A Rainha da Neve, a famosa heroína do conto de fadas de G.Kh. Andersen, recomendado desenhar com um lápis simples. Esta escolha do instrumento de trabalho deve-se à grande quantidade de pequenos detalhes da imagem da rainha, que exigem um desenho cuidadoso e preciso.
Se ocorrerem erros ao criar um desenho, será mais fácil para o artista corrigi-los removendo linhas extras com uma borracha. Se você precisar representar a Rainha da Neve em cores, é recomendável colorir a imagem com lápis de cor, marcadores ou tintas depois de criar o contorno principal.
O que é necessário para trabalhar nos desenhos do conto de fadas A Rainha da Neve
O desenho a lápis "A Rainha da Neve" exige que o artista utilize um conjunto padrão de ferramentas de trabalho.
Ferramenta de trabalho | Comentário |
Uma folha de papel ou papelão grosso do formato desejado | Você pode usar uma superfície de trabalho branca ou azul-clara. |
Um conjunto de lápis simples de diferentes durezas e um apontador, seguro de usar | Os lápis devem ser o mais afiados possível, pois no processo de criação do desenho da Rainha da Neve, as crianças precisarão usá-los para desenhar pequenos detalhes da imagem do personagem do conto de fadas - características faciais, joias, itens de guarda-roupa e assim por diante. |
Apagador | Antes de usar a borracha no seu fluxo de trabalho, você deve testá-la em uma folha de papel separada. Uma borracha de qualidade não deixa marcas de lápis nem borra a superfície. |
Governante | Vários detalhes da imagem da Rainha da Neve, por exemplo, a coroa, exigem o desenho de linhas perfeitamente retas. |
Lápis de cor, tintas, marcadores ou canetas hidrográficas | Se a criança planeja fazer o desenho da Rainha da Neve colorido, ela precisará de preto, azul, azul claro, roxo e cinza como cores principais. |
Uma pequena folha de papel dobrada ao meio | Com a ajuda dele, a criança esfregará o lápis ao colorir a imagem, evitando assim a formação de linhas nítidas em locais onde as tonalidades das cores mudam. |
Aula mestre passo a passo para crianças: lindo retrato fácil da Rainha da Neve a lápis
Recomenda-se desenhar a Rainha da Neve usando um lápis passo a passo. O desenho deve começar com a criação do contorno básico da imagem, depois você deve passar para o desenho detalhado do traje, cabeça, expressão facial, coroa e assim por diante.
Urdidura
Para evitar dificuldades com o posicionamento dos componentes da imagem em trabalhos futuros, é recomendável desenhar linhas na folha de papel que você está usando.
Em seguida, você deve criar uma base para simplificar a orientação do jovem artista no plano de trabalho:
- Desenhe uma linha vertical da borda superior da superfície de trabalho até a inferior, estendendo-a por toda a largura da folha. Como essa linha é secundária, você deve pressionar o lápis o mínimo possível ao desenhá-la, para que ela possa ser facilmente apagada com uma borracha na etapa final da criação da imagem.
- Desenhe uma linha horizontal da borda direita da superfície de trabalho para a esquerda, estendendo-a por todo o comprimento da folha de papel ou papelão grosso utilizada. Ao desenhá-lo, você também deve usar um lápis macio e aplicar força mínima quando ele entrar em contato com o papel.
- Tomando a linha vertical como eixo central e recuando 5 a 7 cm para cima a partir do ponto de intersecção das linhas (a distância específica é determinada pelo tamanho selecionado da superfície de trabalho), desenhe uma oval alongada e uniforme localizada verticalmente (a cabeça da rainha).
- Abaixo da borda inferior do oval, na mesma distância da vertical em ambos os lados, desenhe linhas retas verticais curtas (pescoço).
- Evitando a formação de ângulos e transições bruscas, a partir dos pontos extremos do pescoço desenhado, desenhe 1 linha do mesmo comprimento em cada direção (direita e esquerda) - os ombros da Rainha da Neve.
Fantasia
Como pode haver muitas opções para a fantasia de um personagem de conto de fadas, é recomendável convidar as crianças a usarem a imaginação ao desenhar as roupas da Rainha da Neve.
Você não deve corrigi-los ou apontar erros, na opinião de um adulto, pois a imagem correta do personagem escolhido não existe.
Essa abordagem envolverá mais a geração mais jovem, fortalecerá relacionamentos de confiança com o professor ou pai que conduz a tarefa e também proporcionará uma oportunidade de se livrar de emoções negativas e tensão nervosa.
Artistas muito jovens, auxiliados por um professor ou pai, devem tentar desenhar o traje da rainha assim:
- Desenhe 1 linha diagonal à direita e à esquerda de modo que os pontos extremos dos contornos dos ombros da rainha retratados anteriormente fiquem a uma distância de 3 a 5 cm da borda das diagonais. Se a imagem da heroína do conto de fadas escolhida for criada em papel Whatman ou em uma folha de papel, por exemplo, formato A3, é aconselhável aumentar a distância da borda das diagonais para 7 a 10 cm.
- Linhas diagonais devem ser desenhadas ligeiramente curvadas para cima e se cruzando no eixo vertical principal.
- A partir das diagonais desenhadas, desenhe 3 semicírculos de tamanhos diferentes, com aproximadamente a mesma curvatura e direção (fantasia da Rainha da Neve).
- Desenhe linhas verticais ligeiramente curvas (2 para a direita e 2 para a esquerda do pescoço), posicionando-as perto da linha dos ombros. Como resultado, a parte superior do espartilho do vestido da Rainha da Neve deve parecer um floco de neve.
- Conecte os pontos extremos dos semicírculos.
Cabeça
O desenho a lápis "Rainha da Neve", com a organização correta do processo de trabalho, pode despertar interesse até mesmo entre meninos - alunos do ensino fundamental, que muitas vezes se interessam exclusivamente por tecnologia.
Para tornar a tarefa divertida para todas as crianças, a aula deve ser estruturada levando em consideração suas características etárias e desenvolvimento. É improvável que crianças consigam desenhar com precisão o formato desejado da cabeça de um personagem de conto de fadas.

Portanto, ao trabalhar com jovens artistas, é recomendável criar o contorno da cabeça assim:
- Transforme o oval da cabeça do personagem de conto de fadas em um formato mais angular para desenhar a coroa (a borda superior deve ser um semicírculo com uma curva para cima, e seus pontos extremos devem ser unidos à parte inferior do oval retratado anteriormente).
- Divida a linha que é o limite superior da figura desenhada em duas partes iguais e, em seguida, coloque um ponto no limite.
- Os dois segmentos resultantes devem então ser transformados em semicírculos iguais com as mesmas curvaturas (a parte inferior da coroa tem exatamente esse formato).
- Apague as linhas secundárias e depois redesenhe o contorno desejado da cabeça da Rainha da Neve.
Se as crianças, devido à sua idade, tiverem dificuldade em determinar o centro de uma linha a olho nu ou criar curvas idênticas, é recomendável oferecer a elas o uso de uma régua ou modelos especiais pré-preparados (os modelos são preparados pelo professor ou pelos pais que conduzem a aula, em papelão grosso branco ou colorido).
Coroa
A coroa é um dos elementos-chave da imagem da Rainha da Neve. Segundo o autor do conto, ele consiste em muitos pedaços de gelo de diferentes tamanhos e formatos.
Também há muitas opções para desenhá-lo, e é recomendável escolher uma específica levando em consideração a idade da criança que está desenhando o personagem de conto de fadas. Crianças mais novas podem ser solicitadas a representar um cocar na forma de figuras de vários formatos localizadas próximas umas das outras.
Se a criação de um desenho da rainha ocorrer em uma aula de uma escola de arte especializada, é aconselhável dar às crianças um exemplo de uma imagem de uma coroa, pedindo-lhes que copiem o objeto em uma superfície de trabalho, integrando-o laconicamente à composição geral.
O método descrito abaixo é considerado de média complexidade:
- Tome a depressão no contorno da parte superior da cabeça como ponto central e, em seguida, desenhe um semicírculo alongado com uma curva para cima, de modo que o ponto superior do semicírculo fique localizado acima do centro identificado.
- Desenhe 5 semicírculos alongados com uma curva para cima, localizados próximos um do outro, à direita e à esquerda da figura principal. O tamanho dos semicírculos deve diminuir.
- A borda lateral do último semicírculo deve ser puxada para baixo, desenhe um ângulo agudo e, em seguida, sem levantar o lápis do papel, puxe-o para os lados da face desenhada anteriormente (os pontos de intersecção devem estar localizados no mesmo nível).
Características
Como a Rainha da Neve é uma personagem negativa no conto de fadas de Andersen, suas características faciais devem refletir a frieza, a indiferença, a apatia e a raiva da personagem retratada. Apesar disso, a imagem descritiva do autor contém características da aparência da rainha associadas à sua feminilidade e beleza.
Combinando os dois lados da personalidade do conto de fadas, jovens artistas, para desenhar as características faciais da Rainha da Neve, Recomenda-se sugerir o uso do algoritmo abaixo:
- Apague a linha vertical dentro do rosto da rainha, deixando apenas 3-4 cm no centro da figura.
- Do ponto inferior da linha, desenhe uma diagonal curta até o canto inferior direito, com no máximo 1 cm de comprimento.
- Em seguida, você deve recuar 0,5 mm ou 1 cm da diagonal, dependendo da escala da imagem, e então desenhar um pequeno semicírculo com uma curva para a direita.
- No nível do ponto extremo inferior do semicírculo, recuando não mais que 1 cm, coloque 2 pontos idênticos (narinas).
- Tomando como eixo central a parte superior do nariz, na altura dos seus pontos extremos, à direita e à esquerda, desenhe uma oval localizada horizontalmente.
- Desenhe um pequeno círculo dentro dos ovais (os pontos superiores dos círculos devem ficar nas bordas dos ovais).
- Coloque pequenos pontos pretos (pupilas) dentro dos círculos.
- Nos cantos externos dos olhos, na parte superior e inferior, desenhe muitas linhas diagonais curtas, localizadas próximas umas das outras e direcionadas na mesma direção (cílios).
- Desenhe uma boca abaixo do nariz, usando um semicírculo com uma leve curva para baixo e curvas desenhadas abaixo e acima dele, aproximadamente na mesma distância.
Os toques finais
Para tornar a imagem da Rainha da Neve o mais completa possível, é recomendável refiná-la com passos simples:
- Dê um passo para trás de 7 a 8 cm da ponta inferior do queixo para baixo (ao desenhar em um formato padrão) e, em seguida, desenhe um pequeno semicírculo com uma curva no canto inferior direito.
- Em ambos os lados, desenhe outro semicírculo, com o dobro do comprimento da figura principal, curvado para cima (a área do decote, em particular, as clavículas da Rainha da Neve).
- Nos pontos superiores de cada um dos semicírculos que fazem parte da coroa da rainha, desenhe 1 pequeno círculo (tente colocar os círculos no centro da borda da figura).
- Nos cantos das figuras que formam o colarinho da Rainha da Neve, desenhe pequenos círculos alongados que correspondam em tamanho ao tamanho do componente principal.
- Os cantos que se estendem para baixo a partir dos pontos extremos dos blocos de gelo da coroa são pintados de preto ou sombreados para dar-lhes volume.
- Apague as linhas laterais, evitando tocar nos geradores principais com a borracha. Para evitar manchas e marcas de gordura da pele das mãos no desenho, ao remover as linhas laterais e desenhar o contorno principal, é recomendável colocar uma folha de papel adicional sob a borda da palma da mão que trabalha.
- Contorne o contorno da imagem, tornando-a mais clara e expressiva.
Coloração
Com base no fato de que nos fragmentos descritivos do reino da Rainha da Neve o autor enfatiza a presença de tons frios de azul, azul claro e branco, ao escolher uma paleta para colorir um personagem de conto de fadas é aconselhável utilizá-los.
Os seguintes itens devem ser pintados com um azul rico e profundo:
- parte das figuras que formam a gola do espartilho da Rainha da Neve;
- parte dos blocos de gelo que formam a coroa da Rainha da Neve;
- círculos nos pontos salientes das figuras que formam as roupas da heroína do conto de fadas.
Recomenda-se pintar em uma cor azul mais calma:
- alternando com figuras azuis, as formas que formam a gola do espartilho da Rainha da Neve;
- alternando com figuras azuis, formas que formam a coroa da Rainha da Neve;
- olhos de um personagem de conto de fadas;
- círculos nos pontos salientes das figuras formadoras da coroa da heroína do conto de fadas.
Recomenda-se pintar os lábios da rainha de vermelho para dar à imagem da personagem uma sensação de severidade e indiferença.
Desenho passo a passo da Rainha da Neve no trono de gelo
Recomenda-se criar um desenho a lápis da "Rainha da Neve no Trono de Gelo" usando o seguinte algoritmo:
- Desenhe o contorno do trono da Rainha da Neve usando linhas retas paralelas e perpendiculares. O contorno do trono sugere um esboço esquemático de um encosto alongado, apoios de braços e dois degraus localizados no primeiro plano.
- Da borda superior da parte de trás do trono, desenhe vários retângulos alongados com uma ponta pontiaguda (cristais de gelo usados para decorar o trono da rainha). Os cristais devem ser colocados próximos uns dos outros, mas em uma posição caótica para dar volume ao design.
- No centro do contorno representado do trono, desenhe a silhueta da Rainha da Neve. As mãos do personagem de conto de fadas devem ser colocadas em suportes apropriados, e as pernas devem ser cobertas por uma longa bainha de um vestido colocado no degrau mais alto. Recomenda-se marcar imediatamente uma coroa na cabeça do herói do conto de fadas.
- Adicione detalhes à imagem adicionando pequenas decorações à coroa e às roupas da rainha.
- Detalhe a aparência da rainha - desenhe os olhos, a boca, o nariz e os cabelos longos da personagem do conto de fadas.
- Exclua as linhas derivadas e desenhe as principais com um marcador preto.
- Se necessário, pinte o desenho em tons de azul.
Desenho passo a passo do Kai
Você pode desenhar Kai assim:
- No meio do plano, desenhe um círculo suave e marque a linha axial para desenhar o rosto, levando em consideração a rotação da cabeça do herói.
- A partir da borda inferior da cabeça, desenhe 2 linhas paralelas curtas (pescoço).
- Desenhe o penteado do personagem de conto de fadas e também contorne com mais clareza o rosto, as orelhas e a parte do pescoço coberta pela gola.
- Adicione detalhes ao rosto – desenhe os olhos, o nariz e a boca ligeiramente aberta com lábios finos.
- Continue as linhas do pescoço, retratando os ombros arredondados de Kai.
- Termine de desenhar a parte inferior do corpo do herói, representando-o ajoelhado e segurando um cristal de gelo com uma mão.
- Adicione detalhes às roupas do personagem do conto de fadas (botões, cadarços, presilhas, cinto, etc.).
- Exclua as linhas derivadas e desenhe as principais com um marcador preto.
- Se desejar, pinte o desenho usando vermelho, amarelo, laranja e azul.
Desenho passo a passo da Gerda
Você pode desenhar Gerda assim:
- Aproximadamente no centro do plano de trabalho, desenhe o contorno da cabeça oval de Gerda, levando em consideração uma leve curva para a direita.
- Ao redor da cabeça, contorne o penteado, descrevendo o cabelo da menina como de comprimento médio.
- A partir da borda inferior do cabelo, desenhe contornos suaves dos ombros.
- Detalhe a aparência do personagem de conto de fadas - desenhe os olhos, a boca, o nariz e a parte superior da roupa.
- Termine de desenhar a parte inferior do corpo da menina, coberta por uma saia longa. De baixo da saia, desenhe 2 pequenos ovais – os pés descalços de Gerda.
- Desenhe os braços retos ou dobrados nos cotovelos.
- Termine de desenhar as dobras nas roupas e os detalhes da aparência da menina (expressões faciais, dobras na pele, etc.).
- Exclua as linhas derivadas e desenhe as principais com um marcador preto.
- Se desejar, pinte a imagem usando azul, vermelho e amarelo.
Desenho geral dos personagens do conto de fadas
Recomenda-se criar um desenho geral dos personagens do conto de fadas "A Rainha da Neve" de acordo com o algoritmo abaixo:
![]() |
|
Desenhos a lápis permitem que as crianças revelem seu potencial criativo, aumentem a perseverança, a precisão e a atenção na conclusão de tarefas definidas pelo professor ou pelos pais.
Ao criar desenhos baseados no conto de fadas “A Rainha da Neve”, a criança ilustra sua compreensão da obra de arte, expressa sua atitude em relação aos personagens principais e dá aos adultos um motivo para iniciar uma discussão com ela sobre a moralidade, o significado e a ideia do resultado de G.H. A criatividade de Andersen.
Vídeo sobre como desenhar a Rainha da Neve
Desenho a lápis da Rainha da Neve: