Um arco-íris é um dos objetos brilhantes no céu azul que agrada tanto crianças quanto adultos. É um fenômeno lindo com muitas cores diferentes que se misturam, criando uma imagem incrível.
Depois de aprender a desenhar um arco multicolorido, você pode transformar qualquer desenho.
Ferramentas de desenho
É costume distinguir 7 cores do arco-íris. Porém, na realidade, há mais deles, porque as transições são suaves. Um arco-íris pintado pode parecer um arco-íris real mesmo que o artista use 5 tons.
Para isso você pode usar as seguintes cores:
- vermelho;
- laranja;
- amarelo;
- verde;
- azul.
Se houver mais lápis no conjunto, é melhor usar todos eles. Nesse caso, você obterá um arco multicolorido mais saturado.
Além de lápis de cor, você pode usar marcadores e tintas.
Você também deve preparar:
Ferramenta | Descrição |
Lápis simples | Será especialmente útil se você precisar adicionar mais alguns elementos ao arco-íris, por exemplo, nuvens ou o sol aparecendo por trás de nuvens sombrias logo após a chuva. Esta ferramenta ajudará você a criar contornos de objetos. |
Tela | Na maioria das vezes, é uma folha de papel. |
Apagador | Com sua ajuda, você pode remover rapidamente linhas desnecessárias, por exemplo, aquelas que foram usadas como linhas auxiliares ou aquelas que foram desenhadas acidentalmente. |
Lápis simples
Ao escolher um lápis simples para desenhar, você deve prestar atenção à dureza dessas ferramentas. É indicado por números e letras no corpo dos lápis. A letra latina "B" denota maciez, e "H" denota dureza.
Além de letras, números são usados para designação. À medida que aumentam, a característica especificada aumenta. Por exemplo, um lápis 3B é mais macio que um lápis 2B, e um lápis 5H é mais duro que um lápis 4H.
À medida que o lápis fica mais macio, o tom se torna mais intenso.
Apagador
Ao usar um lápis simples, um artista definitivamente precisará de uma borracha, independentemente de seu nível de habilidade e experiência. Em qualquer caso, será necessário excluir linhas que são usadas em determinada etapa do trabalho como auxiliares.
Para isso, você pode usar uma borracha comum, que os alunos usam em sala de aula. No entanto É melhor comprar borrachas especiais, chamadas borrachas amassáveis.
Elas são projetadas para desenhar e são mais macias do que borrachas comuns. Eles são ótimos para esboçar e trabalhar pequenos detalhes de um desenho.
Para evitar que os nags sequem, eles devem ser armazenados em uma caixa. Para trabalhos mais finos e delicados, você pode cortar a borracha ao meio na diagonal. Neste caso, será possível utilizar seus cantos afiados.
Papel
Todo mundo que gosta de desenhar tem um álbum especial, em cujas páginas são feitos vários desenhos e esboços usando um simples lápis.
Ao escolher o papel, assim como os lápis, você precisa levar em consideração seus objetivos, por exemplo:
- Para desenhar com linhas e traços, papel grosso é melhor;
- a versão granulada é mais adequada para desenho tonal-pictórico;
- Papel solto e de baixa qualidade não é adequado para desenhos de longo prazo.
Ferramentas e materiais para pintura com aquarela
Um pincel de esquilo é melhor para pintar arco-íris para crianças com aquarela. Ao comprar, você deve prestar atenção à elasticidade do seu pelo. Você pode verificar isso passando o dedo sobre ele. Se a pilha for elástica o suficiente, ela recuperará instantaneamente sua forma.
A mão do esquilo deve ficar em forma de gota quando exposta à água. Você pode verificar isso na loja pedindo ao vendedor para trazer um recipiente com água.
Durante o processo de desenho, cada artista poderá decidir por si mesmo qual pincel é mais adequado para ele – determinar o tamanho e o formato. Algumas pessoas podem preferir um pincel sintético.
Quanto aos fabricantes, os artistas experientes geralmente dão preferência aos produtos feitos na Europa. Pincéis domésticos também são muito populares: tanto naturais quanto sintéticos.
Ferramentas e materiais para pintura a guache
Para guache, você pode escolher os pincéis mais baratos – os sintéticos. Neste caso, é importante prestar atenção à elasticidade do seu pelo. O formato do cabelo depende do tamanho dos objetos que você planeja desenhar.
Para designs grandes, pincéis planos são mais adequados. Para desenhar pequenos detalhes é aconselhável utilizar pincéis canônicos.
Master classes
Depois de preparar as ferramentas e os materiais necessários, você pode prosseguir com a representação do arco-íris. O desenho deste objeto pode ter vários graus de complexidade.
Há opções que não exigem nada além de alguns lápis e uma folha de papel. Uma criança pode facilmente fazer esses desenhos. No entanto, as crianças mais novas precisarão da ajuda dos pais ou de outros adultos.
Se você seguir as instruções, poderá criar uma pintura excelente que irá encantá-lo com suas cores brilhantes e realismo.
Desenho simples de arco-íris com lápis de cor
Arco-íris (é melhor começar a desenhar para crianças com opções simples) em uma versão simples pode ser feito usando vários lápis de cor.
Podem ser 5 cores: as 2 últimas – azul e roxo – são excluídas das 7 principais. No entanto, é melhor usar todas as cores: neste caso, o desenho ficará mais saturado e bonito.
Para trabalhar você precisará de lápis de cor e uma folha de papel.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Comece a desenhar o arco-íris a partir da faixa superior, que é sempre vermelha. Para fazer isso, você precisará desenhar um arco grande usando um lápis vermelho. A faixa vermelha deve percorrer a parte superior do desenho, começando no canto inferior esquerdo e terminando no canto inferior direito. Aqui você precisa tentar especialmente garantir que o arco não tenha nenhuma curvatura, porque você precisará usá-lo como guia ao desenhar as outras cores.
- Coloque uma faixa laranja sob o arco vermelho. Se a faixa vermelha for desenhada corretamente, não haverá problemas em desenhar a laranja. Ela passa logo abaixo da vermelha e segue todas as suas curvas. Esta tira será um pouco mais curta.
- Desenhe um arco amarelo menor sob o arco laranja.
- Desenhe um arco verde abaixo do amarelo.
- Desenhe um arco azul abaixo do verde.
- Se desejar, desenhe primeiro um arco azul sob o azul e depois um roxo.
Arco-íris com lápis simples e coloridos
Arco-íris (é recomendado para crianças começarem a desenhar com lápis) será fácil de fazer com lápis. Neste exemplo, a única coisa que complica é que, além dos lápis de cor, você terá que usar um lápis comum e um marcador preto.

Porém, o número de cores, como no exemplo acima, pode ser igual a 5. Basta usar lápis vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Se você tiver mais cores, não deixe de usá-las. Nesse caso, o desenho ficará mais brilhante e parecido com um arco-íris de verdade., e não no arco listrado colorido pintado.
Além do arco-íris, serão desenhadas pequenas nuvens. Para desenhá-los, você precisará de um lápis simples e uma borracha, para que possa remover uma linha que foi desenhada erroneamente no lugar errado ou corrigir o desenho a qualquer momento.
O processo de desenhar um arco-íris passa pelas seguintes etapas:
- Desenhe 2 ovais: 1 deve ficar no canto superior esquerdo e o 1º deve ficar no canto inferior direito. Essas serão as nuvens de onde o arco-íris deverá emergir. Não há necessidade de tentar traçar limites aqui. Por enquanto, este é um esboço que pode ser feito com movimentos rápidos.
- Transforme 2 ovais em nuvens fofas. Tudo o que é necessário é adicionar linhas onduladas de tamanhos diferentes. Eles podem e devem se estender além dos ovais.
- Quando você tiver duas nuvens fofas, conecte-as com linhas arqueadas. Se você planeja usar apenas 5 cores, precisará desenhar 6 linhas de arco da 1ª nuvem até a 2ª. Se houver mais lápis de cor, o número de linhas de arco também aumenta. A regra aqui é simples: deve haver 1 linha de arco a mais que o número de lápis de cor. Por exemplo, se você planeja desenhar um arco-íris completo com 7 cores diferentes, deve haver 8 linhas.
- Pegue um marcador preto e use-o para deixar os contornos mais distintos. Neste caso, as linhas ovais que foram retratadas na 1ª etapa devem ser apagadas. Os limites das nuvens serão apenas linhas onduladas.
- Pinte a imagem. Para isso, use um lápis azul. Eles pintam as nuvens. A cor deve ser aplicada de modo que fiquem lacunas brancas. Isso fará com que as nuvens pareçam mais claras e arejadas e, portanto, mais realistas.
- Continue colorindo o arco-íris. Não há necessidade de deixar nenhuma lacuna aqui.
- Como a faixa superior do arco-íris é sempre vermelha, comece com essa cor.
- Desenhe a próxima faixa em laranja, seguida de amarelo, verde e azul.
Se mais cores forem usadas, é importante não misturar seu posicionamento. A conhecida regra mnemônica sobre o caçador e o faisão ajudará aqui. As duas cores primárias restantes — azul e roxo — estão bem na parte inferior — abaixo do azul.
Se amarelo claro ou verde escuro forem usados, eles devem ser dispostos de modo que uma transição suave do amarelo para o verde seja alcançada. O mesmo se aplica a outras cores adjacentes: vermelho com laranja, verde com azul.
Desenho simples de arco-íris em aquarela
Um arco-íris (um desenho para crianças que pode ser feito com lápis ou tintas) é um pouco mais difícil de representar com aquarela do que com lápis.
A dificuldade é que neste caso você precisa selecionar um pincel do tamanho certo e mergulhá-lo em um recipiente com água e depois esperar a pintura secar. No geral, o trabalho não é difícil: uma criança consegue realizar a tarefa, principalmente se os adultos a ajudarem.
Para trabalhar você precisa preparar:
- tintas aquarela;
- folha de papel;
- escovar;
- um recipiente com água, que pode ser um copo pequeno.
O processo de desenhar um arco-íris pode ser convenientemente dividido em 7 etapas, em cada uma das quais você precisa desenhar 1 arco:
- Comece pelo arco superior, que é sempre vermelho.
- Depois de lavar o pincel, pegue a cor laranja e desenhe outro arco abaixo do vermelho.
- Desenhe um arco amarelo.
- Desenhe um arco verde.
- Desenhe um arco azul abaixo do verde.
- Desenhe um arco azul abaixo do azul.
- Finalize o arco-íris com uma faixa roxa bem na parte inferior.
Quanto mais baixo for o arco, mais curto ele será: o arco vermelho deve ser o mais longo, porque é mais alto que os outros, e o roxo deve ser o mais curto: ele é colocado na parte inferior.
Arco-íris em guache
A master class sobre como desenhar um arco-íris com guache foi elaborada para crianças a partir de 6 anos. A dificuldade é que o desenho é feito usando a técnica de traço.
Para o trabalho você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- papel branco (tamanho A4 é o melhor);
- guache;
- escova nº 1;
- recipiente com água;
- lápis simples;
- paleta para misturar tintas.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Adicione ternura a 4 cores: vermelho, laranja, azul, roxo. Para isso, cada um deles é misturado com a cor branca.
- Depois que as tintas estiverem preparadas, passe a desenhar linhas arqueadas. Eles devem estar localizados na parte inferior da folha de papel. Um lápis simples é usado para realizá-los. Neste caso, deve haver 8 linhas, apesar do número total de cores no arco-íris ser 7.
- Depois de concluir o esboço do arco-íris, passe a criar o contorno do próximo objeto que estará presente na pintura. Estamos falando do sol: ele está localizado no canto superior esquerdo. Nesta versão, o sol deve ser representado não apenas como um círculo, mas como uma espiral. Será um círculo, mas deve ser uma linha longa torcida em espiral.
- Semelhante ao sol, descreva uma nuvem localizada no canto superior direito. Também deve haver uma espiral aqui, apenas as linhas devem ser onduladas. A nuvem deve ter aproximadamente o mesmo tamanho que o sol.
- Passe a colorir o objeto principal da pintura: o arco-íris. A primeira cor usada deve ser o vermelho. Mas esta não deve ser uma pintura contínua, mas sim a aplicação de traços curtos.
- Da mesma forma, preencha a segunda faixa do arco-íris, que está localizada abaixo da vermelha. Para isso é utilizada tinta laranja.
- Desenhe uma faixa amarela.
- Aplique traços verdes. Este será o centro do arco-íris.
- Desenhe um arco azul abaixo do verde.
- Termine de desenhar as listras azuis e roxas do arco-íris.
- Use guache azul para adicionar um pouco de cor à nuvem espiral no canto superior direito. A tinta também deve ser aplicada em pinceladas. Neste caso, não é a nuvem em si que deve ser colorida, mas a linha espiral desenhada com um lápis simples. É mais conveniente começar pelo centro da espiral.
- Continue colorindo a nuvem. Agora a cor usada não é azul, mas azul claro. Afastando-se um pouco dos traços azuis, você deve aplicar os traços azul-claros.
- Adicione traços roxos, roxos claros e rosa à nuvem.
- Preencha o espaço restante na nuvem com traços azuis.
- Quando a nuvem estiver pronta, passe a colorir o terceiro objeto - o sol, que está desenhado com um lápis na parte superior esquerda da folha de papel. Como todos os outros objetos, ele é pintado em espiral com traços curtos. Primeiro, usa-se guache vermelho e depois aplica-se tinta amarela para aplicar a próxima faixa de traços.
- Adicione toques alaranjados ao sol.
- Desenhe uma tira de traços amarelos novamente.
- Adicione traços rosa ao objeto.
- Preencha o espaço restante no sol espiral com traços amarelos.
O desenho está quase pronto. Ainda faltam alguns objetos para adicionar e deixar o ambiente mais animado:
- Pequenas gotas de chuva caem da nuvem sobre o arco-íris. Devem ser representados com traços inclinados de cor azul;
- Raios brilhantes emanam do sol em diferentes direções. Eles devem ser representados por uma infinidade de traços amarelos dispostos em várias linhas.
Uma maneira não convencional de pintar com uma esponja
Arco-íris (um desenho para crianças com tintas pode ser feito em várias técnicas), retratado com tintas, agrada seus criadores. Nesse caso, eles podem se sentir como verdadeiros artistas.
No entanto, o problema é que nem sempre eles têm sucesso, principalmente se nunca fizeram esse tipo de criatividade antes. Será mais fácil para as crianças se elas não precisarem mergulhar o pincel na água toda vez.
O método de desenho do arco-íris, que será descrito a seguir, difere dos métodos tradicionais, pois o trabalho será feito “a seco”, sem o uso de água e pincéis. No entanto, é importante garantir que a tinta não esteja seca, caso contrário o desenho não ficará bom.
Para trabalhar, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- guache 7 cores básicas do arco-íris;
- Folha de papel A4;
- esponja;
- cotonetes.
Os 2 últimos materiais serão usados no lugar dos pincéis habituais.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Insira 1 cotonete em cada um dos 7 potes de guache.
- Aplique 7 cores na esponja usando cada bastão, um por um.
- Vire a esponja e passe-a sobre o papel em movimentos arqueados.
Além disso, se a criança ainda for muito pequena, você pode sugerir que ela desenhe um arco-íris com tinta para dedos.
Os arcos podem ser representados:
- aplicando impressões digitais;
- aplicando palmas pintadas. Então é melhor usar papel Whatman;
- usando um garfo ou colher de plástico.
É aqui que o desenho termina. Então, com um movimento simples, a criança deve ser capaz de criar um grande arco-íris. A pintura pode ser complementada com outros objetos, dependendo da imaginação do artista.
Não é sempre que você vê um arco-íris no céu. Para fazer isso, você precisa esperar a chuva passar e depois o sol aparecer.
Se você quiser observar um arco-íris em um clima quente ou durante um inverno rigoroso, você pode desenhá-lo em um pedaço de papel usando 5 ou mais cores. Uma imagem como essa ajudará a iluminar o cotidiano cinzento, e as crianças ficarão felizes com uma imagem tão brilhante, especialmente se elas mesmas a criarem.
Vídeo sobre o tema: como desenhar um arco-íris
Como pintar um arco-íris com tintas: