Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

O chiffon é um tecido natural, arejado, translúcido e com textura arenosa, usado para costurar vestidos casuais, de noite ou de negócios. Esses modelos, feitos no estilo boho, podem ter mangas longas ou curtas, são complementados por um cinto e são feitos com moldes bastante simples que não exigem habilidades de modelagem de roupas.

Características de fabricação

Um vestido boho com mangas longas é feito de chiffon natural ou sintético.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

O material versátil pode ser usado para criar looks de escritório, de noite ou casuais:

  1. O chiffon grosso é usado para costurar roupas de negócios, de noite ou de casamento.
  2. Arejados – para o verão, vestidos de praia.

O chiffon, produzido pela tecelagem de fios fortemente torcidos, não tem brilho e tem uma superfície áspera e granulada.

Trabalhar com chiffon requer habilidades especiais de costura. O material tem baixa densidade quando molhado e requer cuidados especiais no manuseio.

Especialistas aconselham:

  • Não lave peças de chiffon usando métodos de lavagem a seco;
  • ao secar o produto, estenda-o sobre uma superfície horizontal, evitando tensões;
  • Antes de costurar um vestido, trate todas as bordas do material com uma solução de amido ou gelatina, o que evitará bordas duplas e facilitará o trabalho com o tecido.
  • Não utilize frente ao trabalhar no decote devido à possibilidade de ele aparecer através do tecido principal.

Como escolher um corte

Antes de começar a fazer um vestido, você deve decidir o corte do modelo. O tecido chiffon é leve, por isso os profissionais não recomendam sobrecarregá-lo com muitos detalhes ou decorações complexas, mas sim deixar o material cair livremente.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total
O vestido de chiffon com mangas compridas parece muito impressionante

Com tendência a desfiar nas costuras, ele fica mais impressionante em roupas largas com o uso de forro (capa) e reforço adicional nas costuras.

Materiais necessários

Materiais utilizados na obra:

Tipo de material Como escolher
Tecido principal Tecido chiffon, medindo 2,5-3 m e com largura de material de 1,45-1,5 m.
Resina Organza, viscose ou chiffon, de 2,5-3 m de tamanho e 1,45-1,5 m de largura, usados ​​para fazer a capa.
Ligação de viés Tecido chiffon, idêntico ao material principal, é usado para acabamento do punho e da gola.
Materiais adicionais:
  • máquina de costura;
  • tesoura ou disco de corte;
  • alfinetes de costura;
  • fios, densidade 50-70K;
  • agulhas;
  • papel milimetrado;
  • marcador de água ou sabão.

Resina

O tecido do forro para fazer a capa é costurado com costuras internas, o que torna as margens do produto menos visíveis, e é fixado com o lado direito no avesso do produto.

O tecido escolhido para a capa deve combinar com o material principal em cor e textura, o que permite o uso de organza, acetato leve, viscose ou seda chinesa para o forro.

Como cortar um produto

Recomenda-se cortar o modelo de chiffon com uma faca circular sobre um suporte especial antiderrapante. Se você não tiver uma, os especialistas sugerem substituí-la por um pedaço de linho e uma tesoura de alfaiate.

As partes do molde de papel devem ser cuidadosamente fixadas ao tecido com alfinetes afiados que não deixem marcas no material, e os contornos e linhas de corte devem ser transferidos para o chiffon com sabão ou marcador aqua, sem usar papel carbono ou roda dentada.

Como passar roupa

O chiffon só pode ser passado a ferro quando seco, pois o tecido pode enrugar quando molhado. Ao estender o material, você deve esticá-lo cuidadosamente sobre a tábua de passar, cobri-lo com papel de seda e só então passá-lo com um ferro com o termostato ajustado na posição 1 ou 2.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

Profissionais não recomendam passar o produto na linha de alinhavo, pois os pontos podem deixar marcas indesejadas no tecido.

Selecionando Agulhas

As agulhas para costurar um vestido de chiffon devem ser finas (nº 60 ou 70) e o ponto a ser feito deve ter 1,5-2 mm de comprimento. Ao costurar o produto, é recomendável colocar papel de seda por baixo para evitar danos ao material pela esteira da máquina de costura. Especialistas aconselham processar cuidadosamente as margens de costura com um overlock.

Processamento do pescoço

Para finalizar o decote, recomenda-se usar um vivo francês feito com uma tira de vivo dobrada ao meio. Esta opção é costurada no vestido depois que o fecho traseiro estiver preso e permitirá que você esconda e reforce a borda crua.

Para fixar o vivo ao forro do produto, são costuradas fitas de viés, feitas do mesmo tecido chiffon, com 4,5 cm de largura e comprimento igual à linha da costura, com a adição de margens para acabamento das pontas.

Montagem do produto

O produto final deve ser montado depois que todas as costuras forem processadas com overloque e o decote e as cavas forem bainhados com viés feito do mesmo chiffon. Ao montar um vestido, a saia e o corpete são costurados ao longo das costuras laterais, forrados com elástico fino. A saia do produto pode ser cortada para facilitar movimentos futuros.

Tirando medidas e criando um molde

O vestido de chiffon com mangas compridas é composto por 3 partes: um corpete, uma saia e uma capa usada por baixo do vestido. O molde para esse modelo pode ser obtido na revista Burda ou na Internet, ajustando-o de acordo com os parâmetros do seu corpo.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

Medidas utilizadas na modelagem:

Tipo de medição Como atirar
Circunferência do meio pescoço (POsh) É 1/2 do valor obtido medindo a circunferência começando na base do pescoço e terminando na veia jugular. Esta medida deve incluir o topo da 7ª vértebra cervical.
Meia circunferência do peito (POg) A medição é feita em duas direções: o primeiro círculo deve capturar os pontos salientes da glândula mamária, e o segundo deve passar ao longo das cartilagens dorsais da escápula. O valor obtido deve ser dividido por 2.
Meia circunferência da cintura (WW) É o valor obtido pela medição da circunferência na parte mais estreita do corpo dividido por 2.
Meia circunferência do quadril (HB) É metade do valor da circunferência da zona das "calções".
Meia largura do peito (HCH) Corresponde à metade da distância entre as 2 axilas, cobrindo a superfície acima das glândulas mamárias.
Centro do peito (Cg) O valor é obtido medindo-se a área localizada entre as partes salientes do esterno.
Largura dos ombros (SW) As medidas são tiradas nos pontos extremos dos ombros (de cada lado).
Comprimento das costas (BL) A fita mede a distância vertical da cartilagem escapular até a área da cintura.
Altura do peito (CH) É calculado com base no valor do segmento que começa na base do pescoço e continua até as glândulas mamárias.
Comprimento da cintura frontal (FWL) Ela é colocada da veia jugular até a área da cintura.
Comprimento do produto (DL) Corresponde ao comprimento desejado do vestido e começa no decote.
Tamanho da manga Medido em três direções:

a) circunferência da articulação do ombro próxima à axila (circunferência do braço);

b) ao cingir a parte mais estreita do braço (circunferência do punho);

c) a parte mais larga da mão é a que se pode medir (circunferência do punho).

Comprimento da manga A fita métrica é colocada da articulação do ombro até o início do pulso.
Largura do peito (L) O valor é calculado medindo-se a circunferência abaixo das glândulas mamárias. Usado para calcular pinças de busto.

O molde básico deve ser transferido para papel milimetrado, levando em consideração as medidas tomadas.

Aula magistral sobre costura de vestido midi

Um vestido de chiffon com mangas longas e médias é feito usando um molde básico ajustado para se adequar aos parâmetros da figura.

Antes de começar a trabalhar, você precisa:

  1. Coloque o tecido que você escolheu para costurar em água morna, depois estenda-o sobre uma tábua de passar e passe-o. Isso é feito para permitir possível encolhimento do material.
  2. Inspecione cuidadosamente o tecido para verificar possíveis defeitos: manchas, perdas de tinta, furos. O defeito encontrado deve ser circulado com um marcador e levado em consideração no corte do produto.
  3. Determine a parte frontal, a direção da pilha, o padrão e a tonalidade do material.
  4. Coloque o tecido virado para cima sobre uma superfície lisa.
  5. Coloque os pedaços de papel recortados do molde sobre o material, levando em consideração a direção da linha dos veios, e prenda-os cuidadosamente no lugar.
  6. Transfira o molde para o tecido usando sabão ou um marcador à base de água, deixando uma margem de costura de 2 a 3 cm.
  7. Recorte as partes do produto exatamente ao longo das linhas pontilhadas desenhadas com um marcador. Como o chiffon é transparente, o tecido deve ser cortado em duas camadas ou usar um tecido opaco na cor da pele para o forro.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

Para fazer o produto:

  1. Os pedaços do molde cortados do tecido devem ser presos manualmente ao local pretendido usando um ponto de chuleado. Isso é feito para ajustar o produto e eliminar possíveis erros.
  2. Antes de aplicar a costura à máquina, as margens de costura devem ser passadas a ferro.
  3. As costuras dos ombros devem ser alinhavadas e então o decote deve ser moldado.
  4. Os recortes das mangas precisam ser alinhavados e costurados na cava do vestido. As margens de costura restantes precisam ser dobradas.
  5. O produto resultante deve ser experimentado, quaisquer defeitos corrigidos e depois costurado à máquina ao longo das costuras laterais. Ao trabalhar com as costuras do lado esquerdo, deixe 15-16 cm sem costura para inserir o zíper.
  6. Da mesma forma que o vestido, você deve costurar uma capa (sem mangas) e, em seguida, colocando-a com a parte da frente voltada para as costas do vestido, conectá-la ao produto principal.
  7. Um zíper oculto deve ser inserido na abertura à esquerda ao longo da costura lateral direita, costurando-o na parte principal da peça primeiro no lado direito e depois no lado esquerdo. O zíper deve ser costurado aberto.
  8. O decote do vestido é finalizado com fita de viés cortada do tecido principal. O comprimento do debrum deve corresponder ao comprimento da linha de costura mais as margens para acabamento das pontas, e a largura deve ser de 4,5 cm. O comprimento final da tubulação é de 6 mm.
  9. Para ajustar o decote, você precisa marcar a linha da costura e fixar o debrum preparado na parte da frente, alinhando as bordas cruas e deixando 1,3 cm da borda do debrum para os fechos que vão além do decote. As partes do produto devem ser costuradas com uma margem de 6 mm, as bordas devem ser passadas a ferro e fixadas na borda do pescoço. A borda do pescoço deve ser bainhada com pequenos pontos do lado avesso.
  10. De forma semelhante, usando o debrum cortado do tecido principal, você precisa processar a parte inferior do produto usando um overloque em vez de um ponto à máquina. Os especialistas aconselham ajustar a parte inferior da peça e o comprimento final do modelo somente depois que o vestido pronto estiver pendurado no cabide por 1 a 2 dias.
  11. Você pode usar o vestido com um cinto para marcar a cintura.

Aula magistral sobre como fazer um vestido longo

Um vestido de chiffon com mangas longas inclui um forro e um cinto. As mangas aqui serão ligeiramente abaixadas, e a cintura pode ser levantada até o nível do peito, se desejado.

Para fazer o produto, você precisará de 2,5 a 3 m de tecido com 1,5 m de largura. O produto é cortado de acordo com a altura do corte, o que significa que o decote fica na linha de dobra, não no corte. O padrão do produto consiste em duas partes retangulares - uma saia trapézio e um corpete, que também são divididos em partes simétricas.

Para construir o padrão:

  1. Deve-se adicionar 40 cm ao valor OT (circunferência da cintura) e então dividir o valor resultante por 4. O valor resultante é separado da borda do tecido. A partir do ponto encontrado, deve-se traçar uma linha em direção ao canto inferior oposto e, então, fazer um corte. Os cantos inferiores de uma saia em corte A devem estar alinhados.
  2. Adicione 30 cm ao valor OG (circunferência do peito). O valor resultante deve ser dividido por 2 para obter um valor igual à largura da parte superior do corpete da peça.
  3. O comprimento das costas deve ser 4 cm menor que o comprimento da frente, o que evitará que o tecido fique frouxo. O corpete deve ser suavemente arredondado, nivelando a modelo.
  4. O valor da OT (circunferência da cintura) deve ser aumentado em 28 cm e depois dividido por 4. O valor resultante deve ser usado para construir um segmento começando do meio das peças dobradas ao meio da parte superior da peça.
  5. Para medir a largura da cava a partir da borda superior do molde, você precisa reservar 23 cm. Os pontos resultantes devem ser conectados com uma linha e depois cortados do pedaço.
  6. Ao criar o cinto do produto, ele é recortado usando um retângulo, cuja largura é 2 vezes maior que a circunferência da cintura.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

Ao costurar um modelo:

  1. As peças do molde são cuidadosamente dispostas no tecido e fixadas nele com alfinetes. Usando um marcador à base de água ou sabão, trace o contorno do molde (a margem de costura é de 2 a 4 cm) e recorte o modelo.
  2. As costuras laterais do corpete e da parte inferior da peça devem ser alinhavadas à mão. Você precisa fazer o mesmo com as costuras dos ombros.
  3. Um elástico deve ser preso na parte superior da parte inferior do produto e, em seguida, usando-o como guia, você precisa drapejar a saia com dobras de 3 cm de largura cada.
  4. Depois de puxar o elástico da saia, ele precisa ser preso na parte superior da peça.
  5. O modelo resultante precisa ser experimentado, quaisquer falhas corrigidas e então todas as costuras costuradas à máquina.
  6. Usando um viés de 4,5 cm de largura cortado do tecido principal, finalize o decote, as mangas e a parte inferior da peça.
  7. O cinto é feito do tecido principal. Para criá-lo, uma tira retangular de chiffon deve ser varrida do lado avesso, deixando uma abertura de 30 mm de largura em um dos lados e, usando uma agulha de tricô ou alfinete, vire-a do avesso.
  8. O cinto pronto precisa ser passado a ferro, a abertura costurada com um ponto invisível à mão e passada novamente. Um botão deve ser costurado em um lado do cinto e um laço correspondente deve ser feito no outro.

Como costurar sem molde

Um vestido de chiffon com mangas compridas pode ser costurado sem molde, usando qualquer camiseta feminina.

Vestido de chiffon com mangas compridas. Molde para comprimento até o joelho, midi, comprimento total

Para fazer o modelo:

  1. O tecido chiffon precisa ser dobrado ao meio e preso com alfinetes na parte superior da camiseta. Usando sabão, a silhueta precisa ser transferida para o tecido, deixando adicionalmente margens de costura de 2-3 cm. As partes da frente e de trás do modelo aqui serão idênticas, diferindo apenas no decote (a frente é mais profunda).
  2. A saia para esse tipo de roupa é cortada de um pedaço retangular de tecido. Para fazer isso, o chiffon precisa ser dobrado ao meio. A largura da saia deve ser 1,5 a 2 vezes maior que a circunferência do quadril, o que permitirá que você vista a modelo lindamente.
  3. O molde do corpete deve ser aplicado no retângulo da saia, alinhando as bordas das partes do produto. Usando alfinetes ou linha e agulha, você precisa fazer dobras de 3 a 4 cm de largura, percorrendo todo o retângulo da saia.
  4. Se a parte superior da peça for muito apertada, deve-se inserir um zíper na costura lateral esquerda, de modo que fique abaixo da linha da cintura. Antes de inserir o zíper, a parte superior da saia deve ser costurada à máquina, fixando assim as dobras. As costuras laterais e dos ombros do produto devem ser costuradas.
  5. As partes superior e inferior do produto precisam ser costuradas ao longo da cintura do corpete.
  6. Para processar o decote, sua borda deve ser dobrada para o avesso (3-4 mm da borda) e costurada à máquina. A parte inferior do produto precisa ser processada da mesma maneira.
  7. As mangas do modelo são recortadas em formato de retângulo, sendo uma parte delas costurada na cava do corpete. A costura interna da manga é costurada à máquina, e um elástico é preso na parte inferior da manga para garantir o franzimento.
  8. Todas as costuras do vestido acabado devem ser passadas a ferro.

Um vestido de chiffon é um modelo de verão leve, arejado e brilhante. Feitos com moldes básicos que podem ser ajustados de acordo com os parâmetros do corpo, os itens de manga comprida não exigem habilidades profissionais de costura, são fáceis de fazer e serão uma ótima adição ao seu guarda-roupa de verão.

Vídeo sobre costura de vestido

Como costurar um vestido de chiffon. Vestido longo sem molde:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho