Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Apesar da abundância de artigos de malha, os itens feitos à mão ainda encontram seus admiradores. Os designs de malha se destacam pela beleza única. Instruções com descrições e diagramas permitem que você crie padrões incríveis com suas próprias mãos, que podem ser usados ​​para criar cachecóis, suéteres, chapéus e boinas, jaquetas sem mangas e roupas infantis.

Tricotando um cachecol e um lenço

Baixada

Para tricotar um snood, são adequados tanto fios quentes e grossos quanto fios macios e arejados. O produto pode ser usado como um cocar, um lenço simples (ou uma gola de lenço) ou uma capa sobre um vestido de noite clássico. É aconselhável escolher um padrão que harmonize com o resto da roupa.

Para tricotar um snood leve e arejado, você precisa usar agulhas de tricô circulares ⌀ 5 mm. Para um cachecol grosso, você pode usar ⌀7 – 8 mm (dependendo do fio).Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O esquema de execução é bastante simples, compreensível para costureiras iniciantes:

  1. São montadas 130 laçadas +1 (na mais externa) e tricotadas duas carreiras em ponto meia simples.
  2. Na terceira carreira, tricote 2 laçadas em ponto meia, após o qual começa o padrão A - 1 (executado 1 vez).
  3. Em seguida, você precisa tricotar 20 vezes de acordo com o padrão A-2, depois passar para A-3 e finalizar tricotando as últimas 2 laçadas em ponto meia.
  4. O padrão é repetido 12 vezes (12 carreiras). O comprimento do bordado não deve ser menor que 40 cm. No final do trabalho, tendo tricotado 2 carreiras em ponto meia simples, as alças devem ser fechadas. As paredes frontais das alças externas de ambos os lados são costuradas.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasPadrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Designações no desenho:

  • L – alça frontal
  • I - laçada purl

Lenço

O princípio de tricotar um cachecol é idêntico ao método de fazer um snood, com a única diferença de que este último deve ser 3 vezes mais longo (120 - 130 cm sem franjas). Monte 40 pontos nas agulhas de tricô (2 pontos para as bordas do trabalho no início e no fim da carreira).

Depois de tricotar duas laçadas, o padrão começa"borracha": 2 frontais, 2 traseiras, 2 últimas laçadas de borda. Em seguida, você precisa fechar as alças e usar uma agulha de crochê para tricotar franjas de qualquer comprimento (de acordo com seu gosto). O cachecol é tricotado com agulhas de tricô retas ⌀ de 5 a 8 mm, dependendo da densidade do fio.

Meias

O sistema de tricô mais popular para meias é a técnica de 5 agulhas (tricô circular de cima para baixo).Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Materiais necessários:

  • 1 novelo (100 g) de linha de tricô semilã;
  • agulhas de tricô (5 peças) com diâmetro de 2,5 ou 3 mm;
  • agulha para fios de tricô.

Primeiramente, determina-se a circunferência da perna, do dedo mínimo até o início do dedão do pé (aproximadamente 22 cm). Para esclarecer o número de laçadas 20×2 = 40, você precisa montar 40 laçadas. 2 – significa duas voltas em um centímetro. São montadas 10 laçadas em cada agulha de tricô. 4 laçadas da primeira agulha devem ser tricotadas com a ponta da quarta para fechar o círculo.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O padrão clássico é feito: uma carreira com pontos meia, a outra com pontos meia. A parte superior da meia pode ser tricotada com um elástico (uma laçada frontal, uma laçada traseira). O comprimento do pescoço da meia é de 10-14 cm.

Execução do calcanhar

Um par de agulhas ainda não está funcionando. 20 laçadas das duas restantes são transferidas para uma das agulhas de tricô e é realizado um ponto meia de 6–7 cm de comprimento. O calcanhar deve ter de 17 a 18 carreiras de altura. Isto é 7 cm. A altura da parte do calcanhar é completada com alças faciais na 17ª carreira. A partir da 18ª carreira de meia, inicia-se a redução, com a formação do calcanhar.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Em seguida, 20 laços precisam ser divididos mentalmente em 3 metades, 2 laços permanecem como resto, eles são adicionados à primeira e terceira metades. Deve haver 6 laçadas no meio e 7 laçadas nas laterais. As laçadas são reduzidas a partir das bordas laterais, tricotando com as laçadas da metade do meio, que é tricotada sem alterações. A meia precisa ser virada do avesso.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Da mesma forma, são feitas as laçadas da metade do meio e, das metades laterais, são diminuídas até o final das laçadas. As 6 laçadas da carreira central são mantidas. Um laço é adicionado a eles, retirado dos laços da borda.

Luvas

No inverno, faz frio lá fora para suas mãos. Se você seguir a descrição e o desenho fornecidos para ajudar a costureira, antes do início do tempo frio você poderá tricotar lindas luvas com um lindo padrão.

Para tricotar luvas você precisará de:

  • 100-120 g de lã ou fio de semilã;
  • agulhas de tricô circulares (5 unid.) ⌀ 2 – 2,5 mm;
  • agulha de tricô.

A luva é tricotada a partir do punho. Para determinar o número de laçadas, uma pequena amostra é tricotada, onde o número de laçadas é contado em um centímetro (por exemplo, 5). O resultado obtido é multiplicado pelo comprimento do pulso à mão (10 cm): 5 × 10 = 50 cm. A partir de 50, conta-se um número próximo ao menor, múltiplo de 4-48. Este é o número de laçadas para a luva.

48 laçadas são enfiadas em duas agulhas de tricô e depois divididas em 4, distribuídas em 4 agulhas de tricô. O círculo é fechado amarrando as duas pontas do fio. Os punhos são feitos com um padrão canelado - tricotados alternadamente com alças frontais e traseiras. O comprimento do punho é escolhido à vontade.

Depois de terminar o punho, você pode passar para a parte principal, que é tricotada adicionando uma laçada em cada agulha de tricô até o início do polegar.

Executando o polegar

Na terceira agulha de tricô você precisa deixar um buraco para o polegar da sua mão direita, na quarta - para a sua mão esquerda. Como isso é feito?

Há um número igual de laçadas em quatro agulhas de tricô (por exemplo, 12). Na 3ª agulha de tricô, o primeiro laço é tricotado, 10 laços são trazidos para um alfinete ou alfinete, 10 laços de ar são coletados na agulha de tricô direita (de acordo com a soma dos laços coletados anteriormente no alfinete) e, em seguida, o último laço é tricotado (12 no total). Agora você precisa continuar fazendo o comprimento da luva até o dedo mindinho.

Tendo atingido a altura do dedo mínimo, você precisa começar a diminuir as alças usando o seguinte método:

  • Duas laçadas da primeira e terceira agulhas são tricotadas com um arremesso (no início da carreira) e duas laçadas são reduzidas no final da segunda e quarta agulhas. As laçadas são diminuídas a cada duas carreiras, de modo que exatamente metade do número inicial de laçadas permaneça em cada agulha de tricô. Agora você pode diminuir em cada carreira. De acordo com os cálculos feitos acima, após as diminuições, sobram 8 laçadas, que são apertadas pelo avesso.

    Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras
    Os padrões de tricô com descrições e diagramas são realizados estritamente de acordo com as instruções.
  • Para fazer o polegar, 10 laçadas do alfinete são transferidas para a agulha de tricô. Ao lançar em loops de ar, surgiram loops de borda, a partir dos quais novos elos devem ser criados para que seu número seja divisível por três. Depois de colocá-los igualmente em três agulhas de tricô, você precisa tricotar até o final do polegar, diminuindo as laçadas primeiro em uma carreira e mais perto da unha, fazendo diminuições em cada carreira. Quando restarem 6 laçadas em todas as agulhas de tricô juntas, você precisa juntá-las e tricotá-las do lado avesso.

Atenção! Todos os cálculos feitos acima são condicionais e são tomados como exemplo. Com base nisso, é determinado o tamanho de uma luva específica.

Boina

A moda vem e vai, muda sem parar, mas a popularidade das boinas não diminui. Você pode tricotá-los você mesmo, escolhendo o estilo e o padrão de acordo com seu gosto.

Para uma boina você precisa ter:

  • fio semi-lã;
  • agulhas de tricô circulares ⌀2,5 mm (para tricotar o elástico), ⌀4 mm (para o restante do produto);
  • gancho ⌀2,5mm.

Você precisa montar 128 pontos nas agulhas de tricô (2,5 mm) e fazer um padrão de nervuras (pontos da frente e de trás) de 2 cm de altura (aproximadamente 6 a 8 carreiras). Depois de terminar o elástico, você pode passar para a base da boina. A primeira carreira é feita com pontos tricô.

Agora você precisa adicionar laçadas nas primeiras carreiras, distribuindo-as uniformemente para que haja 12 laçadas adicionais em duas agulhas de tricô, o número total de laçadas será 152. Agora você pode trocar as agulhas de tricô para 4 mm. O produto é feito usando ponto meia simples. É necessário adicionar laçadas uniformemente, continuando a tricotar até uma altura de 8 a 10 cm.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O trabalho é então dividido em 8 seções. Para que cada uma delas tenha 19 laçadas, é necessário passar cada 19ª e 20ª laçada junto com o tricô da frente pela parede de trás ao trabalhar. Servirá como uma marca do início de cada seção. A próxima carreira é tricotada com o ponto da frente. À medida que você continua tricotando, é preciso começar a diminuir os pontos em cada seção.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

A primeira carreira é trabalhada em ponto meia até a borda da seção (cunha), então a laçada que marca a cunha é tricotada junto com a laçada anterior. A mesma ação é realizada até que o círculo seja completado. A segunda carreira é tricotada com alças frontais. Na terceira carreira, tendo atingido a borda da seção com o tricô da frente, a laçada que marca a cunha (seção) e a laçada seguinte são tricotadas juntas.

A série se completa com ações semelhantes. Devido ao método acima mencionado de diminuição de laçadas nas bordas das cunhas, dentes bonitos são formados. Ao mesmo tempo, o produto diminui de tamanho. Em cada carreira ímpar, diminua como acima até que haja 8 pontos em uma e na outra agulha. Por sua vez, eles são reduzidos a 4 em cada raio.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasPadrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasPadrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O fio de trabalho do produto é passado pelas laçadas restantes, a partir das quais é feito um laço com uma agulha de crochê, e então o fio é preso. A boina está pronta.

Coisas de criança

Colete com padrão de trança turca

Para o trabalho, você precisará de 150 g de fio semilã (lã, acrílico), agulhas de tricô ⌀ 4 mm. O colete é adequado para crianças de qualquer idade, de 2 a 8 anos. Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasPara meninos, você pode escolher fios de cor escura.

Padrões de laços frontais e traseiros

Recomendamos padrões de tricô com descrições e diagramas, feitos com alças frontais e traseiras, entrelaçados em vários padrões atraentes.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

"Labirinto" -padrão muito original e fácil de tecer:

  • (I) – alça frontal
  • (—)ponto tricô

O padrão do ornamento é apresentado em 12 linhas. O número de laçadas para criar o padrão é 6. Como exemplo, você pode usar 12, 18 laçadas para exibir o enfeite completamente. A descrição do padrão é acessível até mesmo para costureiras iniciantes. O design fica especialmente bonito em suéteres, pulôveres e jaquetas infantis sem mangas.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

"Losangos" - design popular, especialmente em itens masculinos:

  • (I) – alça frontal
  • (—)ponto tricô.

O número de laçadas é montado de modo que seu número seja divisível por 8, já que o padrão aparece ao montar oito laçadas e realizar 14 carreiras. O padrão é feito em carreiras ímpares, e as carreiras pares são tricotadas de acordo com o padrão.

Renda japonesa com amostras e diagramas

O desenho japonês se distingue pela sua originalidade e, ao mesmo tempo, pela simplicidade de execução. Passos simples permitem que você crie um produto com um padrão original usando agulhas de tricô em pouco tempo. Abaixo está uma descrição e um diagrama de um dos padrões japoneses.

Tricô vazado "Zigzag":Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Como exemplo visual, você precisa montar 9 laçadas. No final da carreira 20 o padrão estará totalmente revelado.

Tranças

Para aprender a tricotar um padrão de trança, você precisa primeiro entender o tipo mais simples de padrão. Você precisará ter um alfinete ou alfinete de segurança à mão para pontos extras. A trança de 8 laçadas é feita da seguinte maneira: como exemplo visual, 14 laçadas são montadas.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Em seguida, tricote 4 pontos com o ponto da frente. Em seguida, 4 laçadas do pino são transferidas para a agulha de tricô esquerda e tricotadas com o ponto da frente. As carreiras 6 a 12 são tricotadas de acordo com o padrão. Em seguida, o tricô continua, começando pela quinta carreira. O resultado é uma trança como a mostrada na Fig. 4.

Elásticos

Quase todos os itens de malha geralmente são iniciados com elástico, o que dá ao produto um formato mais flexível e elástico. O padrão "nervura" é muito conveniente para fazer punhos, parte inferior de pulôveres, decotes e cachecóis.

Existem vários tipos de elásticos de malha:

  1. Elástico simples 1x1. A sequência de trabalho consiste em tricotar uma laçada da frente e uma de trás. Em todas as carreiras, até o final do elástico, o trabalho deve ser feito conforme o molde.
  2. Elástico simples 2x2. Em carreiras ímpares, são realizadas 2 laçadas frontais e 2 traseiras. Em carreiras pares, você precisa tricotar pontos meia sobre pontos meia e pontos meia sobre pontos meia, para que o padrão não seja perturbado.
  3. Elástico duplo.É usado principalmente para adicionar densidade ao produto. Em seguida, toda a carreira é feita da mesma forma, começando pela 1ª laçada. Na segunda carreira, 1 malha meia é feita, 1 laçada é removida sem tricotar, o fio de trabalho é transferido para trás do produto. Continue conforme o padrão até o final da carreira. A terceira e as carreiras subsequentes são tricotadas como a primeira e a segunda carreiras.

Losangos

Este padrão, que dá uma beleza rigorosa ao produto, é muito adequado para suéteres e chapéus masculinos tricotados com fios de cor escura. O padrão de tricô "diamantes expressivos" tem uma descrição fácil de entender e um diagrama simples. Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasO enfeite aparece após completar a 18ª carreira. Tricotar de acordo com o padrão da 1ª à 18ª carreira.

Arreios

Diagrama de padrões:Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Se você seguir o padrão, até um iniciante poderá fazer o desenho.

Padrão de tricô "Harness"

O padrão é muito semelhante a uma “trança” não apenas visualmente, mas também na forma como é tricotado. Produtos feitos no estilo irlandês (jaquetas, jaquetas sem mangas, cachecóis, luvas) são populares com um padrão semelhante. O "torniquete" pode ser combinado com sucesso com outros designs. Ao fazer padrões combinados, é possível combinar diferentes cores de fios.

Renda

O tricô vazado está sempre na moda. Produtos de renda de malha ficam ótimos como vestidos de noite femininos e blusas de verão. Você pode tricotar uma ótima blusa de verão ou uma jaqueta infantil sem mangas usando fios leves e agulhas de tricô de 2 mm. Esses padrões também são adequados para criar chapéus de primavera e cachecóis leves. É oferecida uma descrição de alguns padrões de tricô com descrições e diagramas.

Tabuleiro de damas

O número de laçadas para criar este enfeite é 10 (incluindo 2 laçadas para as bordas). A altura da amostra do padrão deve ser de 12 linhas para exibir completamente o enfeite. Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasO diagrama mostra os laços da frente e de trás. 2 pontos de tricô juntos devem ser feitos com a inclinação correta da agulha de tricô (você precisa inserir a agulha de tricô do segundo no primeiro laço e tricotá-los juntos).

Favos de mel

O tema favo de mel é popular em muitos itens de malha. O padrão é criado com agulhas de tricô sem nenhuma dificuldade particular. O enfeite de malha dá um visual lindo e delicado às blusas e vestidos femininos. O principal é que ter uma descrição e um diagrama em mãos torna muito fácil reproduzir a imagem no produto.

Um número par de laçadas é lançado nas agulhas de tricô. Por exemplo, você pode pegar 8 e tricotar de 6 a 8 carreiras para obter um padrão.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Designações:

  • O sinal (+) no desenho significa 2 laçadas de borda.
  • Número (2) – duas alças frontais unidas.
  • A imagem em forma de ferradura é uma história resumida.
  • (=) – Transfira a laçada para a segunda agulha de tricô sem tricotar.
  • Uma célula vazia significa um ponto tricô.

O padrão é repetido até o final da carreira. Ao finalizar, lembre-se de transferir a última laçada sem tricotar.

Folhas

"Um Caminho de Folhas"

Este padrão é perfeito para criar itens com motivos de outono se você escolher fios no esquema de cores apropriado. Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasDepois de estudar o diagrama acima, você pode tricotar esse padrão.

Designações:

  • A imagem do círculo no desenho é uma laçada.
  • (I) – alça frontal.
  • (—) – Ponto meia.
  • Um traço inclinado para a direita – 2 pontos meia juntos com a agulha inclinada para a direita.
  • Traço inclinado para a esquerda – 2 pontos tricô juntos com um traço inclinado para a esquerda.
  • Linha ondulada – unir 2 laçadas em meia.
  • Sinal de triângulo – 2 laçadas em meia invertidas.

Ondas

Enfeite interessante, elegante e fácil de fazer. Diversas variações do padrão de ondas dão aos itens de malha uma aparência extravagante. Um vestido feito de fio azul, abaixo do joelho, com estampa de ondas, cria a impressão de uma cachoeira caindo de cima.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Um cordão é uma laçada decrescente (pode haver várias delas) que é removida da agulha de tricô esquerda para a agulha de trabalho sem tricotar, então a próxima laçada é tricotada de acordo com o padrão e puxada através da laçada removida.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Sem loop - esta designação nos desenhos deve ser ignorada, pois durante a execução de ornamentos vazados, como resultado de aumentos e diminuições, o número de laços em uma fileira muda. Células vazias são ignoradas.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

A imagem acima mostra um exemplo de laços cruzados. À esquerda há um ponto simples, à direita há duas laçadas cruzadas.

Caminhos

"Caminho" é um tipo popular de padrão usado como ornamento principal em um produto, mas também pode ser incluído em uma peça de roupa como um encarte adicional. O "caminho" fica ótimo em coletes infantis sem mangas. Esse padrão merece atenção de mulheres com tendência ao sobrepeso. O padrão de corrente faz com que a figura pareça mais esguia e visualmente mais fina.

"Caminho Diagonal"

Esquema:Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

Se você deslocar o fio em uma laçada, o padrão ficará oblíquo.

"Caminho de alívio"

O número de laçadas para criar este padrão é 8 (incluindo 2 laçadas de borda). Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseirasA base do padrão é um elástico - 4 laçadas frontais e 2 traseiras. O padrão pode ser facilmente tricotado seguindo exatamente as instruções do desenho.

Padrões de pontos caídos

Como modelo, monte 20 laçadas (incluindo 2 laçadas de borda). Você precisa tricotar conforme mostrado no diagrama, fazendo 2 laçadas antes das laçadas em tricô na segunda carreira. Na 5ª carreira da frente, as laçadas são colocadas em uma agulha de tricô adicional e as laçadas são retiradas delas.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O enfeite com alças caídas é corretamente chamado de um padrão clássico que recentemente ganhou grande popularidade.

Corações

A descrição dos padrões de tricô representando corações com o esquema proposto agradará muito as fashionistas modernas. Itens de malha com padrão de "corações" sempre na moda. O número de laçadas para fazer o enfeite é 15 (incluindo laçadas de borda). Laço no buraco significa: inserir a agulha de tricô no laço 4 carreiras para baixo e tricotá-lo com o ponto da frente.Padrões de tricô com descrições e diagramas: tranças, vazadas, simples, pequenas, para coisas infantis, de alças frontais e traseiras

O trabalho artesanal é sempre muito valorizado. Itens de malha nunca saem de moda. E o grande número de opções de design oferece amplo escopo para a criatividade. Você pode usar não apenas ideias prontas, mas transformá-las, inventando novos padrões e, então, com base neles, criar os modelos de roupas necessários, formando seu próprio estilo.

Vídeo: padrões de tricô com descrições e diagramas

Veja o vídeo do padrão de tricô dos losangos:

Padrões de tricô celta, assista ao vídeo:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Ter esperança

    Em vários itens de malha, uso um padrão xadrez com diferentes maneiras de fazê-lo. Por exemplo, posso fazer uma gaiola com laços alongados - então o tricô parece volumoso e expressivo. Ao mesmo tempo, o tecido estica bem, o que permite ajustar o tamanho do produto; é denso e retém bem o calor.
    O número de laçadas na carreira preparatória deve ser divisível por 3. Outras 2 laçadas são montadas para simetria e outras duas para tricô de borda. Na primeira carreira, todas as laçadas são tricotadas; no segundo - purl, então começa a alternância. Na terceira carreira, depois de dois pontos meia, um ponto é removido (com a linha sendo levada atrás da agulha de tricô) e dois pontos meia são tricotados novamente. Na quarta, é a mesma coisa, mas a linha é colocada na frente da agulha de tricô. Na quinta fileira, as mesmas ações são repetidas, começando pela primeira fileira.

    Responder

Criação

De costura

Desenho