Um cordão é um acessório prático projetado para guardar armas brancas. Este item deve ser fixado na alça. Como resultado, o produto não é apenas será como decoração, mas também não permitirá que você perca o instrumento.
Existem muitos padrões de trama para chaves, lanternas ou facas, o que torna possível fazer o produto você mesmo. Para tecer, recomenda-se escolher paracord.
O que é um cordão?
Nos séculos XIV-XVI. O cordão foi feito para evitar a perda de uma arma. Depois de algum tempo, o item se tornou um componente obrigatório do equipamento militar. O material utilizado foi couro com fios de seda e lã. O sabre que foi solto das mãos nunca caiu, mas continuou pendurado graças ao dispositivo criado.
Um cordão funciona como uma tira que prende uma faca de acampamento, uma faca de caça ou outra ferramenta. Para estes fins, o material utilizado é corda artificial. O dispositivo é usado principalmente por pescadores, caçadores, açougueiros, além de atletas e turistas.
Paracord é um material confiável, popular e leve para a fabricação de produtos. Somente com força significativa o cordão pode ser rompido; em outros casos, isso não será possível.
O material é frequentemente usado para fazer linhas de paraquedas porque não é afetado pela umidade e pode suportar cargas de até 240 kg. Se necessário, o paracord pode ser usado para pendurar um caldeirão, estancar sangramentos e para outros propósitos.
Somente materiais genuínos e de alta qualidade possuem essas propriedades, o que é difícil de encontrar porque há muitas falsificações. A diferença está na estrutura da tecelagem.
Na parte central deve haver um núcleo enrolado em 9 pedaços de material de linha. Se não houver núcleo, o material não é genuíno. Além disso, a falsificação rasgará se uma carga de até 240 kg for aplicada a ela.
Você não precisa usar paracord de verdade para fazer um lindo enfeite decorativo. Para esses propósitos, uma falsificação pode ser usada. Há muitas maneiras e padrões diferentes de tecer o dispositivo. Se você não tem experiência, é aconselhável praticar inicialmente usando métodos simples.
Ao criar um acessório, o laço deve ser ajustável para que um mosquetão possa ser preso a ele. Isso ajuda a fixar rapidamente a joia no pulso.
Além disso, o produto fabricado desempenha diversas funções:
- durante movimentos de balanço ajuda a aumentar a amplitude;
- durante golpes cortantes, ele pode assumir parte da carga;
- atua como um acessório da lâmina;
- permite que você libere sua mão rapidamente sem precisar deixar cair a ferramenta;
- se a ferramenta cair acidentalmente de suas mãos, o dispositivo não permitirá que ela se perca;
- graças à coloração brilhante permite encontrar rapidamente um item perdido;
- pode ser usado para armazenar diversas ferramentas;
- sem parar a luta, dá a oportunidade de mudar a pegada;
- Evita o risco de ferimentos durante golpes de faca.
A aparência final do dispositivo dependerá do método de tecelagem.
Muitas vezes, é dada preferência a esquemas na forma de:
- cobras;
- quadrado;
- cobras;
- nó de caça;
- losango;
- bola.
Cordão como acessório
Um cordão de paracord (os padrões de trama são claros, por isso são adequados para iniciantes) hoje serve principalmente como um acessório decorativo para armas brancas, dando à lâmina uma aparência esteticamente agradável e com estilo. No entanto, o dispositivo raramente é usado para fins tradicionais. No entanto, no passado, essa decoração tinha muitas funções diferentes.
Para os militares, esse dispositivo fazia parte do uniforme. Era usado como um elemento adicional à arma premiada. Neste caso, o material usado para fazer o acessório foi uma fita de encomenda, que não perdeu sua relevância até hoje. No entanto, joias também são feitas de couro.
Este item é especialmente popular entre homens caucasianos, que têm certeza de que a lâmina deve ter uma continuação brilhante. Ao realizar uma dança de sabre, esse tipo de produto adicionará espetáculo à apresentação. Ao mesmo tempo, o objeto permite que os dançarinos realizem uma variedade de truques.
No dia a dia, o dispositivo é um acessório usado para decorar o cabo de uma faca. Um item decorativo pode ser comprado em uma loja ou feito por você mesmo.
Materiais
Para fazer um produto de qualidade, é aconselhável escolher o paracord. Este tipo de material é considerado uma opção confiável e conveniente para criar uma trama forte. No entanto, você também pode usar outros materiais na forma de torniquete, corda, tira de couro ou qualquer corda forte.
Ao escolher o couro, você precisa estar preparado para o fato de que o dispositivo terá uma vida útil curta. Em condições extremas, o material pode ser elástico devido a roupas, tecidos ou fitas. Casca de bétula, fibra ou salgueiro também são adequados para criar decoração.
Para tornar o item resistente ao desgaste e durável, é aconselhável tecê-lo com paracord. O cordão é de origem sintética, por isso não quebra nem racha.
O material deve ter um tom brilhante para que possa ser imediatamente notado na grama ou nas folhas. Isso evitará que você perca a ferramenta que caiu. Às vezes, a tecelagem é feita com cadarços comuns. Neste caso, é preciso determinar corretamente o comprimento da renda, pois isso influencia no resultado final.
Para evitar confundir o paracord com a corda comum, você precisa observar a estrutura da trama. O núcleo central deve ser cercado por 9 fios. Se não for necessário que o dispositivo seja prático, é aceitável usar uma falsificação barata.
Em outros casos, para verificar a autenticidade do material, é necessário:
- sinta a superfície, que deve ser macia;
- coloque fogo no cabo (deve haver cheiro de plástico e fumaça preta, enquanto o material trançado, diferentemente do núcleo, deve queimar mais rápido).
Ferramentas de tecelagem
Um cordão de paracord (os padrões de tecelagem exigem a preparação de um pequeno conjunto de ferramentas) é tecido principalmente para guardar uma faca. A atividade é emocionante e simples, e não requer investimentos significativos nem habilidades especiais.
Para trabalhar, você precisa preparar várias ferramentas:
- uma corda ou cordão cujo comprimento atinja aproximadamente 100 cm (é aconselhável escolher um cordão sintético ou de couro de tom brilhante, que não deve ser plano, mas redondo);
- mais leve para derreter as bordas do material;
- uma ferramenta para fazer um furo em uma faca se ela não tiver uma alça especial.
Algumas lojas oferecem um conjunto pronto de ferramentas projetadas para trabalhar com paracord. Se desejar, você pode comprá-lo para não precisar procurar ferramentas separadamente.
Depois de preparar todas as ferramentas e materiais, você pode começar a escolher uma opção de tecelagem. Muitas vezes, os mestres novatos optam por tricotar nós simples e retos alternadamente. Combinando esses nós, você pode criar um losango, uma cobra, um quadrado, uma bola ou uma naja.
Métodos de montagem
Os padrões de trama permitem fixar um cordão de paracord em um orifício especial usando vários métodos:
- chaveiro reserva;
- carabina;
- anel de transição de tamanho pequeno;
- Anel guia de pesca.
Qualquer dispositivo pode ser usado para fixação. O principal é criar uma conexão forte. Neste caso, é necessário realizar diversas manipulações de desmascaramento para que o som do contato de um metal com outro não seja ouvido.
Muitas vezes, a fixação é realizada por meio de um furo especial. Várias técnicas diferentes se destacam. Nesse caso, você pode fazer um nó, uma braçadeira, formar um laço ou usar um clipe de papel especial.
Cada método tem muitas qualidades positivas. Ao escolher um método de montagem, você precisa levar em consideração suas próprias preferências. Além disso, é necessário levar em consideração a segurança e o conforto ao usar armas brancas.
Muitas ferramentas são equipadas com um cabo com um furo para cordão, o que torna o trabalho muito mais fácil. O cordão com laço não é um método de fixação muito seguro, mas é adequado para transportar pequenas facas dobráveis.
Se você decidir prender a decoração usando um nó, é aconselhável escolher uma tira fina de couro ou um paracord de camada única. Neste caso, o material precisará ser passado pelo furo para criar o nó.
Opções de tecelagem
Um cordão de paracord (os padrões de trama podem ter a forma de uma cobra, um nó de caça ou uma bola) pode ser apresentado em várias versões. Neste caso, tanto os padrões quanto os nós necessários para fixar a decoração ao cabo são adequados para o trabalho. Se necessário, o dispositivo pode ser decorado com miçangas ou outros pequenos elementos.

Existem 2 tipos de tecelagem:
Visualizar | Peculiaridades |
Com um laço | Devido a esse elemento, a funcionalidade do dispositivo adquire mais possibilidades. Se houver uma alça, o produto pode ser colocado na mão. Além disso, a carga será parcialmente removida da mão, o que é considerado prático e confortável. |
Com cordão | Este método tem pouca funcionalidade. A ênfase está no elemento decorativo. Porém, graças a essa opção, é possível retirar a ferramenta do bolso mais rapidamente. |
A aparência do dispositivo dependerá das características da faca. Por exemplo, você pode fazer um acessório em miniatura para uma pequena ferramenta dobrável.
Se a faca for sólida e grande, o acessório deverá ser grande. Para um machado ou facão, a trama do acessório deve consistir em laços largos. Tais instrumentos não podem ser pendurados no dedo, mas podem ser pendurados no pulso.
Instruções DIY para fazer uma faca
Um cordão de paracord (os padrões de trama podem ser simples e complexos) pode ser feito no formato de uma cobra, o que é considerado uma técnica popular para criar joias decorativas. Para tecer é permitido usar um ou dois cordões. Neste último caso, o dispositivo terá uma aparência mais bonita.
Além disso, você precisa preparar uma pinça médica para o trabalho.
Ao escolher duas cordas, primeiro você precisa uni-las. Depois, você precisa derreter as pontas com um isqueiro. Em seguida, as bordas devem ser conectadas e pressionadas com uma pinça médica.
Descrição passo a passo da técnica:
- Para fazer o primeiro nó, passe a ponta esquerda da corda pelo laço na parte de trás, sobre a ponta direita do cordão.
- Pegue a corda direita e passe-a por trás do cordão esquerdo.
- Em seguida, passe o cordão direito sobre o esquerdo, através do laço deixado pela corda esquerda. Este laço é pequeno e está localizado na parte inferior.
- Após cada volta, vire o dispositivo.
- Passe o cordão direito pelo laço na parte de trás.
- Usando a braçadeira, segure o nó inferior direito e passe a corda direita por ele.
O cordão pode ser removível para que possa ser usado com diversas ferramentas manuais. Esta versão do produto é adequada não apenas para uma faca, mas também para uma lanterna e chaves.
Ferramentas e materiais necessários:
- isqueiro;
- fecho mosquetão;
- régua com tesoura;
- paracord 150 cm de comprimento;
- pinças ou tenazes.
Instruções passo a passo para criação:
- Dobre a corda em 2 partes e passe-a pelo mosquetão. Em seguida, determine o comprimento do futuro acessório.
- Prenda o fecho com 2 nós.
- Vire o produto para o outro lado.
- Para continuar trabalhando, pegue a pinça. Passe a ferramenta pelo laço formado para que a outra ponta do fio possa ser puxada por ele. Aperte bem o nó.
- Vire o dispositivo novamente e puxe a outra extremidade da corda através do laço formado.
- Faça o mesmo com a outra ponta do cabo.
- Continue tecendo de acordo com o padrão fornecido até atingir o tamanho desejado do acessório.
- Corte o excesso de bordas do produto com uma tesoura e depois queime-as com um isqueiro. Faça as manipulações finais com cuidado para não queimar os dedos.
Com uma conta
Se desejar, o dispositivo pode ser decorado com uma conta, caso o cordão seja usado como presente de Natal.
Lista de ferramentas e materiais:
- conta;
- tesoura com isqueiro;
- paracord de 55-100 cm de comprimento (pode ser substituído por um cordão de nylon com seção transversal redonda).
Descrição passo a passo da técnica:
- Dobre o material ao meio e marque o centro. Afaste-se um pouco da área da curva. Neste local haverá um laço com o qual o dispositivo poderá ser fixado em qualquer objeto. Escolha o tamanho do laço a seu critério.
- Faça 3 nós em formato de cobra, um após o outro. O número de nós pode ser qualquer. Tudo vai depender do tamanho desejado do acessório.
- Quando 3 nós tiverem sido criados, passe a conta por eles. Para fazer isso, passe 2 bordas livres do material pelo furo do cordão. Depois, puxe o cordão firmemente em direção aos cantos.
- Faça outro nó de cobra, puxando-o firmemente em direção à conta.
- Para criar um nó celta, de modo que a trama fique mais texturizada e maior, faça uma laçada em uma ponta da corda e passe a outra ponta livre do cordão por ela. O resultado deve ser uma figura parecida com um coração.
- Essa ponta do cordão é inserida nas bordas da figura, uma a uma, movendo-se entre as voltas. Execute manipulações semelhantes no outro lado.
- Trace a figura novamente em círculo, passando-a pelos laços.
- Esconda a ponta da corda na parte de trás do nó.
- Ao formar a base de um nó celta, ele deve ser apertado gradualmente em cada lado para evitar a deformação do formato. Para apertar mais, aperte uma tira depois da outra.
- Depois que o nó principal estiver unido aos outros nós e firmemente puxado, corte as pontas penduradas.
- Corte as pontas quase até a raiz. Deve sobrar cerca de 1 mm. Queime cuidadosamente as bordas restantes com um isqueiro.
- Aqueça a corda com cuidado para que o nó inteiro não derreta. Quando a área cortada começar a derreter, pressione essa seção com uma tesoura.
- Endireite o acessório para obter nós uniformes e coloque a conta no local desejado.
Os padrões de tecelagem para um cordão não são muito complicados, então qualquer um pode fazer um item decorativo para guardar uma faca com segurança. Neste caso, você só precisa decidir o método de fixação e a opção de tecelagem. Para garantir que o produto seja confiável e de alta qualidade, é melhor usar paracord como material.
Vídeo sobre como fazer um cordão de paracord
Cordão simples para faca de paracord com trama de cobra: