O principal cartão de visita do estilo Art Nouveau nas belas-artes é sua direção floral, também chamada de Art Nouveau francesa. Para aprender a desenhar motivos florais no estilo Art Nouveau, você precisa entender não apenas os materiais e o esquema de cores adequados, mas também a própria ideia desse movimento artístico.
Características do estilo
Apesar do nome, Art Nouveau se refere a estilos clássicos, não contemporâneos. Sua popularidade na virada dos séculos XIX e XX deveu-se ao desejo dos artistas de encontrar harmonia na era do crescimento industrial, ao desejo de unir diferentes tendências na arte e na vida cotidiana com uma ideia comum.
Flores no estilo Art Nouveau começaram a ser usadas em obras de arte, arquitetura, design de interiores e outras áreas da arte na França. A partir daí, a nova tendência se espalhou por todos os países europeus e até pelos EUA, adquirindo novas características distintivas e recebendo outros nomes. Inglês "Estilo moderno", alemão "Jugenstiel", americano "Tiffany" - diferentes formas de Art Nouveau.

Características do estilo:
- decoratividade das imagens;
- uso de linhas suaves e formas aerodinâmicas;
- representação de tramas alegóricas e fantásticas;
- uma abundância de motivos vegetais combinados com ornamentação.
Um design moderno típico é a imagem de uma linda mulher em um vestido esvoaçante, com uma abundância de joias étnicas e plantas exóticas se curvando ao seu redor.
Imagens de flores neste estilo têm características próprias:
- as hastes são entrelaçadas, envolvendo a moldura da imagem ou seu objeto central;
- as flores são desenhadas planas, com pouca ou nenhuma sombra;
- predominam imagens simplificadas de flores, são utilizadas formas básicas;
- As cores são pastéis, o mais próximo possível do natural.
O cartão de visita do estilo são as curvas dos caules do ciclâmen, que receberam o nome especial de “whiplash”. Lírios, nenúfares e íris também são frequentemente usados em imagens estilizadas de Art Nouveau.
Ferramentas de desenho
Ao escolher ferramentas de pintura, é importante entender qual técnica a pintura será usada. É mais fácil para artistas iniciantes praticar no papel e usar tintas fáceis de trabalhar.
Como escolher a tela
A tela para pintura é selecionada com base nas tintas que serão utilizadas. Para artistas iniciantes, é melhor recorrer a lojas especializadas, onde todos os materiais serão de alta qualidade e já preparados para o processo de pintura.
Tintas e outras ferramentas de desenho | Tipos de host adequados |
Aquarela, lápis de aquarela, marcadores de aquarela, guache, tintas acrílicas de secagem rápida | Papel para pintura em aquarela. Uma nuance importante na escolha é a densidade do papel e sua textura. Designs mais difusos e úmidos funcionam bem em superfícies densas e texturizadas. Para pinturas detalhadas, é melhor escolher um papel mais liso. |
Tintas acrílicas, guache e óleo | Papelão ou maca com tecido bem esticado. Para iniciantes, é melhor escolher telas baseadas em papelão, com tecido sintético já preparado. |
Delineadores, marcadores, lápis de cor, tinta | O papel de esboço é ideal para desenhos lineares e esboços. É vantajoso comprar álbuns e cadernos especiais nos quais todos os desenhos serão armazenados juntos para maior clareza e comparação de resultados. |
É possível combinar diferentes ferramentas de pintura com diferentes tipos de telas, o que é relevante para quem já entende as características de aplicação de tintas em diferentes superfícies.
Seleção de tintas, lápis, delineadores
Na fase de aprendizagem, é melhor experimentar as tintas mais simples, aprendendo gradualmente novas técnicas de uso e só então passar para novos materiais.
Flores no estilo Art Nouveau são as mais fáceis de desenhar:
- aquarela - você pode adicionar mais ou menos água à paleta, ajustando a saturação das cores;
- guache é uma tinta fácil de usar que pode ser usada em uma técnica de aplicação incomum ou para pintar rapidamente sobre uma imagem plana, em estilo Art Nouveau;
- acrílico - trabalhando com diferentes técnicas, as tintas acrílicas podem ser estilizadas tanto como aquarela quanto como pintura a óleo;

- marcadores ou lápis de aquarela - ideais tanto para colorir o desenho quanto para trabalhar os contornos e detalhes;
- Canetas de ponta artísticas – canetas de ponta especiais são as mais convenientes para criar imagens planas no estilo Art Nouveau e adicionar contornos contrastantes a desenhos coloridos.
Materiais mais caros nem sempre significam melhor qualidade do desenho final. Faz sentido começar com tintas baratas, pegando o jeito e buscando a melhor opção.
Pincéis, espátulas e consumíveis
A parte mais difícil de comprar materiais de arte é escolher bons pincéis. Aqui você pode economizar dinheiro e escolher opções da mais alta qualidade.
As cerdas do pincel devem ser adequadas para a tinta. – será conveniente pintar com aquarela usando um pincel feito de pelo de esquilo; tintas acrílicas, guache, óleo e outras tintas espessas - com um pincel com cerdas duras de porco ou sintéticas. A pilha colunar é considerada uma opção universal, adequada para quase todos os tipos de tinta.


O comprimento do pincel depende se o desenho está sendo criado em um cavalete ou em uma mesa. No primeiro caso, escovas com cabos longos serão convenientes; no segundo, o comprimento padrão será suficiente.
O formato do pincel também é de grande importância, mas principalmente para utilizar diferentes técnicas. Um pincel redondo padrão com ponta levemente pontiaguda é adequado para os primeiros estágios de aprendizagem da pintura. Para criar contornos e trabalhar pequenos detalhes, você precisa do pincel zero mais fino.
Vale a pena escolher uma espátula para pintar uma pintura a óleo em uma loja. Isso facilita a compreensão dos tamanhos e formatos, além de escolher a opção que melhor se adapta à sua mão e ao tamanho da tela. Os materiais de consumo que você pode precisar ao pintar incluem um recipiente para água, lenços umedecidos e secos, fita adesiva, um pano para limpar pincéis, etc.
Master classes
A maneira mais rápida e fácil de pintar seu próprio quadro no estilo Art Nouveau é estudar master classes sobre o assunto. Os tutoriais abaixo podem ser usados para pintar roupas ou objetos, bem como para pinturas em tela.
Ásteres acrílicos
As flores de camomila áster são uma daquelas flores lindas e delicadas que são fáceis de desenhar no estilo Art Nouveau. O tutorial abaixo é baseado em tintas acrílicas, mas pode ser repetido usando guache também.
Desenhando ásteres no estilo Art Nouveau passo a passo:
- A moldura do desenho é preparada - fita adesiva é colada ao longo das bordas da tela retangular de modo a cortar 2-3 cm da superfície de trabalho. É melhor colocar a tela na vertical. O esboço é feito com lápis macio, sem pressão.
- Os caules principais da flor devem começar aproximadamente no meio da borda inferior do desenho; A primeira haste se curva para cima e para a esquerda, apoiando-se na estrutura. O segundo é um pouco mais reto e à direita. Esses elementos devem ser dispostos de modo que haja espaço para três botões grandes e mais alguns pequenos elementos decorativos.
- O próximo passo é delinear os núcleos dos brotos, que são alongados e têm formato quase oval. Uma delas é mais alta que a segunda haste, de modo que o broto fica preso a ela e ocupa quase todo o espaço da parte superior do desenho. Mais dois brotos estão localizados na borda inferior da pintura, em cada lado do caule principal.
- As pétalas do áster são fortemente alongadas, de formato ligulado e emolduram o núcleo em um círculo. Eles não precisam ser idênticos no desenho, mas detalhes no estilo Art Nouveau também não são necessários. No primeiro plano há pétalas grandes e longas, no fundo há várias pétalas curtas.
- Artistas mais experientes podem desenhar flores no estilo Art Nouveau usando as regras da perspectiva. Então, os caules do áster devem gradualmente ficar mais finos perto das flores, e as pétalas devem ficar menos alongadas e mais grossas na parte superior do botão.
- Um dos brotos pode ficar com um espaço sem pétalas no centro. Uma abelha polinizando o áster ficará aqui. Sua imagem deve ser esquemática, mas reconhecível: um corpo levemente curvado, semelhante a uma fatia de tangerina e listrado, duas asas no topo, várias pernas e uma pequena protuberância no lugar da cabeça.

- O próximo estágio são as folhas. Nos ásteres, elas, assim como as pétalas, são fortemente alongadas e pontiagudas em direção à extremidade, com bordas serrilhadas. De acordo com os cânones da Art Nouveau, você pode adicionar ornamentos, curvas e linhas suaves adicionais. Várias folhas devem se estender além da moldura para completar a composição. Para preencher o fundo e áreas vazias, é permitido adicionar elementos ondulados, por exemplo, gavinhas de outras plantas.
- Antes de começar a pintar o desenho, os elementos desnecessários e as áreas sujas do esboço são limpos com uma borracha.
- As cores do design são selecionadas de acordo com a variedade de flores e o contraste geral. Para ásteres, uma ótima combinação seria um fundo amarelo pastel ou azulado, botões vermelhos suaves, centros amarelo-amarronzados e caules e folhas verdes naturais.
- Ao colorir o esboço, você pode se afastar um pouco da ideia de esquematicidade da Art Nouveau e adicionar sombras às folhas e pétalas. É importante escolher os tons certos - é melhor deixar a cor principal um ou dois tons mais clara e escurecer as áreas com a mesma cor de saturação máxima.
- Na fase final, os contornos são desenhados em preto ou marrom escuro. Isso é feito com o pincel mais fino, com um movimento confiante, repetindo os contornos do esboço e separando os principais detalhes do desenho uns dos outros. O contorno ajudará a tornar o desenho mais plano, mais próximo das ideias do estilo Art Nouveau.
Na etapa final, uma moldura é desenhada ao longo do contorno da fita e, depois que a tinta seca, a fita é removida. Se a imagem não estiver cheia de detalhes suficientes, você pode adicionar uma moldura pintada com padrões vegetais ou celtas.
Desenho monocromático de copo-de-leite
Esta master class é adequada para pintar vitrais, decorar caixas e decorar elementos de mobiliário. Para cada superfície, você precisa selecionar tintas e outros materiais diferentes. No papel, esse tipo de desenho é mais fácil de ser feito com canetas de diferentes espessuras, mas da mesma cor.
Como desenhar um copo-de-leite passo a passo:
- O lírio é uma flor com caules longos, por isso é mais fácil colocar a tela na vertical. Você deve começar desenhando a moldura, recuando de 3 a 5 cm das bordas.
- A estrutura Art Nouveau apresenta linhas retas e limpas combinadas com curvas suaves e entrelaçamentos. Você pode começar decorando os dois cantos inferiores colocando neles um elemento de canto de 90°, arredondado no outro lado.
- De ambos os cantos, quatro listras são desenhadas simetricamente para cima, em direção ao meio da tela. No centro, duas listras se curvam suavemente para baixo e para a direita, as outras duas – para baixo e para a esquerda. Isso resulta em um entrelaçamento de dois elementos.
- Então, os dois contornos resultantes se afastam um do outro e se entrelaçam novamente, convergindo gradualmente para um único contorno no centro da borda superior. A moldura deve ser simétrica em ambos os lados, com a parte superior formando uma cúpula ou semicírculo.

- Dentro do quadro resultante, dos cantos para dentro, vários cachos de contorno são desenhados. Entre elas, começam os caules dos copos-de-leite – retos, ligeiramente curvados. Um caule deve ser mais curto que o outro para que os dois brotos fiquem dispostos harmoniosamente na hosta.
- O botão mais alto é preso ao caule por uma pequena parte convexa e, acima dele, é desenhado um único contorno de uma flor aberta. Para desenhar corretamente o formato de um copo-de-leite, você pode imaginar como uma pétala larga envolve o caule e revela levemente o estame central.
- A segunda flor, mais baixa, deve ser desenhada ligeiramente virada para longe do observador. Isso adicionará realismo natural ao seu desenho Art Nouveau.
- As folhas desta flor são muito alongadas, com curvas suaves, crescendo do chão para cima, quase tocando os botões. Várias folhas podem ser colocadas atrás e na frente dos caules para dar volume à pintura.
Nesta pintura de flores de lírio, desenhada inteiramente em contorno no estilo Art Nouveau, uma regra é obrigatória: a moldura e os redemoinhos mais baixos no centro devem ser simétricos, mas as flores e suas folhas não. Os diferentes tamanhos de pétalas, caules e perspectiva nas folhas enfatizarão a ideia principal da Art Nouveau na pintura.
Vídeo sobre desenho
Design de flores Art Nouveau: