Para fazer uma capa de crochê são usados vários padrões e descrições, pode ser renda vazada, malha filé, renda cravejada ou na técnica “renda irlandesa”, graças à qual cada modelo é individual, pronto para complementar qualquer uma das imagens para quase todas as ocasiões.
Capas de ombro em crochê vazado, padrões e descrições
Para fazer crochê, você deve seguir as seguintes regras:
- Escolha o fio certo, ele deve ser elástico e resiliente o suficiente, com fibra sedosa.
- Você não deve escolher fios grossos e densos, pois a espessura do fio determinará a aparência final do produto.
- As alças não devem ser apertadas demais, mas devem ficar justas.
- O tricô em todo o produto deve ser uniforme e a densidade deve ser uniforme para um padrão uniforme.
- A escolha da agulha depende da espessura do fio selecionado; geralmente as etiquetas indicam o número ideal para aquele fio específico.
Atenção especial deve ser dada à escolha do padrão:
- Para mulheres altas e esbeltas, uma capa feita de uma trama mais fina é uma boa escolha.
- Para mulheres com curvas, vale a pena escolher um padrão de tricô grande, mas evitando contornos retos e contornos geométricos muito definidos.
Capa de grandes motivos
Uma capa de estilo renascentista dará um toque imponente ao seu visual. Consiste em apenas 4 grandes padrões de tricô, para os quais você precisará de 300 g de fio misturado e uma agulha nº 4. Para este produto, você pode usar fios de diferentes tonalidades, e fios com uma longa coluna de tingimento seccional também funcionam.
- Os motivos grandes são tricotados a partir do centro. Para isso, é feita uma corrente de 8 V. pág. e se conecta em um anel. Tricotar cada carreira da seguinte maneira:
- #2: Você deve começar com 4 pol. p. levante-se e execute 19 colunas. com 2 laçadas, una a 1ª e a última colunas com um ponto baixíssimo. pág.
- N.º 3, a partir do século V. p, tricote 2 colunas em cada laçada. s/n, entre os quais há 3 v. p, tricotar colunas pareadas, pulando uma laçada da carreira anterior.
- No. 4: em cada corrente de 3 v. p. tricotar 2 colunas alternadamente. sem números, entre os quais há 5 colunas. s/n.
- N.º 5: tricotar correntinhas de 5 corr. p., que são unidos por 1 coluna. b/n na coluna central. s/n de todas as correntes de v. p. linha de baixo.
- Nº 6: em todos os arcos a partir de v. A penúltima carreira é tricotada com 7 pontos. s/n.
- A carreira n.º 7 é tricotada de forma semelhante à carreira n.º 3, mas com 2 colunas. s/n em um loop em vez de um.
- Continue tricotando de acordo com o padrão.
- Ao tricotar a última carreira do motivo, ela deve ser conectada com os seguintes elementos.
- No total, tricote 4 motivos, conectando-os em linha reta e fechando-os em um círculo.
- O produto final é amarrado com arcos de 5 pol. de um lado - 3 carreiras e faça uma carreira de "degrau de lagostim".
- Do outro lado, amarre de acordo com o padrão nº 2. Para fazer isso, primeiro tricote uma fileira de colunas ao longo da borda da capa. b/n, na próxima linha alterne 3 e 5 colunas. nenhum número desde o século X p. Continue tricotando de acordo com o padrão.
- Passe o produto acabado sem vapor, caso contrário a capa pode perder a forma e esticar.
Capa de crochê com um grande motivo. Padrão de tricô e descrição,
Capa de motivos quadrados
Uma capa de crochê feita com motivos quadrados tem um visual elegante e exclusivamente feminino. Esquemas com descrições do produto ajudarão você a fazê-lo você mesmo. Você pode tricotar essa capa com algodão ou linha de plumas; quanto mais fino o fio, mais elegante ficará o produto final.
Para tricotar você precisará de fio (420 m/100 g) – 500 g, escolha a cor e a qualidade dependendo da finalidade (pode ser algodão, lã ou fio de semilã); anzol nº 1.5.
- Tricotar os quadrados conforme mostrado no diagrama, começando pelo centro de 10 correntinhas. pág. Cada carreira deve começar com 3 corr. pág. ascender.
- No. 2: tricotar em p. – 3 peças. e uma coluna exuberante de 2, tricotada em uma coluna de laçada. s/n., então 5 v. p. e uma coluna exuberante de 3, tricotada em uma coluna de laçada. s/n, 5 v. p., repita isso 8 vezes.
- N.º 3: tricotar 6 pontos. s/n no centro de cada arco da penúltima fileira.
- No. 4: 14ª coluna. s/n, no centro entre os quais há 3 v. p., 7 de cada lado, conforme o diagrama.
- No. 5: 7 colunas são tricotadas. s/n, alternando com uma “coluna exuberante” de 3 colunas. s/n tricotados juntos em um arco a partir do v/p da carreira externa, em ambos os lados do qual há 3 v. p.
- N.º 6: tricotar 8 colunas. s/n., dividido por sete v. p. por 4 colunas. de cada lado, depois 2 v. p., 1 coluna. s/n em uma coluna exuberante da linha anterior, 2 v. p.
- Continue tricotando de acordo com o padrão. Ao tricotar a carreira externa do motivo, conecte-a com as seguintes.
- No total, tricote 3 motivos quadrados e 3 motivos divididos na diagonal, conecte-os, dando ao produto o formato de um triângulo. Metade do motivo é tricotada a partir da 10ª carreira. p., então de acordo com o diagrama.
Tricotar a capa finalizada de acordo com o padrão: A primeira carreira de arcos de 5 v. p., na segunda carreira em cada arco 4 p. b/n, separados por "pico" de três v. p. A capa de crochê (diagramas e descrição são apresentados abaixo) servirá como um maravilhoso complemento para uma imagem extravagante.
Capa com padrão vazado
Esta capa é perfeita para qualquer noite festiva ou bufê. Para o produto você precisará de fio mercerizado – 400 g (140 m/50 g), agulha nº 2.
Fio preto com mercerização metálica será ideal para este produto.
- O tricô deve começar com uma corrente de 176 corr. Todas as carreiras devem começar com 2 corr. pág. e tricotar de acordo com o padrão da 1ª à 4ª carreiras (enquanto no início e também no final de todas as carreiras, 1 laçada longa a menos é tricotada), então as carreiras da 5ª à 8ª são repetidas 2 vezes. Tricotar 22 carreiras no total e amarrar os lados longos do produto ao lado do poste. s/n.
- A borda é tricotada de acordo com o padrão 2, começando do ponto A. Primeiro, as carreiras 1 a 12 são tricotadas, depois as carreiras 7 a 12 – 16 vezes. Desfie o fio e amarre a borda (comece no ponto B) de acordo com o molde. Costure a borda finalizada na base do produto e passe-a cuidadosamente com uma pequena quantidade de vapor.
O broche de conexão em forma de crescente dará à capa uma aparência graciosa e hipnotizante.
Capa de motivos florais
Uma capa tricotada com flores grandes, bem fácil de fazer, vai ajudar a criar um look de verão leve, alegre e brilhante. Para tricotar, você precisará de fio de algodão, possivelmente com leve mercerização (80 m/50 g). 350 g de branco e 100 g de amarelo, outros tons podem ser usados se desejar.
- O tricô do motivo começa na 6ª carreira. p., então conecte-os em um círculo e amarre com 11 pontos baixos. Comece cada nova carreira com um ponto corrente.
- N.º 3: tricotar em 2 colunas alternadas. sem laçada em uma laçada com uma coluna. não.
- N.º 4: A rosca precisa ser substituída. A fileira é composta por 18 pétalas, conectadas por 15 laços de ar.
- Conecte todos os motivos entre si na 4ª carreira de tricô.
- Tricotar a capa a partir da carreira de baixo, que consiste em pelo menos 12 motivos.
- Cada nova linha é reduzida em 1 elemento, o que confere ao produto um formato trapezoidal. O número de linhas pode ser ajustado conforme desejado, mas o número ideal deve ser 4.
- Amarre o produto finalizado em 3 lados, alternando 3 postes. pb, feito em cada laçada do meio da pétala com quatro laçadas de ar. Tricotar 3 carreiras desta maneira; se desejar, você pode fazer o último um “degrau de lagostim”. Insira um elástico no pescoço para prender o produto.
Uma capa de crochê (os padrões e descrições são compreensíveis para costureiras iniciantes) com formatos incomuns sempre enfatizará a singularidade de mulheres especiais.
Capa retangular
Esta capa é tricotada a partir de 24 motivos, que são conectados para formar uma capa retangular. Cada fileira da capa é composta por 6 motivos, a 2ª e 3ª fileiras não são tricotadas para conectar os 2 motivos centrais do decote. Para fazer a capa você precisará de 400 g de linha de algodão (330 m/100 g). Para esse tipo de fio, o gancho mais indicado seria o nº 2.5.
- O motivo quadrado é tricotado a partir do centro, com 5 correntinhas. p., fechada em círculo e amarrada com a 8ª coluna. b/n, e entre cada duas colunas vale a pena tricotar um “picot” de 4 v. p.
- N.º 3: em cada “picot” tricotar 5 colunas. b. n.
- #4: Comece com 3 c. pág. alças de elevação, depois em cada “picot” tricotar 7 colunas. s/n, e entre eles 3 v. p.
- Nº 5: também de acordo com a coluna 7. com duas laçadas, entre as quais são tricotadas 3 correntinhas. p., 1 coluna. b/n em um arco de 3 v. p. da carreira anterior e novamente 3 v. p.
- Continue tricotando de acordo com o padrão. Comece a carreira com v. p. e termine com um v. p de conexão, tricotando a última carreira, conecte os motivos juntos.
- Amarre o pescoço do produto próximo ao mastro. sem número, e há um poste próximo. b/n com "pico", entre cada três colunas.
- A capa em si pode ser amarrada com uma fileira de 5 laços de ar, presos a cada arco com dois postes. não.
Capa listrada ondulada
Esta capa é bem simples de fazer, mas será insubstituível em climas frios. Para esta capa você precisará de 500 g de linha (40% acrílico, 60% lã; 380 m/100 g).
- Esta capa é tricotada em redondo. A obra começa com uma corrente de 82 pol., conectada em um anel.
- Na 2ª linha, são tricotadas “colunas exuberantes”; elas consistem em 2 colunas. com duas laçadas tricotadas juntas em uma laçada, depois 2 corrent. pág. e novamente “coluna exuberante” no mesmo loop.
- Continue tricotando de acordo com o padrão.
- Para a gola, tricote do pescoço para cima; se desejar, pode ser feito com um elástico bem apertado ou simplesmente em tricô filé. Primeiro tricote uma carreira de pontos. não, ele vai prender as alças de ar e por isso a gola ficará mais apertada.
- Para o elástico, tricotar em ponto meia. s/n., começando pela segunda linha, alterne 4 colunas convexas. s/n com 4 colunas regulares. s/n, cada carreira subsequente é tricotada de forma semelhante.
- Para uma gola menos densa, você pode usar o tricô filé - alternando 2 colunas. s/n com dois v. p. Ao mesmo tempo, começando pela 5ª carreira, diminua uniformemente em 7 colunas. em cada terceira carreira – 5 vezes, depois tricotar sem diminuir mais 12 carreiras.
Uma capa de crochê (há um grande número de padrões e descrições para pequenas fashionistas) é muito conveniente e agradará qualquer menina.
Capa quentinha para meninas
- Para fazer a capa você precisará de 180 g de acrílico infantil (280 m/ 100 g). Um anzol número 2 seria o ideal.
- A capa é tricotada em redondo de acordo com o padrão. Para fazer isso, monte uma corrente de 44 pontos. p., então 3 v. p. subir e tricotar 2 carreiras de p. s/n sem conectar.
- Na 3ª fileira entre cada poste. Com. n. adicione 1 pol. p.
- Continue tricotando em círculo de acordo com o padrão, unindo cada carreira.
- Prenda a franja na fileira externa do produto, para isso você precisa cortar o fio em partes iguais de 8 cm. Em seguida, insira 2 fios nos arcos da fileira através de um deles e prenda.
- O cordão para gravata pode ser feito de v. p., em cujas pontas prenda borlas.
Importante: peças de acrílico infantil devem ser lavadas em água com temperatura máxima de 30°C, sem esticar e secar com cuidado, distribuindo uniformemente sobre uma superfície plana e passando sem vapor.
Capa - quimono
A capa quimono envolvente é feita de motivos redondos.
- Para fazer a capa você precisará de 730 g de linha semilã (330 m/100 g), agulha número 2.
- A capa é composta por motivos redondos, que são conectados de acordo com o padrão ao tricotar a carreira externa.
- O objetivo é começar com uma corrente de 11 pol. p. e conectá-los em um círculo.
- #2: Tricotar um ponto. pág. de subida e 23 pilares. não. na terceira carreira tricota-se 1 coluna. com três laçadas, depois 6 corrent. pág. e coluna. s/n no centro da coluna longa - repita 12 vezes.
- N.º 3: consiste em uma coluna. b/n, tricotar em cada arco 5 peças, entre elas 5 v. p.
- N.º 4: tricotar de modo semelhante à carreira 2, de acordo com o padrão.
- No final, vale amarrar o motivo de acordo com o molde.
- O produto acabado é amarrado em 3 lados internos: 1 fileira de colunas. b/n, 2 linhas de colunas. s/n, organize em um "degrau de lagostim".
- Para fazer os laços, monte uma corrente de 6 pontos. pág. e para levantar 3 v. p., tricotar 5 colunas. Com. n., e continue tricotando em idas e voltas. s/n. Comece cada nova carreira com 3 correntinhas. pág. Amarre 2 cordões do mesmo comprimento e costure-os ao produto.
Acima está uma pequena seleção de capas de crochê feitas em diversas técnicas que complementam qualquer visual.
Cabo | Para quem é indicado? |
Capa de grandes motivos | Para mulheres imponentes. |
Capa de motivos quadrados | Para mulheres de "sangue nobre". |
Capa com padrão vazado | Para mulheres extravagantes. |
Capa com motivos florais | Para mulheres despreocupadas e paqueradoras. |
Capa retangular | Para mulheres únicas. |
Capa listrada ondulada | Para mulheres que amam a liberdade. |
Capa quentinha para meninas | Para princesinhas. |
Capa de quimono | Para mulheres práticas. |
É importante que as tricoteiras iniciantes saibam que um produto feito à mão sempre enfatizará a individualidade da mulher, adicionará charme à imagem e lhe dará mais sensualidade. É por isso que toda mulher deveria ter uma capa de crochê. Considerando o grande número de variantes de sua execução, diagramas e descrições, você pode criar um modelo único.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como tricotar uma capa
Capa de crochê: