Fazer um cartão postal com as próprias mãos é uma atividade divertida e útil. Usando papel, você pode criar uma variedade de produtos para quase qualquer feriado, celebração ou evento.
Quais técnicas são utilizadas?
Scrapbooking
Scrapbooking é um tipo de artesanato usado para criar álbuns de fotos ou livros coloridos e incomuns. Hoje em dia, diversas técnicas de scrapbooking também começaram a ser utilizadas para fazer cartões postais. Qualquer elemento decorativo pode ser usado para scrapbooking. Pequenos detalhes são bem-vindos no scrapbooking: miçangas, botões, fitas, carimbos, etc.
Agora surgiu o conceito de “scrapbooking digital”. Neste caso, alguns dos elementos decorativos, geralmente fontes artísticas, monogramas ou figuras, não são fixados à mão, mas sim aplicados ao papel usando editores de computação gráfica.
Quilling
Quilling é a arte de enrolar papel, usada para criar cartões planos e tridimensionais, elementos decorativos e pinturas.
Para criar as obras, são utilizadas tiras finas de papel branco ou colorido, que são torcidas em vários formatos. A principal ferramenta do quilling é a agulha. Sua base fina permite enrolar facilmente a ponta de uma tira de papel ao redor dela. O mestre pode então usar os dedos para formar quase qualquer formato a partir da espiral resultante, alterando a intensidade da torção.
Para quilling, você pode fazer uma ferramenta de enrolamento com suas próprias mãos.
Para isso você precisará de uma agulha com um furo longo. A parte superior do ilhós é quebrada com um alicate e a ponta da tira de papel pode ser facilmente inserida nele. Na maioria das vezes, é usado papel comum, mas tiras especiais para quilling também podem ser encontradas à venda. Eles são multicoloridos, podem ser com glitter, estampas, madrepérola, pintados ao longo do corte para combinar com a cor principal.
Kirigami
Kirigami é uma oportunidade de fazer um cartão postal inusitado sem usar tesoura, cola ou elementos decorativos. Essa arte surgiu na segunda metade do século passado e sua tecnologia é muito próxima à dobradura de papel – o origami. O Kirigami permite criar modelos tridimensionais de figuras, edifícios e elementos geométricos dobrando papel e cortando-o em determinados lugares.
É muito fácil até para iniciantes criar um cartão postal usando essa técnica - você pode encontrar muitos esquemas com instruções detalhadas na Internet. É recomendável cortar com um estilete em vez de uma tesoura, para que todas as áreas cortadas fiquem uniformes e menos visíveis.
Dobramento de íris
A dobradura de íris é um dos tipos de aplique. Ele usa tiras de papel multicoloridas que são dobradas uma sobre a outra para formar uma espiral. Você pode usar as cores do arco-íris ou uma cor só, mas em tons diferentes.
Para criar cartões de papel usando a técnica de dobradura de íris com suas próprias mãos, você só precisará do material principal: um lápis, uma régua e uma tesoura. O papel pode ser substituído por tecidos com diferentes padrões e texturas. Retalhos de cetim e seda ficam especialmente bonitos.
Ferramentas e materiais: o que você vai precisar?
O principal material para criar cartões postais com as próprias mãos é papel ou papelão. Podem ser folhas coloridas com brilho dourado ou prateado. O scrapbooking pode ser feito usando papéis especiais com diferentes padrões e cores. Muitas artesãs usam papel de embrulho, páginas de revistas, livros e pedaços de jornais amarelados.
Um tapete de régua especial pode se tornar um local de trabalho. É muito prático usá-lo para medir pedaços de papel ou elementos decorativos do tamanho desejado.
Ferramentas que você pode precisar para criar cartões:
- Tesoura ou estilete.
- Socos para cortar elementos moldados.
- Réguas e transferidores.
- Esponjas e espátulas de diferentes formatos e tamanhos.
- Pinças e agulhas.
- Fita adesiva simples e dupla face.
- Lápis, marcadores.
Quase qualquer decoração pode ser usada como material para cartões postais. Na maioria das vezes, são miçangas, fitas e flores artificiais. Há também espaços em branco com inscrições e estênceis para felicitações. É muito difícil encontrá-los à venda, por isso eles podem ser substituídos por modelos prontos impressos na Internet em cartolina ou papel fotográfico.
Aula magistral sobre como criar um cartão postal com suas próprias mãos
Cartão postal de camisa
Para criar um cartão postal feito à mão para um homem, usando papel, você precisará de uma base fina colorida A4 e uma fita que imite uma gravata.
Execução:
- O papel deve ser colocado com a borda curta para baixo e dividido em 4 partes. As duas partes laterais são dobradas em direção ao meio da folha.
- Na parte superior das partes laterais, os cantos são dobrados e depois dobrados ao meio novamente.
- O papel é dobrado para baixo nos cantos para formar uma gola.
- O produto é virado para o outro lado. A parte inferior do produto é dobrada para formar mangas.
O toque final é criar uma imitação de gravata na gola usando uma fita. O cartão postal precisa ser passado com ferro frio.
Vestido-postal
Para criar um vestido-cartão postal, você precisará de uma base de papelão branco grosso, papel colorido (você pode usar páginas de jornal ou de um livro com texto impresso), cola e tesoura.
Execução:
- Usando um lápis simples no papel, você precisa desenhar um espartilho e uma saia de verão para o vestido (você pode usar um estêncil).
- Os elementos são recortados.
- Na saia você precisa colocar setores idênticos e dobrar o papel seguindo essas linhas. Isso permite que você crie a ilusão de dobras.
- A parte superior da saia é colada na base do cartão, as dobras em si são deixadas livres.
- Um espartilho é preso na parte superior da saia. A cintura pode ser coberta com uma fita ou um laço com strass.
Você pode decorar o vestido com renda de papel imitação.
Coração de 8 bits
Para fazer um cartão postal, você precisará de papelão grosso, de preferência colorido, e um estilete afiado.

Execução:
- Usando um lápis, você precisa marcar o meio da folha de papelão. A curva estará aqui.
- Depois o desenho é aplicado ao papel. Na maioria das vezes, um estêncil é usado para isso, mas você também pode desenhar a base sozinho. O coração de 8 bits pode ser “transferido” para papelão usando papel pautado.
- Cortes retos e precisos são feitos na direção das linhas. Para isso, é melhor usar uma régua.
- O papel cortado deve ser levantado ao longo das linhas de corte e dobrado. Para corrigir as linhas, você precisa fechar o cartão depois de dobrá-lo e colocar um peso em cima por várias horas.
- No final, o verso do cartão pode ser decorado com inscrições, apliques ou elementos de scrapbooking.
esquisitos de 8 bits
Este cartão de papel feito à mão é feito usando a mesma tecnologia do “Coração de Oito Bits”. Para maior comodidade, as linhas de corte e dobra podem ser marcadas com marcadores multicoloridos ou diferentes traços de lápis.
Para "esquisitos", você pode usar estênceis de uma caveira, um alienígena ou um animal exótico. Você mesmo pode desenhar a imagem em papel quadriculado. Para facilitar a dobra do "esquisito", o papelão é preso à mesa com fita adesiva.
Cartão de coração
Um cartão incomum em formato de coração para um presente de Dia dos Namorados pode ser feito usando a técnica de dobradura de íris. Para fazer isso, você precisará de papel de três cores (vermelho, rosa escuro e rosa claro), uma folha grossa de papelão, cola ou fita dupla face, tesoura e papel.
Execução:
- Um grande coração é desenhado em papelão e recortado.
- Papel multicolorido é cortado em tiras de aproximadamente 4 cm de comprimento. Depois, cada tira é dobrada ao meio.
- Em seguida, as listras precisam ser dispostas, alternando tons diferentes (um diagrama de um coração para dobradura de íris pode ser encontrado na Internet). Você pode fixar o papel no lugar com cola ou fita dupla face.
- No final, você precisa fazer o meio. Pode ser diferente na cor ou no tom dos demais pedaços de papel.
Cartão postal de arco-íris
Para criá-lo, você precisará de 7 cores de papel colorido: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul e roxo, e cartolina colorida.
Execução:
- Você precisa fazer um pequeno envelope de papelão.
- Uma pequena tira é cortada de cada cor de papel. Depois, todos os 7 são colados juntos formando uma longa tira que imita um arco-íris.
- Você pode escrever uma saudação à mão na fita arco-íris ou anexar uma já pronta.
- A fita é dobrada como uma sanfona. Uma extremidade é presa à parte inferior do envelope e a outra é colocada dentro.
Quando uma pessoa abre o envelope-cartão, ela deve puxar uma ponta do arco-íris e ver uma felicitação.
Postal volumétrico "Vulcão dos Corações"
Para criar o cartão postal “Vulcão de Corações” com suas próprias mãos, você precisará de papelão grosso branco e vermelho, cola e um estilete. É problemático criá-lo a partir de papel fino. É melhor usar um modelo para produção.
É importante garantir que os corações de ambos os lados sejam estritamente simétricos entre si.
Execução:
- O molde é transferido para um papel branco grosso (papelão) e recortado com um estilete ao longo de toda a linha, exceto nas dobras.
- Em seções opostas dos corações recortados, são feitos cortes simétricos do mesmo comprimento.
- Nos pontos de corte, os corações recortados são “ligados” transversalmente.
- A base branca com corações recortados é fixada no papelão vermelho com cola.
Cartão postal volumétrico "Caranguejo engraçado"
O cartão postal "Caranguejo" foi criado utilizando a técnica de aplique. O efeito de volume é obtido através do uso de espuma de poliestireno.
Para criar um cartão postal você precisará de:
- um espaço em branco para um cartão postal feito de papel grosso de qualquer cor;
- papel colorido liso ou papel estampado;
- vários pedaços de espuma;
- cola ou fita dupla face.
É recomendável usar um estêncil ao criar. Você pode baixá-lo e imprimi-lo em papel comum ou diretamente em papel colorido. É melhor usar cores ou padrões diferentes para cada figura.
Execução:
- A base do cartão postal é feita de papel grosso. Pode ser retangular ou quadrado.
- Em seguida, seções do corpo do caranguejo são cortadas do estêncil.
- Você precisa cortar um pedaço grosso e vários pedaços finos da espuma.
- Pedaços finos são presos às garras e pernas do caranguejo de um lado e ao corpo do outro. Os olhos são colados sem espuma.
- Usando uma caneta preta ou caneta hidrográfica, desenhe olhos e um sorriso no caranguejo.
- O corpo acabado é colado em um pedaço mais grosso de espuma e depois em um cartão.
Depois disso, o cartão pode ser decorado com miçangas, miçangas em formato de conchas.
Cartão postal volumétrico "Frango"
A tecnologia para criar este cartão postal é a mesma do “The Funny Crab”. Você precisará de uma base de papelão branco, vários tipos de papel colorido, fita 3D e cola.
Execução:
- A base de papelão precisa ser dobrada ao meio e um oval parecido com um ovo de galinha precisa ser desenhado em um dos lados. O oval é recortado em círculo, evitando a dobra.
- Um oval semelhante, um pouco menor, é recortado em papel amarelo. Ele será um covarde.
- Um bico é recortado de papel vermelho e colado no pintinho. Você pode desenhar os olhos com um marcador ou caneta hidrográfica.
- Separadamente, corte um oval no papel branco do tamanho do frango. A metade superior é cortada. No local do corte, use uma tesoura para cortar triângulos irregulares que imitem uma concha quebrada. O papel é colado na metade inferior do frango.
- Fita volumétrica dupla face é fixada na parte de trás do aplique resultante. A segunda metade da fita é colada na base do ovo.
Cartão postal volumétrico "Presentes"
Para criar esse cartão, você precisará de papel base grosso de cor brilhante, papel branco e pedaços de papel multicoloridos.
Execução:
- Um estêncil é aplicado em papel branco: vários retângulos (o de baixo deve ser maior que o de cima) e o meio do retângulo deve estar localizado na dobra do cartão postal.
- Cada retângulo é coberto com papel com um padrão ou glitter.
- Usando um estilete, corte o lado comprido dos retângulos e eles são “pressionados” em direção ao papel colado. A base e o papel com os presentes são colados.
- O cartão postal é dobrado e passado a ferro.
Cartão postal volumétrico "Bolo"
Um cartão muito inusitado com um bolo pode ser feito para o aniversário de pessoas queridas ou amigos. Para isso, você precisará de papel base colorido e grosso, várias tiras de papel colorido e cola.
Execução:
- Você precisa criar uma base para o cartão postal usando papel grosso ou papelão. Por esta
O cartão postal está dobrado ao meio. A parte superior pode ser decorada com uma inscrição desenhada ou impressa.
- Para o bolo você precisará de três tiras de papel de cores diferentes. Cada um deles deve ter o dobro do comprimento do anterior (por exemplo, 3:6:12 cm).
- Cada tira é dobrada como uma sanfona com o mesmo intervalo entre as dobras do papel.
- As extremidades das tiras são coladas dentro do cartão da seguinte maneira. A mesma distância é medida a partir da linha de dobra (para a primeira tira – 1 cm, para a segunda – 2,5 cm, para a terceira – 4-4,5 cm).
Se as tiras forem fixadas corretamente, quando o cartão for aberto 180 graus, as tiras dobradas formarão as camadas de um bolo de aniversário. Velas e parabéns podem ser completados com marcadores coloridos ou lápis.
Postal volumétrico "Balões"
Para criar o cartão “Bolas”, você precisará de bastante papelão multicolorido ou papel grosso, fios de tricô, fita volumosa e papelão grosso A3 de cor clara.
Execução:
- A base é feita de papelão. Pode ser não apenas no formato A3, mas também em tamanhos maiores. É melhor escolher papelão em tons de turquesa ou azul claro para criar a ilusão de bolas voando pelo céu.
- De papelão colorido você precisa cortar cerca de 30 círculos de diâmetros diferentes. O mesmo número de triângulos da mesma cor é recortado para eles.
- A borda inferior do círculo e a parte superior do triângulo são revestidas com cola, a ponta do fio é colocada no meio e todos os elementos são colados. O resultado é uma figura que lembra um balão.
- As bolas maiores são coladas dentro do cartão usando cola. Bolas menores são coladas na parte superior usando fita volumosa.
- Os fios das bolas são entrelaçados entre si e todo o excesso é cortado.
O cartão postal pode ser complementado com um banner volumétrico colado com felicitações.
Cartão postal com flores volumétricas
Para criar um cartão postal você precisará de papel colorido, base de papelão, tesoura e cola.
Execução:
- A base do futuro cartão postal é feita de papelão.
- De papel colorido em tons pastéis, você precisa recortar 7 quadrados do mesmo tamanho (cada quadrado pode ter sua própria cor).
- O quadrado é dobrado ao meio duas vezes e depois no canto para formar um triângulo retângulo. Ela é cortada em ângulo reto para formar uma pétala pontiaguda.
- Quando aberta, produz uma flor com 8 pétalas. Uma delas é cortada e as pétalas adjacentes são coladas.
- Seis flores são dispostas em círculo, e a sétima é colocada no meio. Suas pétalas são coladas com as pétalas das flores vizinhas e com a central. Como resultado, a flor central não tem pétalas livres, e as do círculo têm pétalas externas livres. Elas são coladas na base de modo que a pétala central fique no meio da dobra (ela não é colada).
Se você desdobrar o cartão postal, um buquê de flores de papel aparecerá na frente da pessoa. Elas podem ser decoradas com pétalas verdes, e os estames podem ser desenhados com um marcador preto.
Cartão de Ano Novo volumétrico
Existem várias maneiras de criar um cartão de Ano Novo 3D. Uma das maneiras mais simples é cortar papel. A tecnologia de criação é a mesma do cartão “Presentes”.
Execução:
- Ramos de abeto de imitação são cortados em papel verde (o papel não é cortado nas laterais).
- A base e o papel verde com a árvore são colados e dobrados para a frente (os galhos da árvore não são colados).
- Você pode usar marcadores multicoloridos para adicionar bolas e enfeites.
Cartão postal para o professor
Um cartão postal para o Dia do Professor pode ser criado em estilo outonal usando apliques. Para fazer isso, você precisará de uma base feita de papel grosso, papelão colorido para combinar com as folhas de outono, cola e enfeites.
Execução:
- Usando estênceis de papel colorido, recorte folhas de outono (você precisará de cerca de 20 a 30 folhas, dependendo do tamanho do cartão postal).
- Uma guirlanda é formada pelas folhas da primeira página. Para criar um cartão postal tridimensional, algumas folhas podem ser coladas usando fita tridimensional.
- A guirlanda pode ser decorada com fitas vermelhas e verdes, flores de outono e frutas vermelhas.
Cartão postal para a mãe
Um cartão simples para a mãe pode ser criado usando a técnica quilling. Para fazer isso, você precisará de uma base, tiras de papel colorido e cola.
Execução:
- Várias listras verdes são coladas na base do cartão – elas serão os caules. Mais algumas tiras são coladas em círculos e dobradas em lados opostos - essas serão as folhas.
- Espirais são criadas a partir de papel colorido usando uma agulha. Elas são coladas nas pontas dos caules e imitam brotos.
- Uma fita improvisada feita de uma tira de papel vermelho ou dourado pode decorar o buquê.
Cartão de casamento
O presente mais popular para recém-casados é dinheiro. Portanto, um cartão de felicitações pode ser criado usando a técnica de scrapbooking. Para fazer isso, a base feita de papelão grosso A4 é dividida em três retângulos iguais e dobrada nas bordas, as duas partes inferiores são coladas ao longo da borda. O terço superior deve cobri-los.
Você pode decorá-lo como um cartão postal feito à mão com renda, fitas, miçangas e outros produtos de papel. Não se esqueça de colocar uma felicitação feita com uma tesoura ondulada no topo do envelope-postal. Pode ser impresso em um computador ou escrito à mão.
Ao criar um cartão postal pela primeira vez, é melhor usar técnicas de luz e estênceis. No futuro, você poderá torná-los mais complexos, adicionar novos elementos e usar seus próprios desenvolvimentos de design.
Vídeo sobre como fazer um cartão postal com suas próprias mãos a partir de papel
Cartão postal 3D feito por você, assista ao vídeo:
Vamos fazer um cartão de felicitações com nossas próprias mãos: