Pastel de óleo – tinta para desenho, composta de cera, óleo e pigmentos. Essas substâncias são de origem natural e, portanto, seguras para uso. Tanto artistas profissionais quanto novatos podem trabalhar com pastéis.
Tipos de lápis e papel para pastéis a óleo
Desenhos em pastel oleoso para iniciantes exigem a escolha certa do papel.
Para fazer isso, você precisa prestar atenção ao seguinte:
Critério | Descrição |
Superfície | Ela precisa ser áspera para que a tinta adira bem. Além disso, o papel deve ser fosco, pois a tinta não gruda bem em papel brilhante. |
Densidade | Para criar designs arejados, você deve escolher papel com densidade de 90 g por m². Para padrões ricos, você precisa usar material denso - 160 g por m². |
Tamanho | É necessário um desenho correspondente ao futuro. Não deve sobrar muito espaço vazio se o desenho for pequeno. Um desenho grande pode não caber em uma folha de papel pequena. |
Composto | A composição não deve conter ácido, pois sua presença pode alterar a cor da tinta e contribuir para a formação de rachaduras na superfície. |
Cor | Deve combinar com o tom do desenho e ajudar a obter a combinação correta de tons. Por exemplo, para:
|
A escolha dos pastéis a óleo também deve ser levada a sério. Pode ser duro ou macio, e é recomendável comprar as duas variedades de uma só vez.
O trabalho exigirá de cada um deles:
- Os pastéis duros contêm mais aglutinante e menos pigmento. Ajudará a representar pequenos elementos do desenho;
- Tinta suave funciona bem em camadas grossas de pastel duro.
Além de papel e tinta, você precisará de lápis pastéis especiais. Você pode comprar um conjunto de 12 peças.
Técnicas básicas da técnica do pastel
A técnica de desenho com pastéis e os métodos utilizados não são difíceis.
Gradientes
Ao usar o preenchimento de gradiente, você precisa aplicar cores diferentes à superfície sem pressionar o giz com muita força.
Depois de determinar os limites aproximados, passe para uma pressão forte, enquanto você pode ir um pouco além do limite.
Misturando
A técnica de “mistura” pode ser feita assim: aplicar cores diferentes no papel e depois misturá-las, criando traços adicionais.
É importante observar a mistura e como certas cores afetam o resultado.
Você pode usar palitos de mistura ao misturar. Muitos artistas misturam cores com os dedos.
Coçar
Para executar a técnica de “riscar”, você precisará de 2 camadas – a superior (principal) e a inferior. Para criar arranhões na superfície, você precisará de uma ferramenta afiada que consiga remover a camada superior de tinta.
Pode ser qualquer objeto útil, como uma faca ou um palito de dente. O principal é que eles se sintam confortáveis trabalhando. Seria bom se você pudesse encontrar uma caneta-tinteiro velha que estivesse sem tinta.
Pontos e linhas
Somente quem tem paciência suficiente consegue executar a técnica dos “pontos e linhas” com perfeição. Os pontos ajudam a criar brilho e enriquecer a cor do design. Você pode formar linhas inteiras a partir delas.
Diluente
Um diluente ajuda a melhorar o desenho.
Terebintina ou óleo de linhaça podem atuar nessa função. A técnica é simples de executar: basta pegar um pincel umedecido em diluente e começar a movê-lo sobre a superfície do desenho. Essa técnica funciona muito bem para fundos.
Pequenos detalhes
Usando diluente você pode desenhar pequenos detalhes escuros. Essa técnica também ajuda a criar elementos que exigem clareza. Para fazer isso, você precisa usar um pincel embebido em diluente e movê-lo sobre a superfície do giz.
Corrigindo o desenho
Depois que o desenho estiver criado, é importante fixar a tinta na superfície. Isso pode ser feito de diferentes maneiras.
Por exemplo:
- Uma boa camada de fixação transparente é formada na tinta por uma base feita de álcool e resina. Esta camada protegerá o desenho não apenas de manchas, mas também de poeira;
- Várias camadas sucessivas aumentarão o brilho, mas levarão muito tempo para secar. Caso contrário, a superfície permanecerá pegajosa por muito tempo.
Desenhos lindos e fáceis em pastel a óleo para crianças: master class passo a passo para iniciantes
Desenhos em pastel oleoso para iniciantes se distinguem por uma grande variedade de temas e execuções.
Papagaio
Para desenhar um papagaio, você precisará de um lápis HB simples e alguns giz de cera pastel.
As etapas da criação são as seguintes:
- Você precisa desenhar 2 ovais, seus tamanhos devem ser diferentes. O menor é o protótipo da cabeça e está localizado na parte superior. O segundo é o corpo, ele está localizado mais abaixo.
- À esquerda do oval superior, desenhe uma linha longa e suave. Ela se tornará as costas do papagaio, transformando-se em um rabo.
- Desenhe um par de linhas semicirculares a partir do oval inferior. Uma delas se tornará a parte inferior da asa, e a outra se tornará a largura da cauda.
- À direita do oval superior, desenhe um arco que se tornará o bico.
- A partir do oval inferior, desenhe uma linha reta para a asa.
- Marque as dobras das pernas sob a asa.
- Desenhe o bico com semicírculos e mude a cor das penas na cabeça, e também contorne um círculo para o olho.
- Adicione padrões de mudança de cor de penas na asa e na cauda. Faça as garras mais grossas e desenhe a cauda e as asas com linhas suaves.
- Use giz vermelho para colorir a cabeça, o meio da cauda e o topo da asa. O bico e o meio da asa são amarelos. A bochecha abaixo do olho deve ser pintada com a mesma cor.
- Pinte as penas restantes de azul. Ao colorir, você pode passar levemente por cima das áreas amarelas.
- Desenhe uma oval preta ao redor do bico. Aplique pequenos traços roxos ao longo do contorno das penas.
- Pegue um pastel preto e refine a plumagem da asa e da cauda.
lebre
Para desenhar uma lebre, você precisa preparar a tinta e o papel colorido.
Então:
- Use giz branco para desenhar 3 ovais. O maior deles deve estar localizado à esquerda: ele se tornará o corpo. Um pouco à direita há uma pequena oval que se tornará o pescoço. À direita e um pouco mais acima está o terceiro oval, esta é a cabeça da lebre.
- Usando o mesmo giz, desenhe as orelhas acima do oval da cabeça.
- Desenhe a pata dianteira sob o oval do meio e desenhe a pata traseira no oval maior. Adicione outra forma oval à esquerda, que se tornará a cauda.
- Sombreie a figura resultante. Isso é feito usando pastel branco.
- Pegue um giz cinza e desenhe o contorno das orelhas, cabeça, patas e cauda.
- Use giz preto para desenhar o olho, o nariz, o bigode e as sobrancelhas.
Urso
Para desenhar um urso, você precisará de vários pastéis oleosos e papel colorido. A cor do pelo do urso polar é semelhante à da lebre, então você pode usar os mesmos lápis de cera usados para desenhar uma lebre: cinza, preto. Em vez de branco, deve-se usar bege claro.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Desenhe 3 ovais com giz bege claro. O lado direito deve ter o oval maior. Esta será a parte de trás do corpo. A alguma distância dele deve haver o próximo oval. É um pouco menor. Esta será a parte frontal do corpo. O terceiro oval é o menor e é desenhado à esquerda dos outros.
- Desenhe linhas para as orelhas, focinho e membros nas formas ovais. As orelhas são representadas como pequenos semicírculos. O focinho deve ser alongado. Desenhe as patas dianteiras sob o oval do meio, e as patas traseiras sob o oval maior.
- Usando pastel branco, sombreie a figura completamente.
- Desenhe as orelhas, o focinho, o corpo e os membros com giz bege claro.
- Desenhe lã. Para isso, utiliza-se o pastel cinza: use giz para desenhar pequenos traços ao longo do contorno de todas as partes.
- Use giz preto para marcar os olhos e o nariz.
Cogumelos Aspen
Para trabalhar, você precisará de giz de cera laranja, branco, marrom-avermelhado e cinza, além de um lápis simples.

Então segue:
- Use um lápis para criar contornos e marcar os caules e chapéus dos cogumelos.
- Aplique sombras: nas tampas elas devem ser marrom-avermelhadas e nas hastes – cinza.
- No lado oposto, onde a luz incide, passe giz laranja e branco. O chapéu deve ser laranja e o caule branco.
- Aplique manchas nas pernas.
Animais
Você pode desenhar um pônei seguindo estes passos:
- É necessário esboçar as partes principais do corpo. À direita deve haver uma oval alongada, que se tornará o corpo. À esquerda, desenhe uma oval menor, que se tornará o pescoço. À esquerda deve haver uma terceira oval – esta é a cabeça.
- Use pequenos ovais para contornar as pernas e a cauda. Cada uma das patas dianteiras deve ser representada por 2 ovais. O par de patas traseiras é um grande oval com duas pequenas embaixo dele. Desenhe a cauda como uma pequena oval.
- Desenhe os elementos da cabeça e do pescoço. A cabeça deve estar conectada ao pescoço e ao corpo por linhas suaves. Desenhe também as pernas, a crina e a cauda.
- Pinte com qualquer cor, misturando-as entre si.
Para desenhar um gato você precisa:
- Desenhe várias formas ovais. 1 deles será o corpo: ele deve ser maior. O 2º oval se tornará a cabeça: ele deve ser menor e localizado mais alto. Essas duas formas ovais devem ser conectadas por 2. Elas devem atravessar o corpo em linha reta e, eventualmente, se tornarão sua parte superior.
- Outra oval deve ser localizada na parte inferior do corpo: ela se tornará a parte superior das patas traseiras. Abaixo de todos esses ovais deve haver 5-1 – o mais alongado. Essa será a cauda.
- Use triângulos para representar as orelhas.
- Depois de determinar onde fica o centro do oval superior, contorne o nariz. Esta parte do focinho deve estar localizada um pouco abaixo do centro.
- Desenhe um triângulo a partir do nariz traçando duas linhas para cima e conectando-as. Desenhe os olhos no triângulo resultante.

- Conecte o corpo, contorne as partes superiores das pernas e da cauda.
- Escolha qualquer cor para a lã. Listras ajudam a dar volume ao corpo.
- Faça os olhos verdes, laranja, amarelos ou azuis.
- Pinte o nariz de preto ou rosa.
Florística
Desenhos de flores são um dos temas populares entre artistas profissionais e novatos que trabalham com tintas a óleo pastel.
Estes poderiam ser:
Flor | Etapas do desenho |
Rosa |
|
Violeta |
|
Tulipa |
|
O mar e seus habitantes
Dos habitantes aquáticos, os artistas iniciantes podem tentar representar um golfinho ou um polvo.
Golfinho
Você precisa pegar uma folha de papel, um lápis HB, uma borracha e giz de cera pastel: azul claro, azul escuro.

As etapas de implementação são as seguintes:
- De baixo para cima, da esquerda para a direita, você precisa desenhar uma linha inclinada. Esta será a parte de trás.
- Um círculo deve ser desenhado à direita da linha. Esta será a cabeça.
- Marque o corpo. Para ele, uma linha em forma de arco começa na parte inferior do círculo. Ela vai para a esquerda e se conecta com outra linha de arco.
- Use um par de arcos curtos para indicar o nariz – a parte alongada da cabeça. Esses arcos, juntamente com a área da própria cabeça, devem formar uma aparência de um triângulo.
- Desenhe vários dos mesmos “triângulos” formados por linhas arqueadas perto do corpo. A que estiver desenhada em cima se tornará a barbatana superior, e as outras 2 deverão ficar em baixo: elas se tornarão as barbatanas inferiores.
- À esquerda, desenhe um rabo de "andorinha" arredondado.
- Use a borracha para remover linhas desnecessárias.
- Desenhe os contornos.
- Termine de desenhar os elementos da cabeça – o olho e a boca.
- Sombreie todo o golfinho com um pastel azul claro. Use giz azul escuro para deixar o desenho mais saturado.
- Use cuidadosamente uma borracha para remover o excesso de tom da parte inferior do corpo e da cauda.
Polvo
Para desenhar um polvo você precisará de:
- Faça um contorno leve com um lápis.
- Preencha o fundo. Depois da pintura, devem ficar algumas lacunas.
- Misture as cores usando movimentos circulares. Você deve começar com pontos claros.
- Aplique uma segunda demão.
- Suavize as cores. Para isso você pode usar tecido de algodão.
- Aplique alguns pontos adicionais com tinta branca. Recomenda-se também esfregá-los com algodão.
- O trabalho com o polvo em si é realizado de acordo com o mesmo princípio: primeiro as manchas, depois a elaboração. Também deve haver várias camadas.
Paisagem: natureza outonal
Para desenhar uma paisagem de outono com pastéis, você precisa:
- Crie um esboço. É feito com lápis carvão ou pastel. Precisamos tentar dar às árvores formas diferentes.
- Aplique a primeira camada de céu com giz azul. Primeiro, são aplicados alguns traços e depois é feito o sombreamento.
- Pegue um pastel azul mais claro e passe por cima das copas das árvores.
- Comece a trabalhar com árvores. A camada inferior deve ser mais escura e a parte superior deve ser mais clara. É melhor sombrear verticalmente, porque é assim que as árvores crescem.
- Aplique a cor ocre por cima. Na parte inferior, perto dos troncos, adicione um pequeno número de traços cinza-violeta. É importante não esquecer do sombreamento subsequente.
- Use pastel verde para marcar a árvore à direita. Alguns movimentos também devem ser aplicados no lado esquerdo para dar suporte.
- Adicione alguns reflexos dourados com uma cor amarelo escuro.
- Vá para a grama. As cores principais serão marrom avermelhado e verde quente. Sombras cinza-violeta das árvores caem sobre a grama.
- A cor verde-marrom deve ser adicionada ao primeiro plano. A área na borda da floresta onde a luz incide é mostrada em bege. Cinza avermelhado deve ser adicionado às sombras caídas. O sombreamento, como no caso das árvores, é feito verticalmente – de baixo para cima.
- Comece a trabalhar com os troncos. Aqueles que estão mais próximos do observador são marcados em cinza-rosa. Para os troncos mais distantes, é necessária uma cor mais fria, como azul-acinzentado.
- Sombreie as partes dos troncos que ficam expostas à luz com cinza claro. A espessura e a pressão da pressão devem ser alteradas constantemente: isso tornará a imagem mais viva. Tinta azul escura é aplicada no lado sombreado. As listras nos troncos devem ser marrom-acinzentadas.
- Usando tinta azul em diferentes tons, desenhe “janelas” nas copas das árvores. Na área do céu, você precisa fazer alguns pontos de folhagem usando a cor amarela.
- Comece a trabalhar nos detalhes da grama. Use giz cinza-violeta para fazer vários traços verticais. Para realçar a cor da coroa, desenhe algumas folhas de grama em amarelo.
- Adicione mais alguns traços azuis ao primeiro plano e refine a grama.
Espaço
Desenhos em pastel a óleo para iniciantes sobre o tema do espaço exigem preparação.
Primeiro você precisa comprar papel granulado e um conjunto grande de giz de cera. Quanto mais cores, mais realista será a imagem. A pintura deve ser escura, o que significa que é melhor usar papel preto ou azul escuro.
Então você precisa:
- Aplique cor nas manchas e misture um pouco as transições.
- Depois que a primeira demão estiver concluída, ela precisa ser selada com aplicação de verniz em spray.
- Vá para a 2ª camada, onde é realizado o detalhamento da imagem.
Personagens de desenhos animados
As crianças vão adorar desenhar personagens de desenhos animados.
Mickey Mouse
Para criar este personagem você precisará:
- Desenhe um círculo na parte superior do papel e desenhe duas linhas perpendiculares dentro dele. A linha horizontal deve passar logo abaixo do meio do círculo.
- Desenhe mais 2 círculos em cima: eles serão as orelhas.
- Imagine o corpo como uma gota alongada.
- Desenhe 2 gravetos em cada lado da parte superior do corpo. Essas serão mãos. Para deixar o desenho mais natural, eles precisam ser feitos levemente curvados. Desenhe as palmas em cima.
- Da mesma forma, desenhe as pernas começando pela parte inferior do corpo. Desenhe também 2 gravetos e depois adicione o contorno dos sapatos.
- Vá para detalhes do rosto. No topo da cabeça, desenhe 2 ovais simetricamente em relação à linha vertical. Esses serão os olhos. A boca e o nariz também devem ser posicionados simetricamente em relação à linha vertical. Nesta etapa, é necessário utilizar linhas suaves para marcar as áreas que permanecerão brancas.
- Apague linhas desnecessárias na cabeça, desenhe a língua e a dobra acima do nariz.
- Detalhe as palmas. É necessário marcar os contornos dos dedos. É importante lembrar da saliência localizada na parte interna da palma.
- Termine de desenhar o rabo e o short.
- Use a borracha para remover elementos desnecessários. Em seguida, delineie claramente os contornos do personagem.
- Pinte as orelhas, o topo da cabeça, a parte superior do corpo e os braços de preto.
- Adicione sombras às palmas, pés e shorts.
- Desenhe destaques nos olhos e no nariz.
- Pinte os sapatos de amarelo e os shorts de vermelho.
O lobo de "Bem, espere só!"
Para criá-lo você deve:
- Crie um esboço com um lápis. Desenhe 2 ovais na parte superior. Uma delas será a parte principal da cabeça, a outra se tornará um nariz alongado.
- Desenhe 2 linhas retas verticais e conecte-as na parte inferior. Este será o corpo. A partir delas, à esquerda e à direita, estendem-se linhas que se tornarão os braços.
- Comece a desenhar os detalhes da cabeça: faça os contornos do nariz e do cabelo, depois desenhe os olhos e as orelhas. Você precisa fazer algumas pinceladas no cabelo. Depois desenhe o nariz e os dentes.
- Desenhe as guias do corpo e das mãos.
- Desenhe as linhas-guia para as pernas, calças e jaqueta.
- Depois de criar um desenho com um lápis, passe a colori-lo e depois fixar as cores. A pele do lobo é cinza, sua jaqueta é rosa, suas calças e cabelos são pretos.
A pintura a óleo em pastel é simples e, portanto, muito popular entre os artistas, especialmente os iniciantes. Combina uma variedade de possibilidades e acessibilidade para desenho.
Vídeo sobre pintura a pastel a óleo
Desenhos em pastel a óleo para iniciantes: