Qualquer coisa para artistas iniciantes desenhos por células É mais conveniente fazer isso com um lápis. Com a ajuda deste material de papelaria, você não só pode corrigir rapidamente imprecisões na imagem, sem precisar refazer completamente o trabalho, mas também criar detalhes tridimensionais de objetos que geralmente são representados em duas dimensões.
Para criar um coração (independentemente da variação escolhida), o artista, além de um lápis simples, precisará de uma folha de papel com grade e de 30 a 60 minutos. Tempo livre.
Contorno de coração
Recomenda-se começar a criar um desenho de um coração (usando um lápis nas células você pode representar objetos individuais e imagens multicomponentes) a partir do contorno.
As opções mais simples são:
- contorno - uma trança (uma combinação de linhas que percorrem uma borda de uma célula e áreas onde a célula é completamente contornada);
- contorno único (linhas finas que correm exclusivamente ao longo de uma das bordas da célula).
Ambas as técnicas são simples o suficiente para que até mesmo uma pessoa que nunca fez nenhum trabalho artístico antes possa dominá-las:
Opção de contorno | A maneira como é desenhado |
![]() |
|
![]() |
|
Coração simétrico
Para desenhar um coração simétrico em uma folha de papel quadriculado, você precisa:
![]() |
|
Assimétrico
Um desenho de um coração (você pode aprender a desenhar com um lápis nos quadrados em qualquer idade) ficará mais impressionante se as metades da imagem principal forem assimétricas.
Para fazer isso você precisa:
- Encontre o ponto de partida para a imagem do lado direito do coração. Deve estar localizado na área central da superfície de trabalho.
- Pinte as células seguindo o algoritmo sugerido: 2ª série. esquerda, 1ª cl. acima, 4ª série à esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 5ª série abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 2ª série direita, 1ª cl. baixo, 3ª série direita, 1ª cl. baixo, 2ª série direita, 1ª cl. baixo, 2ª série direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. Para a direita.

- Termine de desenhar a segunda metade assimétrica do coração, seguindo o algoritmo sugerido:
do ponto de partida, derive 2 cl. para cima, 1 cl. direita, 2 teclas para cima, 1 tecla direita, 1 tecla para cima, 2 teclas para a direita, 1ª cl. acima, 4ª série à direita, 1ª cl. baixo, 2ª série direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 3ª série abaixo, 1ª cl. direita, 5ª série abaixo, 1ª cl. esquerda, 4ª série abaixo, 1ª cl. esquerda, 3ª série abaixo, 1ª cl. esquerda, 2ª série abaixo, 1ª cl. esquerda, 2ª série abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 2ª série abaixo.
- Apague linhas menores. Deixe o contorno do coração mais expressivo.
- Se desejar, pinte o interior do formato com uma cor, deixando uma pequena área na parte superior esquerda do coração em branco (destaque).
Com asas
Recomenda-se usar uma imagem com contorno simétrico como base para o desenho de um coração com asas.
A assimetria, apesar de parecer mais impressionante, complicará significativamente o processo de criação de detalhes da imagem final e exigirá que o artista dedique mais tempo ao trabalho.
A sequência de ações neste caso se parece com isto:
- Desenhe o contorno de um coração simétrico. Pinte o interior da forma, criando um destaque ou sombra usando uma variação da cor do lápis.
- A partir do canto superior da borda vertical do coração, composta por pelo menos 5 células, desenhe uma linha horizontal para a esquerda, com 2 células de comprimento.
- Pinte 3 células na diagonal, localizadas uma sobre a outra, em direção ao canto superior esquerdo.
- Desenhe uma linha vertical com 2 células sombreadas de comprimento.
- Corante 2 cl. para a esquerda, retirando-os do canto superior esquerdo do bloco anterior.
- A partir do canto superior esquerdo do bloco anterior, desenhe uma linha horizontal para a esquerda, composta por 6 células sombreadas.
- A partir do canto superior esquerdo do bloco anterior, desenhe uma linha horizontal para a esquerda, composta por 4 células sombreadas.
- Repita os passos 7, encurtando o bloco horizontal para 2 células.
- Desenhe mais 2 células na diagonal, colocando-as uma acima da outra na direção do canto superior esquerdo da superfície de trabalho.
- Pinte 5 células movendo o lápis verticalmente para baixo.
- Dê um passo para trás 1 cl. à direita, desenhe um bloco vertical composto por 4 células sombreadas.
- Termine de desenhar a parte inferior da asa colorindo 2 células uma após a outra na direção do canto inferior direito da superfície de trabalho.
- Desenhe um bloco vertical composto por 2 células pintadas.
- Repita o passo 12.
- Desenhe a curvatura da asa seguindo o algoritmo: 3 cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 5ª série à esquerda, 1ª série. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. baixo, 4ª série direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. Para a direita.
- Repita os passos 2 a 15, espelhando as linhas na superfície de trabalho.
- Se desejar, pinte as asas ou desenhe penas na parte interna.
Coração de uma gota
Desenhando um coração - usando um lápis nas células você pode desenhar não apenas o assunto principal da composição retratada, mas também sombras, penumbras e destaques.
Este desenho será mais realista e impressionante se você o representar como se fosse formado por uma gota d'água:
- Recorte um quadrado de papel, medindo 10 cm por 10 cm.
- Dobre a figura recortada ao meio de modo que dois retângulos idênticos sejam formados em ambos os lados da linha de dobra.
- Desenhe um contorno simétrico do coração usando qualquer um dos algoritmos acima.
- Recorte a figura mostrada com uma tesoura, sem desdobrar a folha de papel.
- Coloque o coração recortado no centro da superfície de trabalho e trace seu contorno com um lápis.
- Use traços curtos para criar sombras na superfície interna da imagem. A saturação do matiz deve ser máxima no lado direito da figura e mínima no lado esquerdo.
- Contorne o coração para torná-lo mais expressivo.
- Desenhe uma linha que siga o contorno da figura principal, recuando das bordas do coração em no máximo 1 cm.
- Na área superior direita do desenho, apague os traços, deixando assim um pequeno oval branco.
- Misture a linha que segue o contorno da figura principal no lado direito.
Coração volumétrico
É mais conveniente desenhar um coração 3D usando células, que ajudam a tornar as linhas derivadas da imagem paralelas, diagonais, retas e também simplificam o processo de medição de seu comprimento pelo artista em seu trabalho.
Uma figura tridimensional pode ser desenhada assim:
- Desenhe um contorno simétrico de um coração de tamanho médio, colocando a figura no centro da superfície de trabalho.
- A partir do ponto superior de conexão das linhas geradoras, desenhe uma linha vertical com 5 células de comprimento.
- Usando traços, crie sombras em ambos os lados das partes internas superiores da figura, juntando-as no ponto final da linha vertical.
- Preencha a parte interna restante do coração com traços aleatórios, distribuindo a transição de sombra de modo que sua saturação seja máxima nas bordas da figura e mínima no centro.
- Estenda as sombras além da borda direita do coração, recuando da linha principal em 3-4 células.
- Usando uma borracha, reduza a intensidade das sombras ao mínimo na parte interna do coração, deixando apenas a borda esquerda escura.
- Misture as sombras dentro e fora da forma principal.
- Desenhe linhas horizontais na superfície de trabalho para que elas não cruzem o coração.
- Conecte os pontos das linhas localizadas nas bordas do coração com semicírculos pares curvados para cima.
Frio
Um coração frio ou gelado nas células é, na grande maioria dos casos, desenhado como parte de uma composição de padrão de inverno:
- Divida a superfície de trabalho em 25 quadrados iguais, colocando 5 deles em uma fileira horizontal.
- Repetindo o contorno do plano de trabalho, duplique as bordas, recuando 2 células. da borda.
- Encontre o quadrado central. Em cada uma das suas faces, desenhe 1 pequeno coração, com flocos de neve desenhados nas partes superiores. O ângulo agudo de cada figura é direcionado para o centro do quadrado.
- Acima de cada coração, dentro do quadrado, desenhe uma oval, transformando-a depois em uma gota. Também é recomendável “cobrir” a parte superior das gotas com flocos de neve, ou sombreá-las aleatoriamente.
- Decore o espaço vazio restante com flocos de neve e corações em qualquer ordem, sem ultrapassar os limites do quadrado.
Quebrado
Um desenho de coração partido a lápis também pode ser criado em um pedaço de papel forrado com quadrados.
Para fazer isso, você precisa usar o algoritmo padrão:
- Encontre o ponto de partida no centro da superfície de trabalho.
- Desenhe um bloco horizontal composto por 4 células sombreadas.
- Mova 3 células para a direita. Desenhe um bloco horizontal composto por 4 células sombreadas.
- No canto inferior esquerdo do bloco esquerdo, pinte 1 célula na diagonal. abaixo.
- Repita o passo 4 em uma imagem espelhada.
- A partir do canto inferior esquerdo do último quadrado, desenhe um bloco vertical com 4 células sombreadas de comprimento.
- Imagem espelhada da etapa 6.
- A partir do canto inferior esquerdo do último quadrado à direita, pinte 6 células. para baixo, colocando-os diagonalmente abaixo um do outro.
- Repita o passo 8 em uma imagem espelhada, aumentando o número de células a serem pintadas para 8.
- No canto inferior esquerdo do bloco horizontal superior, pinte 4 células. para baixo, colocando-os diagonalmente abaixo um do outro.
- No canto inferior direito do bloco horizontal superior esquerdo, desenhe 3 células sombreadas, colocando-as uma abaixo da outra, paralelamente à linha desenhada anteriormente, também composta por quadrados.
- No canto inferior direito do 2º quadrado inferior, desenhe 3 células sombreadas, colocando-as uma abaixo da outra na diagonal para baixo.
- No canto inferior esquerdo do quadrado 1, desenhe 3 células sombreadas, colocando-as uma abaixo da outra na diagonal para baixo.
- Sem levantar o lápis do papel, pinte mais 2 células, mudando a direção tomando como ponto inicial o canto inferior esquerdo do quadrado colorido anteriormente.
- No canto superior esquerdo, desenhe 1 célula sombreada. acima.
- Conecte as células coloridas desenhando outro quadrado.
- Se desejar, pinte o interior do coração partido, deixando o espaço entre as metades de branco.
Pequeno
Um pequeno coração desenhado em células pode ser “trazido à vida” com a ajuda de características faciais humanas.
Desenho passo a passo:
- Desenhe o contorno do coração, seguindo o algoritmo fornecido: a partir do ponto inicial, desenhe 6 células. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 7ª série abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. direita, 1ª cl. baixo, 2ª série direita, 1ª cl. baixo, 5ª série direita, 1ª cl. para cima, 2 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. direita, 1ª cl. para cima, 1 cl. certo, 7ª série acima, 1 cl. esquerda, 1ª cl. para cima, 1 cl. esquerda, 1ª cl. acima, 6ª série à esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. abaixo, 1ª cl. esquerda, 1ª cl. para cima, 1 cl. esquerda, 1ª cl. acima.
- Desenhe quadrados medindo 3 por 3 células. esquerda e direita em ambos os lados, tomando como pontos de partida a intersecção das células - 4 de cima - 3 da esquerda e 4 de cima - 3 da direita. Pinte o interior dos quadrados, deixando 1 quadrado branco. em cada figura no canto superior direito.
- Afaste-se do canto inferior direito do quadrado direito 1 cl. à direita, pinte 1 célula e depois recue mais 3 células. pintar sobre 1 cl novamente
- Conecte as células sombreadas com uma linha reta composta por 3 células.
- Pinte o interior do coração.
Grande
Se a figura final precisar preencher uma grande parte da superfície de trabalho, é recomendável representar o coração composto por figuras menores.
Para fazer isso você deve:
- Desenhe o contorno de um coração simétrico usando qualquer um dos algoritmos propostos.
- Preencha o interior da figura com pequenos corações de tamanhos aleatórios, localizados a uma distância aleatória um do outro.
- Pinte sobre pequenos detalhes da imagem.
- Esboce a figura principal.
Um desenho de coração feito a lápis, independente do tamanho e estilo de execução, exigirá menos tempo do artista se a pessoa trabalhar nele utilizando as células como guia. Com a ajuda dessas imagens, você pode decorar seu diário pessoal, sua agenda ou usá-las como um complemento à decoração de um ambiente residencial ou comercial.
Vídeo sobre como desenhar um coração
Desenhando um coração com um lápis nos quadrados: