Artesanatos simples feitos com cotonetes e discos de algodão não são apenas um entretenimento interessante para as crianças, mas também uma maneira eficaz e rápida de decorar um presente, fazer um brinquedo para um bebê ou crie um cartão postal original para qualquer feriado.
Ferramentas e meios improvisados
Para começar a criar com cotonetes e discos de algodão, você precisa de um conjunto mínimo de ferramentas e materiais. Para artesanato, é melhor escolher cotonetes baratos, já que o plástico dessas marcas é mais fino e fácil de cortar.
É melhor usar discos de algodão com um padrão (uma estampa parecida com costura). Esses discos são mais fáceis de cortar, delaminam menos, são mais fáceis de pintar e mantêm melhor seu formato. Para trabalhar com palitos, você também precisará de cola em bastão ou cola PVA grossa, e para trabalhar com discos de algodão, você também pode usar uma pistola de cola.
Recomendações gerais para o trabalho
Artesanatos feitos com cotonetes serão prazerosos se você souber como fixá-los corretamente.
Este processo requer a adesão a várias regras:
- Se precisar colar os palitos um por um, ponto por ponto, você pode espalhar o lado de algodão. Em outros casos, se você precisar fixar vários palitos de uma vez, é mais prático aplicar cola na base, pois ela absorve menos.
- Os cotonetes não grudam imediatamente na base; elas precisam ser pressionadas muito bem, mantidas por 10 a 15 segundos e então colocadas sob a prensa.
- Cola branca em bastão, se você fizer uma camada grossa, cola cotonetes em papelão melhor do que PVA. Com a cola PVA, o produto tem que ficar sob pressão por um tempo muito longo ou tem que ser escolhida uma cola bem grossa. Para crianças muito pequenas, a cola pode ser substituída por plasticina de tom apropriado em qualquer artesanato.
Quanto aos discos de algodão, a tecnologia das flores e outros artesanatos feitos com esse material se assemelha a trabalhos semelhantes feitos de feltro e lã. Entretanto, há uma diferença relacionada ao uso do artesanato. Para fazer flores de feltro, utiliza-se apenas cola quente ou linhas; Eles são bastante duráveis, por isso são frequentemente usados para decorar roupas e diversos acessórios (bolsas, grampos de cabelo).

Flores feitas de discos de algodão não são tão resistentes ao desgaste; eles podem rapidamente se tornar inutilizáveis se tocados com frequência. Além disso, as flores de algodão perdem completamente a forma quando molhadas. Elas também podem ficar sujas, pois precisam ser pintadas com guache ou aquarela.
Assim, flores espetaculares feitas de discos e palitos de algodão só podem ser usadas para decoração e decoração de um número limitado de itens, e sua vida útil é curta. Com a ajuda dessas flores, você pode criar um cartão postal, uma imagem, um pôster de felicitações, decorar um presente ou uma fantasia de baile de máscaras com elas. Para fixar as pétalas, use cola quente (não indicada para crianças) ou cola PVA bem grossa.
Existem duas maneiras de tingir discos e bastões de algodão:
- Mergulhe-os em uma solução com corante dissolvido e esprema-os cuidadosamente.
- Aplique a tinta com um pincel largo, dando batidinhas. Deve haver água suficiente no pincel.
Em ambos os casos, você pode usar aquarela, guache ou corante alimentício.
Artesanato com cotonetes em um avião - 10 ideias interessantes
Usar cotonetes para aplicações e artesanato em uma superfície plana permite adicionar volume e relevo ao produto - por exemplo, para reproduzir a textura da lã e da neve.
O artesanato é feito muito rapidamente e o resultado é muito original. Usando essa técnica você pode fazer um quadro para a parede, um brinquedo para um teatro de fantoches ou um cartão postal.
Master class - artesanato com cotonetes "Leão"
A lição pode começar com um trecho de um poema de S. Ya. "Filhotes de leão" de Marshak:
Você não conhece o pai?
Um grande leão vermelho?
Ele tem patas pesadas.
E uma cabeça desgrenhada.
Em seguida, você pode mostrar um leão recortado em papelão. Você deve discutir com as crianças por que ele tem uma “cabeça desgrenhada” e o que o leão tem na cabeça (juba). Em seguida, você pode pensar em quais materiais pode usar para deixar a crina "desgrenhada" - algodão, cotonetes, almofadas de algodão, linhas, lã, papel.
Ferramentas e materiais:
- Cotonetes – mais de 15 peças.
- Tesoura.
- Cola em bastão, cola PVA ou plasticina amarela.
- Tintas (aquarela ou guache), pincel.
- Tesoura.
Processo de execução:
- Primeiro, você precisa desenhar e recortar uma imagem de um leão com juba em um papelão amarelo. Crianças de 3 a 5 anos recebem uma imagem pronta.
- Em seguida, prepare os cotonetes; para o artesanato você precisará de pelo menos 30 cotonetes. Eles precisam ser cortados.
- Na próxima etapa, a juba do leão é coberta em partes e gravetos são colados em um círculo. Não é necessário aplicar tudo de uma vez, pois a cola seca. Cada palito precisa ser pressionado com um dedo por 5 segundos. Crianças de 3 a 5 anos podem colar o algodão à distância para que o trabalho não seja muito longo e cansativo. Você também pode prender cotonetes na borla da cauda.
- Quando todas as áreas estiverem preenchidas, o produto deve ser colocado sob uma prensa por 10 a 15 minutos.
- Em seguida, os palitos são pintados, alternando as cores amarelo, laranja e marrom. O resultado é uma juba variegada. É importante repetir com as crianças que a escova deve ser simplesmente pressionada contra os cotonetes.
Muitas vezes essa atividade motiva a fazer um leão usando outras técnicas, por exemplo, com uma juba feita de algodão ou discos de algodão. Com base nesta master class, você pode criar outros artesanatos (animais, plantas).
Poodle
Processo de trabalho:
- Primeiro, recorte a imagem de um poodle grande.
- Corte as pontas de algodão de 10 a 12 cotonetes.
- Eles colam pontas de algodão na crista e na cernelha, e fazem bolas na cauda e nas pernas.
- Se o poodle é branco, ele não é pintado; se for preto ou damasco, os cotonetes são tingidos com a cor apropriada.
Cavalo
Andamento do trabalho:
- Eles selecionam uma imagem de um cavalo e a recortam.
- Corte as pontas de 12 a 15 cotonetes.
- Aplique cola na crina e na cauda, cole os palitos e coloque o cavalo sob a prensa.
- Os bastões são coloridos com guache ou aquarela.
Pintinho
Andamento do trabalho:
- Na etapa 1, recorte um molde oval e prepare também um bico vermelho e círculos brancos para os olhos.
- Em seguida, corte o algodão de 10 a 20 cotonetes, dependendo do tamanho do frango.
- Aplique uma camada grossa de cola na base oval e fixe os palitos formando um círculo, pressionando cada um por 5 segundos. Prenda 3 palitos verticalmente na parte superior para formar a crista, 3 palitos em cada lado para as asas e 6 palitos na parte inferior para formar as patas.
- Na próxima etapa, é necessário colocar o artesanato sob a prensa.
- Depois disso, pinte os palitos de amarelo e as patas de vermelho. Você pode colar uma concha feita de discos de algodão por perto.
- Na etapa final, cole os olhos e o bico.
Urso panda
Andamento do trabalho:
- Recorte o corpo do urso em papelão ou desenhe-o em um pedaço de papel com um lápis.

- Corte as pontas de 20-25 cotonetes.
- Aplique cola gradualmente na base e cubra todo o corpo do urso ou apenas a barriga com rolinhos de algodão.
- Olhos de papelão ou plástico e um nariz são colados na parte superior.
- A tinta é usada para criar manchas pretas características.
Master class - apliques com cotonetes "Paisagem de inverno"
Artesanatos feitos com cotonetes e discos de algodão são uma maneira ideal de criar uma imagem de inverno com as crianças. No início da aula, você pode ler um lindo poema sobre o inverno. Depois pergunte à criança o que parece neve (respostas esperadas: algodão, papel branco, farinha, açúcar). O adulto diz que o objetivo da aula é transformar uma folha de papelão em uma imagem de inverno.
Ferramentas e materiais:
- 10-12 discos de algodão.
- 20-22 cotonetes.
- Cola em bastão, cola PVA ou plasticina branca.
- Papel branco e papel pastel (azul, rosa, bege).
- Papelão azul claro ou azul.
- Pequenos pedaços de papel colorido (preto, vermelho).
- Tesoura.
- Lápis simples.
- Pressione o peso.
O processo de execução do trabalho:
- Primeiro, na folha de base, você precisa delinear a composição com traços leves - onde as casas ficarão, quantas serão, qual será o tamanho delas, onde ficará o boneco de neve, onde ficarão as árvores.
- Em seguida, você precisa cortar os discos de algodão ao meio e dispor os montes de neve na folha em forma de onda. Depois, cole os montes de neve e coloque a folha sob uma prensa por 5 minutos.
- Neste ponto, você deve preparar os gravetos para o objeto que ficará no meio, por exemplo, uma cabana ou casas. A cabana pode ser feita inteiramente de gravetos, no formato de uma cabana de madeira, com uma janela feita de papel branco no topo, ou você pode fazer uma casa de papel colorido e fazer o telhado com cotonetes, como se houvesse neve sobre ele.
- Depois você precisa colar os palitos com cola PVA grossa ou cola em bastão. Para crianças, você pode usar plasticina branca em vez de cola.
- Em seguida, o boneco de neve, as árvores, a cerca e outros elementos são dispostos na base, um por um, e colados usando o mesmo padrão.
- Você pode pintar a neve no céu com guache branco ou colar pequenos pedaços de algodão em alguns lugares. Você também pode fazer nuvens e uma lua com discos de algodão.
Por analogia com esta master class, usando os mesmos materiais e técnicas, você pode criar outros apliques interessantes:
- Aplicação "Esqueleto engraçado" ou "Esqueletos de dinossauro". Cotonetes são ideais para esses artesanatos porque eles seguem o formato dos ossos.
- Aplicação "Floco de Neve". Cotonetes permitem criar flocos de neve de uma grande variedade de padrões e tamanhos em uma folha de papel.
Artesanato volumétrico com cotonetes
Os artesanatos feitos com cotonetes podem ser não apenas planos, mas também tridimensionais. Esses produtos podem ser usados como brinquedos completos ou detalhes decorativos de interiores.
Serão baixos-relevos sobre uma base plana ou artesanatos completamente tridimensionais.
No segundo caso, cotonetes são colados ou presos em várias figuras feitas de plasticina, espuma, papel machê, recipientes de plástico (por exemplo, de ovos Kinder) e bolas.
Master class - artesanato com cotonetes e discos "Joaninha"
Você pode começar a aula com o poema “Joaninha, cabeça preta” e mostrar como um inseto multicolorido em um pedaço de pau voa de um lugar para outro. Em seguida, você deve perguntar às crianças se elas conseguem adivinhar do que a joaninha é feita.
Ferramentas e materiais:
- 1 - 2 discos de algodão.
- 6 cotonetes.
- Tintas (aquarela ou guache).
- 2 pincéis (grosso e fino).
- Cola PVA ou plasticina.
- Papelão preto.
- Tesoura.
- Olhos de plástico ou papel branco e um marcador preto.
- Canudo de coquetel.
O processo de execução do trabalho:
- As crianças recortam um círculo de cartolina preta, tendo-o primeiro desenhado usando um molde. Este é o abdômen de uma joaninha. Para crianças de 2 a 3 anos, um adulto entrega peças prontas.
- Em seguida, você precisa preparar as pernas com cotonetes - os cotonetes podem ser cortados ao meio, então as pernas ficarão curtas. Ou corte a parte de algodão de um lado de cada palito e pegue o segmento longo para as patinhas.
- Na próxima etapa, o corpo e a cabeça são preparados - uma fenda é cortada para as asas e a cabeça é cortada do mesmo disco.
- Depois disso, espalhe cola bem grossa no centro da parte de papelão da barriga; para crianças, a cola pode ser substituída por uma salsicha de plasticina; o artesanato nesta versão será menos durável, mas crianças de 2 a 3 anos conseguirão lidar com essa etapa sozinhas.
- As patas são colocadas em papelão ou coladas em plasticina. Você também pode espetar um canudo de coquetel na argila para poder viajar com a joaninha ou colocá-la em um vaso de flores.
- Pressione as patas em cima com um algodão com asas cortadas e adicione a cabeça a uma pequena distância. O produto é colocado sob uma prensa por algum tempo.
- Em seguida, as crianças pintam as asas com tinta vermelha e os cotonetes nas pernas e na cabeça com tinta preta. O adulto comenta separadamente que a tinta não é espalhada com um pincel, mas sim espalhada em um algodão.
- Depois disso, deixe o artesanato secar um pouco, cole os olhos de plástico com plasticina ou cola quente (com a ajuda de adultos) e você pode brincar com ele.
Você pode fazer outros artesanatos usando o mesmo princípio:
- “Flor de sete flores” em um tubo. Você pode pintar as pétalas em cores diferentes usando um pincel ou mergulhando-as na tinta e secando-as previamente.
- "Sol" em um pedaço de madeira ou barbante. Este sol feito com algodão e cotonetes também pode fazer parte de um artesanato mais complexo: o pingente “Sol e Nuvem”.
Um sol e uma nuvem fofa feitos de cotonetes cortados estão suspensos em uma vara; fios com pedaços de algodão presos a eles são puxados da nuvem. Isto é neve. Você também pode fazer uma nuvem para combinar com o Sol usando 5 a 6 discos de algodão presos com cola branca.
Master class - artesanato com cotonetes "Ovelha"
A lição pode começar com o poema “Diga-nos, nosso cordeirinho, quanta lã você nos dará”, com um enigma sobre uma ovelha ou com o conto de fadas “A raposa e a ovelha”.

Materiais e ferramentas:
- Cotonetes – a quantidade depende do tamanho, mas não menos que 15 peças.
- Cola em bastão, cola PVA ou plasticina branca.
- Papelão branco.
- Fita.
- Marcador preto fino.
- 2 prendedores de roupa decorativos de madeira ou plástico.
- Tesoura.
Processo de fabricação:
- Primeiro, um molde do corpo do cordeiro é recortado.
- Prepare cotonetes cortando as pontas.
- Desenhe o rosto da ovelha com um marcador.
- Cole pontas de algodão dos palitos no corpo e no brasão em um círculo ou em uma ordem livre, a fileira mais externa deve se estender além da borda do produto.
- Você também pode colar palitos na parte de trás, assim a ovelha ficará bem volumosa.
- Você pode amarrar uma fita no pescoço da ovelha - por exemplo, no formato de um coração - e então a ovelha pode decorar um presente para um ente querido.
- Na etapa final, você precisa prender as pernas do prendedor de roupa na parte inferior, então a ovelha ficará em pé. Você também pode prender um barbante no topo para usar a ovelha como suporte para um móbile ou como decoração para árvore de Natal.
Você pode fazer uma ovelha com cotonetes usando um princípio completamente diferente, usando uma bola de plasticina branca ou um recipiente Kinder como base. Em seguida, são feitos furos no corpo de plástico com um furador ou agulha aquecida, ele é tingido de branco e só então são inseridos cotonetes.
Por analogia com a “Ovelha”, você pode fazer outros artesanatos – por exemplo, um coelho, um gatinho ou um cachorrinho.
Master class - artesanato com cotonetes para os mais pequenos "Ouriço"
Artesanatos feitos com cotonetes não estão disponíveis apenas para crianças mais velhas e adultos. Este produto muito simples é adequado para crianças de 1,5 a 2 anos. Você pode começar a lição com uma charada sobre um ouriço ou olhando imagens e determinando onde estão o nariz, as patas e as agulhas do ouriço.
Você também pode contar uma história sobre um ouriço que não gostava de ser espinhoso e cinza, porque vivia em uma floresta mágica onde todos eram amigos e não havia ninguém de quem se proteger ou se esconder, e então ele foi até uma feiticeira que lhe deu agulhas macias e as pintou com todas as cores do arco-íris.
Ferramentas e materiais:
- Massa de modelar ou plasticina.
- Cotonetes – 10-12 peças.
- Tintas (aquarela ou guache).
- Suporte para modelagem.
- Tesoura.
Processo de fabricação:
- Primeiro, as crianças moldam o corpo do ouriço - elas puxam o nariz para fora da bola.
- Depois, eles inserem agulhas de cotonetes em ordem aleatória. Um adulto prepara os gravetos com antecedência cortando uma das pontas.
- Os olhos e o nariz também são feitos com as pontas dos gravetos.
- As agulhas são pintadas de marrom ou de todas as cores do arco-íris. Olhos e nariz - pretos.
Você pode criar outros artesanatos usando o mesmo princípio:
- "Flocos de neve volumétricos". Você pode pegar uma bola de plasticina branca ou cobri-la com papel alumínio. Raios de um floco de neve estão presos na bola. Você pode usar pequenas bolas de plasticina para fazer juntas.
- "Flores Fantásticas". Faça furos em uma bola fina de plástico com um furador ou agulha aquecida, insira discos de algodão neles e pinte com tinta. Os caules podem ser feitos de arame e dobrados de uma forma elaborada.
Flores de algodão e palitos – 5 lindas opções
Artesanatos feitos com cotonetes não são a única maneira original de usar materiais domésticos com criatividade. Com a ajuda de flores de algodão, você pode decorar de forma rápida e original uma embalagem de presente, um cartão postal ou um cartaz de felicitações.
Master class – flor de algodão e palitos “Camomila”
Este aplique é ideal para crianças de 2 a 3 anos. Pode ser feito em poucos minutos e fica muito impressionante.
Materiais e ferramentas:
- Discos de algodão – 1-2 peças.
- Cotonetes – 8-10 peças.
- Cola em bastão ou PVA.
- Tesoura.
- Cartão.
- Livro verde.
- Tintas.
Processo de execução:
- Um disco de algodão é colado no meio.
- Faço um anel de cola em volta e coloco o algodão dos palitos.
- O disco é pintado de amarelo.
- O caule é feito de uma peça pronta ou disposto a partir de gravetos e pintado de verde.
Master class – flores de algodão e palitos “Calla”
No início da lição, você precisa observar fotos de flores vivas e analisar as características da inflorescência.
Ferramentas e materiais:
- Discos de algodão – 3 peças.
- Cotonetes – 3 peças.
- Tintas (aquarela ou guache).
- Tesoura.
- Papel colorido de tom verde.
- Papelão para a base (de preferência dupla face).
- Fita no tom do papelão.
- Cola PVA ou cola quente e uma pistola de cola.
- Canudos verdes para coquetel - 3 peças.
Processo de fabricação:
- Primeiro, prepare os estames das flores pintando cotonetes de amarelo em um dos lados.
- Depois é preciso deixar a tinta secar e, nesse ponto, você pode preparar a embalagem de papelão para o buquê. Para fazer isso, corte um semicírculo de papelão e faça uma borda ondulada. Dobre o semicírculo em um trapézio (“copo”) e dobre os cantos para os lados. No verso, você pode prender laços de fita.
- Depois disso, insira cotonetes (estames) nos palitos de coquetel (hastes), eles se encaixam perfeitamente, o lado de algodão serve como vedação.
- Discos de algodão são enrolados e fixados com cola quente ou PVA. O ponto de fixação (receptáculo) pode ser pintado de verde.
- Folhas de papel ou discos são colados nos tubos.
- Um buquê de 3 copos-de-leite está guardado dentro de um envelope. Na parede traseira do envelope, corte 2 fendas para cada flor ao longo da largura do caule. O tubo é pressionado levemente e fixado internamente; as pontas das flores podem ser cortadas ou deixadas para fora.
- A embalagem de flores pode ser usada como um cartão de felicitações.
Master class – flor de algodão “Narciso”
Você pode começar a lição com o antigo mito grego sobre o jovem Narciso, que deu nome à flor. Você também pode olhar para uma foto de uma flor viva, nomear todas as suas partes e possíveis cores.
Ferramentas e materiais:
- Discos de algodão – 8 peças.
- Tesoura.
- Cola PVA grossa ou cola quente e uma pistola de cola.
- Aquarela ou guache amarela.
- Papel colorido de tom verde.
- Papelão de cor azul ou azul claro.
Processo de fabricação:
- Algumas horas antes de começar a trabalhar, você precisa preparar o material para os estames. Pegue metade de um disco de algodão, molhe-o em água com guache amarelo ou aquarela misturada e aperte bem. Depois, coloque-o cuidadosamente para secar.
- De discos de algodão, corte 6 pétalas em forma de barco, com uma das bordas ligeiramente engrossada, e corte também um círculo com 4 cm de diâmetro.
- Em seguida, você precisa dobrar todas as pétalas e passar bem as dobras.
- Na próxima etapa, a borda das pétalas precisa ser pinçada e colada com uma gota de cola quente ou PVA grosso para dar volume. Para crianças menores, você pode pular esta etapa.
- Depois a flor é montada sobre uma base de algodão. Primeiro você precisa colar três pétalas. Cada pétala precisa ser bem pressionada na base e mantida por 5 segundos.
- Se estiver trabalhando com cola quente, é melhor molhar o dedo ou pressionar o produto com uma espátula especial ou outro dispositivo para evitar que a cola entre em contato com a pele. É mais seguro trabalhar com PVA espesso com crianças; neste caso, é melhor montar o produto diretamente sobre o papelão.
- Em seguida, pegue metade do disco, pintado de amarelo, faça 5 a 6 cortes no lado arredondado para os estames, enrole-o em um tubo e cole-o. Os estames estão presos ao meio da inflorescência. Você também pode fazer estames usando 3 pontas de cotonete. Se você não tiver tempo para pintar o disco, pode fazer o miolo com feltro amarelo ou com um guardanapo amarelo.
- Na etapa final, o caule e as folhas são recortados em papel colorido e colados. Folhas também podem ser feitas com discos de algodão pintados.
Este narciso pode ser colocado em um cartão ou transformado em uma pintura usando um prato descartável como base.
Master class – flor de algodão “Dália”
Esta é uma das flores mais espetaculares que podem ser feitas de feltro ou de algodão.
Materiais e ferramentas:
- Discos de algodão – a partir de 20 unidades.
- Cola PVA espessa ou cola quente e uma pistola de cola
- Tintas.
- Tesoura.
- Governante.
Processo de fabricação:
- Se a dália não for branca, os discos de algodão devem ser tingidos previamente, mergulhando-os em água com corante diluído.
- Recorte um círculo de um disco de algodão com 4 cm de diâmetro; esta é a base.
- Em seguida, corte 9 a 10 pétalas de três tamanhos: 4,5 cm, 3,5 cm, 2,5 cm.
- As pétalas da base são dobradas e coladas em ambos os lados para dar volume.
- A montagem começa pelas pétalas maiores, fixando-as em círculo à base de modo que as pontas fiquem para fora até a metade.
- A próxima fileira é composta de pétalas menores sobrepostas e, depois, as menores.
- Você pode colar estames feitos de discos de algodão no núcleo ou costurar contas.
Master class – flor de algodão “Rosa”
Esta delicada flor de algodão, que pode ser enrolada em minutos, complementará qualquer presente.
Materiais e ferramentas:
- Discos de algodão – 6-7 peças.
- Tintas.
- Cola PVA grossa ou cola quente e uma pistola de cola.
- Tesoura.
Processo de fabricação:
- Você precisa pintar os discos de algodão com antecedência.
- Enrole um dos discos pintados formando um tubo apertado e prenda com cola.
- Enrole gradualmente os discos restantes ao redor deste tubo, formando um broto. Cole as pétalas na parte inferior com cola.
- No final do trabalho, você pode pintar as bordas das pétalas.
- Para completar a composição, você pode amarrar uma fita na flor na mesma cor ou colar folhas de algodão.
Fazer lembrancinhas com cotonetes e discos de algodão é uma atividade tão fascinante que, depois de tentar uma vez, você vai querer criar cada vez mais artesanatos novos com esses e outros materiais.
Autor: Pichugina Stanislava
Vídeo sobre artesanato com cotonetes
Artesanato com cotonetes: