Concursos de desenho sobre o tema da proteção trabalhista são realizados nas escolas todos os anos. Essas atividades são necessárias para explicar às crianças o que são regras de segurança e por que elas são necessárias. Desenhar imagens sobre este tópico ajuda a criança a lembrar melhor das informações e a ensina como agir corretamente em situações de emergência.
Ideias de Desenhos de Segurança Ocupacional para Alunos do Ensino Fundamental
O estilo de desenho deve corresponder à idade da criança. Quanto mais novo for o bebê, mais simples o desenho deve ser. Imagens complexas com pequenos detalhes levam muito tempo, então crianças pequenas rapidamente se distraem e perdem o interesse. Uma criança mais velha já consegue manter a concentração por mais tempo, então ela pode receber uma tarefa mais difícil.
A tabela mostra exemplos de ideias para desenhos sobre o tema da proteção trabalhista para crianças de diferentes idades:
Idade da criança | Breve descrição da imagem |
7 anos (1ª série) | As regras de segurança são representadas na forma de ícones localizados ao redor de um personagem de desenho animado. |
8 anos (2ª série) | A folha de papel é dividida em setores coloridos. Cada um retrata um personagem fazendo algo errado. As imagens podem ser acompanhadas de legendas que descrevam o significado e também retratem as consequências de negligenciar as regras de segurança. |
9 anos (3ª série) | No centro da folha há um trabalhador (construtor, encanador, eletricista) que fala sobre regras de segurança em forma poética. Os poemas podem ser escritos com canetas coloridas ou marcadores. |
10 anos (4ª série) | A imagem mostra um canteiro de obras onde trabalhadores mostram como colocar capacetes, guardar ferramentas e explicar outras regras. |
11 anos (5ª série) | O desenho é dividido em setores, que retratam representantes de diferentes profissões (construtor, médico, soldador, bombeiro). No centro você pode escrever um slogan, por exemplo: “A proteção trabalhista é a chave para a vida”. |

Para despertar o interesse das crianças mais novas pela criatividade, você pode sugerir que elas desenhem personagens de seus desenhos animados favoritos. É desejável que a criança desenhe sozinha, mas os adultos podem ajudar e adicionar alguns detalhes aos personagens.
Crianças do 3º ao 5º ano podem ser solicitadas a desenhar representantes de diferentes profissões. Deixe a criança desenhar o máximo de detalhes possível e faça legendas explicativas. Esses desenhos ajudarão as crianças a expandir seus conhecimentos sobre diferentes profissões.
Os desenhos podem ser acompanhados de slogans e lemas:
- Diga sim à segurança no trabalho!
- Cuide-se!
- O trabalho seguro é um direito de todo trabalhador!
- Sua vida está em suas mãos!
Se houver muito espaço livre na imagem, ela pode ser preenchida com poemas curtos sobre segurança no trabalho.
Opção nº 1:
Para que a vida seja bela,
E o trabalho é seguro,
Não conheça apenas as regras,
Mas lembre-se, observe!
Opção nº 2:
Um homem foi eletrocutado -
Um choque severo é inevitável.
Não toque no cabo com a mão -
Somente com um palito seco!
O cabo deve ser desenergizado imediatamente –
E corra para ajudar rapidamente!

Você pode desenhar figuras com lápis simples ou coloridos, além de tintas e marcadores. Abaixo neste artigo estão algumas ideias para criar um pôster escolar sobre o tema segurança ocupacional, bem como instruções de desenho passo a passo.
Instruções passo a passo para desenhar com um lápis simples
Um desenho sobre o tema da proteção trabalhista pode ser feito usando lápis simples. Este estilo de desenho é adequado para crianças que não gostam muito de desenhar. Eles não precisarão escolher cores ou pensar em detalhes. A ideia do desenho descrito nesta master class é mostrar por que você não deve tocar em fios desencapados.
Para trabalhar você precisará de:
- lápis duro e macio;
- apagador;
- governante;
- estêncil com letras;
- Folha de papel A4.

O trabalho começa com a construção de um esboço.
Contornos
A criança levará cerca de 5 minutos para delinear os contornos. Você precisa usar um lápis duro.
Algoritmo de ações:
- Coloque uma folha de papel horizontalmente sobre a mesa.
- A partir das bordas inferiores da folha, recue 5 cm em direção ao centro e coloque pontos.
- A partir dessas marcas, meça 1,5 cm em direção ao centro e desenhe 2 linhas horizontais de 15 cm de comprimento.
- Conecte os paralelos estreitos no topo com uma linha curta. Serão postes elétricos.
- Entre os pilares você precisa representar um personagem na forma de um raio. No centro da folha, desenhe uma linha horizontal de 5 cm de comprimento.
- Usando uma régua, desenhe um relâmpago de 3 etapas. Marque o canto inferior.
- No topo do relâmpago, desenhe um capacete com viseira em forma de semicírculo.
- Desenhe os fios traçando linhas suaves à mão a partir das bordas laterais da folha, de modo que eles passem pelo topo dos postes.
- Mais próximos do centro do desenho, os fios devem ser representados como danificados ou rasgados. As linhas podem ser curvas ou retas.

Ao esboçar, não é necessário pressionar o lápis com muita força, caso contrário, será difícil apagar as linhas extras com a borracha.
Detalhamento
Agora precisamos desenhar os detalhes.
Algoritmo de ações:
- Desenhe olhos grandes para o personagem relâmpago.
- Adicione uma boca bem aberta e sobrancelhas levantadas.
- No capacete, use linhas finas para marcar a tira e desenhar o relevo.
- Desenhe faíscas nas pontas dos fios.
- Na parte inferior do desenho, desenhe uma linha horizontal fina de uma coluna à outra.
- Usando a linha desenhada como guia, você precisa aplicar o estêncil e traçar as letras ao longo do contorno. O desenho terá a inscrição: "Não toque!"
- Desenhe pequenos relâmpagos ao redor da inscrição.

Agora você precisa usar uma borracha para apagar todas as linhas extras. Remova a borda do capacete e do relâmpago, apague as linhas internas e inferiores das letras.
Sombras e Luz
A imagem está quase pronta, agora precisamos dar volume a ela.
Algoritmo de ações:
- Usando um lápis duro, sombreie o raio grande, bem como as letras e pequenas faíscas.
- Pinte o capacete e os pilares. Os traços devem ser esfregados cuidadosamente com os dedos.
- Usando um lápis macio, pinte os pilares até o centro verticalmente, marque a sombra sob o capacete perto do relâmpago e adicione algumas linhas escuras dentro de cada faísca.
- Trace os fios com um lápis macio.

Para deixar o desenho mais claro, você pode delinear todos os contornos. Você deve começar a traçar a partir do topo do desenho para evitar esfregar acidentalmente o grafite macio no papel.
Master class sobre pintura com tintas
Um desenho sobre o tema da proteção trabalhista, feito com tintas, ficará brilhante e bonito. É melhor usar guache, pois a aquarela é uma tinta transparente. Para obter cores ricas, você terá que pintar o quadro em várias camadas, o que pode fazer com que o papel fique deformado e enrolado.
Esta master class descreve um desenho com ícones que ilustram regras de segurança em diferentes situações da vida. A imagem mostrará 6 silhuetas de mãos com as palmas abertas e levantadas para cima. No centro de cada palma haverá um determinado sinal representado.
O que você precisará para o trabalho:
- Papel A3;
- guache em amarelo, vermelho, marrom e azul;
- lápis de grafite duro;
- apagador;
- pincéis de arte grossos e finos;
- bússola;
- governante.
Para contornar o desenho você precisará de guache preto ou marcador.
Esboço
A folha de papel deve ser colocada verticalmente sobre a mesa. Primeiro, contorne os contornos com um lápis duro. É aqui que você precisará da ajuda dos seus pais. As mãos na imagem devem ter tamanhos diferentes, então no centro você pode contornar a mão do pai, nas laterais 2 mãos da mãe e na parte inferior contornar as mãos da criança para obter 3 mãos pequenas.
Desenhe símbolos de advertência no centro de cada palma. Primeiro, desenhe círculos com um compasso e depois desenhe pequenos objetos dentro desses círculos.

Exemplos de ícones:
- alta tensão;
- explosivo;
- cilindro de gás;
- escorregadio;
- a carga pode cair;
- risco biológico.
Na parte inferior do desenho, você precisa desenhar 2 linhas horizontais finas para orientação e escrever o slogan em 2 linhas: “Diga sim à proteção trabalhista!”
Coloração
As mãos devem ser pintadas com cores diferentes para que a tinta não ultrapasse os círculos desenhados no centro das palmas. É aconselhável utilizar um pincel grosso.

Para que todos os tons pareçam harmoniosos, você pode escolher esta ordem:
- Pinte a mão maior de azul.
- Pinte mãos médias com amarelo e vermelho.
- Pinte as mãozinhas com tinta marrom.
O slogan ainda precisa ser colorido. Você pode fazer a linha superior de uma cor e a linha inferior de outra, ou pintar cada letra separadamente em cores diferentes.
Contorno
O desenho precisa ser contornado com tinta preta ou marcador para ficar mais claro. Primeiro, trace os símbolos nas palmas das suas mãos, depois nas suas mãos e, por fim, as letras do slogan. Se o contorno for feito com guache, é melhor usar um pincel fino e com cerdas duras.
Você deve esperar até que todas as outras cores estejam secas, caso contrário a tinta irá se misturar, escorrer e o desenho ficará sujo. Esta imagem é adequada para uma competição escolar sobre o tema de proteção trabalhista, porque demonstra a ideia de que toda pessoa, independentemente da idade, deve se lembrar e seguir as regras de segurança.
Desenhar com lápis de cor ou marcadores
Um desenho sobre o tema proteção trabalhista pode ser feito com lápis de cor ou canetas hidrográficas. É melhor combinar esses materiais, porque um desenho colorido apenas com lápis fica pálido. Você pode usar canetas hidrográficas para criar um contorno brilhante e desenhar detalhes.
O desenho descrito nesta master class retrata socorristas. Eles estão vestidos com coletes especiais e lançam um círculo para uma menina que está se afogando no mar. No centro da imagem estará o slogan: “Ao salvar a vida de outras pessoas, lembre-se da sua própria segurança!”
O que você precisará para o trabalho:
- lápis de cor e marcadores;
- Papel A4;
- lápis de grafite duro;
- apagador;
- corretor branco;
- disco de algodão;
- faca pequena.
A faca deve ser usada com a ajuda de adultos ou sob a supervisão deles!
Contornos
É preciso fazer um esboço com um lápis duro.

Algoritmo de ações:
- Coloque uma folha de papel horizontalmente sobre a mesa.
- Desenhe uma linha horizontal à mão no meio da folha, de uma borda à outra.
- À esquerda, acima da linha, marque uma pequena colina.
- Na colina, faça um esboço de uma pequena casa e desenhe árvores próximas.
- No canto inferior esquerdo, marque o limite entre a terra e a água.
- Desenhe 2 socorristas. Na imagem eles são retratados de costas. Portanto, basta representar calças, um colete quadrado, um pescoço e uma cabeça. Termine de desenhar os braços estendidos para a frente.
- Na parte do desenho onde o mar será retratado, você precisa desenhar a cabeça da menina e os braços levantados.
- Do salva-vidas direito desenhe uma linha “em direção ao mar”, no final desenhe uma bóia salva-vidas.
- No canto superior direito, desenhe uma nuvem e um círculo de sol com raios grossos e curtos.
- Como o sol no desenho será animado, você pode adicionar mãos estendendo-se para a garota que está se afogando.
- Desenhe nuvens no céu. Uma delas, a do centro, deve ser maior que as outras. Haverá um slogan escrito dentro desta nuvem.
Para as letras do slogan, você precisa desenhar 4 linhas horizontais paralelas dentro do formato da nuvem.
Detalhamento
Quais detalhes precisam ser desenhados:
- bolsos nas calças dos socorristas;

- peças de coletes infláveis;
- desenhe os penteados dos socorristas (você pode adicionar bonés);
- desenhe as voltas da corda da bóia salva-vidas;
- adicione linhas no próprio círculo;
- desenhe o penteado de uma menina, desenhe olhos grandes e uma boca bem aberta;
- desenhe uma janela e uma porta na casa;
- na colina, descreva 2 espreguiçadeiras e um guarda-sol;
- decorar copas de árvores;
- desenhe olhos grandes, uma boca redonda e sobrancelhas em formato de uma casa para o sol.
Os rostos retratados no desenho devem transmitir emoções claramente. A menina fica assustada, e o sol, com compaixão, tenta ajudar os socorristas.
Coloração
O desenho sobre o tema proteção trabalhista, descrito nesta master class, deve ser pintado em 2 camadas. Primeiro você precisará de lápis de cor.

Procedimento:
- Pinte o céu de azul. Para uniformizar o tom, você pode esfarelar um pouco de grafite de lápis em uma folha de papel com uma faca e depois esfregá-lo sobre o desenho com um algodão.
- Use um lápis amarelo para colorir a colina, a parte do terreno sob os socorristas, o cabelo da menina e o sol.
- Use um lápis laranja para sombrear os coletes e as paredes da casa no fundo.
- Pinte os cabelos dos socorristas, o telhado da casa e os troncos das árvores de marrom.
- Use um lápis verde para colorir as coroas das plantas.
- Encha de vermelho a bóia salva-vidas, as toucas dos salva-vidas, a boca da menina e o sol.
- Use um lápis cinza para sombrear a corda e as listras no círculo.
- Use um lápis azul para fazer um contorno grosso de cada nuvem.
- Pinte os corpos e rostos dos socorristas e da menina de bege.
As calças dos socorristas podem ser pintadas da mesma forma que as nuvens para que não se misturem ao fundo geral.
Agora você pode pegar os marcadores e continuar colorindo. Primeiro você precisa pintar as áreas claras e depois as escuras. Se você fizer o contrário, poderá acidentalmente tocar nas linhas escuras com um marcador claro. A ponta do marcador claro ficará com uma cor mais escura, e todas as linhas subsequentes ficarão sujas.

Ordem:
- Use amarelo para fazer um contorno grosso da parte superior do terreno, da colina e dos raios de sol.
- Use laranja para desenhar as bochechas do sol, contornar as pálpebras inferiores e os lábios e também para marcar a sombra nos coletes dos salva-vidas.
- Use um marcador verde escuro para marcar as sombras nas copas das árvores.
- Use um marcador marrom para mostrar a sombra no telhado da casa e também desenhe fios de cabelo nos socorristas.
- Pinte os olhos da menina e os olhos do sol de azul.
- Trace as nuvens ao longo do contorno. Mais próximo do centro de cada nuvem, você precisa criar um efeito de transição de cores. Isso pode ser feito com pequenos pontos.
- Use um marcador roxo para colorir o guarda-chuva na colina.
- Pinte as espreguiçadeiras de rosa e adicione um blush nas bochechas da menina.
- Agora precisamos colorir o mar. Usando um marcador azul, divida-o em duas metades horizontalmente. Pinte a parte inferior de azul e a parte superior de azul.
- Use corretor branco para representar pequenas ondas e espuma do mar.
- Usando marcadores de cores diferentes, escreva o slogan no centro de uma grande nuvem: “Ao salvar a vida de outras pessoas, lembre-se da sua própria segurança!”
O mar precisa ser pintado corretamente. Não é possível fazer traços aleatórios no papel, caso contrário ele enrola e o desenho fica feio.
Primeiro, você precisa delinear a área desejada. Em seguida, você deve colorir o desenho com traços longos e horizontais, colocando-os o mais próximo possível um do outro para que não haja espaços. Se for difícil desenhar uma linha longa e reta, você pode pintar o mar com traços curtos usando o mesmo princípio.
Você precisa contornar cuidadosamente com um marcador preto. Você deve começar de cima para baixo no desenho para não borrar acidentalmente a tinta escura com a mão. Onde linhas finas precisam ser desenhadas, como ao redor de curvas de corda e faces, não há necessidade de pressionar o marcador.
Sua ponta deve tocar levemente o papel. Você pode colocar uma folha de papel limpa sob sua mão para evitar borrar outras cores. É aconselhável esperar até que uma cor esteja completamente seca antes de começar a pintar com outra.
Os adultos devem desenhar a figura junto com a criança. Durante o processo criativo, os pais devem explicar todas as situações que serão retratadas na imagem sobre o tema da proteção trabalhista. Também é necessário informar as crianças sobre as consequências que podem surgir se as regras de segurança forem negligenciadas.
Vídeo sobre desenho
Com base no tema da proteção trabalhista:
Obrigado!