumento - faça 1 ponto, que será tricotado como um ponto frontal cruzado na próxima carreira. Isso é necessário para se livrar dos buracos.
As técnicas são combinadas entre si e alternadas ao longo do processo de tricô.
Padrão jacquard
Um enfeite para luvas de tricô, cujos padrões ajudarão os iniciantes, é uma boa alternativa às técnicas usuais de tricô de “spikelet”, “mosaic” ou “brioche”.
Os padrões jacquard são um grupo separado no tricô. Dentre todas as opções possíveis, podemos destacar aquelas que são mais indicadas para a confecção de luvas. Um deles será apresentado a seguir.
Esquema com descrição
Para trabalhar, você precisa preparar agulhas de meia - nº 3, 4, 5, fio marcado “Novita 7” - branco e vermelho, 50 g cada.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Monte 36 laçadas de linha vermelha nas agulhas 3 e 5.
- Distribua os pontos uniformemente entre as 4 agulhas de tricô.
- Tricotar em círculo com um elástico 1x1 até atingir 10 cm de altura.
- Tricotar a próxima carreira com pontos meia de linha vermelha.
- Adicione 1 agulha – 2 laçadas, 2 – 1 p, 3 agulhas – 2 laçadas, 4 agulhas – 1 p. Como resultado, você deve obter 42 loops.
- Troque para 4 agulhas de tricô e comece a tricotar em ponto meia. O padrão é tricotado de acordo com o padrão acima, começando pela carreira 1.
- Quando chegar à linha 11, deixe um buraco para o seu polegar. Para fazer isso, você precisa tricotar as alças 2 e 1 das agulhas de acordo com o padrão. Tricotar as 2 primeiras laçadas na 3ª agulha.
- Depois disso, tricote as próximas 9 laçadas juntas com um fio adicional. Transfira os pontos para a agulha de tricô direita e continue tricotando em círculo até completar a carreira 33.
- A partir da carreira 34, você precisa começar a tricotar a ponta da luva. Para isso, utiliza-se a técnica de redução. Corte o fio, puxe as laçadas soltas junto com a ponta e prenda.

- A próxima etapa é começar a tricotar o polegar. Primeiro, você precisa remover o fio extra que foi colocado na carreira 11.
- As laçadas da fenda precisam ser colocadas nas agulhas de tricô. Monte mais 2 laçadas em cada lado. Deve haver 22 loops no total.
- Distribua todas as laçadas entre 3 agulhas de tricô. Tricotar em círculo usando a técnica do ponto meia. É importante alternar 1 laçada com fio vermelho e a outra com fio branco.
- Em cada nova carreira, desloque o padrão em 1 laçada.
- Quando atingir 6 cm de altura, tricote 2 pontos juntos na ponta das agulhas.
- Repita as diminuições até que o número de laçadas nas agulhas de tricô diminua para 8. Só resta cortar o fio e juntar todas as laçadas soltas com a ponta dele.
Dicas e nuances
Para tricotar luvas, você precisa usar técnicas diferentes.

Os principais são os seguintes:
- para elástico 1x1 – tricotar alternadamente 1 ponto meia e 1 ponto frente;
- para elástico 2x2 – tricote 2 pontos tricô e 2 pontos frente alternadamente;
- para a superfície frontal - use alças frontais.
O padrão é tricotado estritamente de acordo com o diagrama apresentado acima.
Padrão de duas cores
Acima foram apresentados enfeites para luvas de tricô, padrões que são bem fáceis de repetir sem muita experiência prática. Padrões de duas cores são geralmente difíceis para iniciantes.
Várias opções para fazer esses enfeites podem ser encontradas na Internet ou em livros de referência sobre tricô. Esta variante se parece com escamas, com pratos dispostos em um padrão xadrez.

O padrão mais simples de um enfeite de duas cores, destinado especificamente para luvas de tricô, será descrito a seguir.
Esquema com descrição
Para tricotar essas luvas, você precisará de fio marcado como “Novita 7” – 50 gramas de azul, 100 gramas de branco. Será mais conveniente trabalhar com agulhas de tricô de ponta dupla nº 3 e nº 3, 5.
Instruções de tricô passo a passo para o padrão
Procedimento:
- Monte 48 pontos de linha branca na 3ª agulha de tricô.
- Distribua todas as laçadas entre 4 agulhas de tricô.
- Alterne carreiras entre as agulhas 1 e 4.

- Começa o tricô com elástico circular. É importante alternar as listras coloridas - 6 listras brancas, 2 fileiras azuis, 2 fileiras brancas, 2 listras azuis, repetir todas as fileiras novamente. Adicione 5 carreiras brancas.
- Pegue as agulhas de tricô 3, 5. Adicione linha azul ao trabalho. Continue tricotando o padrão principal. Neste caso, você precisa começar na primeira linha do diagrama, repetindo 6 voltas do rapport 8 vezes.
- Repita de 1 a 10 carreiras. Tricotá-los 2 vezes. Tricotar de 1 a 6 carreiras. Na 7ª carreira, deixe uma abertura para o polegar. Para fazer isso, você precisa pegar as laçadas da primeira agulha de tricô e tricotar 4 laçadas da segunda agulha de tricô.

Tricotar mais 8 pontos com um fio novo que será de uma cor diferente da base. Transfira 8 laçadas para a agulha de tricô esquerda, tricote-as com linha branca e continue tricotando o padrão.
- Continue tricotando o padrão principal em redondo. Depois que todas as carreiras de 1 a 10 tiverem sido tricotadas 7 vezes, você precisa tricotar 1 carreira do padrão.
- A altura média da palmeira deve ser próxima a 15 cm. Depois disso, você precisa passar para a técnica de diminuição.
- No início das agulhas 3 e 1, você precisa tricotar 2 laçadas juntas usando a laçada da frente. No final das agulhas 4 e 3, tricote mais 2 laçadas juntas.

- Continue diminuindo várias vezes. Pare quando restarem 4 laçadas nas agulhas.
Corte o restante da linha, junte as laçadas soltas e prenda a ponta da linha. A luva correta deve ser tricotada simetricamente, no entanto, há um ponto importante. Recomenda-se tricotar a casa do polegar usando a agulha 3.
Dicas e nuances
Ao tricotar luvas bicolores, é importante considerar vários pontos:
- Tricô com ponto canelado - 1 ponto meia - 2 pontos frontais - 1 ponto meia.
- Densidade de tricô – 24 laçadas do padrão principal usando agulhas 3 e 5 = 10 cm.
- O padrão principal é tricotar estritamente de acordo com o diagrama apresentado.
Antes de calçar as luvas prontas, é recomendável passá-las no vapor. Os padrões e designs de luvas apresentados no artigo podem ser tricotados com outras agulhas de tricô.
Tudo depende da conveniência pessoal do tricotador em usar as ferramentas. É recomendável praticar o trabalho com diferentes tipos de agulhas de tricô com antecedência para, no final, escolher as mais adequadas para você.
Vídeo sobre luvas de tricô
Enfeite para luvas de tricô: