Recomenda-se criar desenhos de outono usando um lápis. Sabendo que, se necessário, é possível ajustar a paisagem resultante Com a ajuda de uma borracha, as crianças ficarão mais relaxadas durante o processo criativo. Essas atividades ajudam a desenvolver a imaginação, o relaxamento psicológico da criança e também melhoram suas habilidades motoras finas.
Ideias de desenho a lápis com tema de outono para crianças de 3 a 4 e 5 a 6 anos
Desenhos de outono (uma criança pode aprender a usar um lápis a partir dos 3-4 anos) para cópia devem ser selecionados levando em consideração as características etárias das crianças, suas habilidades e interesses.
Idade das crianças | Ideias para desenhos a lápis com tema de outono |
3-4 anos | Aos 3-4 anos, as crianças se interessarão por desenhar:
A criança, tendo-os examinado detalhadamente e sentido o relevo da superfície, será capaz de completar a tarefa definida pelo adulto em 10-15 minutos:
Para fazer com que a floresta desenhada a lápis pareça outono, recomenda-se que as crianças pintem o desenho depois de criar o contorno:
|
5-6 anos | Recomenda-se ensinar crianças mais velhas a desenhar:
Uma das opções para esse tipo de imagem poderia ser um desenho de um rio, um prado e árvores:
Para enfatizar que o objeto retratado se relaciona com o tema do outono, recomenda-se desenhar uma folha caída em seu topo e, após criar os esboços, colorir a imagem:
|
Master class de cópia para crianças em idade escolar: paisagem de outono fácil com um lápis passo a passo
Os desenhos a lápis de outono devem ser retratados em etapas, desenhando cuidadosamente não apenas os objetos principais, mas também o fundo e o primeiro plano.
Primeiro plano
Para determinar quais objetos desenhar em primeiro plano e quais em segundo plano, é necessário determinar a linha do horizonte no plano de trabalho. Para fazer isso, você deve desenhar uma linha horizontal passando aproximadamente pelo meio da folha. Tudo o que for desenhado abaixo desta linha estará em primeiro plano, e tudo o que for desenhado acima estará em segundo plano.
Uma cerca pode ser representada na frente:
- A partir da borda inferior da folha de papel utilizada, desenhe linhas verticais a uma distância de 3-4 cm uma da outra.
- Conecte os pontos extremos das verticais com triângulos.
Fundo
No fundo você pode desenhar um rio ou o contorno de árvores. Se a criança escolher a segunda opção, um desenho esquemático de ziguezagues localizados acima da linha do horizonte a uma distância de 3 cm um do outro será suficiente.
Se um jovem artista decidir desenhar um rio, ele deverá usar o algoritmo abaixo:
- Da linha do horizonte para cima, desenhe uma linha ondulada com raras curvas suaves.
- Dê um passo para trás 2-3 cm para a direita a partir do ponto inicial e desenhe outra linha ondulada, direcionando-a na mesma direção da primeira. Quanto mais próximo do limite superior do plano de trabalho, menor deve ser a distância entre as linhas.
Árvore
Para desenhar uma árvore, uma criança precisa:
- A partir do limite do plano de trabalho ou linha do horizonte, desenhe duas linhas paralelas para cima. A distância entre eles deve ser de pelo menos 4 cm.
- Ajuste o tronco da árvore adicionando pequenas curvas suaves em diferentes direções às linhas. As curvas não devem ser muito frequentes para que o tronco da árvore pareça realista.
Filiais principais
Para desenhar os ramos principais você deve:
- Ao longo de todo o comprimento do tronco, desenhe linhas suavemente curvas direcionadas para o canto superior direito (ao desenhar galhos no lado direito) e para o canto superior esquerdo (ao desenhar galhos no lado esquerdo do tronco).
- Nos pontos extremos, as linhas devem ser conectadas com um semicírculo suavemente curvo ou reunidas em um ponto, criando assim um ângulo agudo.
Pequenos galhos
Para adicionar realismo à imagem, é recomendável desenhar pequenos galhos.
Para fazer isso você precisa:
- A partir das linhas que formam os ramos principais, desenhe vários outros menores, agrupando-os em 2.
- Conecte os pontos extremos com um semicírculo ou triângulo suavemente curvado.
O número de pequenos ramos não deve ser maior que 3 em um ramo principal.
Folhas
As folhas podem ser desenhadas de duas maneiras. A opção mais simples é desenhar um semicírculo curvado para cima, aproximadamente a partir do meio das linhas que formam o tronco da árvore.
A segunda opção, mais complexa, é desenhar cada folha separadamente:
- A partir de galhos pequenos e grandes, desenhe várias linhas finas, colocando-as em uma ordem caótica.
- Usando 2 linhas curvas, conectando os pontos inferiores com um semicírculo e os pontos superiores com um triângulo, descreva o contorno das folhas.
- Detalhe o interior das folhas desenhando as nervuras da planta.
Maçãs
O método de desenhar maçãs depende de como a criança desenhou anteriormente a copa da árvore. Se a coroa fosse desenhada em um semicírculo simples, as maçãs na árvore deveriam ser dispostas aleatoriamente.
Se a árvore tiver galhos detalhados, é aconselhável desenhar as frutas perto das folhas, mas não mais do que 1-2 maçãs grandes no galho principal. As maçãs devem ser desenhadas usando um círculo, cuja borda superior é ligeiramente curvada para baixo.
Nuvem
As crianças geralmente desenham as nuvens separadamente, na parte superior do plano de trabalho. Seu contorno é criado por linhas suavemente curvas para cima. Recomenda-se fazer secções de dobra a cada 3-4 cm. Caso contrário, o desenho não ficará realista.
Coloração
Ao colorir uma paisagem de outono, é recomendável não limitar estritamente a criança na escolha das cores dos lápis ou tintas.
É importante apenas esclarecer que a imagem final deve parecer uma foto de outono. Ao receber essa tarefa, a criança pode usar imediatamente os tons primários (vermelho, amarelo, laranja, verde) ou obtê-los misturando tintas.
Passo a passo lindo desenho de buquê de outono
Desenhos de outono, feitos a lápis, não devem se limitar a imagens de florestas, campos e rios. Seguindo o tema apresentado, você também pode desenhar um lindo buquê.
Vaso
Para desenhar um vaso onde o buquê ficará, você precisa:
- Use uma linha horizontal para marcar a linha do horizonte, deslocando-a de 3 a 5 cm para cima.
- Afaste-se 3 cm da borda inferior do plano de trabalho, desenhe 2 linhas verticais, colocando-as a uma distância de 5 a 7 cm uma da outra.
- Conecte os pontos extremos inferiores das linhas com um semicírculo curvado para baixo.
- As correntes extremas superiores também são conectadas pela representação de 2 semicírculos - com uma curva para baixo e com uma curva para cima (o gargalo do vaso).
- Preencha o interior do objeto representado com sombras, meias-sombras e sombreamentos, dando realismo à imagem.
- À direita ou à esquerda, na base do vaso, sombreie uma pequena área, posicionando-a na diagonal (a sombra do vaso).
Folhas
Dentro do vaso, você pode desenhar folhas de bordo (símbolo do outono) ou um buquê de flores, que depois precisarão ser pintadas usando os principais tons da estação em questão (amarelo, vermelho, laranja).
Na maioria das vezes, as crianças escolhem desenhar folhas:
- Preencha a distância entre os dois semicírculos (a parte visível da cavidade do vaso) com linhas verticais de comprimentos variados (quanto mais baixa a imagem, maior ela é). É aceitável desenhar linhas com leves curvas (hastes das folhas). Os caules das folhas devem ser espaçados de 2 a 4 cm. Se você aproximá-los, será mais difícil desenhar bem a folha.
- Tomando o ponto extremo da linha como centro, desenhe um semicírculo curvado para baixo.
- A partir dos pontos extremos do semicírculo, desenhe uma linha para cima com 2 a 3 saliências acentuadas. Conecte as linhas no topo.
- Ajuste as linhas para fazê-las em ziguezague.
- Divida a parte interna da folha resultante em duas metades iguais usando uma linha vertical.
- A partir da linha vertical, desenhe linhas retas mais curtas, direcionando-as para o canto superior direito (se as linhas forem desenhadas à direita da vertical) e para o canto superior esquerdo (se as linhas forem desenhadas à esquerda da linha divisória).
Desenho passo a passo de uma floresta de outono
Os principais objetos do desenho da floresta de outono são as árvores, a paisagem e o sol.
Árvores
Para tornar o desenho realista, é recomendável representar diferentes árvores: bétula, choupo, álamo e assim por diante. Para indicar a variedade da árvore, os troncos devem ser pintados de acordo com a cor real das plantas.
Os contornos das árvores são criados usando um algoritmo padrão:
- Depois de determinar a linha do horizonte, você pode descobrir quais árvores desenhar grandes e quais pequenas.
- Desenhe troncos de árvores de maneira caótica usando linhas verticais ligeiramente curvas.
- A partir das duas linhas que formam o tronco desenhado, desenhe mais 4 a 6 diagonais, agrupando-as em 2 (galhos).
- Desenhe uma representação esquemática da coroa ou contorne as folhas.
Paisagem
Para indicar irregularidades no relevo do solo, recomenda-se desenhar semicírculos curvados para cima ou para baixo em vários pontos da superfície de trabalho. Evite fazer semicírculos muito grandes ou muito curvos, pois isso afetará negativamente a aparência geral da imagem final. As áreas abaixo ou acima dos semicírculos devem ser sombreadas para indicar sombras.
Sol
A maneira mais fácil de desenhar o sol é assim:
- No canto superior direito do plano de trabalho, levando em consideração a linha do horizonte e o tamanho das árvores representadas nesta área, desenhe um círculo uniforme.
- Ao longo de todo o comprimento do círculo, desenhe linhas retas direcionadas a partir do centro da figura. Recomenda-se desenhar linhas de diferentes comprimentos para dar volume à imagem.
- Se desejar, pinte o sol, aplicando sombras em áreas individuais.
Desenho passo a passo de folhas de outono
Há várias maneiras de representar a queda das folhas de outono usando um lápis. Um dos mais simples é o desenho de uma árvore com folhas amareladas nos galhos e também caída no chão.
Árvore
A melhor maneira de transmitir a atmosfera do outono é com a ajuda de uma imagem de uma bétula com folhas amareladas:
- A partir do limite inferior do plano de trabalho, desenhe 2 linhas paralelas com leves curvas.
- À medida que você se aproxima da borda superior da folha, a distância entre as linhas deve diminuir.

- Conecte as linhas do topo em um ponto comum.
- Em ambos os lados do tronco, desenhe semicírculos curvados para cima (ramos principais).
- A partir das extremidades dos semicírculos, desenhe mais algumas linhas curvas (pequenos ramos).
- Sombreie ou preencha a parte inferior do tronco com sombra.
- Preencha o interior do tronco com linhas horizontais curtas, desenhadas alternadamente nos lados direito e esquerdo das bordas da árvore.
- Desenhe os galhos novamente, deixando-os mais pronunciados.
- Marque esquematicamente com um semicírculo a área sob a árvore que será ocupada pelas folhas caídas e pela sombra da própria planta.
Folhas
A maneira mais fácil de desenhar folhas, neste caso, é representar ovais, aproximadamente do mesmo tamanho, colocando-as aleatoriamente ao longo de todo o comprimento dos galhos principais e menores.
Para ilustrar galhos caídos, recomenda-se preencher o espaço sob a árvore (semicírculo) com ovais do mesmo tamanho, desenhando-os o mais próximo possível um do outro. Para tornar a imagem mais realista, ela deve ser pintada em tons apropriados para o outono.
Desenho passo a passo de outono chuvoso
É melhor colorir o desenho de um outono chuvoso depois que o contorno dos principais objetos da composição tiver sido desenhado com um lápis simples. Com a ajuda de tons corretamente selecionados, o jovem artista poderá enfatizar mais claramente a atmosfera da natureza da estação em questão.
Paisagem
Recomenda-se desenhar a paisagem da imagem usando três linhas horizontais com curvas ascendentes localizadas aleatoriamente.
A linha superior deve estar localizada aproximadamente 5 a 7 cm abaixo da borda do plano de trabalho, entre a segunda e a terceira é necessário manter 3 a 5 cm, e a terceira deve ser colocada na diagonal, recuando 5 a 7 cm da borda inferior (a colina onde a árvore está).
Árvore
Para desenhar uma árvore como parte de uma paisagem de outono, você precisa desenhar 2 linhas verticais (não mais que 5 cm de comprimento) a partir da borda inferior do plano de trabalho. Continue desenhando o tronco da árvore, usando seis linhas retas suavemente curvas para representar três galhos apontando para cima.
Desenhe linhas curtas (galhos pequenos) ao longo de todo o comprimento dos galhos principais, colocando-os em uma ordem caótica. Em um dos galhos principais, desenhe uma pequena quantidade de folhas (usando uma forma oval, afunilada nas áreas estreitas). Desenhe os contornos das folhas caídas na frente da árvore representada.
Colorindo a imagem
Para transmitir a atmosfera do outono chuvoso, a criança deve ser solicitada a usar:
- cor cinza-azulada (3 áreas superiores);
- cor verde (parte inferior de onde emerge o tronco da árvore);
- cor marrom (folhas caídas);
- azul claro (traços verticais, dispostos aleatoriamente, ilustrando chuva).
Desenhos feitos com um lápis simples sobre um tema de outono podem ser feitos em cores ou em preto e branco. Se uma criança estiver trabalhando na criação dessas imagens, os adultos não devem limitá-la a tarefas rígidas, pois isso pode provocar o surgimento de uma atitude negativa em relação à criatividade.
Para que um jovem artista consiga executar a instrução formulada, basta dar um passeio com ele no outono, discutindo os objetos que ele vê ao seu redor (suas formas, cores, relevo, tamanho e assim por diante).
Vídeo sobre pintura de paisagens de outono
Desenhos a lápis de outono:
Obrigado