Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Papertole é uma antiga forma de arte que se acredita ter se originado em Veneza no século XVIII, onde figuras tridimensionais eram criadas. Elas foram colocadas sob vidro para decorar tampos de mesa.

Nos últimos tempos, esse artesanato foi refinado a um nível de arte notável, usando técnicas avançadas de modelagem e criação de esculturas. Hoje descreveremos master classes passo a passo desta técnica., permitindo que todos tenham contato com o mundo da arte.

O que é a técnica papertole?

Diferentemente das caixas de luz, onde imagens tridimensionais são colocadas distantes umas das outras para criar sombras e iluminação de qualidade, papertole é uma técnica de montagem e conexão de formas de papel para recriar a profundidade de uma imagem.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
Pintura finalizada na técnica papertole. Foto.

Existem muitas teorias sobre as origens do artesanato de papel-toalha ou decoupage 3D:

  • Os japoneses moldam e dobram papel em belos padrões há séculos, transformando uma folha de papel bidimensional em uma criação tridimensional.
  • Os franceses e os venezianos refinaram essas técnicas em uma forma de arte chamada "Vue d'Optique", que muitos consideram o equivalente ao método moderno de usar esculturas de papel para criar pinturas tridimensionais ou de papel e teto.
  • Mais tarde, nos Estados Unidos, a fabricação de papel se tornou um importante ofício comercial. No desenvolvimento da década de 1930, os artesãos tiveram que ser tão criativos quanto possível e usar os recursos que estavam disponíveis.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Naquela época, era comum que as famílias recebessem vários cartões de Natal com a mesma imagem de instituições de caridade.

Após as festas de fim de ano, muitos desses cartões permaneceram sem uso, proporcionando uma oportunidade ideal durante os meses frios de inverno para criar pinturas em papel 3D usando o recurso de várias cópias da mesma imagem.

O artesanato evoluiu rapidamente de técnicas de camadas para uma verdadeira escultura em papel:

  • Inicialmente, foram utilizadas 3-4 cópias de impressões idênticas.
  • Mais tarde, essa direção começou a se desenvolver e passou a incluir um número maior de cópias, o que possibilitou aumentar o detalhamento do papel acabado “feltro de cobertura”.
  • O 3-D Paper Tole se tornou uma arte e ofício emocionante de profundidade, contorno e percepção.
  • Depois, eles começaram a usar cinco ou seis cópias (e em alguns casos muito mais, dependendo da complexidade) da mesma impressão.

Uma pintura tridimensional ou em papel é criada recortando certas partes de diferentes impressões de uma imagem idêntica.

O efeito tridimensional é então criado moldando, sobrepondo e colando as peças à impressão base usando silicone de cura neutra. Para enfatizar isso, você pode aplicar verniz ou esmalte em áreas individuais da folha de papel.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Existem 3 áreas principais no papel que um artista deve visualizar ao olhar para uma imagem 2D:

Fundo O fundo precisa ser pensado primeiro, pois é a base para a criação da imagem. A perspectiva natural é alcançada moldando corretamente e habilmente cada peça cortada antes da colagem.
Plano médio Camadas intermediárias de papel que enfatizam a profundidade do desenho. Há uma grande diferença entre "camadas" e "moldagem ou escultura", sendo as duas últimas categorias a mesma técnica para adicionar realismo a uma pintura.
Primeiro plano Contorna as sombras das camadas intermediárias entre o fundo e o meio termo. Depois que a pintura em papel é composta, certas áreas que o artista determinou podem ser revestidas seletivamente com um verniz de acabamento ou verniz à base de água. Isso serve para destacar essas áreas e fornecer uma fonte de luz que engane o olho humano, enfatizando o efeito 3D na perspectiva do papel.

A técnica Papertol (a master class passo a passo será descrita no artigo abaixo) também pode ser usada sem o uso de verniz. Se não for necessário acabamento no produto final, ele pode ser deixado como está para obter um efeito antigo.

Sutilezas da técnica papertole

Como em qualquer técnica, ao trabalhar com papel, você precisa seguir princípios básicos. O Papertol exige conhecimento de seus recursos e prática.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

  • Para trabalhar usando a técnica papertole, você precisa escolher um papel grosso que não se deforme pela umidade.
  • Às vezes, um verniz spray é aplicado no verso de cada camada de papel. O revestimento deve ser aplicado em uma camada fina somente em um lado da folha.
  • Pequenas pinturas podem ser feitas sem moldura. Basta colar o desenho básico no papelão. Grandes obras devem ser inicialmente montadas em uma estrutura dentro de uma subestrutura para que toda a obra fique firmemente fixada.
  • Além de ilustrações gráficas, devem ser aprendidas técnicas de corte, colagem, modelagem, coloração, esmaltação, uso de formador de papel e dicas de enquadramento e exposição.

Um dos problemas mais comuns que os artistas enfrentam é escolher os designs certos para concluir seu projeto. Existem gravuras e existem “desenhos em papel alcatroado”, e há uma grande diferença entre eles.

Como regra geral, você deve procurar impressões com imagens claramente definidas que possam ser recortadas. Fundos complexos, como árvores, devem ser evitados, especialmente se forem detalhados.

Além disso, ao recortar imagens de penteados, há um problema difícil associado à tentativa de fazê-los parecer realistas. Esses pequenos detalhes feitos em papel fino, mesmo cortados com uma faca especial, podem rasgar ao aplicar a cola.

Materiais e ferramentas necessárias para o trabalho

Como a tarefa principal desta técnica é montar uma imagem 3D colando pedaços de papel, É importante escolher cola de alta qualidade:

  • A melhor escolha é um adesivo de silicone com cura neutra.
  • Se a cola contiver ácido acético, o papel poderá ficar amarelado com o tempo.
  • Cola PVA ou cola à base de água não são adequadas devido à baixa adesão à superfície e à alta fluidez.
  • Bases adesivas de silicone com polimerização são indicadas para tipos de papel grossos, como aquarela.
  • O adesivo de montagem para envidraçamento só é adequado se contiver ácido.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Qualquer cola precisa ser verificada quanto à presença de uma camada de óleo após a secagem. Isso se aplica a desenhos coloridos, onde a tinta nas ilustrações impressas tem uma tendência a “sangrar” quando exposta à umidade.

Você também precisará de outras ferramentas para o trabalho:

  • tesoura para cortar peças pequenas;
  • tesoura de escritório;
  • almofadas adesivas ou fita dupla face com 3 mm de espessura ou mais;
  • canetas hidrográficas ou tintas;
  • bisturi modelo para projetos complexos;
  • faca para cortar linhas finas;
  • tapete auto-reparador ou suporte plástico.

As master classes da técnica papertole são realizadas passo a passo na mesma sequência em que a imagem é montada. Inicialmente, todas as peças precisam ser preparadas para colagem, recortadas e distribuídas para que o processo de montagem seja simples e prático. É aconselhável distribuir todas as cópias das peças em ordem, separando as camadas entre si.

Requisitos de papel

Como os cartões de papelão podem ser montados usando cola ou adesivos, o papel deve ser selecionado com base na técnica de montagem. A cola de silicone requer o uso de papel grosso que não fique encharcado pela umidade.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

As "almofadas" adesivas são úteis para iniciantes, mas são mais difíceis de trabalhar, pois não é tão fácil colar uma camada de papel uniformemente em uma fita dupla face. O papel deve ter uma densidade maior para que o padrão não fique distorcido durante o processo de colagem das camadas.

Cada folha deve ter um número de série na parte onde as cópias das imagens são repetidas.

Também é importante que a pintura tenha profundidade visual onde ela é necessária. Não há necessidade de destacar todos os detalhes aumentando suas saliências para a mesma altura. Como regra geral, na técnica papertole, todos os detalhes no primeiro plano devem ser mais volumosos, no fundo – metade do ponto mais alto de subida da imagem base.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Os conjuntos prontos incluem papel de alta qualidade com cortes gráficos, bordas suaves e podem suportar revestimento de vidro líquido.

Vidro líquido para revestimento da composição finalizada

Todas as pinturas feitas com a técnica papertole são cobertas com vidro líquido. Como regra geral, todos os acessórios para trabalhar com um conjunto pronto devem ser adquiridos separadamente, incluindo o revestimento de acabamento. Não é recomendado revestir o trabalho acabado com cola PVA ou deixá-lo sem uma camada de fixação.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

O vidro líquido tem uma série de vantagens:

  • dá à pintura um aspecto de porcelana;
  • enfatiza o volume e a profundidade dos detalhes;
  • transforma o enredo;
  • mantém o revestimento por muito tempo;
  • substitui moldura de vidro;
  • dá mais brilho às cores.

O vidro líquido já contém verniz acrílico, que é usado por artistas profissionais para preservar a tela de uma pintura. Há também uma composição de dois componentes, que já vem misturada nas proporções corretas: um endurecedor e uma película protetora.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

A pintura é tão dura quanto vidro devido à densa película brilhante que se forma na superfície da tela.

Se o vidro líquido for fornecido como dois componentes não misturados, você deve fazer a composição para cobrir a pintura sozinho:

  1. O frasco com o componente principal A (100 ml) deve ser misturado com o endurecedor B (50 ml) na proporção 2A + 1B.
  2. A mistura deve ser mexida com uma colher de pau ou um palito.
  3. Para misturar, você deve usar um copo de silicone ou plástico.
  4. O processo de mistura ocorre com luvas de borracha.
  5. Se você não precisar da composição inteira, será necessário deixar uma marca no vidro. Este será o nível do componente A.
  6. O componente B deve ser adicionado muito lentamente, mexendo a solução.
  7. A mistura deve ser agitada por 3-4 minutos.
  8. A mistura pronta deve ser despejada em um copo limpo e mexida por mais 2 minutos.

Para criar uma camada fina de revestimento, você pode usar um pincel chato. Para um revestimento mais espesso, recomenda-se despejar o vidro líquido em duas etapas: primeiro aplicar uma camada fina e depois de 2 minutos. despeje a segunda camada, tendo primeiro tratado a superfície com um queimador de gás para remover bolhas.

Importante! O componente A engrossa em temperaturas abaixo de 20°C, podendo aparecer estrias brancas e manchas turvas. A cristalização ocorre quando se atinge 10°C, portanto, para restaurar o estado do componente A, recomenda-se aquecê-lo até 40-50°C.

A solidificação completa do vidro líquido ocorre a uma temperatura de 22-25 °C por 24 horas, sem o uso adicional de aquecedores (pode ficar amarelo).

Como são feitas pinturas volumétricas?

Papertol (a master class é realizada passo a passo de acordo com as instruções do conjunto pronto) as pinturas devem ser montadas em etapas:

  1. Os cartões e ferramentas da Papertole devem ser preparados para o trabalho com antecedência.
  2. A primeira camada é o desenho base, que deve ser colado em um suporte grosso. Se necessário, recorte o desenho e corrija-o.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  3. Camadas e detalhes subsequentes precisam ser recortados.
  4. A segunda camada e suas partes adicionais também precisam ser cortadas da folha geral, sem tocar nos contornos.
  5. Usando um bisturi ou um estilete, você precisa trabalhar todos os contornos e pequenas linhas.
  6. Pequenos detalhes devem ser cortados do contorno interno, em direção ao externo.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  7. Os cortes precisam ser pintados. Canetas hidrográficas e tintas acrílicas são adequadas (não para iniciantes). A cor deve combinar o máximo possível com o fundo geral da pintura. A pintura é feita no ar ou em uma folha de papel branco.
  8. Aplique fita adesiva ou cola de silicone na parte de trás da camada. Os materiais devem ser distribuídos uniformemente. Se usar fita dupla face, você deve recortar “almofadas” e distribuí-las por toda a folha, mas não mais do que 5 mm da borda.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  9. A próxima camada deve ser colada sobre a anterior, dobrando os contornos da nova parte com os contornos da anterior.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  10. Todos os passos devem ser repetidos para cada camada.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Se você não conseguir colar uniformemente na primeira vez, você pode remover a peça com cuidado e colá-la novamente.

Master classes para iniciantes

Ao escolher kits prontos para iniciantes, você deve prestar atenção ao número de estrelas. Máximo indica alta dificuldade, a escolha ideal seria um conjunto com 3 estrelas. Isso significa que não há muitos pequenos detalhes e o trabalho levará até 8 horas. Você também pode imprimir a imagem e montá-la usando a técnica papertole.

pátio italiano

Papertol (a master class passo a passo não é apresentada a partir de um conjunto comprado pronto, mas na forma de seleções caseiras de ilustrações gráficas) os espaços em branco para esta master class podem ser feitos de forma independente.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

As ferramentas que você precisará são:

  • folhas impressas com imagens – 6 unidades;
  • facas de papelaria e de arte;
  • fita dupla face de 3 mm de espessura;
  • cola ou fita dupla face plana;
  • canetas hidrográficas;
  • tesoura;
  • moldura ou papelão grosso;
  • vidro líquido;
  • copo de plástico – 3 unid.;
  • bastão de madeira.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

As imagens podem ser impressas em folhas A4 ou você pode escolher um tamanho menor para tornar o trabalho menos trabalhoso.

  1. Coloque a pintura base sobre uma folha grossa de papelão ou uma maca e cole-a com cola ou fita dupla face fina.
  2. A segunda camada será a próxima imagem, da qual você precisa recortar um pequeno detalhe no fundo. Pode ser parte do céu ou o topo das árvores. Essas partes recortadas são desnecessárias e devem ser deixadas de lado.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  3. A terceira camada deve repetir a imagem da segunda camada, mas mais um detalhe deve ser recortado e colocado de lado. Que seja o lado direito do edifício ao fundo.
  4. A quarta camada pode conter apenas a metade da imagem que está mais próxima do observador. Da parte esquerda da imagem, você pode recortar a parte extrema que está mais próxima do observador. As duas partes formarão a quarta camada.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  5. A quinta camada deve conter as camadas mais próximas do observador. Que esta seja uma das duas partes da camada anterior. Além disso, você pode cortar dois pequenos pedaços localizados à direita da folha.
  6. A camada final deve conter apenas pequenos detalhes que são repetidos na quinta camada anterior.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  7. Depois que todas as peças estiverem cortadas, você pode começar a colá-las. Você precisa colar pedaços de fita adesiva na parte de trás das peças e pintar as bordas com uma caneta hidrográfica.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  8. Os detalhes de cada camada devem ser colados à imagem do mesmo detalhe da camada anterior.
  9. Por fim, você precisa cobrir a pintura com vidro líquido.

Uma pintura dessas pode ser emoldurada em uma moldura de vidro profunda. Além disso, pinturas que usam essa técnica podem ser instaladas em outras superfícies.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Usando uma pintura realista, é aceitável decorar vasos, pratos decorativos e ímãs de geladeira. Pinturas sem suporte podem ser transformadas em decorações para árvores de Natal, decorações para garrafas natalinas ou artesanato para o jardim e a escola.

Natureza morta

Papertol (a master class é apresentada passo a passo na forma de instruções) permite fazer pinturas no gênero de naturezas-mortas, arranjos florais, paisagens urbanas, cartões postais e imagens de animais. Os retratos nem sempre ficam bons com essa técnica, então uma ilustração corretamente selecionada já é metade do sucesso da tarefa.

A natureza morta ficará linda tanto em uma moldura normal quanto em uma moldura com fundo transparente. Para decoração, você pode usar molduras profundas com paredes grossas. As composições Papertol são adequadas para decorar molduras de fotos prontas, caixas, artesanatos de scrapbooking e interiores.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Para trabalhar você precisará de:

  • folhas impressas com imagens – 12 unidades. em papel com densidade de 250 mg/m2;
  • facas de papelaria e de arte;
  • fita dupla face de 1,5 mm de espessura;
  • cola ou fita dupla face plana;
  • canetas hidrográficas;
  • tesoura;
  • estrutura ou base sólida;
  • vidro líquido para preenchimento da pintura;
  • copo de plástico – 3 unid.;
  • bastão de madeira.

Como há mais camadas nesta master class, as fixações entre elas devem ser mais finas. A melhor opção seria cola de silicone, que não ficará visível em ângulo.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

As folhas também precisam ser preparadas com antecedência:

  1. Não há necessidade de cortar a natureza-morta em contraste com a paisagem na primeira camada. Esta é a imagem básica.
  2. Todos os cortes das peças devem ser coloridos com canetas hidrográficas. Deve ser colado com fita dupla face de 1,5 mm de espessura.
  3. A segunda camada será o meio e o primeiro plano. Do fundo da imagem, você só precisa recortar pequenos detalhes, como postes, luminárias ou folhagens de árvores, se houver.
  4. Na terceira camada, você precisa deixar o mesmo primeiro plano e plano médio e cortar menos detalhes do fundo do que na camada anterior. Nesta etapa, você precisa colar três camadas de papel.
  5. Na quarta camada, apenas o meio e o primeiro plano devem ser deixados.
  6. Na quinta camada, você precisa recortar apenas os detalhes grandes e pequenos, removendo o fundo do meio da imagem. Ela está localizada entre o fundo e os detalhes mais próximos do observador.
  7. Na sexta camada, você precisa duplicar todos os detalhes grandes do fundo do meio e deixar os detalhes pequenos no lado mais próximo do observador.Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes
  8. Na sétima camada você precisa repetir todos os passos do passo anterior.
  9. O oitavo plano de fundo deve conter apenas o primeiro plano - essas são as partes do desenho mais próximas do observador, que geralmente ocupam a parte central e inferior da folha.
  10. Na nona camada, repita os passos da etapa anterior.
  11. A décima camada deve conter vários detalhes localizados em primeiro plano.
  12. A décima primeira camada inclui 2 a 3 pequenos detalhes, que são considerados os menores e mais perceptíveis ao observador.
  13. Na décima segunda camada, você deve repetir os passos da etapa anterior.
  14. Todas as camadas precisam ser coladas.
  15. A etapa final será o enchimento com vidro líquido.

Técnica Papertol. Masterclasses passo a passo "faça você mesmo" para iniciantes

Esta composição ficará bem em uma moldura comum ou em uma moldura com fundo transparente. O efeito de vidro permite que você coloque a pintura em um interior de qualquer estilo.

Se você quiser decorar um móvel ou uma caixa, não deve colar a imagem base na base. Ele pode ser derramado colocando-se uma película por baixo, ou colado, por exemplo, no fundo de um prato, e derramado depois que a cola endurecer.

As master classes sobre a técnica papertole são descritas passo a passo e estão prontas para uso. Projetos mais complexos podem ser feitos depois de concluir composições mais simples, mas imagens maiores exigirão mais detalhes e tempo. Processos trabalhosos podem ser realizados ao longo de vários dias, adicionando novos fragmentos às pinturas.

Vídeo sobre a técnica papertol

Criando uma pintura tridimensional usando a técnica papertole:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho