Você sempre quer dar a melhor qualidade ao recém-nascido. Muitas mães costuram e tricotam coisas para seus bebês elas mesmas. Um cobertor de malha servirá como decoração e também como um cobertor quente em climas úmidos. As instruções para tricotar um cobertor de bebê serão descritas no artigo.
Tamanhos padrão de cobertores para recém-nascidos
Antes de começar a tricotar um produto, você precisa decidir não apenas a qualidade e a quantidade do fio usado, ou a cor e o padrão do cobertor, mas também o seu tamanho.
Um tamanho de cobertor selecionado incorretamente pode causar os seguintes problemas:
- um cobertor de bebê muito grande será pesado e escorregará facilmente da cama;
- um cobertor muito pequeno não será capaz de cobrir completamente uma criança ou enrolar um recém-nascido em um carrinho;
- Se você planeja colocar uma capa de edredom sobre o cobertor, leve em consideração que ela é vendida apenas em tamanhos padrão.
Um cobertor para um recém-nascido deve ser tricotado com agulhas de tricô de tamanho padrão, levando em consideração onde ele será usado.
Por exemplo:
- para um berço de 60x120 cm, é adequado um cobertor de 120 cm de comprimento e 80 cm de largura;
- para evitar que a criança se descubra, você pode tricotar um cobertor um pouco maior, por exemplo, 110x140 cm, e dobrar os cantos sob o colchão;
- para caminhadas no frio, o melhor é tricotar uma manta de 100x140 cm ou um pouco maior;
- No verão você pode usar uma manta quadrada de 90x90 cm.
O tamanho do cobertor que um recém-nascido precisa deve ser decidido com base em seus próprios desejos e preferências.
Selecionando fios
A qualidade e a densidade dos fios dependem principalmente da época do ano em que o bebê vai nascer. Para bebês nascidos na primavera ou no verão, escolha fios mais leves; para aqueles nascidos no inverno ou no outono, escolha fios quentes e grossos. Ao comprar, você deve observar mais atentamente as marcações. É desejável que o rótulo indique que o fio é destinado a artigos infantis.
Tabela de seleção de fios para a estação do nascimento do bebê:
Inverno | Verão |
Lã. Os fios são feitos de lã 100% natural, densa e macia. No entanto, é preciso levar em conta as características individuais da criança, pois a lã pura não é indicada para peles sensíveis. | Algodão.
O fio é 100% algodão mercerizado. A qualidade dos fios aumentará a densidade e reduzirá em várias vezes a suscetibilidade do produto a danos. Também é possível encontrar fios de algodão sem mercerização. Esses fios são muito macios e grossos. No entanto, vale a pena atentar para o fato de que os produtos feitos com eles exigem um manuseio cuidadoso. |
Lã + bambu + acrílico.
Bem adequado para bebês propensos a alergias. Ao mesmo tempo, o produto ficará bem macio e quente. | Algodão + poliacrílico.
Para quem acha o algodão muito duro, pode-se optar por uma linha mista. O cobertor ficará macio e agradável ao toque. |
Lã + acrílico + lã de alpaca.
Um cobertor feito com esses fios será muito leve e quente ao mesmo tempo. | Acrílico.
Os fios de acrílico puro são densos e agradáveis ao toque. Para itens infantis, você definitivamente deve escolher o fio acrílico marcado como “bebê”. |
Você deve saber que:
- O fio de algodão deve ser denso, sem engrossar ou quebrar.. Um produto feito com esse fio requer mais fios, pois eles são mais finos que os de acrílico ou lã. Um cobertor feito de fios muito finos se desgastará rapidamente.
- Não se deve comprar fios de lã com pelo longo, que podem entrar na boca ou no nariz do bebê. A qualidade do fio também precisa ser verificada cuidadosamente. As fibras de lã verdadeira não devem quebrar quando puxadas. É melhor experimentar o fio com antecedência, tocando-o na bochecha ou em outra parte do corpo e, se sentir alguma sensação desagradável, recuse-se a comprá-lo.
- Fios acrílicos de baixa qualidade rangem ao tricotar., eles não são destinados a bebês. Produtos de acrílico podem esticar se lavados com frequência.
Como calcular a quantidade de fio para tricô, dependendo do número de agulhas de tricô, espessura e tipo de linha
Não é difícil tricotar um cobertor para um recém-nascido. Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o tipo de fio, bem como sua quantidade dependendo da espessura das agulhas de tricô. As agulhas normalmente utilizadas são as nº 3 ou nº 6. Cada novelo tem um comprimento e peso de fio diferente.
Portanto, é recomendável fazer o seguinte antes de começar a tricotar:
- É necessário verificar como o produto se comportará após a lavagem. Para fazer isso, você precisa tricotar um pequeno quadrado de aproximadamente 10x10 cm.
- O quadrado é então lavado e seco.
- Depois disso, você precisa calcular quantos loops e linhas há na amostra. Um padrão será construído com base nos cálculos.
- Em seguida, a amostra é desfiada e o comprimento dos fios utilizados é medido.
- A área do futuro cobertor é calculada com base no tamanho da amostra lavada. Você precisa entender quantos desses quadrados serão necessários para o produto inteiro.
- Como resultado, você precisa multiplicar o número de quadrados resultante pelo comprimento do fio usado em 1 amostra. O resultado é um número que mostra quantos metros de fio você precisará.
Também é necessário saber que:
- quanto menor o consumo, mais grosso o fio;
- quanto mais fraca for a torção do fio, mais economicamente o fio será usado;
- tricô estampado requer mais linha;
- um produto tricotado com ponto vazado exigirá menos linha;
- ao tricotar com elástico, usa-se mais fio;
- quanto mais grossas as agulhas de tricô, mais economicamente o fio é usado (mas vale lembrar que essas agulhas de tricô não são adequadas para todos os fios).
Muitas vezes, a etiqueta da linha não indica seu comprimento, mas seu peso. O peso exato do fio necessário para tricotar um cobertor de bebê pode ser calculado a partir de uma amostra já tricotada e lavada. Neste caso, a amostra é pesada e a massa resultante é multiplicada pelo número de quadrados. O resultado é um número igual ao peso do fio para o cobertor.
Moldes para manta de bebê. Padrões e descrições de tricô
Um cobertor para um recém-nascido pode ser tricotado usando uma variedade de técnicas. Vamos dar uma olhada em alguns dos padrões mais comuns para cobertores. Será mais conveniente se você usar um diagrama durante o processo de trabalho.
A tabela mostra várias opções de padrões de tricô para um cobertor de bebê:
Opção | Trabalho |
"Borracha" | O número de laçadas montadas deve ser divisível por 5 + 3 laçadas de simetria e 2 laçadas de borda. O ciclo consiste em 8 carreiras, cada uma das quais começa e termina com uma laçada de borda. Em cada carreira ímpar, tricote 3 laçadas da frente, 2 de trás e 3 laçadas da frente. Na 2ª e 6ª, tudo é ao contrário, começando pelas malhas meia. 4ª e 8ª - tricô. Um produto com esse padrão será elástico e é perfeito para um cobertor de bebê, pois não tem avesso. |
Criado
"Aceno" | O número de laçadas deve ser um múltiplo de 11 + 2 laçadas de borda. A repetição do padrão consiste em 14 linhas. Você precisa começar e terminar a carreira com uma laçada de borda.
Ordem de tricô:
|
"Foice" | Para começar a trabalhar, você precisa montar o máximo de laçadas cujo número seja divisível por 21. Depois, em carreiras:
O ciclo de 6 carreiras é repetido novamente até que o comprimento desejado do produto seja atingido. |
Você pode escolher um molde para um cobertor de bebê em uma revista de tricô ou encontrá-lo na Internet. Se a costureira tiver muita experiência em tricô, ela pode criar seu próprio padrão ou motivo.
Instruções passo a passo para tricotar um cobertor simples para um recém-nascido
Um cobertor para um recém-nascido é sempre tricotado usando a mesma sequência de passos. Primeiro, o número necessário de laçadas é lançado na agulha de tricô, depois o tecido principal do produto é tricotado e, no final, as laçadas são fechadas e a decoração é selecionada.
Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o tamanho e o padrão desejados do cobertor, o tipo de fio e a espessura das agulhas de tricô. É melhor tricotar um cobertor simples e de uma única cor para um bebê com fios de tricô simples e não adicionar detalhes decorativos. É melhor para iniciantes começar a tricotar com padrões simples. Você pode tentar fazer um cobertor de 80x80 cm com um padrão quadrado. Para isso você precisará de 350 g de linha de tricô.
Conjunto de loops
Qualquer tricô deve começar com um conjunto de laçadas.
Não é difícil de fazer:
- Você precisa pegar um novelo de lã e desenrolar um pouco da linha.
- O fio desenrolado é pego pela mão (para destros, na mão esquerda; para canhotos, na mão direita) e jogado sobre o dedo indicador com a ponta livre para a frente.
- A mesma ponta é enrolada em volta do polegar da esquerda para a direita, de modo que um oito é formado com outro fio.
- Ambas as roscas são presas com dedos livres.
- Duas agulhas de tricô são seguradas na mão direita.
- As agulhas são inseridas na alça do polegar de baixo para cima, formando uma alça.
- Você precisa puxar a linha do seu dedo indicador para dentro desta laçada, inserindo as agulhas de tricô de cima para baixo.
- Em seguida, a laçada é retirada do polegar e apertada nas agulhas de tricô.
- Depois você precisa colocar a linha no polegar novamente e repetir todo o procedimento.
Dessa forma, 175 laçadas são lançadas nas agulhas de tricô, após o que 1 agulha de tricô é retirada.
Tricô de tecido
Antes de tricotar o padrão principal, você precisa moldar a borda do cobertor. Para fazer isso, as primeiras carreiras devem ser tricotadas com ponto meia simples. Normalmente, as primeiras laçadas, chamadas de laçadas de borda, são removidas, mas aqui elas não devem ser removidas, mas tricotadas com laçadas faciais.
As primeiras 11 carreiras são tricotadas com alças frontais simples:
- A agulha de tricô com laçadas fica na mão esquerda, e a vazia fica na mão direita.
- O fio do novelo é jogado sobre o dedo indicador e preso com os outros dedos.
- A agulha livre é inserida no laço inicial da esquerda para a direita. Neste caso, a ponta da agulha de tricô, passada pela laçada, agarra o fio do novelo de baixo para cima e o puxa para trás.
- Um laço é formado na agulha livre. A laçada antiga é removida da agulha de tricô com as laçadas montadas.
- O procedimento é repetido o número necessário de vezes, neste caso 175.
- A carreira termina com um ponto meia. A linha é colocada na frente da agulha de tricô, que é inserida da direita para a esquerda e captura a borda livre de cima para baixo.
- Para tornar o produto proporcional, você precisa fazer 10 aumentos usando o método de laçada na carreira 11. Para fazer isso, depois de tricotar 11 laçadas da borda, você precisa jogar a linha sobre a agulha de tricô de trabalho e continuar tricotando com as laçadas da frente. A laçada é repetida a cada 18 pontos seguidos.
- Na última carreira do tecido principal, você precisa remover 10 laçadas adicionadas. Você precisa removê-los na mesma ordem em que os colocou. Primeiro após 11, e depois a cada 18, a agulha passa por dois laços ao mesmo tempo;
- O trabalho termina com 11 carreiras de laçadas em ponto meia.
O padrão principal é tricotado levando em consideração que as primeiras 7 e as últimas 7 laçadas da carreira serão tricotadas usando a técnica de ponto meia. O ciclo consiste em 24 linhas e é repetido 11 vezes.
Padrão de tricô para o tecido principal:
Linha No. | Esquema |
1, 3, 9, 11, 14, 16, 22, 24 | 9 tricôs (a laçada entre as laçadas da 1ª carreira é tricotada com um ponto meia cruzado), 9 tricôs e assim por diante, alternando 9 vezes. No final da carreira, tricote 9 laçadas frontais. Em seguida, o produto é virado e a próxima carreira é tricotada. |
2, 4, 10, 12, 12, 15, 21, 23 | O padrão de tricô difere apenas porque os primeiros 9 pontos meia são tricotados, depois 9 pontos meia, e assim por diante até o final. A carreira termina com 9 pontos tricô. |
5, 7, 17, 19 | 3 pontos meia, 3 pontos meia e assim por diante até o final da carreira, que deve terminar com 3 pontos meia. |
6, 8, 18, 21 | 3 laçadas em meia, 3 em meia, repita até o final, as últimas 3 laçadas em meia são tricotadas. |
Fechando os ciclos
Para evitar que o produto desfie, a última fileira de laçadas deve ser fechada.
Para fechar os ciclos você precisa:
- Tricotar a primeira laçada da borda.
- Faça a próxima laçada em tricô.
- Usando uma agulha de tricô com laçadas, você precisa pegar a primeira laçada e puxar a segunda laçada através dela usando uma agulha de tricô que esteja funcionando.
- Tricotar novamente o ponto da frente e puxá-lo para dentro do ponto anterior.
- Repita em toda a carreira.
- Quando terminar, prenda as pontas do fio.
Decorando um cobertor
Depois que o cobertor for tricotado, ele deve ser lavado, estendido sobre uma superfície horizontal e receber o formato desejado. Após a secagem, as bordas do produto podem ser decoradas com fitas, tule ou renda. Para deixar a decoração mais elegante, ela é costurada com monofilamento, uma linha forte que lembra linha de pesca.
Como tricotar um cobertor colorido. Instruções passo a passo
Um cobertor para um bebê recém-nascido tricotado com fios de cores diferentes ficará muito brilhante e festivo. O produto é tricotado com agulhas de tricô nº 5.5 usando alças frontais e traseiras. Para trabalhar você precisará de fios de cores diferentes (4 novelos de 170 g cada). O cobertor é composto por 3 listras multicoloridas. As listras são tricotadas com um padrão vazado e separadas por ponto pérola de cor diferente.

Descrição passo a passo do trabalho:
- Um total de 129 pontos são montados. O laço da borda é sempre removido.
- A borda do cobertor é tricotada com um padrão de pérolas, alternando 1: alças da frente e de trás em 6 carreiras. O mesmo padrão separa as listras multicoloridas.
- A partir da 7ª carreira e até o final do trabalho, tricotam-se primeiro 5 laçadas ao longo das bordas: 1 orla, 1 frente, 1 trás, 1 frente, 1 trás; No final da carreira, 5 laçadas são tricotadas na ordem inversa.
- As carreiras 8 a 12 e 14 a 18 são tricotadas apenas com pontos da frente.
- 13ª carreira: 8 pontos tricô, 1 laçada, 2 laçadas em 1 ponto meia cruzado, termina a carreira com 8 pontos tricô e 5 laçadas de borda.
- Linha 19 – primeiros 4 pontos tricô, depois repita: 1 laçada, 2 laçadas em 1 ponto tricô cruzado, 6 pontos tricô. No final, haverá 4 laçadas frontais e 5 laçadas de borda.
- Repita as carreiras 8 a 19 2 vezes.
- As próximas 6 carreiras são tricotadas em tricô.
- Depois, outra cor é escolhida e usada para tricotar a faixa divisória.
- Depois repita todos os passos começando pela 7ª carreira, só que em uma cor diferente.
- As últimas 6 carreiras do produto são tricotadas com um padrão de pérolas.
- No final do trabalho, é necessário fechar a última carreira de alguma forma.
Cobertor feito de várias partes
O produto é composto por listras multicoloridas. As listras podem ser tricotadas em uma cor ou divididas em quadrados multicoloridos tricotados usando técnicas diferentes. Primeiro, você precisa tricotar as listras usando a técnica escolhida no comprimento desejado. Em seguida, feche as alças e costure as tiras juntas usando um ponto tricô.
Manta de bebê vazada em tricô
Este cobertor ficará muito lindo e perfeito para a alta do bebê. Normalmente, o produto é feito em formato quadrado, com fios brancos ou de cor pastel. Para um produto medindo 86x70 cm, você precisará de 450 g de fio de tricô.
Descrição do cargo:
- 1ª, 3ª, 11ª e 13ª carreiras: todas em tricô;
- 5º: 1 tricô, 1 laçada, 1 ponto baixo (passe 1 ponto pelo qual você puxa 1 ponto tricô), 1 tricô, 2 pontos juntos em tricô, 1 laçada, 4 tricôs. Tricotar toda a carreira desta maneira;
- 7º: 2 tricôs, 1 laçada, 1 puxada dupla (passe 1 laçada pela qual puxe 2 tricôs), 1 laçada, 5 tricôs. Repita até o final;
- 9ª carreira: 3 pontos altos, pompom, 6 pontos altos. Repita os passos até o final;
- Linha 15: 6 tricôs, 1 laçada, 1 ponto baixíssimo, 1 tricô, 2 pontos juntos em tricô, 1 laçada, 6 tricôs. Repita;
- Linha 17: 7 tricôs, 1 laçada, 1 laçada dupla, 1 laçada, 7 tricôs. Então até o final da linha;
- Linha 19: 8 pontos tricô, pompom, 8 pontos tricô. A ação é repetida até o final da fileira;
- todas as carreiras pares são tricotadas com pontos tricô;
- todo o ciclo é repetido até que o comprimento desejado do produto seja atingido;
- A tira deve ser tricotada separadamente e costurada ao tecido principal com um ponto tricô.
Um cobertor tricotado por você aquecerá um recém-nascido ou decorará sua alta da maternidade. Os produtos para bebês são tricotados com agulhas de tricô de diferentes espessuras, diferentes tipos de fios e em inúmeras técnicas.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como tricotar um cobertor de bebê com agulhas de tricô
Aula magistral sobre como tricotar um cobertor de bebê com agulhas de tricô:
Obrigado pelas informações interessantes!
Um cobertor de bebê de tricô durará por gerações e pode ser guardado como uma herança de família!
Cobertor muito bonito. Tudo é bem simples e organizado. Comecei a tricotar exatamente como no vídeo. Espero que dê certo. Obrigado pela lição.
O padrão de rapport consistirá em 7 linhas e 14 laçadas. Primeiro, você precisa montar 121 pontos, depois tricotar dois pontos na agulha esquerda com um ponto meia usando a agulha de tricô direita.