O vestido em corte A é um modelo adequado para treinar uma costureira iniciante. Um molde básico individual pronto fará com que a costura seja bem-sucedida. A principal condição para uma alfaiataria bem-sucedida é um bom ajuste, neste caso ele é garantido.
O que é um vestido trapézio, silhueta
A primeira aparição do corte A na passarela ocorreu em 1957. O jovem Yves Saint Laurent, após assumir o cargo de designer-chefe de moda da lendária casa Christian Dior, lançou sua primeira coleção baseada no artista abstrato Mondian.
A silhueta do vestido se destacou das obras de outros estilistas, foi imediatamente apreciada pelos contemporâneos e logo se tornou popular no mundo todo. Hoje em dia, com o renascimento do interesse por itens vintage, o vestido em corte A está voltando à moda.
Em sua primeira versão, na década de 60, o famoso produto tinha decote redondo. O vestido não tinha mangas, e a saia curta, larga acima da cintura, não restringia os movimentos.
Ferramentas necessárias para construir um padrão
Vestido em corte A (o molde para iniciantes é baseado em uma base individual) não leva muito tempo para costurar.
Ferramentas necessárias para construir o padrão:
- um lápis simples de dureza B ou HB;
- papel para desenhar padrões e fazer moldes;
- réguas de 90 cm e 50 cm de comprimento;
- triângulo com um ângulo de 90°.
Acessórios para corte e modelagem de moldes em tecido:
- fita métrica;
- giz de alfaiate ou sabão;
- alfinetes de alfaiate;
- tesoura de alfaiate.
Na primeira etapa, a forma da figura é avaliada. Dependendo disso, um design padrão é usado ou um molde individual é criado para posterior modelagem em um vestido trapézio. Se a figura original tiver características claramente definidas, será mais fácil fazer e modelar uma base personalizada do que ajustar uma pronta.
Como tirar medidas de um vestido corretamente
Com base nas medidas, uma base individual é construída e alterações são feitas no padrão final. Todas as medidas são tiradas no corpo, com o mínimo de roupa usada. O ideal é que o corpo esteja vestido apenas com roupa íntima.
Na etapa de tirar as medidas, a mulher veste o sutiã com o qual pretende usar o futuro vestido, e com ele também serão feitas as provas. Sapatos com a altura correta do salto darão à sua silhueta a posição pélvica correta e ajudarão você a escolher o comprimento certo do produto. Um cinto fino deve ser amarrado na área da cintura; essa técnica permite que você meça seu tronco com precisão.
Para construir e modelar um vestido trapézio, você precisará das seguintes medidas:
Nome | Sequência de medições |
Meia circunferência do tronco na altura do peito | A fita métrica passa pelos pontos mais altos do peito. Na parte de trás a fita é posicionada horizontalmente. |
Meia circunferência da cintura | A fita fica na parte estreita do tronco, paralela ao chão. |
Meia circunferência do quadril | A fita métrica passa estritamente na horizontal pelos pontos mais altos das nádegas. |
Posição do ponto mais alto do peito | A distância é medida do ponto saliente do peito até a intersecção da base do pescoço e a costura do ombro. |
Comprimento da frente até a cintura | Medida da intersecção da base do pescoço e da costura do ombro até o nível da cintura. A fita passa pelo ponto mais alto do peito. |
Comprimento do vestido até a cintura atrás | A distância é medida da intersecção da base da costura do pescoço e dos ombros até o nível da cintura. A fita passa pelo ponto saliente da escápula. |
A largura do peito na sua parte mais estreita | A medida é feita em linha reta entre os cantos frontais das dobras das axilas. |
Largura da parte larga das costas | A fita métrica conecta os cantos posteriores das dobras das axilas |
Largura dos ombros | entre os pontos extremos, do ombro direito ao esquerdo. |
Circunferência do ombro | A fita é colocada ao longo da parte mais larga do braço. |
Comprimento da manga (se houver) | Distância do ponto saliente do ombro até o pulso ou desejada. |
Comprimento do vestido | A fita é colocada do ponto mais alto da costura do ombro até o comprimento desejado do produto. A fita do alfaiate passa pelo ponto mais alto do peito. |
Algumas medidas são usadas apenas para o estilo selecionado do produto:
- altura da entrada do bolso;
- nível do jugo na prateleira;
- nível do jugo na parte traseira;
- linha abaixo do busto;
- circunferência do pulso (para mangas compridas);
- circunferência do cotovelo (para mangas longas e ajustadas).
Ter um modelo semelhante no seu guarda-roupa simplificará a tarefa de determinar o comprimento do vestido e a localização das linhas de estilo. As medidas são tiradas do produto acabado e transferidas para o desenho do molde.
Elementos essenciais de um vestido trapézio
O vestido trapézio é composto pelas seguintes partes:
- prateleira – 1 peça;
- costas, pode consistir em 2 partes. com uma costura no meio na qual é costurado um zíper;
- mangas – 2 peças, dependendo do modelo podem ser longas, 3/4, curtas ou ausentes. Quando o vestido é sem mangas, a cava é finalizada com uma vista de cava;
- coleira - 1 peça Sua presença depende do modelo selecionado; caso não esteja presente, o decote é finalizado com um decote virado.
Uma peça da moda se tornará insubstituível se tiver bolsos na altura do quadril. Para fazê-los, é preparado um molde para a válvula, revestimentos, sanefas, forros de bolso e o próprio bolso de remendo (de acordo com o modelo).
Construção passo a passo do padrão
O vestido trapézio (um molde para iniciantes será apresentado mais adiante no artigo) é construído com base em uma base de vestido individual com manga embutida. Para uma figura próxima do padrão, é utilizado um molde pronto. Medições feitas corretamente ajudarão a determinar o tamanho e a localização das alterações.
A construção com base em um padrão pronto é realizada em várias etapas:
- As linhas principais do padrão base são transferidas para o papel preparado. A partir da base básica, o novo padrão não utiliza pinças na linha da cintura, elas não precisam ser transferidas para o novo desenho.
- A pinça do busto é transferida para a cava.
- Ao longo da linha inferior, há um alargamento da frente e de trás. A expansão é feita de acordo com o modelo de 7 a 15 cm.
- Uma nova linha de costura lateral é desenhada. No ponto superior de intersecção com a cava, ele coincide com a base e depois se alarga gradualmente - ligeiramente até a linha da cintura e fortemente até a linha inferior.
- A construção de uma manga embutida para um vestido em corte A não possui características especiais; o padrão básico é usado sem alterações.
- A posição dos bolsos é marcada na prateleira, os detalhes dos bolsos (aba, bolso de remendo) são desenhados na prateleira e depois transferidos para uma folha separada.
Grandes partes simétricas das costas e da frente são cortadas ao meio, e uma linha de dobra é marcada no centro. Pequenas partes são cortadas completamente. Vestidos em corte A ficam ótimos com mangas raglan. A linha das cavas, direcionada para o decote, valoriza a silhueta do modelo, que é evasê em direção à barra.
A maneira mais fácil de modelar um raglan é de forma comprovada com uma manga embutida:
- No molde de uma manga de uma costura, é desenhada uma linha conectando o ponto da altura da parte superior da manga e o meio da linha inferior da manga.

- A manga é alinhada com a cava no ponto de enrolamento frontal (na parte estreita da prateleira da cava e no ponto correspondente na manga).
- O ponto de rolagem frontal é conectado ao decote, a linha é desenhada em um ângulo semelhante à linha lateral.
- Para construir a metade traseira da manga, os passos são repetidos.
Raglan é o mais fácil de processar. Para costurar, não é necessário moldar o ajuste da cava em relação à cava. Primeiro, todos os detalhes do vestido são montados, o decote e o fecho são processados, depois os cortes laterais são costurados e a parte inferior da peça é dobrada.
Como costurar um vestido trapézio: instruções passo a passo
O vestido em corte A (o molde para iniciantes é construído com uma dobra no meio da frente e uma costura no centro das costas) é cortado em tecido dobrado ao meio com os lados direitos voltados para dentro. A linha central da frente coincide com a dobra do tecido, e o corte do meio das costas é paralelo à borda.
Com mangas
A produção de produtos de costura é realizada em uma determinada sequência, cuja observância economiza tempo e ajuda a obter um produto costurado de forma organizada e correta.

Passo a passo para produção de vestido trapézio com mangas:
- Os bolsos são processados na prateleira (se houver, de acordo com o modelo). As pinças do busto são costuradas.
- A costura do meio é onde o fecho (gota ou zíper) é processado.
- As costas e a frente são costuradas e chuleadas ao longo das costuras dos ombros.
- O braço é finalizado com face.
- As costuras laterais do vestido e das mangas são costuradas e chuleadas.
- As mangas são costuradas e as cavas e os gorros são chuleados.
- A parte inferior do vestido e as mangas são nubladas.
- A bainha do vestido e as mangas são feitas à mão ou à máquina.
Dependendo do modelo, a sequência pode mudar, por exemplo, em vez de debruns no decote, o decote pode ser decorado com uma gola virada para baixo. Na prateleira até os bolsos, os relevos, as cavas e os recortes são costurados e chuleados.
Para mulheres com sobrepeso
A silhueta em A esconde bem as características de uma silhueta completa e destaca seus melhores lados.
O modelo é selecionado de acordo com o tipo de corpo:
- Para uma menina com seios grandes, um estilo que se alargue a partir do ponto mais alto do peito é adequado. Metade da pinça do busto abre em direção à linha inferior, a parte restante é direcionada para o corte lateral.
- Ombros largos, barriga e quadris estreitos - Vestido em corte A, levemente evasê na parte inferior, sem mangas, com cava americana.
Em uma silhueta A, muita atenção deve ser dada à decoração. Bordados ou apliques devem ser colocados perto do rosto.
Um vestido de verão para uma figura cheia é costurado na seguinte ordem:
- Decorando uma prateleira.
- A pinça do busto é costurada na frente e passada para baixo.
- Os bolsos são processados (fenda ou na costura lateral).
- Na parte de trás, a costura central é costurada e o zíper é processado.

- As costuras dos ombros são costuradas e o decote é finalizado com frente.
- As costuras laterais são unidas.
- A parte inferior da peça e as mangas (se houver) são bainhadas.
Roupas para mulheres plus size devem se ajustar ao corpo. As costuras decorativas devem ser verticais.
Vestido A-Line dos anos 60
Os estilos retrô dos anos 60 combinam com diferentes tipos de corpo:
- Uma garota com um corpo impecável escolherá um modelo cropped, sem mangas, com um top ajustado e um leve flare que começa logo acima da cintura. O padrão da época era a famosa modelo Twiggy com trajes semelhantes.
- Uma silhueta sem busto encontra harmonia em um vestido em corte A com bolsos no peito ou com franzido no jugo localizado acima da linha do busto.
O estilo de costura dos anos 60 usa costuras e vivos decorativos.
Sequência de costura de um modelo com bolsos de remendo:
- As válvulas e o colar são processados.
- Um ponto de acabamento é colocado ao longo da borda das peças.
- Na prateleira, são processados bolsos costurados com abas.
- As costuras dos ombros são costuradas.
- Na prateleira, um fixador com tiras é processado.
- A gola é costurada.
- As cavas são finalizadas com viés cortado.
- As costuras laterais são costuradas juntas.
- A parte inferior do produto é dobrada usando uma máquina.
Os fios para a costura de acabamento foram selecionados para combinar com o tecido, torcidos e mais grossos do que aqueles para as costuras de conexão.
Vestido linha A com jugo
A linha do corte do jugo pode ser reta ou moldada, fazendo uma transição suave na costura lateral para a costura do corte do jugo das costas.

Para obter o padrão do jugo, você precisa combinar a frente com as costas ao longo da costura lateral. Marque a posição da peça cortada na linha central das costas e da frente. A partir desses pontos, desenhe linhas no padrão em ângulos retos e conecte-as com uma linha suave. Ao cortar as peças do jugo, adicione uma margem de costura de 1 cm em ambos os lados.
Sequência de costura:
- A primeira operação de costura de um modelo desse tipo será costurar o jugo na parte principal.
- A costura é chuleada e finalizada com um ponto de acabamento.
- A ordem de montagem posterior do produto é a mesma do modelo anterior.
O jugo figurado é costurado em 0,5 cm com fios mais grossos tingidos para combinar com o tecido.
Como fazer um vestido trapézio para uma menina
Para costurar um vestido sem mangas em corte A para uma criança, uma costureira iniciante só precisa copiar o molde das roupas prontas da menina.
Atenção especial deve ser dada à linha da cava, ao decote e à posição da costura do ombro.
A posição do ponto inferior da cava pode ser verificada usando os seguintes cálculos:
- horizontalmente – ¼ da circunferência do peito da criança + 3 cm;
- verticalmente – 1/8 da circunferência do peito + 7 cm.
Depois que as linhas do decote e das cavas são copiadas no desenho das costas e da frente, o comprimento da peça é medido a partir do ponto mais alto do ombro. Uma extensão é feita ao longo dos cortes laterais e uma linha inferior arredondada é desenhada. Quanto mais largo o vestido for na parte de baixo, mais arredondada será a bainha.
Costurando um vestido infantil:
- Faça bordados ou apliques na prateleira.
- Costure os ombros e as laterais.
- Apare o decote e as cavas com viés.
- Corte a parte inferior do vestido com vivo.
O acabamento em cetim combina com o acabamento do vestido de verão infantil.
Vestido solto em linha A
Vestido em corte A (o molde para iniciantes pode ser com mangas, mas para a primeira experiência é melhor escolher um modelo de roupa sem mangas) pode ter uma extensão em direção à parte inferior, não apenas nas costuras laterais.
A construção de uma silhueta livre é realizada na seguinte ordem:
- Na base básica da prateleira e do verso, são desenhadas três linhas verticais. Duas delas são direcionadas para o decote, uma para o ponto mais alto da costura do ombro.
- A prateleira e a parte traseira são cortadas verticalmente e afastadas na parte inferior em intervalos iguais.
- O novo corte da frente e das costas é desenhado no papel ou diretamente no tecido.
- No local dos cortes do produto, formam-se dobras, e o produto fica uniformemente fofo na parte inferior.
Um modelo muito popular é aquele com diferentes níveis de fundo na frente e atrás. Para desenhar a linha inferior corretamente, a frente e as costas são alinhadas ao longo do corte lateral.
Perto da costura do meio, a linha inferior é desenhada em um ângulo reto e depois formada em uma curva suave. Um vestido trapézio solto feito de chiffon é feito de duas camadas idênticas de tecido.
A costura de duas camadas do vestido é realizada simultaneamente:
- As costuras dos ombros são costuradas.
- A costura do meio das costas não está completamente conectada por 20 cm.
- O decote nas costas é fechado com um fecho de gota.
- As costuras laterais são costuradas juntas.
- O decote e as cavas de ambas as camadas são alinhados e finalizados simultaneamente com viés.
- A parte inferior é dobrada usando um ponto Moscou em uma máquina de costura.
Se o chiffon for muito translúcido, um tecido mais denso é selecionado para o vestido de baixo.
Vestido de verão em corte A
Para o molde, a parte inferior da cava é movida 2 cm para cima. Na frente de um vestido em corte A, desenhe um decote perpendicular à dobra do meio. Ela se conecta com a linha inferior da cava em uma curva suave e segue para as costas perpendicularmente ao meio da peça.
Os vestidos de verão em corte A têm suas próprias características de costura:
- A carga principal durante o uso recai sobre a parte superior do produto, principalmente na área onde ele se conecta às alças. Antes de costurar a parte superior, ela deve ser reforçada com tecido adesivo.
- Para facilitar a colocação do produto, um zíper de 30-40 cm de comprimento é costurado na costura lateral esquerda ou central das costas.
Procedimento de costura para um vestido trapézio:
- Processe as alças do vestido de verão: costure as laterais verticais das peças frente a frente, passe a costura, vire do avesso e passe novamente.
- Cole a borda superior das costas e da frente e costure os pinças na frente.
- Costure a parte superior do vestido de verão com uma entretela, enquanto simultaneamente insere as alças na costura.
- Processe o zíper na costura lateral.
- Processe a parte inferior do produto.
As alças de um vestido de verão podem ter larguras diferentes, e seu acabamento muda dependendo disso. As tiras estreitas podem ser costuradas sem virar do avesso, com uma largura de costura de 0,1 cm a partir da borda dobrada da peça.
A sequência de costura de um vestido, independentemente das características do modelo, tem muito em comum. Tendo dominado o vestido trapézio, a costureira iniciante pode passar a construir moldes mais complexos, pois já possui conhecimento específico para isso.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre costura de vestido trapézio
Vestido em corte A - não precisa de molde: