Desenhos sobre o espaço ajudarão crianças em idade pré-escolar a aprender como segurar instrumentos de escrita corretamente, além de desenvolver sua imaginação e ampliar seus horizontes. Existem diversas técnicas artísticas que podem interessar até mesmo crianças inquietas. Antes das aulas, os adultos devem preparar todas as ferramentas necessárias e também selecionar as imagens para copiar.
O que você precisa para desenhar
A tabela lista os materiais e ferramentas básicos necessários para o desenho.

Um lápis simples com mina dura e macia | Necessário para completar o esboço |
Apagador | Para remover linhas desnecessárias. |
Apontador | Lápis, giz de cera e lápis de cera devem ser mantidos sempre afiados. |
Conjunto de pincéis artísticos | As ferramentas devem ser de tamanhos e durezas diferentes. |
Recipiente para lavar pincéis | Para evitar que a água derrame quando o copo for tocado pela sua mão, você precisa comprar recipientes especiais à prova de derramamento com gargalo estreito. |
Papel | Folhas de álbum e papel para aquarela também funcionam. |
Para pintar uma bela paisagem espacial, você precisa de uma base. Se o desenho for feito com tintas, o papel pode ser pré-pintado de azul escuro, roxo ou preto. Você pode usar tinta azul e ultramarina.
Os planetas ficarão bem em um fundo com transições suaves do escuro para o claro (gradiente). Você pode usar papelão colorido como base.
O formato da folha pode ser incomum. Você pode cortar um círculo de papel e pedir para seu filho colori-lo de modo que o círculo branco se transforme na Lua, na Terra ou em qualquer outro planeta. Na superfície do planeta desenhado você pode representar seus habitantes, bem como plantas e naves espaciais incomuns.
Professores de escolas de arte infantil recomendam usar guache para pintar paisagens espaciais. Isso permitirá que você crie imagens brilhantes e ricas, o que por sua vez ajudará a interessar a criança.
Você também pode colorir os desenhos com cera e lápis de cor, além de canetas hidrográficas. Trabalhos feitos usando essas técnicas ajudarão crianças em idade pré-escolar a treinar as mãos e prepará-las para a escrita. Você pode combinar diferentes métodos de coloração em um desenho. Então a imagem ficará mais interessante.
Desenhos sobre o espaço para crianças podem ser criados usando técnicas artísticas não tradicionais que ajudarão a desenvolver habilidades motoras finas, atenção, percepção de cores e imaginação.
Exemplos de técnicas de desenho de desenvolvimento:
- gratidão;
- pintura a dedo;
- blotografia;
- desenhos de estêncil;
- desenho com cola;
- criando um padrão de relevo a partir de sal ou semolina.
Mais adiante no artigo, você pode considerar diversas instruções sobre como criar desenhos com tema espacial, feitos em diversas técnicas artísticas.
Pintura a dedo
Este estilo de desenho é adequado para crianças em idade pré-escolar (de 3 a 5 anos). A pintura a dedo ajuda a desenvolver a coordenação.
Para as aulas, você precisa de tintas especiais que não causem reações alérgicas na pele das crianças. Eles podem ser comprados em lojas de artesanato. As tintas para dedos saem facilmente das mãos com lenços umedecidos e são fáceis de lavar das roupas sem deixar manchas.
Os adultos precisam preparar a base para o desenho:
- Pinte uma folha de papel de preto ou use papelão preto como base.
- Encha um pincel grande com cerdas duras com tinta branca e borrife na superfície da folha. Pequenas gotas imitarão estrelas.
- Você pode adicionar mais alguns toques azuis e vermelhos.
- Quando a base estiver seca, use tinta branca e um pincel fino para desenhar círculos que a criança pintará por cima.
Como conduzir uma aula com um bebê:
- Abra potes de tinta de cores brilhantes.
- Diga à criança que esses são planetas desconhecidos que precisam ser coloridos. Mostre o círculo maior e peça para a criança escolher a cor com que ele será pintado.
- A criança deve colocar um pouco de tinta no dedo indicador e começar a espalhar ao longo do contorno do círculo. Quando a tinta acabar, você precisará coletar mais e continuar pintando o planeta.
- Círculos de diâmetro menor podem ser feitos multicoloridos. Deixe a criança escolher as cores e tente colorir o resto dos planetas.
É aconselhável armazenar esses desenhos em molduras ou arquivos. Se você dobrar ou torcer o papel, camadas grossas de tinta podem rachar.
Blotografia
Desenhos sobre o espaço para crianças, feitos com essa técnica, ajudam a desenvolver a imaginação. Antes de começar a trabalhar, você precisa molhar uma folha de papel para aquarela com água limpa usando um pincel largo com cerdas macias.
A superfície da mesa deve ser protegida de respingos de tinta com um oleado. É aconselhável usar aquarela, pois elas fluem melhor.
Como desenhar:
- Convide a criança a escolher as cores dos futuros alienígenas.
- Depois de fazer sua escolha, mergulhe um pincel médio de cerdas macias em uma das cores. Deve haver bastante tinta para que ela escorra do pincel.
- Levante o pincel acima do desenho a uma distância de cerca de 30 cm.
- Passe os dedos pelas cerdas da escova de cima para baixo.
- Uma gota colorida cairá na folha de papel e se espalhará por todo o papel. Você precisa esperar até que a cor seja levemente absorvida pelo papel.
- Lave o pincel. Escolha uma cor diferente de aquarela. Faça outro borrão da mesma maneira.
- Faça uma nova mancha de uma cor diferente.
- Seque o desenho completamente.
- Use um marcador preto para desenhar uma silhueta do planeta atrás dos personagens. Você pode desenhar plantas, crateras e vulcões incomuns.
- Detalhe os caracteres. Aqui a criança deve usar a imaginação. Você pode adicionar braços, pernas e olhos. Adicione laços às meninas alienígenas e gravatas aos meninos.
- Preencha o espaço vazio no fundo com pequenos desenhos. Podem ser naves espaciais, estrelas, meteoritos.
Para deixar os alienígenas gordinhos mais engraçados, você pode colar olhos de plástico, que são usados para decorar brinquedos. Esses olhos são vendidos em conjuntos em lojas de artesanato.
Gratificação espacial
Uma técnica artística divertida que permite desenvolver habilidades motoras manuais. Para concluir esse tipo de trabalho, você precisará de um conjunto de giz de cera, além de guache preto e tinta artística. Você pode raspar as imagens com palitos de dente ou recargas de caneta velhas que não servem mais para escrever.
Como criar uma grade espacial:
- Sombreie uma folha de papel densamente com giz de cera multicolorido. Você pode aplicar os traços aleatoriamente, o principal é que não haja grandes espaços entre eles. Quanto mais espessa a camada de cera, melhor.
- Misture guache e tinta preta em partes iguais em uma paleta. Esta etapa é necessária para criar uma tinta preta espessa que não role para fora da camada de cera.
- Usando um pincel grande com cerdas duras, pinte a folha colorida de preto. Se necessário, você pode secar o desenho e aplicar outra camada.
- Seque a folha. Não é recomendado usar secador de cabelo para secar. O ar quente pode fazer com que a camada preta rache, pois a cera começa a se liquefazer e fluir. Deixe o papel secar em temperatura ambiente.
- Usando um palito ou uma vareta, comece a raspar as silhuetas de planetas, satélites e naves espaciais.
- Sombreie alguns objetos. Os traços devem ser aplicados em uma direção.
- Raspe novamente os desenhos que ficaram contornados. As linhas devem ser grossas e claramente visíveis.
- Você pode riscar algumas estrelas e meteoritos caindo.
Este estilo de desenho é adequado para crianças pré-escolares mais velhas (a partir de 6 anos). Crianças pequenas podem se machucar ao usar objetos cortantes.
Desenho com cola PVA
Você pode adicionar volume ao desenho do espaço usando cola. Para trabalhar você precisará de 2 folhas de papel branco e 1 folha amarela. Você também precisará de guache azul e cinza, além de tesoura e um lápis simples.
Como fazer esse desenho:
- Usando um pincel largo e de cerdas macias, pinte uma das folhas de papel branco de azul. Seque a folha.
- Em outra folha de papel, desenhe um círculo com um lápis simples. Para maior comodidade, você pode usar uma bússola. Se você não tiver essa ferramenta, então você deve traçar um pequeno pires no papel.
- Recorte o círculo.
- Faça um relevo na superfície da lua. Para fazer isso, você precisa de cola PVA em uma garrafa com bico estreito. Se você não tiver uma, pode despejar a cola em um recipiente com água oxigenada. Desenhe várias formas ovais com cola para representar as crateras lunares.
- Deixe o círculo com cola secar.
- Recorte várias estrelas de papel amarelo.
- Depois que a cola no círculo estiver seca, ele precisa ser pintado de cinza. A tinta deve ser espessa. É melhor usar uma escova com cerdas macias.
- Seque o círculo pintado.
- Aplique cola na parte de trás do círculo e cole-o no centro da folha pintada de azul.
Cole estrelas feitas de papel amarelo ao longo das bordas do desenho.
Desenho com cola e sal
Desenhos sobre o espaço podem ser em relevo. Para trabalhar você precisará de guache, cola PVA e sal de cozinha fino. Para as crianças, essa técnica de desenho ajudará a desenvolver habilidades motoras finas e também as ensinará a pintar corretamente superfícies em relevo.
Como fazer esse desenho:
- Prepare a base pintando o papel de azul escuro ou use papelão preto.
- Aplique cola PVA em forma de círculos de diferentes diâmetros.
- Dê um pouco de sal à criança e peça para ela polvilhar sobre as manchas de cola. Você precisa borrifar generosamente e rapidamente para que a cola não tenha tempo de secar.
- Deixe o papel até a cola secar.
- Usando um pincel médio com cerdas duras, pegue tinta grossa e pinte todos os círculos. É aconselhável usar cores diferentes para fazer os planetas parecerem brilhantes. Você precisa pintar colocando o pincel na vertical e fazendo movimentos de batidinhas. Dessa forma, as cerdas penetrarão entre os grãos de sal e preencherão todos os recessos, sem deixar espaços. Você deve mover do centro para os contornos.
- Seque o desenho.
Usando um pincel de cerdas macias, aplique tinta líquida amarela. Coloque pontos de diâmetros diferentes em ordem aleatória, preenchendo o fundo do desenho. Esses pontos simularão estrelas. Por analogia, você pode adicionar várias estrelas brancas.
Desenho com estênceis
Desenhos sobre o espaço para crianças em idade pré-escolar podem ser feitos usando tinta, esponja e estênceis de papelão. Os adultos precisam preparar a base e recortar as figuras do estêncil.
Como fazer:
- Pinte um pedaço de papel de rosa. É aconselhável aplicar todos os traços em uma direção, por exemplo, na diagonal.
- Adicione alguns traços azuis, roxos e laranja.
- Seque a base.
- Em um papelão branco desenhe os canis de uma estrela, um OVNI, um cometa e um alienígena.
- Recorte os espaços em branco.
Como conduzir uma aula com uma criança:
- Adicione um pouco de água à tinta que você escolheu para deixá-la um pouco mais fina.
- Mostre ao seu filho como aplicar o estêncil no papel e explique também como aplicar tinta com uma esponja.
- Use uma pequena esponja de espuma para lavar louça. Cubra a lata de tinta com ela.
- Vire o frasco de cabeça para baixo para permitir que a tinta seja absorvida pela esponja.
- Amasse levemente o copo em suas mãos. Haverá muita sujeira, então é melhor usar luvas ao fazer isso.
- A criança deve aplicar tinta sobre cada estêncil, estendendo-se um pouco além das bordas.
- Retire os moldes de papelão e seque o desenho.

Usando guache e um pincel fino, contorne todos os objetos. Desenhe pequenos detalhes: estrelas, faíscas ao redor do cometa, raios de luz ao redor da estrela. Termine de desenhar os olhos e a boca do alienígena. Projete uma nave espacial.
Sistema solar, desenho com aquarela e marcadores
Desenhos espaciais para crianças podem ser não apenas fantásticos, mas também educativos. Você pode estudar a localização dos planetas no sistema solar e aprender seus nomes.
Como fazer este trabalho:
- Usando um lápis simples, desenhe um círculo grande no centro da folha. Será o sol.
- Descreva esquematicamente as órbitas de todos os planetas.

- Desenhe os planetas.
- Pinte o fundo da folha com aquarela azul, sem tocar no círculo.
- Seque o desenho.
- Use um marcador marrom-avermelhado para colorir o primeiro planeta a partir do Sol. Este é Mercúrio. Você pode fazer assinaturas na parte inferior usando um marcador preto.
- Vênus está na próxima órbita. Você pode colorir com um marcador amarelo ou cáqui.
- A Terra está na 3ª órbita. Precisamos desenhar os continentes. Pinte a água de azul e os continentes com marcadores verdes e marrons.
- Pinte o planeta Marte de vermelho.



- Júpiter será o próximo. Ele precisa ser sombreado em listras usando marcadores laranja e bege.
- Saturno está localizado em outra órbita. Deve ser azul acinzentado.
- Colora o urânio de azul e seus anéis de cinza.
- Pinte Netuno com um marcador azul.
- Você pode terminar de desenhar Plutão e pintá-lo de cinza.
Contorne todas as órbitas com um marcador preto.
Cosmonauta, desenho com giz de cera
Este é um desenho fácil que não levará muito tempo para ser concluído. Uma excelente opção para crianças inquietas.

Como desenhar:
- Coloque uma folha de papel horizontalmente sobre a mesa.
- No lado esquerdo do desenho, desenhe um planeta redondo.
- Complete os continentes.
- Na primeira parte do desenho, descreva um astronauta. Primeiro você precisa desenhar uma cabeça redonda, depois um capacete e então terminar de desenhar o corpo e os membros.
- Deixe o traje espacial do astronauta mais volumoso. Desenhe os rebites e adicione as luvas.
- Use uma borracha para remover o excesso de linhas.

- Desenhe um rosto sorridente no astronauta.
- Desenhe uma pequena nave espacial no topo. Pequeno - porque é longe.
- Conecte o homem e o navio com uma linha suave.
- Pinte a água da Terra de azul. Pinte o fundo atrás do astronauta, bem como o vidro do seu capacete.
- Use giz verde para colorir os continentes do planeta, assim como o capacete do traje espacial e algumas partes da nave.
- Use giz amarelo para desenhar manchas nos continentes e colorir as luvas do astronauta.
- Use giz laranja para colorir o traje do homem e as partes restantes da nave espacial.
Trace o contorno do desenho com um marcador preto. Selecione o rosto de uma pessoa.
Cometa, pintura acrílica
Esse tipo de desenho pode ser feito com tintas acrílicas usando um pincel, ou você pode aplicar tintas especiais com os dedos.
Procedimento:
- Pinte a folha com tinta roxa escura.
- Seque o desenho.
- Dilua a tinta branca com água e aplique vários traços verticais no centro do desenho.
- Quando a tinta estiver seca, carregue um pincel de cerdas duras com tinta branca e borrife sobre a superfície da folha, passando o dedo pelas cerdas de baixo para cima.

- Seque o papel novamente.
- Desenhe uma pequena bola com tinta vermelha. Isto é um cometa.
- Desenhe o rabo dela em cima. Quanto mais distante estiver do cometa, mais largo ele será.
- Sem esperar a cor vermelha secar, aplique alguns traços amarelos para imitar chamas.
Faça alguns respingos amarelos e laranja ao redor do cometa. Eles simularão faíscas e pequenos fragmentos em chamas.
Dicas para jovens artistas e seus pais
Segredos artísticos que você precisa saber:
- É possível fazer arranhões em preto e branco se você usar parafina de vela em vez de giz de cera.

- Para criar um padrão de relevo, você pode usar não apenas sal, mas também semolina ou areia fina.
- Você pode fazer pintura a dedo com crianças em idade pré-escolar no banheiro. É mais fácil remover tinta de azulejos do que de carpetes.
- Para terminar de desenhar qualquer objeto em um fundo escuro em azul ou roxo, primeiro você precisa pintá-lo com tinta branca. A cor só pode ser aplicada após a secagem. Dessa forma, o elemento finalizado do desenho não se misturará ao fundo geral.
Desenhos sobre o espaço podem ser criados usando diferentes técnicas artísticas. O principal é que o estilo de desenho seja apropriado para a idade da criança. Crianças pequenas não devem manusear objetos pontiagudos ou lápis apontados sem a supervisão de um adulto.
Autor: Frolova Ekaterina
Vídeo sobre desenho
Imagens sobre o espaço para crianças: