Uma pomander é um acessório decorativo que era comum em países europeus na Idade Média e no início dos tempos modernos. Significando "maçã perfumada" (pomme d'ambre) em francês, o acessório foi trazido pela primeira vez por marinheiros europeus da Índia (por volta do século XIII) e era usado como um recipiente para armazenar óleos aromáticos (âmbar, almíscar), ervas aromáticas e incenso.
Hoje em dia é uma decoração festiva elegante decoração fácil de fazer você mesmo de frutas cítricas, diversas especiarias ou óleos essenciais.
História
Um pomander é um recipiente elegante feito de metais preciosos para óleos aromáticos, que servia na Idade Média não apenas como uma decoração elegante, mas também como um meio de combater odores desagradáveis.
Os aromas de pomander eram extremamente populares na corte francesa de Luís XIII, sendo usados para perfumar boudoirs, salas de estar e quartos. Os primeiros europeus a usar a “bola de metal”, trazida do Oriente em 1350, foram os italianos, na corte da dinastia Médici, que antes se tornara famosa por seu comércio.
Semelhante a uma pequena bola feita de materiais preciosos, o pomander foi usado primeiramente como relicário e mais tarde transformado em decoração de fantasias.
Além do seu valor decorativo, o pomander, apelidado de “doutor de metal”, também era usado para mascarar odores corporais desagradáveis e era considerado um remédio para doenças infecciosas transmitidas pelo ar, de acordo com a “Teoria do Miasma” que prevaleceu desde a época de Avicena até o século XIX.
Segundo os médicos medievais venezianos (descritos na "Teoria dos Miasmas") o "médico metálico":
- ajudou a combater "pragas" (doenças infecciosas);
- alívio de cólica renal;
- restaurou a força “masculina” e tratou a infertilidade.
A pomander ganhou sua maior popularidade como um “curandeiro metálico” durante a epidemia de peste, sendo considerada quase o meio mais eficaz para prevenir a doença.
Cheio de caro incenso oriental, o pomander se tornou um item de luxo, disponível apenas para membros da mais alta aristocracia. Metais preciosos (ouro e prata) eram usados em sua fabricação, decorados com cristais, padrões de filigrana ou pedras preciosas.
Para prender o pomander, uma fina corrente de ouro era usada no pescoço ou no cinto, ou um rosário era usado. Pequenos pomanders também podem ser feitos em forma de anel. Internamente, o pomander tinha o formato de uma bola ou era dividido em seções dobráveis e abertas, cada uma contendo substâncias aromáticas.
A parte externa do pomander lembrava uma maçã, um coração ou uma caveira (a forma mais popular do produto nos séculos XV-XVII, feita no estilo "memento mori"), um navio, um pequeno livro ou uma noz. No final do século XVIII. O pomander foi gradualmente substituído por perfume e colônia, e reapareceu apenas no início do século XX. como uma fragrância aromática para linho.
Tipos de Pomander
Pomander é um tempero seco feito de frutas cítricas com adição de especiarias aromáticas. O berço do pomander "cítrico" é considerado a Inglaterra, onde, junto com outros brinquedos, era uma decoração invariável da árvore de Natal.
No sentido clássico, um pomander é uma bola aromática, que lembra uma maçã ou uma laranja em formato, com um espaço comum ou dividido em partes dobráveis e abertas. Cada uma dessas partes era preenchida com substâncias perfumadas e tinha orifícios por onde o cheiro se espalhava.
No mundo moderno, o papel de um pomander pode ser desempenhado por um objeto esférico ou um sachê com ervas decorativas cheias de óleos essenciais.
Dependendo do tipo e formato, os pomanders são divididos em:
Espécies de Pomandare | Suas características |
Metálico | Um design clássico e esférico feito de metais preciosos que servia como acessório de moda e era usado para mascarar odores desagradáveis do ambiente ou do corpo. Este pomander ganhou maior popularidade na França, Itália e Espanha entre os séculos XIV e XVIII. |
Cítricos | As pomanders de Natal apareceram pela primeira vez na Inglaterra no século XIX. Este acessório era feito de frutas cítricas (laranjas, limões), recheado com canela, cravo e cardamomo e usado como decoração para a árvore de Ano Novo. |
Floral | Um buquê esférico constituído apenas de inflorescências bem adjacentes umas às outras. Pendurado em uma fita, este pomander é usado na floricultura europeia para decorar o vestido da noiva e de suas madrinhas em casamentos e bailes de formatura. |
O que você precisa para o trabalho?
Pomander é um enfeite tradicional de sachê que veio do Oriente para a Europa e é usado para decorar a árvore de Ano Novo, decorar e aromatizar o ambiente.
Para fazer o produto você mesmo, você precisa ter:
- várias laranjas pequenas, firmes e de casca fina, limões, limas, maçãs esféricas;
- especiarias que combinam bem com frutas cítricas ou óleos aromáticos;
- fita para fixação (tiras de papel ou elástico);
- fitas de cetim para decoração de qualquer cor;
- palitos para fixar a estrutura;
- furador;
- saco de papel ou guardanapo.
Para preparar a mistura aromática você precisará de:
- cardamomo moído;
- noz-moscada;
- coentro;
- ruivo;
- cravo-da-índia moído;
- raiz de violeta;
- pimenta da Jamaica moída;
- baunilha.
Técnicas DIY
Um pomander é uma decoração tradicional de Natal (Ano Novo) que apareceu pela primeira vez na Inglaterra e era usada para decorar a árvore de Ano Novo.
De laranja ou tangerina
Você pode fazer uma decoração perfumada com qualquer fruta de casca fina, mas para uma pomander de Natal clássica, são usadas laranjas, limões ou tangerinas.
- Para preparar um pomander, uma laranja (ou qualquer outra fruta com casca fina) deve ser mergulhada em água morna (não quente) por 20 minutos. Após o período de tempo especificado, a fruta deve ser retirada da água, seca e amarrada transversalmente com qualquer fita (não de cetim) ou tiras de papel (elásticos), prendendo-as com palitos de dente espetados na fruta.
- Nas áreas livres da casca, use um furador (ou palitos de dente) para fazer pequenos furos nos quais você precisará colocar os brotos de cravo.
- A fruta preparada dessa maneira deve ser colocada em um saco de papel (ou em um guardanapo) e coberta com uma mistura de temperos. Depois disso, o saco de papel deve ser bem fechado e colocado em um local aquecido (sobre um radiador) por 2 a 4 semanas ou em um forno pré-aquecido a 100°C e seco por cerca de 2 a 3 horas.
- Após o período de tempo especificado, as frutas secas devem ser retiradas do saco de papel, sacudidas para retirar o excesso de temperos e amarradas com fitas de cetim. A decoração finalizada pode ser pendurada na árvore de Natal ou usada para decorar e perfumar o ambiente.
Para preparar a mistura de especiarias, você precisa misturar:
- canela em pó (100 g);
- cravo moído (100 g);
- noz-moscada (50 g);
- pimenta da Jamaica moída (50 g);
- raiz de violeta triturada (50 g).
Segundo os decoradores, a quantidade e a escolha dos temperos para fazer um pomander podem ser quaisquer e devem combinar com a fruta escolhida como base.
Com trança
Um pomander com uma fita é uma decoração brilhante e original para o Ano Novo, feita de laranja, limão ou maçã.
Materiais e ferramentas:
- frutas de casca fina;
- um furador ou palitos de dente;
- cravo;
- trança;
- tesoura;
- alfinete.
Como fazer:
- Uma laranja, um limão ou uma maçã devem ser enrolados com fita adesiva formando 4 voltas e presos na parte central com um alfinete. Para criar um laço no centro, você precisa deixar uma quantidade extra de fita.
- Usando um furador ou palitos de dente, faça uma fileira de pregos em cada lado de cada volta da fita. Deve haver 8 linhas no total. Os temperos devem ser colocados em furos feitos com um furador.
- A partir da fita deixada no centro, você precisa tricotar uma laçada.
- O pomander pronto pode ser usado para decorar uma árvore de Natal ou um quarto.
Com um arco
O pomander com laço lembra uma decoração de árvore de Natal feita especialmente para isso, decorada com especiarias e fita de cetim. Este modelo de decoração de Ano Novo é feito com uma laranja (limão ou maçã), cravos e uma fita larga de cetim.
Para preparar o brinquedo:
- A laranja (limão ou maçã) precisa ser enrolada em um círculo com uma fita de cetim, de modo que haja 4 voltas. Na parte central do pomander eles precisam ser amarrados em um laço. Qualquer material restante deve ser cortado.
- Usando um furador, faça vários furos pequenos na fruta entre os pedaços de fita e insira um cravo em cada um deles.
- É preciso amarrar uma laçada de fita no laço do pomander. A decoração finalizada pode ser pendurada na árvore de Natal e usada para decorar seu apartamento.
Pomander-cone
Pinha pomponada – uma variante da decoração de Ano Novo, feita em formato de pinha, pode ser feita com tangerinas e cravos. Para obter um aroma mais duradouro, você também pode usar uma mistura de especiarias variadas (coentro, canela, noz-moscada).
Modo de preparo:
- A tangerina deve ser enrolada transversalmente com um elástico (ou linha grossa) de modo que divida a fruta em 2 partes.
- Com um furador, faça pequenos cortes para cobrir a fruta com cravos, de modo que eles cubram toda a superfície livre da tangerina.
- O pomander preparado deve ser colocado em um saco de papel. Por cima, deve-se colocar uma mistura de especiarias: canela, noz-moscada, coentro, em qualquer proporção. O saco de papel deve ser bem fechado e guardado para secar em um local quente e seco por 2 a 4 semanas.
- Após o período de tempo especificado, o pomander deve ser retirado do saco de papel, amarrado com fita e pendurado na árvore de Natal.
Árvore de Natal feita de pomanders
Pomanders feitos de tangerinas ou limas podem ser usados para criar uma composição original de Ano Novo, no formato de uma pequena árvore de Natal.
Materiais necessários:
- frutas cítricas pequenas (30-40 unidades);
- cravo;
- base em formato de cone feita de espuma plástica;
- espetos de madeira ou espetos de shashlik;
- galhos de pinheiro.
Processo de fabricação:
- Pequenos pomanders devem ser feitos de tangerinas ou limas. Para fazer isso, cada uma das frutas deve ser enrolada com um elástico (tiras de papel, fita adesiva) de modo a dividir cuidadosamente a fruta em 4 partes iguais. Usando um furador ou palitos de dente, faça vários pequenos furos na casca dos cítricos em ordem aleatória, em cada um dos quais você deve inserir uma inflorescência de cravo.
- Espetos de madeira (ou palitos) devem ser cortados em seções de 10-12 cm.
- Os palitos resultantes devem ser inseridos na base de cada uma das cápsulas de tangerina. A extremidade oposta do palito deve ser fixada na parte inferior da base em formato de cone, de modo que as frutas cítricas fiquem localizadas abaixo da base da base. Para fazer a base da pirâmide você precisará de 6 a 8 pomanders.
- De maneira semelhante, você precisa prender pomanders no 2º e 3º níveis da pirâmide, colocando cada um deles acima do nível anterior.
- O espaço vazio entre os pomanders deve ser decorado com ramos de abeto. A composição resultante deve ser colocada em um prato decorado com uma base de pinho.
- Você pode colocar uma estrela em miniatura no topo da “árvore” ou decorá-la com um pequeno laço e envolver o “tronco” com uma mini guirlanda movida a bateria.
O que pode ser adicionado à composição?
Ao fazer pomanders de Ano Novo com frutas cítricas ou maçãs, você pode usar uma variedade de decorações:
- decore o produto com trança brilhante e um padrão de cravos colocados simetricamente;
- coloque o padrão de cravos no sentido do comprimento ou transversalmente;
- coloque a decoração de especiarias paralelamente ao galho da trança;
- dispor diversas figuras de cravos (estrelas, corações, diamantes);
- coloque especiarias em frutas em desordem artística.
Além de cravo, você pode decorar o pomander com paus de canela, baunilha ou flores de cardamomo.
A decoração aromática é combinada com:
- com ramos coníferos;
- com pinhas e abetos;
- com folhas caídas das árvores;
- com nozes;
- com bolotas e castanhas.
Preparado e decorado com especiarias, o pomander cítrico pode ser:
- coloque em um recipiente com reentrância, decorando com nozes, agulhas de pinheiro ou materiais naturais “outonais”;
- pendurar pela casa como uma guirlanda com pingentes;
- usar como suporte para uma vela aromática.
No último caso, você precisa fazer uma depressão no meio da laranja, do limão ou da maçã para a vela perfumada. Além da decoração original, esta forma de apresentação realçará as propriedades aromáticas do pomander.
Pomander de flores
Um pomander de flores é uma decoração requintada feita de botões de flores, tradicionalmente usada na Europa para decorar o vestido de uma noiva. Você pode fazer essa decoração não apenas em um salão, mas também em casa, e depois usá-la como uma decoração original para qualquer evento festivo.
Para fazer isso você vai precisar de:
- pequenas bolas de espuma;
- papel colorido grosso e rígido (não papelão);
- tesoura afiada;
- alfinetes longos de papelaria com bolinhas nas pontas em um tom que combine com a cor do papel, uma cor combinando ou um tom neutro universal;
- fitas ou barbantes (para pendurar pomanders);
- vasos, castiçais, suportes (opcional);
- estêncil de uma flor com 4 pétalas ou um furador com figura.
Processo de fabricação:
- Antes de começar a fazer um pomander, a bola de espuma deve ser embebida uniformemente em água aromática. Para fazer isso, 4-5 gotas de qualquer óleo essencial (rosa, ylang-ylang, sândalo) devem ser misturadas em 250 ml de água. Coloque uma bola de espuma na solução resultante por 2 a 3 horas. Após o tempo especificado, a base do pomander deve ser removida da água e bem seca. Os preparativos devem ser feitos de 1 a 3 dias antes de você começar a fazer o pomander.
- Usando um estêncil de flores ou um furador de papel colorido grosso, você precisa fazer pétalas para as flores. Cada flor precisará de pelo menos 5 pétalas. No total, para uma pomander você precisa fazer pelo menos 60 flores.
- As flores só devem ser colhidas quando o pomander estiver completamente seco. Para isso, duas amostras recortadas de papel devem ser colocadas uniformemente uma sobre a outra, de modo que as pétalas da segunda fiquem entre as pétalas da primeira. O blank resultante deve ser perfurado no centro com um alfinete (sua bola se torna o núcleo da flor), e a ponta afiada (junto com a flor) deve ser colocada na espuma de borracha. As flores devem ser coladas em fileiras uniformes, começando pelo meio de cada bola. A bola deve estar completamente coberta de flores.
- Para pendurar um vaso de flores, cole um laço de fita ou barbante no centro dele. Suas pontas podem ser escondidas sob flores, além de fixadas na base de espuma com alfinetes. A bola aromática também pode ser colocada em um vaso, castiçal ou qualquer suporte com recesso.
Recomendações de uso
Ao usar um pomander, lembre-se de que:
- O pomander mantém suas propriedades por 3 a 5 semanas. Para restaurar suas propriedades aromáticas, especialistas em decoração aconselham polvilhar a bola com óleos essenciais de canela ou cardamomo e colocá-la em um recipiente fechado por 4 a 6 dias, previamente preenchido com especiarias. Um recipiente para flores feito de espuma de borracha também deve ser verificado regularmente e, se necessário, retirar algumas flores, borrifar a base de espuma com óleos essenciais ou substituí-la completamente.
- O pomander deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Esta regra é especialmente relevante se alfinetes afiados e uma grande quantidade de especiarias foram usados para fazer a bola aromática.
- Para fazer pomanders de Ano Novo, especialistas em decoração recomendam usar laranjas ou tangerinas. As frutas cítricas têm casca fina e, quando secas com especiarias, podem manter suas propriedades aromáticas por até seis meses.

Um pomander é uma decoração aromática decorativa feita de frutas cítricas, especiarias e óleos essenciais. Usada para decorar uma árvore de Natal ou decorar um ambiente, a bola aromática é conhecida desde a Idade Média, tendo gradualmente passado de um item de luxo a uma decoração original para o feriado.
Você pode fazer uma pomander cítrica ou floral com suas próprias mãos, usando master classes populares que ensinam como criar decorações originais que não só cumprem uma função decorativa, mas também enchem o ambiente com um agradável aroma cítrico ou floral.
Vídeo sobre pomanders
Como fazer uma pomander de Ano Novo com suas próprias mãos: